• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Seja um voluntário da Terapia Assistida por Animais no Instituto Cão Amigo, em Florianópolis.

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 26 de fevereiro de 2016

    capturar

    O Instituto Cão Amigo & Cia. seleciona voluntários para participar de seu belo trabalho, que leva animais a asilos, escolas especiais, lares para crianças e escolas regulares com fins terapêuticos.

    Cão Amigo

    O Instituto Cão Amigo & Cia. é uma organização não governamental que trabalha levando animais a asilos, escolas especiais, lares para crianças e escolas regulares, com a finalidade de desenvolver Atividade Assistida por Animais (AAA), Educação Assistida por Animais (EAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA) em Curitiba, desde 2003, e em Florianópolis, desde 2011.

    Atue

    Acesse o site do Instituto Cão Amigo no endereço eletrônico www.caoamigo.org.br e conheça melhor a iniciativa para saber como ajudar, seja como um apoiador ou um voluntário! O e-mail da ONG aqui em Florianópolis é o floripa@caoamigo.org.br e vale lembrar: eles estão precisando de voluntários humanos e peludos para que o projeto possa continuar acontecendo em nossa cidade, levando momentos de amor e de qualidade de vida a tantas pessoas que muitas vezes só têm estes poucos momentos felizes em suas rotinas de recuperação e superação.

    Seleção

    O Instituto Cão Amigo & Cia Florianópolis está realizando processo de seleção de novos voluntários. A ideia é selecionar cães que possam ser voluntários em abrigos, hospitais e escolas, com isso melhorando a qualidade de vida das pessoas assistidas. O animal passa por nove etapas de avaliação para definir se ele realmente está apto. Já o facilitador que acompanha o cachorro deverá ter total disponibilidade nas datas definidas. Se você tem interesse, corra, pois a palestra para novos voluntários aconteceu ontem e a avaliação dos animais já acontece amanhã!

    Reconhecimento

    De acordo com a Anclivepa-SP, a Terapia Assistida por Animais (TAA) é “uma técnica útil na socialização de pessoas, na psicoterapia, em tratamentos de pacientes com necessidades especiais, na diminuição da ansiedade de várias causas e no auxílio terapêutico de pacientes com doenças graves, tais como câncer, Mal de Alzheimer e nos estados de coma”.

    Terapias

    A Terapia Assistida com Animais é muito utilizada em tratamentos para diversos tipos de problemas de saúde mental, como a depressão, e física, como a hipertensão, cardiopatias, entre outros. Também tem sido usada para tratar crianças autistas, idosos com Alzheimer e até detentos em recuperação. Estudos mostram que brincar, acariciar ou falar com os gatos ajuda a reduzir a pressão arterial e o estresse. Uma seção de TAA tem objetivos que variam conforme o público atendido e é dirigida por profissionais da saúde e equipes multidisciplinares, envolvendo procedimentos, metodologia e outros cuidados específicos.

    AAA e EAA

    Já a Atividade Assistida por Animais é mais casual, sem metodologias e procedimentos, apesar de também envolver preparo da equipe e dos animais tanto quanto a TAA. Seus benefícios incluem descontração, recreação, distração, entretenimento, criação de vínculos, socialização e benefícios emocionais e/ou cognitivos. A Educação Assistida por Animais, por sua vez, é similar à Terapia Assistida por Animais, mas conta com profissionais da área da educação participando do planejamento e realização.

    Categoria: Animais e nós, Colunas Jornal Notícias do Dia, Terapia Assistida por Animais
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados