• Produtos licenciados Mãe de Cachorro

    Exiba seu amor!!
    Exiba seu amor!!
  • Especial cuidados de verão!

  • Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    O horário de verão também afeta a vida dos cachorros?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 7 de novembro de 2014

    Horário de verão

    Cães são animais que precisam de rotinas e de constância em suas vidas. Quando a rotina familiar é interrompida, a mudança pode afetar o comportamento canino. Os cachorros têm se ajustado ao excêntrico comportamento humano desde que o primeiro lobo decidiu se deixar domesticar. Na maior parte do tempo, eles estão acostumados a ajustar suas rotinas à nossa, mas algumas vezes precisam da nossa ajuda. Assim, como nós, eles também precisam de ajuste com o início e o término do horário de verão.

    Rotina

    Alimentar ou passear com os cães em horários que não sejam fixos os ajuda a passar pelos ajustes ao horário de verão de maneira mais tranquila. Também ajuda a diminuir comportamentos ansiosos que podem ser resultar em comportamentos inadequados, como latidos excessivos, agitação durante o passeio, engolir a comida rapidamente etc. As variações não precisam ser grandes, o cachorro pode ser alimentado logo que você acordar, por exemplo. No outro dia, ele recebe o alimento imediatamente antes de você sair e em outro, depois do seu desjejum e por aí segue a lógica. A prática reduz o estresse neles e em nós, que não os temos implorando/exigindo comida e passeios.

    Comportamento

    Cães que costumam latir muito ou os mais agitados são os que mais demonstram sentir as mudanças do novo horário. Outra questão: hora do xixi e do cocô. Adiantamos ou atrasamos o relógio, mas não conseguimos fazer o mesmo com o relógio biológico, nem com o nosso, nem com o deles. Então, para quem tem cães que só fazem as necessidades durante o passeio, ajudá-los a ajustar-se é ainda mais importante.

    Começo

    Quando o horário de verão começa, a hora que foi “perdida” pode fazer com o que animal não esteja pronto para suas necessidades fisiológicas ainda, o que poderá tornar os passeios matinais mais demorados, por exemplo. Quem já sofreu com jet lag (o ajuste necessário ao corpo quando viajamos para locais com fuso horário diferente do nosso) entenderá este argumento.

    Final

    E quando o horário de verão terminar e você estiver dormindo aquela hora a mais, lembre-se de que seu amigo de patas louco estará para fazer suas necessidades fisiológicas. Cães mais jovens ou mais velhos podem não conseguir segurar, e não é bom para sua saúde que fiquem longas horas sem “ir ao banheiro”. Prepare-se para limpar acidentes ou ser acordado com latidos e grunhidos desesperados. Melhor sair com eles mais tarde no passeio da noite anterior.

    Cãominhada

    Uma turma de corredores de Florianópolis e que também ama animais promoverá uma caminhada no dia 8 de novembro para integrar pessoas e seus cães, promovendo novas amizades. A primeira Floripa Runners Dogs terá dois percursos, um de três e outro de seis quilômetros. A saída será no Parque de Coqueiros, às 9 horas. O evento é aberto ao público e para participar basta se inscrever na tenda da assessoria esportiva Floripa Runners, montada no local, e doar um quilo de ração para cães ou gatos, que será entregue a uma organização protetora dos animais.

    Coluna Mãe de Cachorro no ND Online.

    Categoria: Colunas Jornal Notícias do Dia, Comportamento, Destaques
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados