• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Cachorro sonha?!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 31 de janeiro de 2017

    Olá pessoal! Meu nome é Thayse, sou fundadora e editora do blog “Saúde do Meu Pet”, e leitora assídua do site “Mãe de Cachorro Também é Mãe”! A Ana muito gentilmente me convidou para escrever um guest post para vocês! Curtam bastante a leitura e não esqueçam de compartilhá-la!

    Seu cachorro treme, mexe as patinhas, late ou chora enquanto dorme e você fica sem saber o quê fazer? Fique tranquilo, por incrível que pareça ele pode estar sonhando.
    Sim, acredita-se que muitos peludos começam a sonhar mais ou menos depois de 20 minutos que adormeceram. Mas como isso acontece, o que eles sonham e o quê você deve ou não fazer durante o sonho do seu cão?

    | Os cachorros realmente sonham? |

    Embora não seja possível dizer com 100% de certeza que os cachorros sonham – afinal os bichinhos não podem nos contar a verdade – alguns estudos de diversas universidades conceituadas do mundo já analisaram o comportamento de animais enquanto dormiam e puderam então concluir que de fato os nossos peludos têm sonhos.
    Matthew Wilson e Kenway Louie – dois cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) – evidenciaram que os cérebros dos ratos funcionam de forma muito similar ao cérebro humano durante um sonho. Em seus experimentos (2001), eles retiraram os registros elétricos do hipocampo – uma parte do cérebro que está relacionada à memória – de ratos que correram um labirinto complexo durante o dia. Mais tarde, quando os ratos estavam dormindo e entraram no estágio de sono REM – que é o estágio do sono em que os humanos geralmente sonham- esses mesmos padrões de ondas cerebrais apareceram. Na verdade, os padrões eram tão claros e específicos, que os pesquisadores foram capazes de dizer onde no labirinto o rato estaria se ele estivesse acordado e se ele estaria em movimento ou parado. Para Wilson, o rato estava, certamente, lembrando memórias desses eventos como eles ocorreram enquanto acordado e isso é exatamente o que as pessoas fazem quando sonham.

    Mas bom, o que os ratos têm a ver com o seu cachorro sonhar ou não?

    Fácil! Considerando que o cérebro de um cachorro é bem mais complexo do que o cérebro de um rato, e que também possui as mesmas sequencias elétricas observadas nos humanos, é razoável assumir que os cachorros também sonham. Além disso, o hipocampo é muito parecido em todas as espécies de mamíferos, ou seja, elas possuem as mesmas peças do hipocampo, mas proporcionalmente em tamanhos diferentes. Como o próprio Wilson escreveu nos seus resultados, “ A menos que haja algo muito especial nos ratos e nos humanos, os cachorros e gatos fazem a mesma coisa [durante o sono]”.

    Agora vamos esquecer um pouco a ciência e focar no dia-a-dia do seu cachorro.
    Todos os donos de peludos acabam notando comportamentos diferentes deles enquanto dormem. Observe seu cão assim que ele começar a dormir. Conforme o sono vai se tornando mais profundo, a respiração do seu bichinho torna-se mais regular. Aproximadamente 20 minutos depois que ele adormeceu, seu primeiro sonho deve começar – esse tempo varia de acordo com o tamanho e raça do seu cachorro. Você poderá reconhecer a mudança porque a respiração dele ficará mais irregular. Além disso, tremedeiras, espasmos nas patinhas, olhos movendo-se mesmo fechados, latidos e choros são alguns dos comportamentos que eles têm enquanto sonham.
    E aí? Você já acredita que seu cachorro pode sonhar enquanto dorme?

    | Com o quê eles sonham?|
    Ok, esse tópico é meramente especulativo, porque dificilmente nem a ciência poderá desvendar este mistério. Mas, acredita-se que os cachorros sonhem com as atividades gerais que eles realizam durante o dia. Isto faz sentido porque os bichinhos não têm a capacidade de imaginação, então eles apenas podem recordar algo que já fizeram.
    Uma ida ao veterinário, um banho que eles detestaram, um petisco delicioso, um gato que insiste em fugir deles, ou até mesmo você fazendo carinho e brincando com eles… Tudo pode ser exemplo de sonhos (ou pesadelos!) dos cães.
    Como adivinhar o sonho?
    Impossível, mas observe o comportamento do seu cachorro. Ele está chorando, grunhindo ou latindo enquanto dorme? Provavelmente o sonho dele está relacionado com alguma situação traumática semelhante que o fez chorar, grunhir ou latir antes.

    Quer mais uma informação super fofa?
    Alguns cientistas têm certeza que nossos amigos peludos estão sonhando conosco quando dormem. A Dra. Deirdre Barret, psicóloga de Harvard afirmou: “Uma vez que os cães são geralmente extremamente ligados aos seus donos humanos, é provável que eles estejam sonhando com seu rosto, seu cheiro, que estão agradando ou irritando você.” Se isso é verdade não podemos saber, mas é reconfortante imaginar que eles nos amam tanto que acabamos reaparecendo em seus sonhos, não é?

    | O quê eu devo ou não fazer durante o sonho do meu cão? |
    Se você perceber que seu cachorro está sonhando, seja algo bom ou não, deixe-o dormir. Embora alguns cachorros durmam quase 12 horas por dia, eles precisam ter sonos sem interrupção, assim como nós. Eles precisam recarregar as baterias das atividades físicas do dia, e suas mentes precisam descansar.
    Então, se você ficar acordando seu cãozinho no meio do ciclo de um sono, ele não terá o benefício máximo do descanso, o que pode até não ser saudável para ele.
    E se ele estiver se mexendo muito?
    Eu sei que é difícil ver seu cachorro chorando, latindo, se mexendo enquanto dorme. Segure o choro, agonia e a necessidade de tocar nele e chamar seu nome para acordá-lo. Ele não vai entender que você o está acordando “para o seu próprio bem”. Na realidade, até o cachorro mais companheiro, dócil e querido pode rosnar ou morder você no susto, caso você o acorde. Lembre-se que você estará trazendo ele de volta de um sonho, porém para ele aquilo era a realidade no momento. Alguns cachorros demoram pelo menos um minuto pra entender o que está acontecendo e voltarem a ser nossos amigos felizes e fofos.
    Mas supondo que eu PRECISO acordar ele por algum motivo, o que eu faço?
    Bom, nesse caso, se não houver outro jeito de você esperar ele acordar sozinho, então por favor, siga as dicas abaixo:
    * Use uma voz gentil: nosso instinto na hora do desespero é tentar acordar nosso pet o mais rápido possível, às vezes até gritando seu nome. Contudo, dessa forma, ele pode acordar achando que algo está errado e colocar-se em modo de defesa. É como se você tivesse um alarme que te acorda com a voz de pânico da pessoa que você mais ama. Imagine o estresse? Pois é, então pense no bem do seu cachorro e use uma voz gentil, amorosa e suave para chamar calmamente seu nome. Você precisará repetir algumas vezes até que seu cão acorde.
    * Faça carinho nele apenas quando ele acordar: assim que seu cachorro perceber que você o está chamando e voltar à realidade, então você pode finalmente tocá-lo suavemente. Abrace, afague, beije, faça o que quiser para mostrar que ele está seguro e que tudo está bem.

    | Conclusão |
    Latir, mover-se, chorar enquanto dormem são comportamentos normais dos cães. Se você perceber que o seu pet está sonhando, não entre em pânico e não o acorde! Não necessariamente ele estará tendo um pesadelo. Caso você precise acordá-lo por algum motivo, então siga as dicas acima e seja bem calmo e delicado na hora. Você não sabe qual atitude seu cachorro pode tomar caso seja acordado de forma agressiva ou assustadora.
    Mais uma dica? Proporcione bastante exercício e brincadeiras com seu cachorro nas horas em que ele estiver acordado. É provável que a frequência de sonhos não diminua, mas ao menos você poderá ajudar com que ele sonhe coisas boas com você. =)

    Fontes:
    http://www.canidae.com/blog/2012/07/should-you-wake-your-dog-from-dream/
    https://www.psychologytoday.com/blog/canine-corner/201010/do-dogs-dream

    Can Dogs Have Nightmares?


    https://dogvacay.com/blog/what-do-dogs-dream-about/

    Sobre o “Saúde do Meu Pet”
    Site: http://saudedomeupet.com.br/
    Facebook: http://facebook.com/blogsaudedomeupet
    Instagram: http://instagram.com/saudedomeupet.com.br
    Twitter: http://twitter.com/@saudedomeupet
    Snapchat: https://snapchat.com/add/thayse.mota

    Categoria: Destaques, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados