• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Conheça o verme do coração e saiba como preveni-lo sem intoxicar seu pet com remédios excessivos.

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 6 de junho de 2014

     

     

    Entenda melhor o ciclo do verme do coração e os motivos pelos quais a medicação mensal pode ser excessiva e desnecessária.

    Verme do coração

    É a doença transmitida pelas fêmeas dos mosquitos do gênero Aedes, Culex e Anopheles infectadas com o filarídio Dirofilaria immitis e que ataca preferencialmente cães. No fim do ciclo de vida do verme, suas larvas migram através da pele e da musculatura e penetram nos vasos sanguíneos, alojando-se no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava. Dependendo do grau de infestação, os parasitas poderão provocar uma redução considerável da função cardíaca, dificuldades respiratórias e tosse crônica.

    Contágio

    O ciclo de vida do filarídio Dirofilaria immitis depende de uma temperatura que deve permanecer acima de 14º C por pelo menos 45 dias consecutivos e pelo menos duas semanas em temperaturas acima de 26.6º C. Se estas condições climáticas não ocorrerem o ciclo do parasita não poderá ser completado e seu cão estará a salvo. Com base nas recomendações dos veterinários da Sociedade Americana de Dirofilariose, uma prevenção feita fora destas temperaturas é excessiva.

    Ciclo

    No ciclo de vida do “verme do coração” o desenvolvimento precisa passar por vários estágios antes de alcançar a maturidade e leva de 2,5 a 4 meses antes que a microfilária minúscula deixe os músculos e comece a rumar para a artéria pulmonar. Quando o verme chegar à destinação final (a já citada artéria, próxima ao coração), ainda levará mais 3 ou 4 meses até alcançar a “maturidade”. Assim, é preciso algo em torno de 5,5 a 8 meses para que a microfilária fique adulta, ou seja, seu cão estará seguro caso tome remédios apenas uma vez a cada 3 ou 4 meses se vocês morarem em uma área com chances reais de contágio (ver nota “Contágio”).

    Continue a ler a coluna clicando na imagem, ou aqui.

    Categoria: Colunas Jornal Notícias do Dia, Destaques
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados