• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Dúvida do leitor: meu filhote só quer saber de morder, e agora?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 8 de agosto de 2012

    Essa é a típica dúvida que exemplifica o que praticamente todo mundo que já lidou com um filhote de cachorro passa durante um período. Filhotes mordem, mordiscam, experimentam o mundo com o boca. Piora entre os 4 e 6 meses, quando trocam os dentes de leite pelos definitivos. E pode continuar a vida toda caso o comportamento não seja devidamente tratado. Acontece que cães são geralmente separados MUITO cedo da mãe e irmãos, o que NUNCA deveria acontecer antes de 8 semanas de vida (sim, dois MESES e não os absurdos 45 dias que todo mundo segue). Estar com as mães e irmãos até no mínimo 2 meses de vida ensina muita coisa aos filhotes, inclusive etiqueta básica, que passa por não morder os outros. Alegre Filhote ou cão adulto muito mordedor? Pode apostar, foi tirado da ninhada cedo demais.

    Como sempre, a dica básica para quem tem filhote canino em casa e frequenta o Mãe de Cachorro, é ler os posts da Série Filhotes, pois muita coisa é respondida só com o material que já tem lá (assim como o Guia de Raças, a Série Filhotes ainda está longe de terminar, então eventualmente há post novo, fiquem sempre de olho!).

    Para ajudar a Taiane e sua Lisa, pedi à querida amiga e adestradora Fúlvia Andrade, do blog Canto dos Bichos para dar uma mão.

    Eu adotei a Lisa faz quase um mês, a veterinária disse que ela tinha aproximadamente dois meses. ela foi jogada no pátio de uma casa e o dono então deixou ela num pet. como todo filhote ela adora bagunçar, não destrói muitos objetos ainda, mas ela não pode ver um pé ou uma mão que já morde. o que me preocupa é que ela é muito agressiva quando está brincando. se eu tiro algo dela e dou o brinquedo pra ela morder ela fica visivelmente irritada e ataca a gente. ela rosna, e machuca com os dentinhos finos. eu falo “ai ai”, saio de perto, mas ela corre atras e vem morder. quando tento escová-la ela também fica brava e a tentativa de dar banho foi desastrosa, saí toda arranhada, ela chora desesperadamente, parece que to judiando dela. Posso assegurar que ninguém aqui em casa judia dela, até meu pai que é estressado se controla e quando ela começa a atacar ele a única coisa que ele faz é tirá-la de perto e parar de brincar. Fora isso ela está indo bem, ainda faz xixi ou coco fora do jornal, mas poucas vezes. se puderem me ajudar a acalmar a ferinha eu agradeço, se for normal vou continuar exercendo paciência, muita paciência. obrigada desde já. Taiane Chermont

    Orientações da Fúlvia:

    Olá Taiane!

    Pela sua descrição, a Lisa parece que foi separada muito cedo da mãe e irmãos, o que caracteriza ela não entender quando vc diz “AI” e para de brincar quando ela morde. Dificilmente ela está sendo agressiva: ela é muito novinha ainda pra mostrar sinais de agressividade. Ela está sim mostrando a frustração dela ao morder de volta: ela queria morder sua mão, não o brinquedo. Muito bacana o que você e seu pai têm feito: dizer AI e parar a brincadeira quando ela morde. Se possível, coloque uma barreira física entre vocês nesta hora: feche-a num cômodo separado ou você vai para outro cômodo da casa e fecha a porta (alguns segundos). Recomece a brincadeira já com o brinquedo e, assim que ela pegar o brinquedo, elogie bastante, brinque mais e dê petisco.

    Quanto a acostumá-la com a escova, faça o seguinte: mostre a escova pra ela, deixe-a cheirá-la, diga “ISSO” em voz animada e dê um petisco. Repita mas cinco vezes. Aproxime a escova da pata, diga “ISSO” e dê um petisco. Encoste a escova em partes do corpo dela (começando onde ela aceitar mais ser tocada e terminando em áreas mais “críticas”), sempre falando “ISSO” e premiando com um petisco. Não se preocupe em fazer tudo no mesmo dia: vá aos poucos, ela precisa de tempo. Faça o mesmo com a sua mão (para ela aceitar carinho, massagem, que você a examine etc). No banho a mesma coisa: deixe o chuveirinho ligado, sem ela ver (box fechado com o chuveirinho ligado e ela fora do box), diga “ISSO”, dê um petisco. Depois, passe para chuveiro ligado com ela dentro do box; chuveiro ligado molhando a patinha da frente; molhando as duas patinhas; molhando as quatro patinhas; e assim por diante. De novo, sempre indo com calma: a chave aqui é ela fazer associações positivas e passar a gostar muuuuito desses momentos, ao invés dela morder.

    Também é importante que ela seja socializada com pessoas, crianças, cães, animais, barulhos, objetos etc e tenha aulas de obediência básica (se precisar, procure um adestrador para ajudá-la, um que trabalhe com reforço positivo e não faça uso de punições). Ter um filhote dá trabalho mas, se nos dedicarmos bem a ele, será um ótimo companheiro quando adulto!

    Categoria: Adestramento, Agressividade, Mordidas
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    72 Comentários:

    1. jéssica disse:

      4 de abril de 2014 às 23:16

      Mesmo ela rosnando e mordendo eu tiro o petisco (mas eu protejo a minha mão com um pano rsrsrs), mostro liderança pra ela, por exemplo, eu me alimento sempre antes dela, ela só entra em cômodos da casa depois de mim, digo não quando ela rosna, mas o meu NÃO, não está adiantando de NADA. me ajudem por favor!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        5 de abril de 2014 às 22:16

        Jéssica, essa questão da liderança está caindo por terra com os novos estudos sobre comportamento canino. Sugiro que leias dois livros: “A cabeça do Cachorro” e “CãoSenso”. Melhor do que o ‘não’ neste caso seria fazeres um barulho do tipo “ai, ai” sempre que ela encostar os dentes em você e, sem seguida, sair de perto e parar totalmente de brincar com ela até que acalme. Mas não mantenha nem contato visual, ignore mesmo! Veja os outros textos, tem um inclusive pra ensinar a controlar a força da mordida.

    2. jéssica disse:

      4 de abril de 2014 às 23:13

      Olá…BOA NOITE!!!

      Tenho uma yorkshire de 3 meses e quando dou petisco (daqueles de palitinhos) pra ela, ela rosna e morde, ao me aproximar dela quando ela está comendo esse petisco, ela já corre,e ela morde tão forte que machuca…o que eu posso fazer pra isso melhorar?

    3. jairla disse:

      28 de março de 2014 às 12:27

      oi tenho um pincher(marley) ele tem um 1 e meio,ele ta muito agressivo,so sabe brinca mordendo e muchuca muito,nao consigo fazer carinho nele,nao mim obedecer,o que faço?

    4. olivia disse:

      25 de março de 2014 às 23:46

      Ola mamães. .tenho um filhote de 52 dias , o pai é um akita enorme e a mae é mistura de pincher com basset..gostaria de saber primeiro se ele vai ficar grande , to torcendo um monte pra isso. A outra pergunta é que o Marley ainda é novinho, estou com ele a 3 dias , e ele treme muito , nao sei se é de frio ou de medo por estar em um lugar diferente. Ele foi separado da irma. Outra duvida é em relação à ele comer.. eu tenho que dar na boquinha dele porque ele nao vao ate o potinho da comida. Quando ele começa a me morder muito eu acho que ele quer mamar sei la e dai eu ponho ele pertinho da comida e dou pra ele , ai ele come. Ele nao dorme na caminha dele tbm so quer dormir com a cabeca num degrau da escada e o corpinho no outro..tenjo medo de ele estar muito triste … o que eu faco..amo meu Marley !! 🙁

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        1 de abril de 2014 às 09:28

        Oi Olívia,

        com 52 dias já era para ele estar mais espertinho. Ele tem dentinhos bem afiados?

        Não tenho como saber o porte que terá e nem consigo entender como essa cruza aconteceu, já que os pais são cães de portes TÃO diferentes! Nossa, coitada dessa cadelinha 🙁

        Você o levou ao veterinário? Ele precisa fazer consulta, tomar vermífugo etc. A vacinação seria legal que comece mais tarde, por favor leia textos e comentários do link http://www.maedecachorro.com.br/category/vacinacao

        Quanto a dormir com a cabeça em um degrau e o corpo em outro, não há problema. Se ele gosta assim, deixe que aproveite enquanto ainda cabe nos degraus, hehe.

        O que ele está comendo? Veja estes sites, que legais: http://www.cachorroverde.com.br e http://www.tendenciasnaturebaspets.com.br

    5. Nathaly Pires disse:

      19 de março de 2014 às 13:56

      Olá,tenho uma cachorrinha que tem 3 meses e meu pai encontrou ela e levou para casa ela é da raça West highland white terrier misturada com vira lata mais vira lata do que raça o nome dela é meg e eu nao consigo dar banho nela so o veterinario e como eu moro em apartamento ela tem que tomar banho uma vez por semana, mais sempre quando vou dar banho ela começa a latir e me morde ela ja me mordeu na mao e furoou começou a sair sangue ela ta muito agressivinha mais eu amo ela, a meg qualquer coisa que agente faz quando ela quer ela começa a rosnar latir mais a coisa complica no banho ela morde mais uma coisa eu consegui ela ta quase mijando no jornal so as vezes que ela mija fora mais quando ela mija dentro eu faço muita festa e dou petisco eu queria a sua ajuda para eu conseguir dar banho nela. obrigada beijaoo

    6. Karla Marque disse:

      28 de fevereiro de 2014 às 17:09

      Olá! Tenho um poodle de 2 meses, e meu bebe só quer ficar no colo! Qndo não conversarmos com ele ou estamos segurando ele choraminga muito! O que tenho que fazer?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        19 de março de 2014 às 05:48

        IGNORÁ-LO e ensiná-lo a ser CACHORRO, não bebê! Se ele choraminga e ganha colo, vai parar de chorar por q? Colo NUNCA deve ser dado após broncas, quando o cão demonstrar medo, quando chorar etc. Colo é reforço positivo e só deve ser dado quando o animal estiver tranquilo, agindo ou reagindo bem. A Série Filhotes vai te ajudar a aprender um pouco sobre cães: http://www.maedecachorro.com.br/2010/08/serie-filhotes-no-mae-de-cachorro-%E2%80%93-indice-dos-posts.html
        Deixe seu cão ser um cachorro, poodles já são muito inteligentes, quase humanos, se você reforçar isso terá um cão infeliz, neurótico e sofredor.

    7. glenda disse:

      19 de fevereiro de 2014 às 17:29

      oi boa tarde, comprei um filhote de pequinês chinês, segundo o cara que me vendeu, é uma fêmea, ela é muito, sagica, brincalhona, além de fofa, é claro, além de suas brincadeiras, a preferida é a de morder, só que as mordidas estão ficando cada vez mais fortes, ela não me obedece muito, além do

      • glenda disse:

        19 de fevereiro de 2014 às 17:34

        que já dei alguns tapinhas de leve no bumbum dela, meu marido bateu com uma rolo de papel axoq eu de leve também nãos sei, depois disso percebi que ficou mais irritadinha e tremendo um pouco…e só de tremer quando eu a pego no colo, isso é normal??? ela me enfrenta e sempre que pode quer me morder….não sei mais o que fazer…..ela está caminhando pra dois meses, por favor responda no meu email…preciso de algumas dicas….

    8. cesar schnaider disse:

      16 de fevereiro de 2014 às 16:36

      Olá,tenho um yorkhire e ele já ta com dez meses mas tem vezes que ele brinca com a gente e ele morde muito,ás vezes pego o chinelo e ele corre,mais só faço barulho pois nao tenho corage de bater nele,as vezes ele obedece e não morde mais,só que ás vezes ele me encara com o chinelo e não tem jeito,mais a maioria das vezes eu deixo ele morder e nao o contrareio,será que estou agindo correto?senao como proceder?lembrando que ele já esta indo para faze adulta,eu tenho medo dele nunca perder esta mania de morder,agradeço se puder me ajudar…

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de fevereiro de 2014 às 12:35

        Cesar, leia o texto e os outros comentários, por favor. Está tudo bem respondido anteriormente já.

    9. Mayra Nattaly disse:

      18 de janeiro de 2014 às 08:34

      Aqui perto de casa tem uma gata que mora por aqui faz um bom tempo e nesta segunda feira ela deu crias aqui em casa 🙁 minha mae ficou uma fera mais ela agora esta protegida com uma protetora dos animais q mora por aqui :)mais qnd eu vou poder pegar nos filhotes estou tao anciosa me mandei resposta bjs

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        23 de janeiro de 2014 às 00:04

        Mayra, isso quem vai decidir é a protetora, mas o bom é que eles tenham ao menos 2 meses. Por favor, castre seu filhote, ok?

    10. valeska disse:

      17 de janeiro de 2014 às 21:16

      Olá, tenho um cachorrinho shytzu 01 ano e meio, até umas 02 semanas atrás esse cachorrinho demonstrava muito amor por mim, onde eu ia ele estava atrás, subia na minha cama todas as manhãs, ia ao banheiro, fiava perto de mim durante minhas refeições, enfim, sempre estava ao meu lado… De um tempinho para cá, ele não faz mais nada disso, nem pula em mim quando eu chego do trabalho. O que explica esse comportamento?

    11. Maria Luisa disse:

      16 de janeiro de 2014 às 08:07

      Tenho um filhote que hoje está completando 43 dias , ganhei ele de doação , sua mãe é uma pastor alemã e pai vira lata . O problema é que o cãozinho não sabe fazer outra coisa a não ser morder , isso me preocupa , quando ele crescer as suas mordidas vão machucar , é normal o filhote morder mesmo ou não ? Se não , oque pode ser feito para ele não morder mais , obrigada desde já.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de janeiro de 2014 às 12:21

        Maria Luisa, tuas respostas estão no texto e nos comentários anteriores. Leia tudo, está inclusive dito mais de uma vez. Ele tinha era que estar com a mãe e irmãos, aprendendo a NÃO morder. Há texto sobre como ensinar cães a controlar a força da mordida também, leio os comentários anteriores e os textos do tópico “mordidas” (veja o rodapé do blog).

    12. TATIANA RIBEIRO disse:

      13 de janeiro de 2014 às 13:26

      Olá, deixaram na minha porta um cachorro com apenas um dia ele ainda tinha o cordão umbilical, adotei na hora levei ao veterinário que indicou o leite para dar a ele, depois de uns 15 dias ele começou a ter convulsões ficou internado o veterinário falou até em sacrificar o bichinho, por conta de uma infecção no intestino, tomou os medicamentos e começou a comer papinha adequada passado uns 3 dias da alta, voltou a passar mal, foi internado outra vez agora em hospital muito mais adequado, voltou pra casa, nunca mais teve nada, pelas minhas contas ele está com 2 meses agora, mas ninguém consegue brincar com ele, pois ele só quer morder, coloco a mão para fazer um carinho e ele já vem com os dentes afiados, pegar ele no colo é uma luta fica se virando todo rosnando para morder a gente, o que faço com ele? Ele é muito fofo.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        15 de janeiro de 2014 às 17:52

        Oi Tatiana, parabéns por salvar esta vida! Leia o texto com atenção e os comentários anteriores ao teu, pois está tudo bem explicado sobre o assunto, ok?

    13. Melissa disse:

      28 de dezembro de 2013 às 10:26

      Olá.. minha história é assim: moramos num pequenino prédio de apenas 2 aptos, com pátio. Nesse pátio, o vizinho tinha uma cadela que deu cria, apenas 2 filhotes, nasceram dia 28/nov. Mas esse pátio tem um salão de festas e tem mta circulação de carros. E no natal, dia 25/dez, tivemos uma triste fatalidade onde uma das filhotes foi atropelada e não resistiu. Então resolvemos trazer a outra pequena para o apartamento. Todos os dias propiciamos encontros da mãe com a filhote. MAS, acontece que a filhote fica desesperada pra mamar, e a mãe parece não estar querendo mais amamentar. E então a filhote começa a rosnar pra própria mãe, que se afasta. A pequena ainda não come ração.. então penso que ela esteja com mta fome!!

      O QUE FAZER?!

    14. eduarda disse:

      15 de dezembro de 2013 às 10:15

      eu tenho uma cadelinha da raça pincher ela veio da rua nos a adotamos mais ela tem muito medo e quendo vamos tocala ela dispara e se nos aproximamos ela morde. oq fasso para q ela entenda q nos nao vamos maxucala

    15. Aline M disse:

      9 de dezembro de 2013 às 02:04

      Eu tenho um cachorro de cinco anos que é um amor, peguei ele na rua e hoje é como se ele fosse meu irmão rs…sábado ( três dias atras) peguei um outro cachorro da rua e depois de cuidar, resolvi levar p casa, estava tudo ótimo até ver que esse cachorrinho novo quando esta comendo ou roendo algum petisco ele fica rosnando e chega a morder…o fato é que meu cachorro de cinco anos é super dócil e esse novo deve ter aproximadamente três meses e fica completamente agressivo…cheguei a tomar algumas mordidas e estou com medo! Não quero que eles briguem ou que possa vir a causar um grande problema dentro da minha casa. Já peguei amor pelo cachorro e não quero doar…mas tb não quero ter mais problemas em casa. Minha mãe gosta muito de cachorro, mas não quer um q morda as pessoas ou a própria familia…quero saber como posso mudar isso…obrigada

    16. Yasmin disse:

      2 de dezembro de 2013 às 15:21

      Eu tenho uma cadelinha de 1 ano de idade ela morde tudo oque vê pela frente principalmente (Tenis, sapato, sandalia e chinelo)e alem disso ela e muito bagunceira so obedece quando quer e minha mãe disse que se eu não der um jeito nisso ela vai dar minha cadelinha oque faço???

    17. waleria iazaki disse:

      22 de novembro de 2013 às 22:58

      Tenho um shit tzu de 4meses logo quando chegou ele brinca de morder,que é normal,mais ultimamente eele anda muito violento.
      sejogo qualquer coida na lixeira da cozinha , ele tenta pegar com a lixeira fechada e se ele sente o cheiro de carne elee rosna e avanca nao deixando ninguem chegar perto.
      hoje ele pegou um lanche do meu filho que estava no sofa,quando fomos pegar dele ele rosnou e avancou,mesmo batendo com o jornal no chao ele nao soltou oblanche, o que faço com ele.
      dou somente raçao,ele nao come a mesma comida que comemos

    18. Matheus Neto disse:

      9 de setembro de 2013 às 19:44

      Bom eu tenho uma pinscher filhote aproximadamente 3 meses. não sei precisar por que comprei de uma pessoa que não sabia o dia exato em que ela nasceu, o problema é que com alguns dias ela vem se mostrando muito agressiva comigo, o estranho é que moro com um amigo e ela é extremamente carinhosa e brincalhona com ele.. ja comigo ela não pode v minha mao no chão que ela ataca.. sobe em cima como se quizese dominar, quando eu tento tirar a mão ela avança de verdade rosnando e mordendo,(chega a sangrar) não estou sabendo como lidar com esse problema nem sei por que ele esta reagindo assim..

    19. Natalia disse:

      22 de agosto de 2013 às 21:06

      Olá, ganhei um filhote de yorkshire mais não sei quanto tempo ele tem. queria saber com que idade ja posso dar banho nele, e com relação a vacinas e vermifugos, oque devo fazer?

    20. Gabriela disse:

      10 de agosto de 2013 às 12:19

      Olá adotei um filhote de vira-lata a 1 mes hj ele está com 5 meses mais estou com problemas.Ele é muito docil,carinhoso,brincalhao mais as vezes ele fica irritado e começa a me morder e rosnar pra mim chegando a machucar.sempre quando ele faz isso eu logo corrijo e digo “NAO” ate que ele entende e dou um carinho e um petisco mais queria muito que ele nao mordesse com tanta agressividade.ja estou treinando ele na guia pois quarta ja vai poder passear e novamente as vezes ele me ataca e fica mordendo a coleira e nao querendo andar mais me ajudem pf nao quero que ele se recuse a andar na guia durante seu passeio na rua… aguardo ansiosa a resposta 🙂

    21. Alessandra disse:

      8 de agosto de 2013 às 13:47

      Olá….
      Tenho uma pincher, ela esta com 8 meses, em casa ela é super carinhosa, não é de morder, as vezes quando está brincando, mas quando saio com ela no pátio do condomínio, se ela esta em meu colo, fica tranquila, as vezes começa a rosnar e quer ir para o chão, mas se saio com ela no chão, ela se torna agressiva com as pessoas, principalmente com as crianças, ela corre atrás e avança, chega até a morder, brigo com ela, falo que não pode, converso, na hora ela fica quietinha, mas no outro dia acontece a mesma coisa, já estou começando a ter problemas no condomínio por causa desse comportamento dela.. O que eu posso fazer. Me ajude por favor…

    22. VANDERLANE disse:

      1 de agosto de 2013 às 17:10

      OLÁ, AMEI OS COMENTÁRIOS!
      COMPREI UM FILHOTE DE PITBULL FEMEA, O NOME DELA É LIKA.
      ELA É MUITO DANADA E SÓ QUER FICAR MORDENDO TODO MUNDO.
      ELA FAZ COCÔ TODA HORA E XIXI TBM. SAIU PARA TRABALHAR 8 DA MANHÃ E SÓ VOLTO 18:00HS.
      FICO PREOCUPADA DE ELA FICAR TANTO TEMPO SOZINHA, TENHO MEDO DE QUANDO FICAR ADULTO QUERA MACHUCAR A GENTE, POIS DIZEM QUE OS PITBULLS NÃO SÃO DE CONFIANÇA. ME ACONSELHA NO QUE EU POSSO FAZER, SIM ELA NÃO ME OBEDECE, NA VDD ELA NÃO OBEDECE NINGUÉM SÓ FAZ O QUE QUER E QUANDO EU VOU BRIGAR COM ELA ELA FICA ME ENFRENTANDO TIPO QUERENDO AVANÇAR EM MIM. UMA DÚVIDA: EU POSSO DAR ESSES OSSOS QUE VC COMENTOU PARA ELA ELA TEM APENAS 2 MESES. OBG

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        2 de agosto de 2013 às 12:00

        Vanderlane querida,

        Mas por que você comprou a Lika se
        a)sabia que ela ficaria sozinha tanto tempo
        b)não tem confiança total na raça
        ???

        Sim, ossos CRUS e carnudos podem ser dados desde muito cedo, mas você precisa saber escolher o tipo de osso certo, ok? http://www.cachorroverde.com.br/index.php/ossos-recreativos/

        Sobre ela não te obedecer, só há 2 alternativas: ou você estuda muito sobre comportamento etc. e vai aplicando com ela, ou contrata alguém legal pra ajudar vocês. Só que é preciso ter MUITO cuidado. Ainda esta semana conheci o caso de um pitt que estava sendo adestrado na bancada, com tranco na coleira, com enforcador e estava super perigoso. Foi levado para um santuário, onde está sendo adestrado com INTELIGÊNCIA e amor e está outro cachorro!

    23. RAFAELA disse:

      2 de julho de 2013 às 11:57

      Oi comprei um filhote de schnauzer com 45 dias. Ela não é de chorar a toa, fica bem sozinha, más na hora que está com a gente é muito agitada, quer morder o tempo todo e rasga o jornal, no qual fez suas necessidades, como faço para corrigir este comportamento dela, já que tentei falar não, bater com jornal, bater o pé e nada resolve. E em casa ela me escolheu como dona vive atrás de mim, más não me obedece. Agora ela está com 75 dias.Aguardo por dicas.Obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        2 de julho de 2013 às 13:10

        Oi Rafaela,
        para tudo! Olha a idade da tua cadela! Ela é MUITO bebê e foi separada da mãe e irmãos antes do período ideal (8 semanas de vida). É natural que queira brincar o tempo todo e que não tenha limites (que teria aprendido se tivesse ficado em matilha até pelo menos 8 semanas de vida…).
        No texto há dicas sobre a questão das mordidas, vc leu? Leia os comentários também.
        Sobre rasgar o jornal, a menos que ela tenha outras distrações e que não fique sozinha por longos períodos, será natural brincar com o jornal também, e até mesmo com fezes e o que mais ela conseguir achar… Compre aqueles banheiros onde o jornal fica abaixo de uma grade de plástico, assim não tem como ela interagir com ele. E ofereça distrações pra ela.

    24. Grazielli disse:

      7 de junho de 2013 às 09:29

      nossa adorei o site, li todos esses comentarios pra ver se dou um jeitinho da minha pequena golden de 2 meses parar de fazer tanta arte ela ja rasgou uma coleção de roupas e qnto mais eu tento tirar mais ela puxa, e tudo que ve ela pega e sai correndo quer detonar com tudo mesmo.
      tem alguma dica a mais pra me dar alem dessas do post?
      ela dorme no quarto com um travesseiro que era da minha filha, ela adora deve ser por causa do cheiro como li aki, vivo do lado dela 24 horas e ela só se acalma qndo dorme, é um furacão, tenho um golden adulto macho e uma dalmata adulta femea deixo eles separado da filhota pq ainda estão estranhando ela, aos poucos vou interagindo eles com ela, minha dalmata é muito brava mais ja parou de latir nela só rosna qndo chega muito perto.
      estou com os braços tdos arranhados, as roupas rasgadas rsrs, alguma dica a mais pra eu seguir? ela é Golden retriever tem 2 meses, peguei ela com 45 dias.
      obrigada, vou ler o site tdo…. bjus

    25. Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

      11 de abril de 2013 às 16:10

      Gisele,
      1) vc leu este texto onde deixou seu comentário? Leia também os comentários, ok?
      2) Cachorro tem cheiro de cachorro… A única alternativa pra ele ter o menor cheiro possível é oferecer alimentação natural, veja http://www.cachorroverde.com.br. Também podes escová-lo todo santo dia, manter o pelo curto e NÃO dar mais do que 1 (UM, UNZINHO MESMO) banho POR MÊS!
      Quanto mais banho, mais fede.

    26. Gisele disse:

      11 de abril de 2013 às 09:01

      Oi, comprei um shitzu que é uma gracinha, mas vive mordendo o pé da minha filha de 6 anos, e já esta machucando, ela não pode dar um passo 🙁 moro em apartamento e não sei o que fazer pra tirar o cheiro de cachorro que fica em casa. Me ajude por favor!!!

    27. André disse:

      23 de março de 2013 às 20:57

      Olá, tenho uma labradora de 4 meses, e ela morde todo mundo inclusive eu, talvez ela morda de brincadeira, mas os dentes como ainda estão em fase crescimento, chegam a machucar. O que fazer?

    28. Aline Cassia disse:

      27 de fevereiro de 2013 às 22:09

      olá meu nome é aline, e tenho um filhote chamado larry, bom estou com grandes dificuldades de mante-lo mais calmo ele tem mais ou menos 3 messes de vida mais é muito forte e esta se tornando muito agressivo, já tentei de todas as maneiras torna-lo mais calmo, faço carinho ou melhor tento fazer carinho pois raramente ele deixa, parei com as brincadeiras agressivas como jogar a bolinha pra ele correr e pegar, pq isso o torna mais agitado então fico sentada no chão e tento dar carinho ou pegar o brinquedo que ele gosta de morder deixo ele morder sozinho sem ficar jogando, bom em fim tento ignorar quando ele tem um comportamento agressivo mas já faz muito tempo que tento fazer de tudo pra torna-lo mais calmo mais não esta adiantando, o que devo fazer pois isso já esta me preocupando levei ele pro veterinário e ele não tem nada de clinico, então o que eu faço…. eu trabalho durante o dia e chego em casa no final da tarde ele não fica muito tempo sozinho fica pelo menos umas 7 horas por dia…. acho que não é muito tempo…

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        28 de fevereiro de 2013 às 12:13

        Aline,
        PELOAMORDEDEUS, você tem um BEBÊ de 3 meses e quer que ele fique 7 HORAS SOZINHO e não fique agitado? Isso NÃO É agressividade, é TÉDIO, falta de estímulos físicos e mentais, querida… Leia a Série Filhotes e dê um jeito de mudar essas 7 horas de solidão. Vc já ficou metade disso parada, sozinha em casa? É muito tempo sim.

    29. manoela disse:

      18 de fevereiro de 2013 às 14:52

      Adotei uma vira-lata com 40 dias, está agora com 3 meses, ela é muito agitada. Tenho dois filho (9 anos e 14 anos), não consigo ensinar a ela a não morder os meninos principalmente o pequeno, as vezes ela morde chegando a machucar. Eles muitas vezes desistem de brincar com ela por não darem conta das mordidas. Como faço para educá-la.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        18 de fevereiro de 2013 às 19:30

        Você leu o texto, Manoela? É por isso que insistimos tanto em pedir às pessoas que ADOTEM ANIMAIS JÁ ADULTOS E CALMOS, sabe? Para evitar situações assim. Tenha paciência, leia o texto e os comentários acima, com várias dicas, e tenha paciência. Vai passar logo essa fase, principalmente se ela for de porte pequeno. Você PRECISA dar ossos carnudos e crus pra ela roer (leia http://www.cachorroverde.com.br/index.php/ossos-recreativos/) e muita distração.

    30. Eliude Maria disse:

      5 de fevereiro de 2013 às 23:05

      Que legal descobrir vcs, me identifiquei com as várias dúvidas.Então vai a minha ganhei um filhote pincher “o pitoco” foi separado da mãe com 40 dias e quem o pegou não o quiz ai me deram amei e adotei de coração, só que como é de raça pequena qdo sei que já não é mais filhote, brigadu.

    31. jeniffer disse:

      19 de janeiro de 2013 às 22:21

      oi, tenho um filhote de 4 meses de scottish terrier que nasceu aqui em casa, em uma ninhada de dois bebês mas o outro filhotinho infelizmente não aguentou e morreu com 6 dias… agora o Joaquim (o bebê que sobreviveu), mesmo convivendo com 6 cadelas adultas é terrível brincando ele morde todos e tudo aqui em casa, mesmo tendo vários brinquedos. Tem uma das poodle de 7 anos que agora vive escondida porque ele brincando chega a ser violento (as outras saem de perto e as vezes chegam só a rosnar), ele tem o comportamento muito diferente do comportamento da mãe dele que é muito sociável tanto em casa como na rua.

    32. Jéssica disse:

      23 de dezembro de 2012 às 00:46

      Outra duvida eh que ela nao dorme na caminha dela, q eh comum e aberta, só dorme debaixo da cama, e escrivaninha, oq posso fazer pra ela dorminhão caminha??

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de dezembro de 2012 às 13:31

        GENTE, PELAMOR! Deixa a bicha dormir onde quiser. Pode estar quente na cama, o cheiro pode ser muito forte etc. Embaixo da escrivaninha pode ter cheiro dos pés de vocês e com isso ela se sente mais confortada etc. etc. etc. Experimente então usar uma blusa, não lavá-la e usá-la na caminha dela, pra ver se ela gosta. Já botou a cama embaixo da escrivaninha? Você lava a cama toda hora? Cães precisam de cheiros, não devemos ficar dando banho neles e nem nas coisas deles toda santa semana. Por isso a escovação e a alimentação natural (que tira o cheiro ruim) são tão recomendadas. Caraca, aqui em casa os meus só tomam banho quando vão tosar, isso a cada mês, mês e meio e não têm cheiro nenhum. Claro que ficam sujinhos de poeira, areia, mas isso não fede e eu limpo escovando ou passando uma fraldinha umedecida no vinagre de álcool e água.

        Eu acho que ela quer ficar perto de vocês, mesmo que pra isso precise dormir no piso duro (e geladinho!).

        🙂

    33. Jéssica disse:

      23 de dezembro de 2012 às 00:33

      Ola, tenho a mel, elas esta com 2 meses, peguei qdo tinha 1 mês e alguns dias, ela faz xixi no tapete higiênico e as vezes faz fora, e coco n faz no tapete, mt raro, isso de fazer xixi as vezes certo e errado pode ser por ser novinha??
      Com qual idade já pode da. Petiscos?
      Uma outra duvida, foi que no dia a levei pra vermífugar ela passou mal a noite, vomitou umas 4x. Precisa vermífugar denovo ?? Quase sempre me obedece qdo. Mando parar d morder, só qdo esta mto agitada q eh mais difícil. Será q vou ter problemas no adestramento por ter separado ela da mae e dos irmãos? De qto em quanto tempo devo dar racao pra elas? Quantas vezes por dia??
      Obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de dezembro de 2012 às 13:15

        Jéssica,

        por favor leia a Série Filhotes. Há vários textos lá que vão te ajudar, especialmente do 16 ao 19, pois são textos sobre adestramento pra usar o “banheiro”. Ela é MUITO nova, não vai conseguir controlar a bexiga até 5 meses. Deixe sempre uma sujeirinha de cocô no tapete higiênico e limpe onde ela fez errado com vinagre de álcool, SEM ela ver, ok? Qdo ela fizer no tapete, elogie muito.

        Idade para dar petiscos desses vendidos em supermercados e pet shops? NUNCA! São pura química e só servem pra deixar o pet doente e gastar seu dinheiro. Quer dar petiscos? Use pedacinhos de cenoura crua, pedacinhos de maçã (sempre pouco, pois muita fruta pode dar até diabetes), ossos crus e carnudos… NUNCA dê aqueles ossinhos digeríveis e palitos, são péssimos, podem matar o pet afogado (vários morrem), não são NADA digeríveis, provocam gastrite etc., enfim, um horror.

        Quer MESMO dar petiscos? Faça-os você, neste link há várias receitas e você poderá comer junto com ela 🙂 http://www.cachorroverde.com.br/index.php/category/receitas/petiscos-receitas/

        A vermifugação de filhotes é mais frequente. Você deu vermífugo líquido, plus (com 3 princípios ativos) e específico para filhotes? Se deu, na própria bula tem o esquema de vermifugação de filhotes. Se não deu, compre, pois é preciso vermifugar mais seguido neste começo de vida, depois só de 6 em 6 meses ou, se fores tratá-la de maneira mais “natureba”, apenas após fazer exame de fezes e eles acusarem algo, o que é muito mais saudável e correto fazer 🙂

        Querida, ela é um BEBÊ, não vai obedecer sempre. Está aprendendo TUDO. Por favor, leia a Série Filhotes.http://www.maedecachorro.com.br/2010/08/serie-filhotes-no-mae-de-cachorro-%E2%80%93-indice-dos-posts.html

        Não é legal separar da família canina antes de 2 meses (8 semanas), mas agora já foi… o problema maior é essa coisa de querer morder, morder, morder.

        Eu NÃO uso ração. Sigo a alimentação do http://www.cachorroverde.com.br, mas seja qual for a comida escolhida (ração ou natural), um filhote deve comer de 3 a 4 vezes por dia até 5 meses e depois já pode comer de 2 a 3.

    34. Heloisa disse:

      22 de dezembro de 2012 às 16:43

      Tenho um filhotinho de salsicha arquelin, que ganhei de presente de um colega que tinha uma cachorra que deu cria, peguei ele esse dia 19, ele tem 1 mês e alguns dias.
      Eu estou preocupada se ele ter sido tirado da mãe muito cedo, pode causar a ele algum problema psicológico.
      Isso é provável?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        22 de dezembro de 2012 às 21:07

        Tem problema sim. O ideal é ficar pelo menos 8 semanas… Se pegar com 12 semanas, melhor ainda.

    35. Daniele disse:

      22 de novembro de 2012 às 01:42

      oi meu nome é Daniele e tenho 2 bebes em casa o rex de 4 meses e o bob de 5 meses , o rex foi abandonado com seus irmãos com menos de 20 dias de vida e então foi para uma feira de adoção responsavel e eu o vi e logo me apaixonei , cuidei dele e dei mamadeira, fazia dormir , ensinei a comer estimulei a fazer suas nessecidades e o mimei demais acho que esse é o problema de td , hoje com apenas 4 meses ele esta com agressividade durante a refeição e chega a morder e briga com o bob , e ele é mto agitado tem mta energia como qualquer filhote passeio e brinco com ele sempre quando dá porque trabalho e ele passa boa parte só com o bob mesmo só me ve de noite quando eu chego em casa , ai é uma festa ele pula mto mesmo em qualquer pessoa e não para mesmo qd digo pra parar e não consigo controlar ele de jeito nenhum qd abro a porta e ele entra é horrivel ele corre mto pra todo lado e derruba td e não para a energia dele é demais qd tento corrigi-lo o bob entra no meio e ai não consigo ensinar nenhum dos dois e eu os ao e quero ficar perto mais é sempre assim , ai começam a morder e pular e morder e não param mesmo é terrivel ,não posso trazer ninguem na minha casa que eles pulam e pulam e mordem brincando mesmo e não param e tiram a paciencia de todos eu tento ter paciencia e controlar eles mais nao consigo são 2 contra uma o bob e o rex e acho q eles pensam “você não é de nada , e nos vamos bagunçar ” nossa estou perdida e não sei o q fazer quem puder me indicar algo agradeço desde já pq os amo são meus filhos mais está dificil segurar esse bebês iperativos aguardo uma resposta obrigada .

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        22 de novembro de 2012 às 08:56

        Daniele,
        não conheço um adestrador que recomende alguém ter dois filhotes ao mesmo tempo. É roubada TOTAL, pq filhotes precisam de muita atenção, limites etc.
        Terei que repassar tua dúvida para uma das adestradoras que me ajudam com o blog, pq sinceramente não sei responder. Mas faz um favor? Me diz qual o porte deles para que possamos saber mais ou menos quando eles deixarão de ser filhotes.
        Aguardo tua resposta, ok?

    36. Vanessa disse:

      11 de novembro de 2012 às 11:54

      tem q ser vinagre de álcool? o de maçã não é eficaz?

    37. Tonicha Carrilho disse:

      10 de agosto de 2012 às 12:25

      olá boa tarde 🙂
      adotei uma pincher (a Carlota ) com 2 meses…acontece como tinha muito pouco peso a veterinaria achou por bem dar lhe as vacinas em 3 vezes…o que quer dizer que esteve 3 meses sem ir á rua …a miuda agora não faz nem xixi nem cócó na rua :-((( para mal dos meus pecados ando com ela na rua imenso tempo…chega a casa…pimba…lá faz o xixi ou o cócó no tapete …ou no sofa…. :-((( não sei como ensinar a Carlota a fazer na rua :-((( tem agora 5 meses..é linda…adoro-a…mas ela tem que fazer os xixis na rua…tenho sempre um troca fraldas na cozinha e adorava que ela pelo menos se dignasse a fazer lá :-((( tenho outro pincher com 2 anos que tambem aoptei que é o Gaspar Faizca…como veio para minha casa com 1 ano…faz tudo na rua…podia ajudar me ??? obrigada bjs

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados