• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Feliz dia do Saci Pererê! Ué! Mas hoje não seria "Feliz Dia das Bruxas"?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 31 de outubro de 2012

    Mas que diabos é o Halloween mesmo? Em 2007, até falei dele, em 2008 passou batido. Para ajudar quem, como muiiita gente, não entende bem a data, achei um texto bem instrutivo pra gente e colei um pedacinho aqui. Para lê-lo inteiro, clique aqui.
    De quebra, descobri mais coisas que não sabia e que são bemmm brasileiras: hoje é Dia do Saci Pererê!! Lembram dele? Quem é ‘da minha época’, o conhece, hehe.
    Para ler mais sobre este personagem do nosso folclore – que pode participar numa boa da festa das bruxas, junto com fantasminhas, mulas-sem-cabeça, vampiros (super na moda ultimamente), lobisomens, abóboras macabras & afins clique aqui.
    “No Brasil, o Halloween é popularmente chamado de “Dia das Bruxas” e sua comemoração é recente. Geralmente as escolas de inglês é que promovem festas para comemorar a data, como forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. Há quem defenda que o Halloween não tem nada a ver com a nossa cultura e que a data não deveria ser comemorada aqui. Para essas pessoas, o Brasil tem um folclore muito rico e isso deveria ser mais valorizado. Devido a essa reivindicação, em 2005 o governo brasileiro criou o Dia do Saci, também comemorado em 31 de outubro.
    Nos Estados Unidos o Halloween é caracterizado por histórias assustadoras de fantasmas, fantasias elaboradas e brincadeiras bizarras.”
    Pra quem acha graça em ver animais fantasiados (não sou muito fã, mas se eles estiverem confortáveis e felizes, até vale), clique aqui e aqui para conferir algumas fantasias de Halloween no mínimo intrigantes…
    Um lado triste, cruel e realmente assustador do Dias das Bruxas é o uso de gatos, principalmente pretos, em rituais. Lembram das campanhas educativas da Silvana Borges? Esta vem bem a calhar na data de hoje…
    Clique na figura para lê-la ampliada.
    Categoria: Campanhas, Notícias
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    3 Comentários:

    1. Ana Corina disse:

      1 de novembro de 2009 às 19:21

      Ai gente… O ser humano é uma COISA… É muito triste ver os extremistas por todos os lados… As pessoas simplesmente NÃO têm capacidade de manter a mente aberta e o triste é que vidas são destruídas por conta disso… E religião é dos assuntos mais polêmicos e irracionalmente percebidos…

      Bjo,

    2. Carol e Allan disse:

      1 de novembro de 2009 às 15:13

      Vale lembrar que a associação dos gatos pretos com o mal foi feita pelos cristãos na idade média, e que o Halloween original, que nem tinha esse nome, era apenas um festival que marcava o fim do verão e o inicio do ano novo celta.
      Aliás, o próprio cristianismo, religião da imensa maioria dos brasileiros, tem origem na cultura judaica. Assim, todas as festividades cristãs não têm origem na nossa cultura.
      O Halloween é apenas uma brincadeira divertida e não deveria ser levada tão a sério pelos puristas.

    3. Anonymous disse:

      31 de outubro de 2009 às 11:46

      Fiz um post no blog da oba sobre gatos pretos. O problema realmente é sério! Se vc digitar "gato preto" no google vai se assustar: tem sites ensinando o passo a passo de rituais abomináveis com estes animais! Fiquei chocada! A ignorância humana não tem limites!
      Eu tive um gato preto que misteriosamente desapareceu… não gosto nem de pensar no que possa ter acontecido com ele, meu pretinho lindo…

      Li

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados