• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Controle de pulgas e carrapatos com medidas naturais

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 15 de janeiro de 2014

    carrapatos e pulgas

    Turma, a veterinária Sylvia publicou o depoimento abaixo na página do Cachorro Verde no Facebook.

    Depois ela acabou fazendo um texto também no site do Cachorro Verde, com informações mais completas e falando também sobre prevenção/controle de pulgas e carrapatos em gatos. Por favor, leiam também> http://www.cachorroverde.com.br/index.php/dicas-naturebas-contra-pulgas-e-carrapatos/

    Assino embaixo de tudo!

    SEMPRE leiam também os comentários nos textos, ok?

    Controle de pulgas e carrapatos com medidas naturais

    Moram comigo, em uma casa com jardim, quatro cães: uma SRD de pelo curtinho (Polly), um Pastor de Shetland (Oliver), uma Teckel Pelo Longo (Maya) e uma Golden Retriever (Corah). .

    O cenário perfeito para termos problemas com pulgas. Mas não temos. Eles passeiam na rua e também frequentam parques como o Ibirapuera, com má fama no que diz respeito a carrapatos.

    Vou contar como mantenho essa turma protegida.

    * Dieta natural caseira (pet realmente bem nutrido é pet menos atraente a parasitos!) com adição de um pouquinho de alho cru diariamente ou em dias alternados a uma das refeições (em pequenas quantidades é perfeitamente seguro aos cães e funciona super bem para tornar o cão indesejável a parasitos externos e internos). 1/7 de dente picadinho (ou uma lâmina) para a Teckelzinha e até 1/3 do dente triturado para a Golden. Obs: não é seguro aos gatos.

    * Na casa: aspirador de pó frequentemente para sugar formas imaturas de pulgas. No chão, pano com óleo deem diluído em água. Neem é uma planta indiana, atóxica aos pets, que repele pulgas, formigas e carrapatos.

    * No jardim: mantenho a grama sempre bem aparada e sem folhas mortas. Assim os raios solares destroem as fases imaturas das pulgas. (Quando tive infestação de pulgas em casa, apliquei algumas vezes neem diluído na grama com ajuda de um borrifador. Foi tiro e queda.)

    * Nos cães: diluo óleo de neem em água (tal como indica no rótulo do produto) e aplico no corpinho todo deles pela manhãzinha ou à noite (potencializa o produto) a cada 5 dias. Também dou banho com xampu misturado ao óleo de neem (1 parte óleo em 9 partes de xampu) ou uso sabonete de neem.

    Com esses cuidados tenho conseguido evitar pulgas e carrapatos por muitos e muitos meses.

    Procuro restringir o uso de pipetas inseticidas convencionais a 1-2 por ano, no máximo. Elas estão associadas a reações adversas como alergias, convulsões e até aumento no risco de alguns tumores. Em 2008, nos EUA, houve 44.000 suspeitas de reações indesejáveis por uso de produtos deste tipo (leiam: http://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2010/03/31/dangers-of-flea-and-tick-problems.aspx).

    O mercado pet brasileiro oferece atualmente muitas opções interessantes – homeopáticas e fitoterápicas – para prevenção de infestação por pulgas e carrapatos.

    Não descarto totalmente as pipetas inseticidas comerciais. Mas recorro a elas somente quando não consigo controlar eficazmente as praguinhas somente com as medidas naturais. E depois retomo o controle com os naturebas.

    Tem funcionado!

    Categoria: Carrapatos, Gatos, Pulgas
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados