• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Receita caseira de banho seco (e saudável) para gatos e cães e informação sobre o excesso de banhos

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 12 de Março de 2014


    banhoPostei no Facebook, mas lógico que precisava vir pra cá!

    Recebi da Graça Broetto  – BANHO “SECO” para gatos (e cães!)
    1 parte de água
    meia parte de vinagre branco
    meia parte de álcool de cereais
    Amorne a água junto com o vinagre, acrescente o álcool de cereais e limpe o bichinho.
    Seque muito bem, de preferência com secador e aqueça muito bem o gatinho.
    O álcool ajuda a secar rapidamente, o vinagre ajuda quando existem pulgas e problemas de pele, além de ser um controlador do PH da pele e neutralizar qualquer cheiro ruim.
    Essa receita é simples e não deixa o gatinho estressado, pois o cheiro de banhos e perfumes, que para nós é maravilhoso, para eles é horroroso, percebam que eles se lambem o tempo todo quando tem cheiro de perfume!!!
    Receita do site “toca dos gatinhos”…

    E direto do Cachorro Verde:

    Cuidado com o excesso de banhos
    O banho remove a camada de gordura que protege a pele dos pets, tornando-a vulnerável à ação de fungos, bactérias e substâncias que podem causar alergias. Mais de um banho a cada 10 dias é exagero. (Damos no máximo um banho por mês em nossos cães – todos de pelagem longa – e um banho a cada 3 semanas em nosso gato Persa.)
    Prefira produtos sem odor forte e de pH neutro, adequados para a pele e para a pelagem felina ou canina. Não use sabão no pet. Como diz meu ilustre professor de Dermatologia Veterinária: sabão, mesmo o de coco, é para lavar roupa. Para corpo, tem que ser sabonete ou xampu.
    A dica quente para espaçar os banhos, é escovar frequentemente a pelagem. A escovação é prazerosa, reforça o vínculo dono-cão, não sensibiliza a pele à ação de produtos químicos, remove pêlos mortos, sujeira e alérgenos e aumenta a circulação sanguínea local, o que deixa os pêlos mais bem nutridos e bonitos!
    Categoria: Gatos, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    36 Comentários:

    1. Joice disse:

      29 de Março de 2014 às 17:01

      Sim ele tomou a 1° dose da vacina

    2. Joice disse:

      22 de Março de 2014 às 23:14

      Oi Ana meu filhote (SRD) esta muito devagar e mole, boto ele no chão ele tomba e dórmi ali mesmo onde eu coloquei
      tem em torno de 2 meses
      Obrigado

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        26 de Março de 2014 às 11:07

        Joice, é normal o filhote ter MUITO sono nesta idade, mas pode haver algo errado, por favor procure um veterinário. Ele foi vacinado recentemente?

    3. Amanda disse:

      19 de Março de 2014 às 15:56

      Boa tarde, tenho uma lhasa de 6 meses e gostaria de saber como posso lavar o bigode dela sem ter que dar o banho completo, pois ela ao tomar água e ficar se esfregando no chão fica com o bigode todo sujo. No aguardo. Grata

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de Março de 2014 às 00:53

        Oi Amanda, que tal tentar limpar com uma fralda pouco molhada? Existem bebedouros tipo daqueles de hamster para cães, assim eles bebem “pra cima”, tipo numa torneira e não se sujam. Também podes tosá-la.

        • Amanda disse:

          20 de Março de 2014 às 08:39

          Olá Ana, é pode ser que uma fraldinha molhada ajude sim, pois com o bigode sujo ela fica fedida sabe? Em relação ao bebedouro, eu até pensei em comprar aquele bebedouro de bilha ao qual você se refere, mas aqui em casa tenho 3 cadelinhas (1 maltês, 1 lhasa e 1 vira lata que adotamos) e elas ficam todas juntas, então não sei de daria certo por esse motivo. O que você acha? Grata

    4. celma disse:

      16 de Março de 2014 às 16:14

      oi preciso de ajuda estou com um filhote de gato ,de 1 semana ele não consegue mamar sozinho,tenho que colocar ele na teta da mae.ele ta mt magrinho e sem codernaçao motora , posso dar vitamina do complexo b pra ele?me ajude .obrigada

    5. Cristina disse:

      13 de Março de 2014 às 15:55

      Adorei a dica, vou usar nos meus. Aliás, gostaria de saber qual a escova mais recomendada para york? Tenho usado pente metálico neles, melhor que a rasqueadera e indicado pela veterinária, mas as vezes tenho vontade de usar escova…

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de Março de 2014 às 01:10

        Putz, não sei. Eu sempre tosei bem curtinho os meus. Isso terias que ver com uma boa tosadora… A rasqueadeira é mais pra poodles. Acho que yorkies devem usar pente mesmo, pois o pelo deles ‘imita’ nosso cabelo, inclusive, daí a fama de não provocarem tanta alergia em quem é alérgico a pelos, sabia?

    6. Isabele disse:

      13 de Março de 2014 às 13:12

      Ana, amei a dica do banho. O meu maior problema é com o bigode da Dona Lana que é da raça Lhasa Apso e fica úmido quando ela bebe agua então o cheiro fica terrível. Alguma dica infalível para esse mal? Limpo com soro uma vez por dia, já experimentei passar maisena… mas não é muito pratico né? Já pensei até em tosar o bigodinho…

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de Março de 2014 às 19:37

        Isabele, há um bebedouro pra cães que imita aqueles pra hamsters, sabe? O cão bebe lambendo um tipo de torneira, bebe “pra cima”. É perfeito pra estes casos e podes até instalar diretamente em uma torneira na parede. Um amigo tem dois pitbulls que só bebem água assim. Que tal?

    7. Renata disse:

      13 de Março de 2014 às 11:42

      Bacana! Depois que mudei a alimentação da minha pug para a Barf, ela toma banho a cada 2 meses. Mesmo assim pq rola na areia, rs

    8. Neide Ribeiro disse:

      12 de Março de 2014 às 19:28

      Muito interessante! Gostaria de saber também aonde você encontrou esse roupãozinho do ET tão lindo! Bjs

    9. Lucia disse:

      12 de Março de 2014 às 19:18

      Aqui em casa sempre tivemos cachorros e atualmente são cinco, três SRD e duas poodles. Todos tomam banho duas vezes por mês. Escovação dia sim, dia não. Banho demais só irrita a pele, eles ficam se coçando, se esfregando nas paredes e as poodles são as que mais sofrem.

    10. jullyane disse:

      14 de Março de 2013 às 07:24

      O veterinário me ensinou a pegar água e um pouco de vinagre de maçã. Molhar um pano e passar no cachoriinho. Depois secar com secador.

    11. Juliceia Oliveira disse:

      15 de Fevereiro de 2013 às 17:27

      Oi
      Sou mãe de uma cachhorinha podlle média chamada Maya, agora que ela esta com 4 anos estou tendo dificuldades para banha-la, e como no municipio que moro não não tem pet shop, irei tentar dar banho a seco,
      muito obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        16 de Fevereiro de 2013 às 09:58

        Um ótimo banho a seco é polvilhar maizena no cachorro e escovar bem até tirar tudo!

    12. ALBERTINA PS disse:

      13 de Fevereiro de 2013 às 04:26

      PARA:MAE DE CACHORRO-ANA CORINA;minhas gatas nao gostam de tomar banho molhado,dá pra ficar só tomando banho seco?Uma delas me mordeu durante o banho molhado e meu marido ficou um leao ,ele prometeu levar ela embora caso isso volte a acontecer.Elas estao colocando vermes pelo bumbum,mas tambem nao engolem vermifogos,seguro a boca delas por muitos minutos,quando solto jogam o comprimido fora.QUE FOLEGO!!!O que fazer pra resolver esses dois problema?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        13 de Fevereiro de 2013 às 23:20

        PRA QUÊ dar banho nas coitadas das gatas, querida? Passe Maizena no pelo e escove bastante, já será um ÓTIMO banho. Ou só escove-as sem nada mesmo.
        Procure nas pet shops e agropecuárias um vermífugo líquido que a gente pinga nas costas dos gatos. Ou acesse o site da Arenales http://www.arenales.com.br/loja/paginas/ e veja se eles têm algum vermífugo para gatos, pois as homeopatias podem ser colocadas na água 🙂

    13. ALBERTINA PS disse:

      13 de Fevereiro de 2013 às 03:54

      Como comentei anteriormente deu pra perceber que os nossos amigos animais sao o complemento da familia.Fazendo parte das nossas alegrias e tristezas vem pra nos confortar com sua companhia,pra nos divertir com suas travessuras.Enfim porque nao cuidar bem desses amiguinhos tao fiés sempre.

    14. ALBERTINA PS disse:

      13 de Fevereiro de 2013 às 03:39

      Tenho uma poodle,CHERRY e o POPÓ pincher c/ paulistinha.Eles se adoram,fiz a escolha de ter os dois pra um fazer companhia pro outro.Adotei uma gatinha,NINA que é da minha filha TATY e ia parar por ai,mas quando minha sobrinha ao perder a mae veio morar comigo, adotou uma gata de rua que apareceu aqui.A gata virou amiga dela e acabou por diverti-la a ponto de ajuda-la a amenizar a dor dessa perda tao imensa.A chamamos de MIA,porque miava demais de tanta fome quando aqui chegou.As minhas femeas sao todas castradas e juntamente com o pequeno POPÓ sao bem tratadas e muito mimadas.

    15. karine Barros disse:

      4 de outubro de 2012 às 19:23

      Obrigadaaaa! Eu tava pirando literalmente de tanto limpar xixi da minha pinsher a Nina , já tava até pensando em doar para uma casal de amigos! A dica de passar vinagre na casa depois de limpá-la é ótima valeu beijos!

    16. Martha disse:

      4 de agosto de 2012 às 19:41

      Vou testar a receita pois tenho uma linda cachorra branca que está tentando caminhar, pois esteve doente e não levanta para fazer suas necessidades. A dica foi muito boa, vou por em prática e dou notícias.

    17. Mônica disse:

      16 de julho de 2012 às 17:04

      Minhas gatas encaram bem o banho, ficam tranquilas….o problema é secar. Vou ver se assim consigo seca-las só na toalha e ficam bem. =)

    18. Milinha disse:

      18 de junho de 2012 às 21:32

      Adotei uma linda SRD. Ela toma banho 1 vez por semana em Pet Shop de confiança. No outro dia ela já está fedidinha e não sei o que fazer pois ela gosta muito de ficar dentro de casa. Comprei um banho seco para cães mas ela é muito medrosa e tem medo do barulho da latinha e também do spray. O banho aqui sugerido também não deu certo porque ela tem medo do secador e da escova… O que vc me sugere??? Obrigada!!!!!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de junho de 2012 às 11:52

        Alimentação natural (www.cachorroverde.com.br) e 1 banho POR MÊS! Nos outros dias, escovação! Essa dupla (alimentação natural crua + escovação) fará milagres pelo cheiro dela. Banho semanal só deixa o cachorro mais fedido.

    19. Cláu disse:

      27 de Abril de 2012 às 00:43

      Fiquei com uma dúvida em relação a recomendação de usar álcool, uso o comum ou o de cereais? Se após o banheo o gato se lamber, isso não fará mal? E quanto ao cheiro, o vinagre não deixa um cheiro forte? Obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        27 de Abril de 2012 às 10:05

        Oi Cláu,

        postei a receita exatamente como recebi, mas como todas essas receitas usam álcool de cereais, até mudei o texto ali pra não gerar confusão.
        Veja bem, recebi por e-mail e a pessoa que enviou disse que retirou do site “Toca dos gatinhos”. Não achei a fonte exata (link) para postar… Como eu botei link para o perfil no Facebook da pessoa que escreveu (https://www.facebook.com/profile.php?id=631137556), acho melhor tirares as dúvidas com ela.
        Quanto ao vinagre, pelo contrário, ele tira cheiros. Uso bastante pra limpar o Shoyo e a Java quando acho que preciso. Abraço.

    20. Fernanda disse:

      7 de outubro de 2011 às 23:51

      Ai gente…Lex mergulha no tanque (quando está calor e no chuveiro morno quando tá frio) todo sábado, há 10 anos, eu não acho que é muito e o veterinário sempre me recomendou um banho por semana.

    21. Ana Corina disse:

      31 de agosto de 2010 às 02:09

      kkkkk
      Balú, as mães são assim, pegam mesmo, hehe!

      Mari, muito obrigada pelo feedback!!! Adicionas lá no facebook também?

      Beijo grande!

    22. Marisol Paz disse:

      31 de agosto de 2010 às 01:57

      Ana, fizemos assim, esquentamos 2 xícaras de água e misturamos 1 xícara de vinagre de álcool (o mais vagabundo possível) e 1 xícara de álcool. A água estava bem quente, mas não fervendo. Quando misturou ficou morna e em temperatura boa para banho (testo em mim claro!). Com um pedacinho de toalha branca ( que o Zé fez favor de destroçar) íamos molhando e passando na gatinha. Choradeira de sempre claro, uma gritaria que parece que estamos matando. A toalhinha sujando e a gente trocando por outro pedaço. Na hora as gatinhas ficavam bem molhadas … mas secou bem rapidinho. Não é o melhor banho do mundo, mas que deu um bela clareada nas sugismundas que vão no quintal rolar na terra, a deu sim!! Aprovei e recomendo!!

      • Karliane disse:

        29 de junho de 2013 às 19:30

        Achei muito interessante!!! Vou testar na gatinha que acolhi aqui em minha casa ontem, a coitadinha está bem encardidinha….rsrsrsrs

    23. Balú disse:

      30 de agosto de 2010 às 18:31

      Hum legal, eu tomo banho a cada 15 dias e no verão 1 vez por semana mas da escovação eu cooorro, não adianta muito pois a mami sempre me pega!

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados