• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Por que os cães uivam?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 25 de abril de 2014

    Clique na imagem para ler a coluna inteira!

     

    Alguns dos motivos para o uivo são causados por não darmos exercícios físicos e estímulos mentais suficientes aos cães ou por não controlarmos a síndrome de ansiedade por separação que criamos neles.

    Uivos

    Por que os cães uivam? Pesquisadores acreditam que uivar está na genética canina. A comunicação parece ser o principal motivo do uivo. Cães descendem diretamente dos lobos e na natureza, lobos e cães do mato uivam para chamar os colegas de volta à matilha após uma caçada. Estes, por sua vez, uivam de volta para sinalizar onde estão. O uivo funciona como um sinal para ajudar na localização. Cachorros de estimação que uivam parecem fazer o mesmo, ainda que achem que as pessoas são seus colegas de matilha. Eles uivam chamando-as de volta para casa, por exemplo, algo comum em animais com ansiedade por separação.

    Defesa

    Uivar também mostra a invasores que aquela área está ocupada. É um aviso de que a invasão poderá ser tratada com violência. Ao uivar, cães anunciam suas presenças a quem está vindo e avisam a matilha para ficar alerta para defender o território. Neste contexto, o uivo funciona como um mecanismo de defesa, tentando manter intrusos longe e protegendo a segurança do território e da matilha. Em casa, eles uivam pelos mesmos motivos. Ficamos irritados com os uivos, mas eles estão apenas tentando nos proteger. Um ladrão rondando nas redondezas pode fazer cães uivarem em alerta em vários quintais.

    Ansiedade

    Um cão uivando também pode estar tentando chamar atenção. O som atrai a atenção das pessoas, que vão até o peludo ver o que está havendo. Quando um cachorro não é exercitado, não ganha atenção e estímulos suficientes, ou fica longas horas sozinho e entediado, pode uivar para interagir, já que prefere uma bronca a ser ignorado. Se você achar que seu cão está tentando chamar atenção, ignore-o totalmente. Exercite seu animal, deixe-o cansado e estimulado mentalmente para não ter problemas de uivos e latidos excessivos. Se ele sofre de ansiedade por separação, só seu comportamento poderá ajudá-lo a mudar. Há duas colunas disponíveis no site ND Online sobre o assunto.

    Continue a ler clicando na imagem, ou aqui.

     

    Categoria: Adestramento, Colunas Jornal Notícias do Dia, Comportamento, Destaques
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados