• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    A cúrcuma, ou açafrão da terra: um tempero maravilhoso para a saúde de cães, gatos e pessoas.

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 15 de maio de 2015

    Santa cúrcuma

    Nativa da Ásia, a cúrcuma (Curcuma longa), também conhecida como açafrão da terra, é membro das raízes da família do gengibre. Na sua forma natural, lembra gengibre pintado na cor laranja. Depois de cozida e desidratada, a raiz é transformada em pó. Sua cor é tão intensa que a cúrcuma tem sido usada como tinta natural ao longo dos séculos. Hoje, ela é um dos principais ingredientes do curry, condimento indiano. Além de ser saborosa, contém várias propriedades medicinais que fazem bem à saúde de pessoas e também dos cães.

    Propriedades

    Na Ásia, a cúrcuma é muito utilizada como antisséptico em cortes, queimaduras e machucados, como agente bactericida e para alívio estomacal. No Paquistão, a usam como antiinflamatório e para ajudar quem tem síndrome do intestino irritável e outros transtornos digestivos. Recentemente, cientistas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), divulgaram o uso da cúrcuma misturada à água na luta contra a dengue, matando larvas do mosquito. Na Ásia, ela também é usada contra infestações de formigas.

    Medicina

    A cúrcuma também tem sido estudada na prevenção e no tratamento de Alzheimer, câncer e artrite. Atualmente o governo norte-americano tem dezenove estudos clínicos sobre os benefícios e propriedades da cúrcuma sendo conduzidos no National Institutes of Health. Mas o que tem seu cachorro e gato a ver com isso? Tudo! Se quiser aproveitar os benefícios desse pó que é um presente da natureza para a saúde, basta incorporar a cúrcuma na alimentação regular, seja na sua, ou na dos peludos.

    Saúde

    O uso regular da cúrcuma contribui com antioxidantes importantes e com fitonutrientes capazes de desintoxicar o fígado, estimular a imunidade, proteger contra fungos e estabilizar as taxas de açúcar no sangue, em pessoas, cães ou gatos.  Para potencializar suas propriedades antiinflamatórias, adicione sobre ela uma pequena pitada de pimenta do reino moída. Em pequenas quantidades, ambas são seguras para serem consumidas por caninos e felinos. A dupla cúrcuma-pimenta do reino é especialmente importante para manter jovem o cérebro de cães e gatos idosos e também para ajudar a reduzir o desconforto de articulações doentes.

    Receita

    A veterinária nutricionista Sylvia Angélico, do site www.cachorroverde.com.br, dá a receita de um mix funcional com cúrcuma (anticâncer e antiinflamatório natural), óleo de coco (estimula a imunidade e combate fungos e vírus), pimenta do reino (potencializa a absorção da cúrcuma) e vinagre de maçã (equilibra o pH do estômago e do sangue e desintoxica o fígado). Rale o equivalente a uma colher de sopa de cúrcuma (o melhor é a raiz fresca, mas se não encontrar, use o pó). Adicione uma colher de sopa de óleo de coco, outra de vinagre de maçã e uma pitadinha de pimenta do reino triturada na hora. Misture tudo.

    Dosagens: uma colher de café para cães miniatura e gatos, uma de chá para cães pequenos, uma de sobremesa para médios, uma de sopa para os grandes e duas colheres de sopa para os cães gigantes, de duas a três vezes por semana em uma das refeições. Manter bem tampado em geladeira.

    Categoria: Alimentação, Colunas Jornal Notícias do Dia, Destaques, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados