• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    A saúde bucal dos cães é a porta para corações, fígados e sistemas imunológicos saudáveis.

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 27 de Fevereiro de 2015

    Clique na imagem para ler todo o texto da coluna Mãe de Cachorro no Jornal Notícias do Dia.

    A boca de um cachorro oferece pistas sobre sua saúde em geral. Com ela, os cães controlam suas temperaturas corporais, brincam, interagem com o mundo e expressam apetite e sentimentos.

    A mucosa

    É toda a parte interna da boca do cão, do “céu” à área abaixo da língua. Seja rosada ou pigmentada, como no caso de algumas raças, a exemplo da língua “roxa” dos Chow Chows, uma mucosa saudável é sempre lisa, úmida e brilhante. Não deve apresentar caroços, irregularidades ou áreas ensanguentadas, todos sintomas de doenças sistêmicas internas. Se a mucosa estiver seca ou pegajosa, algo está errado. Mau hálito, por outro lado, nem sempre é sinal de doenças bucais, podendo ser diabetes ou problemas gástricos, por exemplo.

    A língua

    Como o cão usa a língua para muitas atividades diferentes, não apenas para comer ou beber, mas também para juntar e “investigar” objetos para fazer a higiene pessoal, ou mesmo demonstrar afeto, é importante que saibamos qual sua aparência para o caso de alguma anormalidade aparecer. A língua canina, a exemplo da nossa, tem papilas gustativas e elas são menores na frente e maiores na parte mais interna. Quando saudável, ela é lisa e rosada (menos nas raças com línguas pigmentadas).

    Os dentes

    Em relação a eles, o fundamental é não haver excesso de tártaro. As gengivas não devem estar excessivamente vermelhas. E também não é bom ter dentes quebrados (que podem ter raiz exposta, servindo de porta para infecções). Dentes gastos são diferentes de dentes quebrados e, mesmo animais jovens, podem ter qualquer um dos dois. Dentição dupla (quando os dentes de leite não caem) deve ser removida. Continue a ler clicando na imagem, ou aqui.

    Categoria: Colunas Jornal Notícias do Dia, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados