• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Mais um texto sobre socialização.

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 29 de abril de 2013

    socialização canina

    Esse post do Blog Bigodes eu já tinha linkado em outro texto meu, mas acho que ele merece post próprio, pois o assunto é importante e o texto está bem didático.

    Abaixo um trecho, o texto inteiro vocês leem clicando aqui.

    Fazendo uma social

    Apesar do nome sério, socialização nada mais é do que acostumar um animal a certas situações. Na natureza os animais, por instinto, se mantêm afastados e então se aproximam com muita cautela de algo diferente, porque o desconhecido pode ser algo muito ruim, então preferem se manter longe por precaução.
    Se formos pensar o mesmo ocorre conosco. Por exemplo: Não vemos nada de errado quando um estranho fica colado na gente em um elevador cheio, mas se só você e o estranho estiverem no elevador e ele continuar muito perto, com certeza vai estranhar. Humanos, como qualquer animal, estranham serem tocados por pessoas que não conhecem.

    Na Teoria
    No reino animal excesso de curiosidade pode levar a exposição ao perigo e consequentemente a lesões e morte, por isso é mais sensato sair correndo quando algo inesperado acontece, mesmo que possa vir a ser inofensivo, do que se aproximar correr o risco de ser algo perigoso.
    Mas como os animais não podem passar suas vidas se assustando com qualquer pedra ou árvore que encontrem pelo caminho, eles vêm ao mundo com um mecanismo que permite que se habituem ao ambiente em que vivem. Este é o período de socialização, um período em que os filhotes são muito mais curiosos, destemidos e se aventuram com mais facilidade.

    Nos cães este período termina entre 3 e 5 meses de idade, é possível habituar um cão mais velho a coisas novas mas demorará muito mais tempo.
    Após este período eles vão provavelmente atacar, se distanciar ou fugir de qualquer coisa com as quais não tenham se socializado. Alguns animais também terão medo de situações que encontraram durante o período de socialização mas vivenciaram poucas vezes depois disso.

    Na Prática

    Na prática é uma coisa tão simples e fácil de se fazer, que evita um “gazilhão” de problemas mais lá na frente, me admira mais donos de estimação não fazerem isso. Continue a ler clicando aqui.

    Categoria: Adestramento, Socialização
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    3 Comentários:

    1. Amanda disse:

      17 de março de 2014 às 11:15

      Oi, Ana!
      Preciso de ajuda, adotei uma shih tzu que foi deixada em uma casa por meses sem comida no frio e chuva!
      Amamos ela, levei no vet. fiz todo exames e ela esta com sopro no coração…e já estou tratando!
      Sempre levo comigo em casa de familiar, e ela e super educada.. Mas fui levar em um parque com sombra ela queria atacar todos que passavam por ela (cachorros), eu tentei conversar calma e segurar ela, aonde levei varias mordidas, assim acabei indo embora..mas queria muito que a minha Bella pudesse ter convívio com outros cães!
      Me ajuda!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de março de 2014 às 16:48

        Oi Amanda, socializar depois de adulto é bem mais complicado. Mas aos poucos e com orientação profissional correta, acho que dá pra reverter. Não sou adestradora, então recomendo que faças contato com a http://www.educadoracanina.com.br pq a Emmanuelle dá consultoria por Skype se o caso permite e acho que o teu dá. Bjo.

    2. Renata disse:

      19 de agosto de 2013 às 12:39

      Olá,

      Com relação à socialização, achei bacana o artigo e sempre levo meus peludos (SRD – 02 machoe fêmea) para brincarem em SP na Pça Buenos Aires, onde há um local para se socializarem. Ambos adoram esse momento ‘ternura’ e aprendem os limites de até onde podem e devem ir.
      Renata

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados