• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Dicas para resgatar um cachorro de rua que não confia em pessoas.

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 6 de março de 2015

    Clique na imagem para ler todo o texto da coluna Mãe de Cachorro no Jornal Notícias do Dia.

    Resgatar um cão que vive nas ruas e que foge da ajuda pode ser frustrante. Aprenda algumas dicas para aumentar as chances de sucesso do resgate.

    Resgate

    Como proceder quando você decide ajudar um cão que está nas ruas em situação de abandono? Você o viu e decidiu ajudá-lo, mas muitas vezes, ao tentar pegá-lo, apenas faz com que ele fuja mais e mais. Cães de rua estão constantemente em estado de alerta, fugindo ou atentos a qualquer aproximação, que pode ser boa ou ruim. Cachorros que são frequentemente enxotados, perseguidos ou que apanham, costumam ter essa atitude quando tentamos uma aproximação, pois não sabem das nossas intenções, então a fuga é sua estratégia.

    Sobrevivência

    Estes animais aprenderam que quando alguém se aproxima deles podem estar em perigo, portanto, manter uma distância mínima é vital para sua sobrevivência. Cachorros que gritam e fogem quando humanos ou outros animais chega perto podem ter aprendido que quando gritam, quem os “persegue” se afasta momentaneamente, o que faz com que o comportamento de gritar e fugir aumente cada vez mais. Nestes casos, é preciso ter bastante paciência caso você deseje resgatar o animal sem o uso de cordas para laçar ou outros acessórios que podem até matá-lo enforcado.

    Jeitinho

    Cada vez que você tenta pegar um cão estando de pé e se abaixando na direção dele, faz uma postura ameaçadora do ponto de vista do animal. O melhor é tentar se abaixar e ficar parado. Fique agachado ou sentado, sem estar virado em direção ao cão, e sim de lado, em uma posição de 90° com relação a ele. Jogue pedaços de carne, ou algo bem saboroso e cheiroso, longe de você e espere. Finja que não está fazendo nada ali, apenas está sentado de forma despretensiosa e não olhe diretamente nos olhos do cachorro.

    Confiança

    Espere que o cão coma o petisco e repita algumas vezes o ato de jogar a comida longe de você. Vá diminuindo a distância gradativamente, de forma que ele quase não perceba. É preciso ter paciência, pois você está estabelecendo uma relação de confiança com um animal extremamente traumatizado. Continue a ler clicando na imagem, ou aqui.

    Categoria: Colunas Jornal Notícias do Dia, Destaques, Resgate
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados