• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Terapia Assistida por Animais no Brasil ganha parceria da MSD Saúde Animal

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 1 de abril de 2014

    MSD Saúde Animal anuncia parceria com a TAC+

     

    foto: Alfapress/MSD

    foto: Alfapress/MSD

    Organização acaba de ser lançada e é a junção da TAC + Abrahipe, duas entidades que trabalham com terapias assistidas por animais, o foco das ações socioambientais da MSD Saúde Animal

    Dando continuidade aos Projetos de Ações Socioambientais que desenvolve, a MSD Saúde Animal apresenta uma nova parceria: A TAC +. Trata- se da união de duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (TAC – Terapia Assistida por Cães e ABRAHIPE – Associação Brasileira de Hippo e Pet Terapia), que passam a compartilhar seus conhecimentos e terão projetos voltados para a sociedade desenvolvidos com o apoio da companhia.

    O objetivo é da TAC+ é prestar de serviços na elaboração, execução e gestão de projetos sociais nas áreas da saúde humana, educação e inclusão social utilizando como base de seus programas a Interação entre o Homem e os Animais. “Como negócio, trabalhamos a ciência para o animal saudável. E com o animal saudável, podemos desenvolver projetos de sustentabilidade na sociedade, contribuindo também para que pessoas com problemas de saúde possam se restabelecer”, ressalta Sandra Alves, coordenadora da área de Projetos Socioambientais da MSD Saúde Animal.

    Benefícios 
    Ainda pouco conhecidas no Brasil, as terapias assistidas por cães utilizam atividades baseadas na interação entre homem e animal como complemento a tratamentos de saúde. As atividades auxiliam no controle de enfermidades psíquicas ou fisiológicas, além de incentivar no desenvolvimento ou reintegração social.

    Além da terapia, há a educação assistida por cães, que tem como foco trabalhar os distúrbios ligados à aprendizagem. Para isso, o método utiliza o cachorro em atividades pedagógicas que auxiliam no processo de assimilação de conteúdos e desenvolvimento da autoconfiança nos participantes, despertando o gosto por novos aprendizados.
    Com isso, os pacientes atendidos pelo projeto, aos poucos, sentem-se mais integrados à sociedade e apresentam evolução em seus quadros clínicos.

    Por meio da Tac + serão atendidos, com o apoio da MSD Saúde Animal, os seguintes projetos:

    Hippo e Pet Terapia no Espaço Zilda Arns – Localizado na região de Cotia, em São Paulo, o espaço recebe dois tipos de terapia: a assistida por cães e a hippoterapia. A primeira, utiliza os cães como motivadores na reabilitação da saúde mental, autoestima e comunicação de crianças e jovens portadores de diferentes deficiências físicas e mentais como paralisia cerebral, sindrome de down, autismo, entre outras. Já a segunda, tem como objetivo a utilização do cavalo na reabilitação e desenvolvimento integral do paciente, com a finalidade de gerar sua independência e bem estar. 

    Programa de Intervenções Assistidas por Cães (IAC) – Realizado em parceria com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq – HCFMUSP), possui o  Projeto Cães e Crianças autistas  voltados para crianças e jovens atendidos pelo Ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista – (PROTEA) do IPq-HCFMUSP. Lá, as crianças participam de atividades na sala de espera do ambulatório junto aos cães terapeuta e também recebem atendimentos de  ludoterapia assistida por cães. O Projeto Amigos do Bem – Também realizado em parceria com o IPq, atende crianças internadas na enfermaria e no Hospital Dia (HDI) do SEPIA (Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência) com atividades pedagógicas assistidas por cães.

    Este não é um post publieditorial.

    Categoria: Terapia Assistida por Animais
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados