• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Receitas para medicamentos controlados de doenças crônicas: é preciso pagar consulta sempre?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 22 de abril de 2013

    receita

    Ai, gente… Como o tempo voa! Na correria da vida, vou salvando alguns assuntos pra postar depois e… Bem, este assunto eu já deveria ter tratado em 2011, que horror! Mas como o assunto não tem validade, aí vai ele. Antes tarde do que nunca…

    Quem lê o blog desde o início deve lembrar do Dogo, recolhido das ruas em Floripa e adotado pela minha amiga Emiliana (Mili). Um tempo depois de ser adotado ele começou a ter convulsões e, por conta delas, toma remédios controlados que só podem ser vendidos com receita. Mas a Mili tinha uma dúvida sobre as receitas, já que mesmo o Dogo estando bem de saúde e com a doença controlada, ela precisa pagar consulta para receber as receitas, ao invés do veterinário já deixar algumas assinadas até o próximo check-up.

    Procurei então o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e fui prontamente respondida. Peço desculpas pelo assunto ter ficado quase dois anos parado na minha caixa de e-mails (ao menos pra minha amiga eu repassei a resposta do CRMV-SC assim que a recebi)!

    No site da Anvisa lemos que:
    > Cap V – Da receita – Art 59: Parágrafo único. No caso de prescrição de substâncias ou medicamentos antiparkinsonianos e anticonvulsivantes, a quantidade ficará limitada até 6 (seis) meses de tratamento.

    Para vocês entenderem, a Mili me mandou o trecho acima e o repassei ao CRMV-SC com o seguinte questionamento:

    Quero fazer um texto sobre a seguinte situação: a pessoa tem um cão que toma um medicamento controlado – como o gardenal, por ex. – e a dosagem é fixa. Ela precisa pagar uma consulta todos os meses para ganhar a receita? Ou cada vet/clínica decide como proceder?”

    Segue a resposta e acho importantíssimo ressaltar o seguinte: se o veterinário vai cobrar consulta de um paciente fixo que já monitora, exija que o animal seja examinado conforme a explicação abaixo! Fazer o monitoramento em busca de possíveis lesões no fígado e nos rins é muito importante e poucos veterinários o fazem! Cabe a nós, responsáveis pela saúde dos peludos, cobrar deles esta postura mais preventiva. Entupir cães e gatos de remédios é fácil. Difícil é lidar com os efeitos colaterais. Essa é a minha bronca com o excesso de vacinas, com o excesso de ivermectina que vem ocorrendo por todos os lados etc. Informação ainda é o melhor remédio! Estude e promova saúde real a você e seus pets!

    De: “ass.tecnica@crmvsc.org.br” <ass.tecnica@crmvsc.org.br>
    Para: anacorina@maedecachorro.com.br
    Cc: CRMVSC Imprensa <imprensa@crmvsc.org.br>
    Enviadas: Quarta-feira, 14 de Setembro de 2011 11:52
    Assunto: Re: ENC: dúvida sobre receituário

    Prezada Ana Corina

    Não há regulamentação específica ao assunto por parte do CFMV ou CRMV-SC, porém, ressalto a peculiaridade da questão pois cada caso é único e deve ser analisado como tal. Ainda assim, utilizando de uma visão ampla, pacientes em tratamento com drogas anticonvulsivantes devem ser monitorados periodicamente para analisar as possíveis lesões hepáticas e renais causadas pelos medicamentos e a necessidade de ajuste da dose, troca do princípio ativo ou associação de drogas.

    Por isto, mesmo que aparentemente o paciente esteja bem, somente um exame poderia identificar o início de lesões que começam de forma subclínica (sem sintomas evidentes) e então deveriam sim passar por exames periódicos (novas consultas).

    Como já mencionei, cada caso é único e, por isto, para alguns eu recomendaria visitas mensais e para outros, semestrais. Agora respondendo de forma mais objetiva, sim, é o médico veterinário quem decide como atuará.

    Atenciosamente,
    Paulo A A Zunino
    Assessor Técnico e de Gabinete
    CRMV-SC 2145

    Categoria: Saúde, Veterinários
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    2 Comentários:

    1. maria messias disse:

      20 de junho de 2013 às 15:59

      as minhas duas labradoras estão engordando muito devo fazer dietas para elas como devo dar só ração quantas vezes eu dou 3 vezes ao dia o que devo fazer obrigada pela resposta

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de junho de 2013 às 15:01

        Maria, não sei que ração você dá, que quantidade oferece. Mas uma coisa te digo, não jutifica um cachorro adulto comer 3x por dia. Não sei qto de exercício físico elas fazem diariamente. Não sei a idade delas. Não sei se elas têm problemas hormonais. Não sei se você dá petiscos ao longo do dia. Não tenho como responder…

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados