• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Dognition: o site que mede a inteligência do seu cão!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 10 de julho de 2013

    Brian Hare, professor-associado da Universidade Duke, na Carolina do Norte, EUA, está estudando a mente canina com a ajuda de pessoas do mundo inteiro e você e seu cão podem participar de seus estudos através do site https://www.dognition.com (apenas em inglês).

    Segundo matéria da Folha Online, Hare “é o diretor científico de uma nova empresa chamada Dognition, responsável por um site onde as pessoas podem testar a cognição dos seus cães, aprender sobre seus animais de estimação e, espera Hare, abastecê-lo com dados científicos acerca de dezenas de milhares de cachorros.

    ‘Por ser um grande volume de dados, podemos fazer perguntas que ninguém teria chance de examinar’, afirmou.

    A partir das suas pesquisas anteriores, Hare argumenta que os cães evoluíram sua inteligência social a partir do momento em que seus ancestrais começaram a frequentar os primeiros assentamentos humanos.

    Mas, embora essa evolução tenha conferido um dom cognitivo aos cães, ela não os tornou mais inteligentes em geral. ‘Se você os comparar aos lobos como indivíduos, eles parecem idiotas’, afirmou Hare. ‘Mas, se eles têm a ajuda de um humano para resolver o problema, eles são gênios.’

    Hare diz que seu principal objetivo é construir um banco de dados que desvende antigas perguntas sobre comportamento, criação e genética -por exemplo, se os estilos cognitivos de várias raças podem ser vinculados aos seus genes.

    Hare espera que os cientistas possam usar o Dognition para transmitir suas descobertas a adestradores de cães.

    Uma hipótese já surgiu a partir dos usuários do Dognition, segundo Hare. Revelou-se uma surpreendente ligação entre a empatia em cães e capacidade de enganar. Cães mais ligados aos seus donos revelaram-se mais propensos a observá-los para roubar comida.”

    Só há um “pequeno detalhe” que a matéria da Folha esquece de mencionar: a participação não é gratuita. Na verdade, a empresa do professor Brian Hare presta um serviço para os tutores de cães fornecendo um perfil personalizado e detalhado das capacidades cognitivas de seus animais e oferecendo jogos para estimular a inteligência canina e, a partir daí, coleta os dados para a pesquisa. Ou seja… não há almoço grátis! Mas para quem pode pagar e é fluente em inglês, achei super legal e fica a dica!

    Categoria: Inteligência canina
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    2 Comentários:

    1. Fúlvia Andrade disse:

      11 de julho de 2013 às 16:17

      Ah, que legal! Pena ser carinho, mas tem uma parte de graça 😉

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        12 de julho de 2013 às 09:28

        Ful, eu vi a parte gratuita e depois não achei mais, guria, bem burra. Passa o link pra mim, por favor? Beijo.

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados