• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Listas de veterinários

  • Receba os posts por e-mail:

    Alguns cuidados básicos na hora de alimentar e medicar seus cães

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 10 de janeiro de 2017

    cachorro-foto-de-divulgacao

    Texto elaborado por Murilo Cabral

    Um dos grandes desafios ao se tornar tutor de um animal de estimação é fazer com que ele tenha uma vida saudável e feliz. Muitas coisas podem influenciar diretamente no convívio saudável entre humano–animal, por isso é nossa obrigação buscar conhecimentos e alternativas para torna essa coexistência eficaz. Dedicar um bom tempo do seu dia para ‘brincar’ com seu animal e entender seu limites e gostos fazem parte dessa jornada.

    Mas existe um cuidado em especial que tutores de animais domésticos, devido à vida agitada cheia de compromissos, muitas das vezes acabam deixando de lado. A importância da escolha correta da alimentação tem papel fundamental na vida do seu peludo, sendo que há muitos alimentos que não podem ser ingeridos de forma alguma por eles – chegando em casos mais extremos a causar até a morte. Inclusive muitas causas de coceira em cães são geradas por esses alimentos, ou por remédios de uso humano que acabam fazendo com que nossos animais tenham alergia.

    Cientes desse risco, devemos entender que a simples tarefa de escolher a alimentação ideal para um pet pode na verdade se tornar algo bastante trabalhoso. Com diversas opções à disposição no mercado, o consumidor pode muitas das vezes encontrar certa dificuldade em entender os termos da embalagem e escolher a ração ideal. Para esses casos, é de extrema necessidade o auxílio de profissionais (tanto veterinários quanto funcionários qualificados) que podem ajudar nessa tarefa, identificando uma ração canina que possa suprir todas as necessidades nutricionais do seu amado animal. Inclusive hoje em dia já existem diversos sites especializados em venda de produtos para nossos pets, onde você pode visitar o site das famosas pet shops online para desfrutar de diversos itens que farão seu cachorro mais feliz e saudável.

    Apesar da ração ser um item de suma importância para dieta balanceada de qualquer animal, muitas pessoas insistem em oferecer a eles alimentos do cotidiano do ser humano. Essa simples e “amorosa” atitude pode ser algo perigoso para eles, mas algumas observações devem ser feitas. Assim como uma rica fonte de vitaminas para humanos, algumas frutas e legumes também podem ser inclusas na dieta canina – tais como abóbora, batata-doce, banana, maçã, cenoura e brócolis. Lembrando que os legumes citados devem ser cozidos e, dependendo do porte do seu animal, triturados em forma de “purê”. Claro que os itens citados são apenas uma sugestão, o ideal é conversar com seu veterinário e achar a melhor opção para seus peludos.

    Assim como os itens que podem ser servidos, existem diversos outros que jamais devem ser oferecidos aos cachorros. Chocolate, abacate, café, uvas e uvas passas, noz macadâmia, cebola, massa de pão e bolo cru, alho, doces dietéticos, comidas gordurosas e (claro) bebidas alcoólicas – podem ser fatais e jamais devem ser oferecidos ao seu melhor amigo. Inclusive é recomendado quando verificar qualquer mal-estar de seu animal, procurar um veterinário, pois só ele sabe diagnosticar e prescrever o medicamento correto para a causa. Os medicamentos de uso para humano, sem um veterinário ter prescrito, não devem ser dados aos cães, pois a reação pode ser extremamente forte e agravar ainda mais a situação.

    Texto elaborado por Murilo Cabral

    Categoria: Alimentação, Destaques, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados