• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    SAÚDE cães e gatos: Conheça as doenças e acidentes mais comuns que você pode prevenir de maneira bastante simples!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 15 de outubro de 2012

    diz o ditado popular que é “melhor prevenir do que remediar”. E como com saúde não devemos brincar, que tal ficar de olho nas situações abaixo e manter seu peludo saudável?

    Doenças periodontais e bucais: o uso regular de ossos carnudos e crus (meaty bones) é garantia de boca saudável. Para cães e gatos que alimentam-se de rações industrializadas então, deveria ser obrigatório! Quer entender o que é, afinal de contas, um osso carnudo e cru e como oferecê-lo a seu peludo? Acesse o link Guia sobre meaty bones e tire suas dúvidas!

    Leia também: Fio dental natural: conheça uma alternativa saudável para limpar os dentes do seu gato (ou cão de pequeno porte)!

    E os veterinários que me desculpem, mas limpeza de tártaro com seus riscos de anestesia e custos elevados pra mim não é prevenção, é remediar uma situação que não precisava chegar a um estado tão crítico a ponto da limpeza ser necessária.

    Doenças do trato urinário (mais comuns em gatos): Dieta apropriada (o mais úmida possível) e enriquecimento ambiental (o tédio e o estresse acentuam a predisposição) são tudo que você precisa para mantê-las longe do seu amigo de patas. De novo, se seu animal já chegou ao ponto de precisar de cirurgia ou de rações terapêuticas, desculpem, mas a doença não foi evitada, ela agora está sendo remediada…

    Leia também:

    Piometra (infecção no útero): A piometra precisa de cirurgia de emergência para retirada do útero cheio de pus e de cuidados específicos depois. Além de ser muito mais caro operar a piometra, existe o risco dela matar a cadela ou a gata antes de ser sequer diagnosticada, ou até mesmo depois, durante a cirurgia ou no pós. Prevenção 100% garantida? Castração! Cadelas e gatas castradas têm seus úteros retirados, logo, não há como desenvolver a doença, cada vez mais comum.

    Leia também: Especial sobre piometra – Leiam com atenção, o assunto é importantíssimo!

    Acidentes com objetos/substâncias que podem ser inalados/engolidos: Quem não tem um cachorro que já tenha comido algo que não deveria? As opções são as mais variadas, de esponjas de cozinha a plantas tóxicas. Prevenção? Ter bom senso e manter afastado ou arrumado dos pets tudo que possa causar acidentes, inclusive móveis que não estejam bem firmes e que possam cair sobre cães e gatos.

    Leia também:

    Quedas: Muitos gatos perdem a vida ou ferem-se gravemente caindo de janelas e sacadas. Pulmões rompidos, mandíbulas fraturadas e membros quebrados são as consequências mais comuns. Prevenção 100% garantida? Mantenha-os dentro de espaços telados.

    Leia também: Distraia seu bichano!! Alternativas para manter seu gatinho ocupado, feliz e seguro, dentro de casa.

    Categoria: Gatos, Guarda responsável, Piometra, Rins / Doença renal, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    10 Comentários:

    1. Maria Cristina Lopes disse:

      21 de outubro de 2012 às 01:54

      Agradeço por existir este site e nos orientar com os nossos PEQUENOS !!!!grata, cris

    2. marizete assis alves disse:

      16 de outubro de 2012 às 17:41

      Adorei tudo. Sempre encontro artigo que me interessa,Encontrei uma cadela na rua, estava com escorrimento amarelo, logo pensei em Piometra, levei a vet, fez exames e logo operou, p/ nossa surpresa, ela estava com 11 grãozinhos emfileirado em seu útero e cheio de pús, que coisa doida não é ? Graças a Deus e a vet, ela está comigo em recuperação. Passa bem agora..Obrigada Ana.

    3. Luciana Rodrigues disse:

      14 de agosto de 2012 às 22:59

      Ana, é um pouco dificil manter essas coisas longes, ainda mais quando o filho da gente já é de grande porte e pula em todos os armarios para poder pegar coisas. Estou policiando ele, mas ele chegou a mastigar meu celular, morri de m edo dele ter se machucado, o celular a gente compra outro, substitui, mas o cão não! Estou prestando mais atenão nele.

    4. Elisabeth disse:

      24 de maio de 2012 às 10:32

      Bom dia!
      por gentileza alguem me ajuda,moro em um condominio onde tem varios gatos por baixo do prediod e coloco ração aos mesmos 3 vezes ao dia bem como mantenho agua limpa e tratada sempre fresca os bichinhos ja conhecem e sabem a hora que desço pra alomenta-los so que o mais novinho dos gatinhos deve ter por volta de mais de um mes notei uns dias atraz como pelando uma das patinhas trazeiras na parte interna ha 4 dias por ai observei q ele ja ñ tava com a mesma alegria e energia dos dias atraz pq era bastante esperto corredor, agora ha 2 dias qdo descir com o alimento o vi arrastando a pata como se esteja quebrada paralisada arrastando toda pra traz tentei pega-lo mas ñ deixou e fiquei impossibilitada ate pq ñ tenho habilidade nesse caso dai ele sumiu se escondeu ñ sei onde aparecendo somente ontem qdo olhei da janela do meu ap e qdo la cheguei ja ñ o encontrei mais. Porem hj cedo qdo descir todos os outros ja esperavam pelo alimento inclussive omesmo arrastando, mas tb se afastou com medo, ñ sei o quezar nem sei o que aconteceu de fato ñ sei se ta se alimentando. por favor ajude-me numa solução, inclussive ja ouvir varias versãoes uns me dizem que e uma doeça que dar em gatos e cachorros que paraliza e leva a obto e contagiosa, outros dizem que pode ser machucado afinal o q faço o que me dize. por favor to angustiada e nervosa com essa situação do bichinho e ñ tenho habilidade pra cuidar nesse caso.
      Grata por sua atenção me diga algo urgente por favor Elisabeth

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        26 de maio de 2012 às 13:30

        Elisabeth, pode ser doença, pode ser machucado, pode ser espancamento. A única maneira de você saber é capturando-o e levando ao veterinário. Você pode usar uma gaiola ou caixa de transporte para fazer uma armadilha. Bote comida lá dentro, bem no fundo da caixa e prenda a porta da caixa com um barbante longo, qdo o gatinho entrar para comer você corre e fecha a porta.

    5. camila disse:

      25 de janeiro de 2012 às 16:23

      gostaria de saber de vc também se aqui em manuas existe alguma clínica que possue planos de saúde para cães e gatos.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        25 de janeiro de 2012 às 17:03

        Oi Camila, infelizmente não sei responder. Procure o Conselho Regional de Medicina Veterinária!

    6. camila disse:

      25 de janeiro de 2012 às 16:20

      olá, a dois dias atrás perdi uma gatinha, mas não sei dizer o por que de sua ida. Ela estava em casa e derrepente começou a se dabater toda seus músculos se contraíram, e soltou fezes gostaria de saber se isto é possível ser consequência de verme. Não sei se bvc pode me ajudar, espero res´postas.
      obrigada.

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados