• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Será que cães e gatos sonham?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 11 de julho de 2014

    dormindo

     

    Pesquisas nos campos da neurociência e da psicologia têm demonstrado que os peludos não apenas sonham, mas que seus sonhos são muito similares aos nossos.

    Cães sonham?

    Eles movimentam as pernas, o rabo e chegam até a latir, chorar ou rosnar. Ainda assim, fica a dúvida: será que os cães sonham? Saber a resposta é mais do que uma curiosidade e pode ajudar a melhorar a saúde humana. O começo do século XXI trouxe muitas pesquisas feitas e publicadas nos campos da neurociência e da psicologia, buscando entender a existência e o impacto dos sonhos na cognição dos animais. Estudos de instituições como a Universidade British Columbia e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts sobre os sonhos de animais comprovaram ser úteis no entendimento de doenças humanas complexas e graves, como Alzheimer e insônia.

    Estudos

    Os resultados demonstraram que muitos animais (humanos, ratos, cães, gatos e até alguns pássaros) compartilham semelhanças na estrutura do cérebro e em padrões de atividade elétrica cerebral, estejam acordados ou dormindo. Isto sugere não apenas que os cães sonham, mas que é quase certo de que seus sonhos revivem as atividades do dia e os ajudam a processar aprendizados, assim como os nossos.

    Semelhanças

    Porções análogas da estrutura cerebral que produzem imagens visuais e criam memórias parecem ter um funcionamento similar entre as espécies mamíferas. Os sonhos começam dentro de vinte minutos para os cães e podem variar de duração ou número dependendo de fatores como o tamanho ou a idade do cachorro. Peludos de porte maior parecem sonhar por mais tempo, mas com menor frequência. Independentemente do porte, os filhotes, que ainda estão aprendendo muito sobre o mundo, tendem a ter mais sonhos do que cães adultos ou idosos.

    Continue a ler o texto clicando aqui.

    Categoria: Colunas Jornal Notícias do Dia, Destaques
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados