• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Dúvida do leitor: Como evitar que filhotes destruam coisas?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 20 de junho de 2013

    Este e-mail foi postado em 2011, mas quero chamar a atenção de todos não só para o assunto, mas principalmente para os links indicados ao fim, pois distrair nossos cães enquanto eles ficam sozinhos em casa é fundamental para a saúde física e mental deles, assim como para evitar 90% das reclamações que recebo das pessoas sobre comportamento de seus animais.
    A leitora Aime deixou a seguinte dúvida nos comentários aqui do blog. Até respondi com algumas dicas, mas depois fiquei pensando que isso valia um post, então pedi pra Emmanuelle, do blog Educadora Canina, escrever algo pra nós sobre o assunto.

    Olá!!!!!
    Tenho dois cães que tem 11 meses. E não sei mais o que fazer, não há nada que eu coloque na casinha deles que se mantenha lá!!!!
    Eles são hiperativos (existe ultrativos?!rs).
    O que acontece é que seja cobertorzinho, toalha, jornal…. TUDO o que for que se coloque lá, quando começa a amanhecer o dia eles arrancam de lá de dentro e usam pra brincar. Resultado? O que quer que seja, é picado em pedacinhos e não há como usar novamente (além de ficar cheio de xixi e coco).
    Existe alguma sugestão que você conheça pra me ajudar?!
    EXCLUSIVO: Oi, Aime!
    Faltam muitos detalhes sobre os seus cães, informações que são importantes para uma melhor definição da fase em que eles se encontram, como sexo, raça e porte.
    De qualquer forma, você está com uma “dupla animada” na sua casa! É como ter dois adolescentes carregados de muita energia.
    Infelizmente, não existe nenhuma “receita milagrosa” para o “probleminha” pelo qual você está passando, algo mágico que vá resolver a situação de uma hora para outra com pouca dedicação da sua parte. Mas existe um conjunto de medidas que, realizadas, irão suprir as necessidades dos seus peludos e canalizar a energia que eles possuem no momento para, enfim, equilibrar a situação.
    Sendo assim, para diminuir a destruição do ambiente indico:
    1. Passeios
    É indicado dois passeios diários, com duração média de uma hora. Um deve ser feito pela manhã e o outro à noite, o mais próximo possível da hora em que eles vão “dormir”. Com a prática de exercícios os cães serão estimulados tanto fisicamente, como mentalmente.
    2. Enriquecimento ambiental
    Como são dois cães da mesma faixa etária, fica claro o nível (alto) de energia que possuem. É importante compreender que: não tendo o que fazer, eles inventarão algo para se distrair. Nós, humanos, mesmo passando o dia dentro de casa, ainda temos como nos distrair ao acessar a internet, assistir televisão, ler um livro, receber visitas, interagir com os outros membros da família, falar ao telefone etc.. Mas e os cães? Se deixados em casa por muito tempo, sem o convívio social e sem atividades, a vida passa a ser um grande tédio. E cachorro entediado é aquele que vai procurar o que fazer. E é aí que entram as “travessuras”. Para evitar que fiquem assim, e que resolvam eles mesmos encontrar o que fazer, enriquecer o ambiente vai estimulá-los e evitar que destruam o ambiente.
    Deixo as seguintes dicas para tanto:
    · Uso de brinquedos dispensadores de alimento, tais como: Kong, garrafas pet com furinhos e recheadas de ração, Dog pyramid;
    · Espalhar a comida pelo chão ao invés de oferecer no pote de comida, de forma que tenham que procurá-la usando o faro e a visão (leia este post – Hora [divertida!] da comida);
    · Treinar obediência e ensinar truques,
    · Oferecer ossos recreacionais, de preferência antes de irem “dormir”, já que é quando começa a destruição (e não chama moscas),
    Para complementar sua leitura, deixo os seguintes links:
    Tais medidas farão com que os seus cães tenham as necessidades diárias de distração e atividades supridas, e o resultado você irá conferir no ambiente e na relação com eles.
    Espero ter ajudado!
    Emmanuelle Moraes – www.educadoracanina.com.br

    Categoria: Adestramento, Emmanuelle Moraes
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    4 Comentários:

    1. Alessandra De Corso disse:

      18 de janeiro de 2012 às 17:01

      Nossa Ana, valeu pelas dicas! Estou passando por isso com a Catarina. Vc acredita que até o meu celular, que estava em lugar alto, ela alcançou, jogou ele no chão e comeu? Tudo ela come. Tudo, até a parededa sala….sério, ela fez um buraco na parede. Acho que a Púrpura não está brincando muito com ela de dia, daí ela fica sem ter o que fazer e destrói. Tento passear sempre que posso, mas aqui agora só chove. Comprei floral para tentar acalmar. Agora vou tentar esses brinquedos com comidinhas dentro que vc sugere no post.
      O duro é dar bronca nela. Quando eu chego do trabalho e ela já vai se escondendo, daí já sei que ela aprontou. Ela faz umas caras….daí eu fico com dó e não consigo dar bronca. Tadinha, já foi abandonada, maltratada…tenho pena…não consigo…rsrsrsrs. Só que nessas, até uma poltrona designer que eu tinha na sala ela comeu. Era espuma pela casa toda, um horror! Mas tá valendo! Amo demais as minhas meninas e vou tocando em frente até ela acalmar e virar uma Lady como a Púrpura (que é bem calminha, também já é adulta né? e isso faz diferença). Tomara que isso aconteça logo. Valeu pelas dicas. BJS

    2. Anonymous disse:

      24 de junho de 2011 às 10:12

      oi, maravilhoso seu blog! fico muito feliz por haver pessoas como vcs que amam de mais os animais e os defendem como eu… pena que há pessoas q se aproveitam do bom coração das q amam animais e maltratam só para provocar,isso me corta o coração! falando sobre o post, sobre como educar seus cães para q não destruam as coisas, já tive até problemas de dicussões com familiares por isso, pois há pessoas ignorantes q acham q educar cães é bater neles!
      um abraço, Bárbara – Sorocaba-SP email: b.e101@hotmail.com

    3. Sara Favinha disse:

      24 de junho de 2011 às 00:12

      Muito bom! 🙂

    4. Fúlvia e Suzie disse:

      23 de junho de 2011 às 23:14

      Excelente post!!!

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados