• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Vinagre de maçã: um aliado na saúde dos cães!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 10 de outubro de 2013

    vinagre de maçã

    O vinagre de maçã é um ótimo item para incluir na rotina dos cães. Ele ajuda a melhorar a saúde dos peludos, a controlar pulgas e carrapatos e a garantir bem-estar geral. Além de não ser muito caro, funciona bem para várias coisas, então realmente vale a pena tê-lo por perto sempre.

    Por ser um produto cheio de minerais e de vitaminas essenciais, incluindo magnésio, potássio e ferro, muitas pessoas fazem uso diário de suas propriedades para melhorar a digestão, para cozinhar, na limpeza ou para manter a saúde. O melhor vinagre de maça é aquele fermentado e não filtrado, porque possui as substâncias que contêm a maior parte das enzimas e dos minerais que o fazem tão rico e benéfico.

    Para ler sobre como escolher/comprar o vinagre de maçã, leia “Como Comprar o Vinagre Certo”.

    Como tem muita gente sem noção no mundo, serei bem repetitiva e escreverei “vinagre de maçã” ao longo de todo o texto para evitar que alguém use outro tipo de vinagre e também vou começar as dicas de uso com os…

    Cuidados:

    • Não use muito vinagre de maçã! As medidas são pequenas e diluídas em bastante água ou na comida. Use o bom senso! Se você conseguir sentir o cheiro do vinagre e achar que está forte, imagine seu cachorro!
    • Sempre certifique-se de que o vinagre de maçã foi bem diluído antes de o oferecer ao cão.
    • NUNCA use vinagre ao redor do focinho, boca e olhos, pois pode provocar uma sensação de queimação.
    • Cães doentes devem ser levados ao veterinário, não tente diagnosticar seu animal sozinho, muito menos com o uso da internet!
    • NUNCA aplique o vinagre sobre feridas/machucados. Se arde em você, arde no cão também! Lembre-se: bom senso sempre!

    Se você está pensando “Meu cachorro não vai tomar isso de jeito algum”, pode sossegar! Apesar do cheirinho forte e do sabor não muito agradável, você não vai enfiar o vinagre goela abaixo do peludo. Todas as sugestões de uso são misturáveis em comida ou em bastante água, relaxe!

    • O uso regular do vinagre de maçã na dieta dos cães ajuda a prevenir coceiras e irritações na pele, problemas nos dentes, infecções e manchas de lágrima ácida. A melhor maneira de servir o vinagre de maçã é o diluindo bem em água ou misturando à comida, sempre quando o animal estiver de estômago cheio (para evitar irritações gástricas). Uma colher de chá de 2 a 3 vezes por semana é suficiente como uso preventivo de doenças.
    • Para ajudar na digestão dos peludos, uma colher de chá diluída diariamente em uma vasilha grande de água aumentará o apetite do cão (cuidado se o pet for gordinho!) e ajudará a manter o pH do corpo todo equilibrado.
    • O vinagre de maçã também pode ajudar em casos de diarreia e de constipação se for usado regularmente.
    • Contra pulgas! Dê banho no cão normalmente, mas por último, enxague-o com vinagre de maçã, caprichando na aplicação para ele penetrar em toda a pelagem. O shampoo/sabão usado no banho deixará as pulgas tontas e o vinagre de maçã fará com que elas caiam, pois elas não suportam seu cheiro e nem seu sabor.
    • O vinagre de maçã também é ótimo para a pelagem e para a pele dos cães, principalmente a pele seca ou irritada, que responde muito bem ao produto aplicado diretamente sobre ela. Escove ou massageie seu cão usando o vinagre de maçã e ele não só deixará o pelo mais brilhoso, como ainda deixará o peludo sem cheiro e limpinho. Para melhorar a pele de dentro pra fora, use uma colher de chá por dia dissolvida na água ou misturada à comida. Sempre que misturar à água, usar bastante líquido, para disfarçar o cheiro/sabor.
    • Orelhas limpinhas: as propriedades bactericidas do vinagre de maçã são ideais para limpar ouvidos caninos. Embebede uma bola de algodão ou um pedaço de tecido limpinho na substância e faça a limpeza com delicadeza.

    Mais usos:

    • –> Todo vinagre neutraliza o cheiro de urina. Como o vinagre de maçã é mais caro, você pode optar pelo vinagre de álcool para usá-lo na limpeza da casa e no treino do banheiro
    • –> Existe quem use o vinagre de maçã para diminuir a dor provocada por artrite ou displasias porque ele pode dissolver depósitos de cálcio e adicionar potássio. Para tentar este uso em cães, melhor consultar um veterinário (difícil será achar um que estude o assunto, mas…).
    • –> Você pode manter o vinagre de maçã em um spray e borrifá-lo no pelo do cão para deixá-lo brilhoso e para prevenir infestações de pulgas.

    fonte das informações: 1

    Categoria: Pulgas, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    47 Comentários:

    1. Patrícia Silva disse:

      2 de abril de 2014 às 21:05

      Olá!tenho uma cadelinha
      que é alérgica a pulgas e tbm
      a medicamentos anti pulgas.Estes dias
      coloquei uma coleira anti pulga nela
      e ela passou mto mal,deu intoxicação…me
      disseram que é bom usar vinagre de maçã.O que mais vc me indica?
      e quando eu a tosso ela fica com a pele irritada e ao se coçar fica lesionada…
      Aguardo resposta.Obrigada!

    2. paulo silva disse:

      28 de março de 2014 às 13:20

      Gostaria de saber meu cão está com uma infecção de ouvido deve ter fungos ou alguma bactéria e está bem vermelho na parte interna da orelha acho que inflamado,então se colocar o vinagre de maça vai arder muito como devo proceder nesse caso,obrigado

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        1 de abril de 2014 às 10:13

        Oi Paulo,
        seu cão PRECISA passar por um bom veterinário para ter um diagnóstico preciso.
        Bactérias e fungos são coisas diferentes e mesmo entre as bactérias há diferentes tratamentos. Por favor, leia este texto: http://www.maedecachorro.com.br/2012/05/otite-em-ces-e-gatos-a-importncia-de-um-diagnstico-correto.html

        Só sabendo EXATAMENTE o que teu cão você poderá ir atrás de remédios e alternativas naturais que possam auxiliar o tratamento, ok?

        • paulo silva disse:

          1 de abril de 2014 às 12:02

          Ana obrigado por responder, eu já havia levado ele no veterinário e o mesmo receitou o otodem plus por sua vez usei dois fracos de 20ml e não resolveu nada,ele até recomendou depois que fizesse uma exame para descobrir o agente mas eu por conta e risco estou usando o vinagre de maçã e percebi uma melhora significava no animal, agora tenho uma dúvida em relação a aplicação do vinagre de maçã, se estiver errado me corrija fiz uma mistura de metade de aguá e metade do vinagre e aplico com um conta gotas dentro do ouvido, será que água misturada no vinagre não vai prejudicar ele ou ela vai evaporá?

          • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

            1 de abril de 2014 às 12:13

            Oi Paulo, POR FAVOR, não faça isto! Se quiseres, podes LIMPAR os ouvidos com uma gaze embebida no vinagre de maçã, mas não pingue-o e muito menos com água!!!!! A água não evaporará, talvez o vinagre, mas de qualquer maneira não faça assim. O texto fala em LIMPAR, JAMAIS em pingar!

    3. Agnes Sá disse:

      7 de março de 2014 às 14:56

      Estava com receio quanto ao uso do vinagre de maçã. Li em outro blog em um post especifico sobre Lágrima Ácida, e um leitor disse que a longo prazo poderia dar osteoporose e etc.

      Mas como confio muito nos Artigos postados aqui no Mãe, vou iniciar o uso do vinagre de maça sem medo no meu peludinho (poodle toy.

      Obrigada pelas dicas e informações !! parabéns 🙂

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de março de 2014 às 00:59

        Oi Agnes, fazendo a diluição certinho não tem perigo. O que é excelente sobre lágrima ácida é alimentação natural. Beijo!

    4. laura disse:

      4 de março de 2014 às 09:15

      Olá! Meu cachorro é de raça pequena
      Poder usa grandes quantidades?bjs

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        5 de março de 2014 às 16:29

        Oi Laura, como podes ler no texto, NUNCA é para usar grandes quantidades. Por favor, releia com atenção, está bem clara a questão da diluição. Beijo.

    5. Eliane disse:

      2 de março de 2014 às 17:01

      Adorei as dicas!!!

    6. ivani disse:

      15 de fevereiro de 2014 às 14:47

      OI ESTOU COM PROBLEMAS COM CARRAPATOS E HOJE DEI BANHO NELES COM CIPERMETRINA.SERÁ QUE FIZ BEM? TO COM MEDO DE DAR ALERGIAS NELES MAS FOI O DESESPERO QUE FIQUEIEM VER TANTO CARRAPATOS.SOCORRO O QUE VOU FAZER?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        16 de fevereiro de 2014 às 11:25

        Ivani, banho com cipermetrina é tóxico pra eles e para VOCÊ! Mas a cipermetrina é ótima contra carrapatos, só que há dois tipos: a cipermetrina para pulverização (e vc PRECISA tratar seu quintal/ambiente) e a cipermetrina pour-on, própria para ser passada no gado e que também pode ser usada em cães. Leia textos e comentários deste link http://www.maedecachorro.com.br/category/carrapatos e escolha o que achares melhor para te ajudar. Eu voto nas alternativas naturais, como óleo de neem, suplemento alimentar com neem (Estibion Plus Neem), homeopatias (gosto da BioCão) etc.

    7. VERA SANTOS disse:

      13 de fevereiro de 2014 às 00:10

      Boa noite
      PARABÉNS! amei o site ,estou com um filhote de poodle 35 dias chegou hj está com pulga posso usar o vinagre de maçã ?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        16 de fevereiro de 2014 às 11:15

        35 dias é muiiiiito baby 🙁 o vinagre é suave e melhor do que passar essas pipetas venenosas, mas sugiro que faças mais diluído em água e que deixes pouco tempo. Na água podes usar, mas mega diluído também, como manda o texto, ok? O ideal MESMO era este filhote estar com a mãe. POR FAVOR, não comece a vacinação tão cedo. Se puderes esperar para fazer a primeira dose com 3 meses, perfeito.

    8. Leticia disse:

      1 de fevereiro de 2014 às 17:40

      Ola…estou com uma grande dúvida…

      Tenho varios Shih tzus e 1 Labrador..e todos com a maldita pulga que está impossível exterminar nesse calor..alguns deles estão se coçando mtoo…será que pode borrifar vinagre de maçã com algodão pra aliviar a cosseira?? puro ou diluído?? ou eh melhor a imersão de limão na água quente de um dia pro outro pra borrifar no dia seguinte?? qual é melhor pra cosseira da dermatite de pulga?? aguardo sujestão….abraços

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        4 de fevereiro de 2014 às 00:28

        Letícia, você precisa tratar o ambiente. Leia os textos e seus comentários deste link http://www.maedecachorro.com.br/category/pulgas
        Essa dica do limão na água quente eu nem tentaria! COMO ASSIM ÁGUA QUENTE? Vais queimar os cães! Já o vinagre de maçã, realmente pode ajudar. Borrifa na pele, não precisa de algodão. Bota em um borrifador. Sobre a dermatite, acho que aloe vera (babosa) ajudaria muito.

    9. Zeila Pechir de Araujo disse:

      22 de janeiro de 2014 às 15:57

      Tem que diluir o vinagre de maça na água para enxague após o banho? Qual a proporção de água e vinagre? Tenho um Dachshund de 11 anos.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        22 de janeiro de 2014 às 23:55

        Oi Zelia, respondi a mesma dúvida em um comentário anterior, por favor, leia os outros comentários.

    10. Luciana disse:

      17 de janeiro de 2014 às 11:07

      Olá
      Adorei a dica do vinagre, vou utilizar hoje !!!
      Não consigo encontrar o Estibion Plus Neem e nem o Oleo de Neem na minha cidade, vc poderia indicar algum site para compra?
      O Estibion é pó ou capsula?
      Muito obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de janeiro de 2014 às 11:13

        Oi Luciana,
        jogue no Google e escolha o site que achares melhor. Dá pra comprar diretamente com a Estibion, inclusive, fuça o site deles.
        O Estibion é pó. Abraço.

    11. Renata disse:

      1 de janeiro de 2014 às 22:14

      Adorei!!! Muuuuito obrigada por existir!

    12. Claudete disse:

      19 de dezembro de 2013 às 15:24

      Meu cachorro está com sarna, não sei mais o que fazer para cura-lo. Me ajude.
      Obrigada
      Claudete

    13. lico disse:

      9 de dezembro de 2013 às 17:25

      Gostei muito,show de bola o Tupã vai ficar lindao :), vlw

    14. Sandra disse:

      7 de dezembro de 2013 às 12:06

      Muito legal esse post…minha cachorra tem constantes complicaçoes de pele.
      Talvez se eu adotar o vinagre de maçã na àgua diariamente possa dar algum resultado.
      Tenho coleções de receitas sem resultados definitivos.
      Vou testar.

    15. Maicon Locks disse:

      7 de dezembro de 2013 às 10:22

      Nossa essa matéria é show , gostei muito e vou começar a introduzir nos meus São Bernardos, abraços desde já admirador Pai de Cachorro Grande para Mãe de Cahorro.

    16. Naty disse:

      5 de dezembro de 2013 às 12:53

      Adorei!!Amo seu seu blog!!! Eu também tenho um blog sobre cachorros e se puder me seguir ou dar um conselho e uma passada lá eu agradeço muito mesmo porque estou começando!!!! http://www.dogwordnaty.blogspot.com.br

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        10 de dezembro de 2013 às 15:21

        Naty querida, não tenho tempo pra nada mais nessa vida, desculpa! Meu maior conselho é> estudar, estudar, estudar! Questionar o que é considerado “normal”, ter raciocínio crítico e estudar mais um pouco! Ou então fazer apenas textos sobre assuntos mais leves e bobinhos, que distraiam e que não impliquem em muita responsabilidade. Se precisar de algo, grita. Beijo! Parabéns pelo blog, muito fofo. Gostei 😀

    17. Darsoni Soares disse:

      1 de dezembro de 2013 às 18:54

      obrigada esta dica me vai ser muito util.

    18. andreza disse:

      30 de novembro de 2013 às 21:06

      Você é maravilhosa, nos responde tão rápido, quando adotei a minha pet, há um ano atrás, você me ajudou muito e agora está me ajudando com a alergia das picadas das pulgas que ela tem.
      Nem tenho como te agradecer.
      Mais por favor,me explica mais uma coisinha, depois do banho, eu enxáguo com o vinagre de maçã puro? Sem diluir na água?
      Ah e minha vizinha tem muitos animais, ela cuida muito deles,mais vira e mexe algum pega pulgas, como limpar o meu quintal pra evitar que as pulgas venham até a minha filha?
      Mais uma vez, obrigada por tudo.
      A minha Pimenta te manda beijos.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        2 de dezembro de 2013 às 18:13

        Oi Andreza,
        eu tento responder rápido, hehehe. Até pq se não respondo, só vai acumulando, hehehe. São MTOS comentários todo santo dia.

        Então, o que sei é o que está ali no texto. Eu enxaguaria com ele puro e depois tiraria bem com a toalha.
        Em quintal, sinceramente? Vou de venenão… Não gosto muito porque intoxica a terra, o solo etc., não só a gente, mas se houver infestação, aplique e paciência. Só lembre de tirar todo mundo de casa, inclusive a princesa de patas. Mas assim, ó, não pira… Uma pulga ou outra é normal, poxa. Mantendo-a com a dica do vinagre e dando uma lasca FINA de alho cru picadinho todo santo dia já é bem difícil dela pegar as pulgas chatas. Gosto da homeopatia oral do http://www.arenales.com.br, é o que uso aqui nos meus e faz tempo que não temos pulga. Eu tinha ajudado dois cães à espera de adoção e eles provocaram A infestação aqui. Nos meus filhos só dei a homeopatia e no quintal fui de Butox mesmo, mas tive que aplicar MUITO, umas 3x. Beijos pra vc e pra Pimenta!

    19. João batista disse:

      30 de novembro de 2013 às 13:56

      Eu sou proprietário de uma fêmea de rottweiler e está apresentando dermatite por causa de pulgas e carrapatos. Gostaria de saber se esse vinagre ou outro produto pode ser usado no ambiente. Embora tenha um espaço grande acho que vai ficar caro usando o vinagre. O que me indica. Parabéns pelo site e aguardo retorno. Se puder responder por email eu ficaria grato pois fica mais fácil de arquivar.JB

    20. Wanice Maria Bonavigo disse:

      25 de novembro de 2013 às 22:24

      Ana, adorei as dicas! Acho que vou parar com esses anti-pulgas tão caros! Grata! Bjs

    21. Jocimar Camaçari/Ba disse:

      22 de novembro de 2013 às 13:06

      Olá Mãe!
      Gostaria de saber em qual diluição você recomenda o uso do vinagre para por no bebedou do meu York? Você fala no post em uma diluição muito grande, mas quanto seria?
      Parabéns pelo ótimo site!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de novembro de 2013 às 23:39

        Jocimar, caso você não queira usar um bebedouro grande (o meu caso), faça a diluição em outro recipiente. Se você não conseguir sentir o cheiro do vinagre na água, estará bem diluído. A dose do vinagre é de 1 colher de CHÁ, a água você vai testando pra ver qual a melhor medida, ok? Obrigada pelo elogio.

    22. Francisco de Assis disse:

      26 de outubro de 2013 às 16:44

      Há alguns meses atrás usei vinagre comum no meu cão, para atacar as pulgas (empiricamente); deixei “curtir” no pelo do bichinho e, logo depois, dei-lhe um banho. Ele estava se coçando muito.Após o procedimento, as pulgas sumiram e a coceira, também. Mas a coceira voltou e as pulgas, se ele passeia na rua, reaparecem. Só não usei “advocate” para livrar-me delas. Será que spray de vinagre de maçã conseguirá afastá-las. Ele roendo os pelos tem deixado sua pele mais escura. Será normal? Abraços a todos!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        26 de outubro de 2013 às 22:36

        Oi Francisco,
        o ideal é você ter um diagnóstico do que, exatamente, seu cão tem. Ainda hoje uma amiga estava me contando que passa vinagre na pele da cadela quando ela está com alergias e sempre melhora, mas cada caso é um caso… E note que o texto fala em vinagre de maçã, NÃO de álcool, ok?

    23. katia disse:

      25 de outubro de 2013 às 18:17

      Nossa adorei essa publicação pois adoro minhas cachorras, tenho duas, e infelizmente meus vizinhos dos dois lados tem varios cachorros e gatos, e os gatos vem provocar minha cachorras, só que eles são cheios de pulga! Infelizmente não vejo pulgas nelas mais o conselho do vinagre é ótimo, pois a mais velha tem muita dermatite não posso usar quase nada nela nem no local onde ela fica, acredito que o vinagre vai ajuda-la pois ela tem envelhecimento precoce! Muito Obrigada!

    24. Flavia Costa disse:

      25 de outubro de 2013 às 14:27

      Muito útil, Ana! Vou usar todas as dicas!

    25. Nelson Azevedo disse:

      10 de outubro de 2013 às 10:55

      Obrigado pelas informações, aqui em Recife, graças a Deus, não temos mais o problemas que tinhamos anos atrás com as pulgas, mas, com os carrapatos, é uma luta diária, vou ler várias vezes esse post e colocar o vinagre de maçã meu filho peludo.

      gracias

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        25 de outubro de 2013 às 21:35

        Oi Nelson, dá uma olhada no tópico “carrapatos” no rodapé do blog. Tem vários textos com alternativas pra combater esses CHATOS!

    26. Regina Sandra Leite disse:

      10 de outubro de 2013 às 09:25

      adorei a matéria. porém meu cãozinho tem mais seis irmãos GATOS, eles bebem da mesma água. Gatos tbém podem?

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados