• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Verão e cães: dicas para uma temporada tranquila.

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 6 de Fevereiro de 2015

    Clique na imagem para ler a coluna na íntegra.

     

    É verão!

    O calor requer cuidados redobrados com cães e gatos e apesar do clima de férias traz vários perigos para a saúde dos peludos. Exemplo simples: se o chão está quente para você pisar descalço, está igualmente quente para as patas de cães e gatos. Nada de caminhar ou correr com o cachorro sob o sol forte. 

    Calor

    Cães não suam como nós e controlam a temperatura corporal através da respiração. Por estarem mais próximos do chão, sofrem muito com o calor e podem até morrer por hipertermia, que é o aumento da temperatura do corpo mais a falta de capacidade de promover adequadamente uma perda de calor. Ou seja, o cachorro esquenta e não consegue resfriar depois.

    Sombra

    Seu cão deve poder escolher quando ficar na sombra ou no sol. Se você precisar prendê-lo por algum motivo, só o faça se a casinha estiver sob a sombra e o ambiente for fresco. Nada justifica mantê-lo em uma casinha exposta diretamente sob o sol. Triplique os cuidados com animais de focinho achatado ou curto. Nunca deixe cães/gatos dentro de carros, mesmo sob a sombra.

    Banho e tosa

    Mais do que dar muitos banhos, o que pode deixar o animal com problemas de pele e ouvido, prefira escovar seu amigo. Cães sofrem com queimaduras e câncer de pele e precisam de proteção solar, principalmente os que não têm focinho preto e que têm pelo claro. As tosas não devem deixar a pele exposta.

    Parasitas

    Moscas causam bicheiras (vermes que comem o cão vivo!) e bernes. Mesmo que você mantenha tudo limpo, se seu animal estiver com alguma secreção (como nos ouvidos, por exemplo) ou ferimento, as moscas aparecem. Pulgas e carrapatos também costumam aumentar no verão porque os cães passeiam mais, ficando mais expostos a eles fora de casa. Continue a ler clicando aqui.

    Categoria: Colunas Jornal Notícias do Dia, Destaques, Guarda responsável
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados