• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Quando devemos procurar um veterinário?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 28 de Janeiro de 2013

    Muita gente me procura com dúvidas sobre problemas de saúde de seus cães e gatos que pedem uma única resposta: LARGUE O COMPUTADOR E PROCURE UM VETERINÁRIO COM URGÊNCIA!!!

    Tudo bem que devemos estudar e nos informar, mas há situações em que isto deve acontecer após a consulta veterinária, caso você queira mais informações sobre o diagnóstico e tratamento feitos pelo veterinário ou esteja com dúvidas. Mas mesmo assim, meu conselho é e sempre será: procure outro médico veterinário caso não esteja seguro com o anteriormente escolhido. Gente, alguém descobre que está com câncer e vai em um médico só? Bom, eu não faria isso! Com nossos peludos deveria ser é igual.

    Corra com seu cão ou gato para o consultório veterinário se ele:

    • Estiver comendo menos do que o normal
    • Estiver bebendo mais água do que o normal
    • Estiver com mau-hálito (doenças periodontais podem matar, não é apenas pelo odor do hálito)
    • Perder peso sem estar de dieta ou ganhar peso sem motivo aparente
    • Estiver com mancando ou com rigidez em algum membro/tecido
    • Estiver com dificuldade para pular e/ou subir em locais onde antes subia sem problemas
    • Apresentar caroços, principalmente se estiverem crescendo rapidamente
    • Ficar cansado ao sair para passear
    • Estiver com tosse (pode ser até problema de coração!!)
    • Apresentar problemas para urinar/defecar
    • Estiver com incontinência urinária
    • Ficar desorientado, quieto demais, se arrastando nas paredes
    • Com coceiras excessivas
    • Balançar muito a cabeça e coçar os ouvidos (principalmente se gemer ao fazer isto)
    • Apresentar secreção nasal
    • (no caso das fêmeas) Estiver com secreção vaginal
    • Estiver com feridas, machucados, bicheiras ou bernes (nunca devemos matar um berne deixando pedaços dele no animal)
    • Apresentar vômitos ou diarreia constantes
    • Estiver com sangue nas fezes
    • Estiver com secreções purulentas nos olhos
    Categoria: Saúde, Veterinários
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    10 Comentários:

    1. meire duque froes disse:

      20 de Abril de 2013 às 22:52

      Minha filhinha é uma shiytzu linda, meiga, amorosa e mimada por todos da familia. Tem 3 anos conosco e posso dizer que nas poucas vezes em que ficou doentinha me tirou o sono. As vezes tem uns ataques, como se fossem espasmos ou caimbras. Endurece o corpinho, a respiracao fica dificil. Depois de uns minutos ela para, fica molinha, saliva e comeca a me lamber muito. Pede colo. Depois fica normal como se nada acontecesse. Notei que no dia que isso vai dar ela come menos e que se esta com o estomago cheio chega ate a vomitar. Nao sei o que é isso mas me disseram que é comum na raca. Tem meses que nao tem nada e as vezes tem varios ataques destes por dia, Quando era pequenina fez varios exames e nenhum vet teve diagnostico pra isso. Uns disseram que talvez fosse produto de limpeza porque ela tem o focinho curto. Mudei pra produtos especificos mas mesmo assim ela continua a ter isso. Um vet passou Revimax, dei por um bom tempo ate saber que fazia mal pro figado dela entao parei. Ultimamente so sei abraca-la quando ela tem isso, tentar acalma-la e esperar passar. Rezo pra Sao Francisco abencoa-la e protege-la. Ja tentei ate tratamento espiritual. Alguem sabe o que pode ser isso????

    2. Eli Eulalia dos Santos disse:

      17 de Abril de 2013 às 15:03

      Gostaria de saber se a banana é prejudicial para os pet’s.

    3. Nic disse:

      30 de Janeiro de 2013 às 19:21

      Olá.
      Meu cachorro tem oito anos e desde bebê apresentou caroços pelo corpo, que como passar dos anos foram se multiplicando.
      Fiz exames e biópsia da “massa” que sai dos mesmos e só confirmou o que eu já imaginava: gordura. Ou seja, na verdade ele parece-me ter uma disfunção hormonal e acaba produzindo muita gordura cebácea nos póros.
      Levei em três médicos e disseram que a única coisa a ser feita, era extrair a gordura…
      E que voltaria tudo novamente….
      “Bernardo” só como ração light…
      Alguém sabe me dizer o que fazer?
      Ele se coça demais por conta desses cistos… Imagino a agonia que isso deve causar, visto que quando temos uma única espinha no rosto, incomoda bastante… Imagine várias espalhadas pelo corpo…
      Vez ou outra estoura e consigo tirar a gordura.
      Alguém pode me ajudar?
      Obrigada.
      Nicolai.

    4. DEISE ALVES disse:

      30 de Janeiro de 2013 às 10:31

      Adoro mãe de cachorros.
      Acho muito legal , o que sempre é colocado para saber lhe dar com nossos bichinhos!
      Um abraço

    5. Mona disse:

      30 de Janeiro de 2013 às 08:39

      Nossa, tudo de bom esse post! Essa semana um gatinho morreu por pura falta de ação dos donos. Eles resgataram um gatinho filhote com a bundinha p fora e demoraram uma semana com ele em casa, quando o gato estava já a beira da morte levou numa agropecuária (que muita gente confunde com consultório veterinário, pq diz que veterinário é caro e muitas vezes gasta + do que gastaria no vet pra dar remédios errados que só agravam a situação do animal.) mas o dono de la me ligou e eu disse p ela correr p vet, ela foi embora!!! Dias depois apareceu lá pedindo ajuda. Eu mandei internar o gato, ele passou dias no soro ate ficar forte p ser operado. Foi operado com sucesso e foi bem p casa. Blz. Cinco dias após a cirurgia eu vindo do trabalho resolvi visitar o gato, achava q ia ve-lo pulando… O gato tava letárgico e segundo eles não comia há três dias!!! Eles não deram a medição do pós operatório!!!! Era um baitryl, e umas gotas de óleo mineral que eu comprei e coloquei na mão da pessoa !!! Santa preguiça! Eu sai de lá com animal nos braços, acordei o vet, mas o gato faleceu ontem pela manhã. Dá vontade de nunca mais ajudar ninguém. Ficou lá a conta do vet pra mim e o gato morreu! Pelo Amor de Deus, se quer ter um animal tem que saber que se ele não come ou está prostrado requer cuidados veterinários imediatos!!!! Desculpa, tô revoltada Ana… Mas adorei esse post, mega necessário!

    6. Me disse:

      4 de novembro de 2011 às 20:05

      Isso realmente tem que prestar atenção! Tenho uma vira-lata que veio da rua em metade de maio que sempre foi muito agitada, brincalhona. Vivia correndo e não parava um minuto. De um dia pra outro ficou quieta, só queria ficar deitada, não quis comer.

      Isso foi na semana passada quinta a tarde, ai a gente esperou pra ver se sexta ela melhorava (podia ser um mal estar, tava calor) aí sexta ela continuou na mesma. Aí sábado de manhã levamos ela num veterinário que deu vermífugo mas ela voltou pra casa e continuou a mesma coisa.. E eles só disseram pra observar, que se ela continuasse assim, segunda era pra levar de novo e fazer exame de sangue. Mas sábado de noite ela ficou muito mal (sinceramente achamos que ela não passaria daquela noite!!!) e eu fiquei tão desesperada que fui na internet procurar algum veterinário que atendesse domingo, já que a maioria fecha… Achei um hospital veterinário de uma faculdade conhecida na minha cidade e levamos ela lá, e só da veterinária fazer uma avaliação “de olho” constatou que ela tava com muita dor abdominal (por isso não comia nem conseguia andar direito) e disse suspeitar de cinomose ou parvovirose!!!!!

      A veterinária disse que ela tinha que ficar internada, porque se a gente levasse ela pra casa, iria morrer!

      Nossa pequena guerreira tá no hospital até hoje, sem previsão de alta, e foi confirmada parvovirose. Graças a Deus tivemos notícias boas ontem, que ela já voltou a comer e não vomita mais, apesar de ainda ter diarréia. E se Deus quiser ela vai se curar e ficar boa logo logo!!! =)

      E sei que isso só acontece porque não esperamos ela ter muitos sintomas ou piorar pra levar no veterinário, ela só vomitou em casa uma vez, o resto dos sintomas teve no hospital. Mas tá sendo muito bem cuidada e tratada agora. Por isso NUNCA esperem muitos dias pra levar seus bichinhos ao médico, pode ser grave!!!! Certeza se tivemos esperado o tempo que o primeiro veterinário disse, iriamos ter perdido ela… E também se sua intuição disser, NÃO acreditem em apenas um diagnóstico, se precisar leve pra outro pra uma segunda opinião!!!

      Bem, é isso, desculpe o texto grande rsrsrs
      Foi mais um desabafo e um alerta, seu site é ótimo!
      Bjs!!!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        5 de novembro de 2011 às 02:38

        Oi Melina,

        ÓTIMA sorte pra tua pequena! Que ela se recupere logo e fique super bem.

        Beijo e, por favor, NÃO a vacinem tão cedo. Parvovirose é muito grave e agora ela precisará de um bom tempo para ficar 100%, se vcs a vacinarem ela pode ficar gravamente doente porque a imunidade vai pro chão na época que sucede a vacinação, ok?

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados