• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Tudo sobre caspa em cães.

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 8 de agosto de 2014

    Clique na imagem para ler o texto completo.

    Seu cachorro tem caspa? Então a coluna de hoje é perfeita para você saber como lidar com este problema. Clique na imagem para continuar ler o texto, ou neste link.

    A caspa pode ser um problema também para os cães e pode ter várias causas, desde pele seca a infestações de parasitas.

    Causas

    Troca de estações do ano, mudanças bruscas na temperatura, redução da umidade do ar e exposição a substâncias alergênicas ou a produtos de limpeza são alguns dos fatores ambientais. Desidratação e falta de gorduras saudáveis na alimentação estão ligados à dieta. Na manutenção da pelagem os fatores seriam: escovar pouco os pelos, dar banho em excesso ou deixar o cão em más condições gerais de higiene. Pele seca ou descamando pode ser o resultado de banhos em excesso. Para que a oleosidade natural da pele seja preservada, o ideal é dar um ou dois banhos por mês.

    Parasitas

    Causas menos comuns são as infestações por fungos ou ácaros. A seborreia é um exemplo e ocorre quando a pele produz óleo em excesso. O fungo comumente associado à caspa canina relacionada com a seborreia é o da Malassezia. Já o parasita associado à caspa é o ácaro Cheyletiella, que afeta especialmente os filhotes e cães com baixa imunidade. Assim como os ácaros que causam sarna, o Cheyletiella está presente naturalmente na pele dos cachorros, mas quando alguns fatores saem do controle, a imunidade do animal não consegue impedir a reprodução excessiva dos ácaros, que podem sobreviver por vários dias longe de um hospedeiro. Seus ovos podem permanecer muito mais tempo na cama, em roupas e panos dos cães, um exemplo da importância do animal viver em um ambiente limpo. É melhor lavar o enxoval do que os cães toda semana!

    Sintomas

    Conhecer os sintomas pode ajudar a prevenção. O sintoma mais óbvio é, claro, a presença dos flocos brancos, parecidos com a caspa humana. Estes flocos são geralmente células mortas da pele. No caso das infestações por fungo ou ácaros, coçar ou morder a pele excessivamente são sinais, assim como as feridas causadas por estes hábitos. Quando o Cheyletiella ataca, você pode até conseguir enxergar pequenos flocos brancos andando sobre o animal.

    Categoria: Colunas Jornal Notícias do Dia, Destaques, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados