• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Texto EXCELENTE sobre alimentação de cães e gatos no blog Animal Mundi

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 2 de julho de 2012

    Graças a um recurso do WordPress que permite que eu saiba quem anda linkando o Mãe de Cachorro por aí, descobri o post abaixo no blog Animal Mundi.

    Fica impossível não compartilhar mais um texto interessante sobre alimentação dos peludos para que cada vez mais mães e pais de cães e gatos estejam cientes da questão e possam fazer melhores opções relacionadas à saúde dos peludos, afinal, somos o que comemos.

    Abaixo, alguns trechos do post “A importância de uma boa alimentação para os pets” que você lê na íntegra clicando aqui.

    Sempre fornecemos ração, até porque todos os veterinários com quem tivemos contato sempre indicaram a ração como o alimento ideal, como ainda fazem muitos veterinários aqui no Brasil… Em uma ocasião, no lançamento de uma ração nova (que ainda está no mercado, por sinal), compramos uma grande quantidade em promoção e depois de mais ou menos 1 mês, 11 dos 55 gatos estavam com problema urinário, simultaneamente. Foi horrível ver tantos gatos miando ao mesmo tempo pra fazer xixi, sangrando e sofrendo. Imagine ter que levar 11 gatos pra fazer exames e sonda? Foi terrível. O veterinário disse que aquela ração causou os cálculos nos gatos. Estava correto, mas ele podia ter ido além e dado uma informação mais completa, dizendo que qualquer ração pode causar problemas urinários…

    Enfim, trocamos a ração e não tivemos mais problemas naquele nível, apesar de, vez ou outra, pegarmos algumas gatas com cistites e dificuldades para urinar. Como já sabíamos quais remédios dar, tratávamos ao menor sinal. Ou seja, estávamos tratando os problemas, sem atacar a causa.

    (…) Em ocasiões pontuais tive outros animais (principalmente fêmeas) com problemas urinários, e todos os veterinários com quem tive contato falavam “ah, é normal gato ter problema urinário“. Não, amigos, não é normal. Pesquisando um pouco uns anos atrás, li (agora não me lembro a fonte) que na primeira metade do século passado, antes do boom das rações comerciais, quase não se tinham casos de animais, especialmente gatos, com doenças do trato urinário. A classe veterinária mal sabia tratar. Os problemas foram surgindo após a popularização da dieta industrializada e seca.

    (…) Outro grande problema, o que vale tanto para a ração baratinha quanto para a mais cara: o fato de ser seca. Os animais precisam de uma quantidade X de água na sua dieta, e muitas vezes (especialmente gatos) não sentem sede o suficiente a ponto de igerir a quantidade de líquido necessária para seu bem estar. E é essa sub-desidratação que causa problemas urinários. Além disso, há os inúmeros problemas causados pelos produtos químicos. Problemas comuns associados à ração seca: obesidade, diabetes, doenças urinárias, problemas digestivos, cânceres, problemas hepáticos, reações alérgicas (fonte: www.catinfo.org).

    Concluindo, após estudar e pesquisar em muitas fontes nacionais e internacionais, teses de mestrados de universidades europeias e americanas, estudos científicos e etc, entendo que, sem sombra de dúvida, a melhor alimentação para gatos e cachorros é a natural, balanceada, que pode ser servida crua ou cozida. Em segundo lugar, as rações úmidas. E, por último, as secas.

    (…) Outra conclusão, triste, é a realidade da veterinária no Brasil, onde a classe ainda é muito “bitolada” em conhecimentos ultrapassados e conservadores no que diz respeito a alimentação de cães e gatos. Uma coisa que sempre aconselho no meu Twitter @petsaudavel é: pesquisar bastante sobre cuidados com seus pets, ter uma boa relação com o veterinário, ter liberdade de questionar e, caso o veterinário não dê essa liberdade ou bata de frente com conhecimentos sólidos que você adquiriu em suas pesquisas, ou procure outro profissional.

    cru

    Categoria: Alimentação, Alimentação Natural, Ração
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    15 Comentários:

    1. Erica Miranda disse:

      4 de julho de 2013 às 15:12

      Olá estava pesquisando sobre alimentação de gatos e acabei achando a sua página e li coisas bem interessante ….. Moro no rio de Janeiro e tenho um gato de nove meses e gostaria de uma ajuda com a alimentação dele … Ele come ração e também carne e frango cru pois ele não gosta cozido e vejo que ele bebe pouca água tenho receio de ele acabar tendo uma infecção de urina opsÇ: mais uma dúvida ele só tem nove meses já posso castra-ló ??? Quando sei que ele está no cio ? ……. Adorei sua página

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        4 de julho de 2013 às 16:22

        Erica,
        vamos lá:
        1)se ele come bastante carne e frango crus, retira água destas carnes
        2)sim, podes castrá-lo
        3)não existe cio em machos, eles estão sempre ‘no cio’, basta que haja uma fêmea no cio para quererem procriar

        Leia mais sobre alimentação em http://www.cachorroverde.com.br

        Bjo!

    2. Marcia disse:

      21 de maio de 2013 às 15:28

      Olá,Corina,parabéns pelo blog!Me tire uma dúvida,por favor.Encontrei na rua abandonada uma gatinha de uns 3 ou 4 meses muito magrinha(com os ossinhos a mostra) ,mancando da patinha traseira esq..Eu a trouxe para casa,mas não tenho como leva-la ao vet pois me faltam recursos,mas quero salvá-la e já tenho outros 7 pets aqui comigo.Ela está espertinha,dei vermifugo,come direitinho mas ela as vezes tem uns espasmos como se fosse vomitar ou se lhe faltasse ar não sei. O que devo fazer para recuperá-la?Posso dar carne crua?Ela come Golden Gatos Filhotes.Ela é super mansinha,ronrona quando me vê e adora um colinho.Ela não parece doentinha não.Só muito magrinha.Me ajude por favor!Bjs.

    3. Cristiana disse:

      24 de abril de 2013 às 20:22

      Oi, estava pesquisando no google sobre alimentação e problemas urinários em cães, tenho um labrador de 9 anos que começou a apresentar sangue na urina, já levei ao veterinário e fez Eas(hemacias, proteina e ph alcalino e ponto de cristais) e exame de sangue(NORMAL). Ele me indicou ração para cães com problemas renais. Alguma dica? Olha amei o seu blog e mais ainda o nome, mãe de cachorro. Achei que só eu me julgava mãe rs

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        25 de abril de 2013 às 13:34

        Querida, o que me levou à alimentação natural foi JUSTAMENTE problemas urinários/renais no Sushi (à época vivo) e no Shoyo. Faça uma consulta com a Sylvia do http://www.cachorroverde.com.br que ela fará uma dieta específica e teu cão ficará curado pra sempre. O Shoyo está 300%, cada dia mais jovem e já vai fazer 10 aninhos em junho! Beijo.

    4. Luisa Felipe dos Santos disse:

      3 de fevereiro de 2013 às 19:40

      Oi. Eu preciso urgente de ajuda, minha gatinha tem 3 anos, e sempre fez xixi no quintal- terra.. e de uns dias pra cá, vem fazendo xixi em todos os tapetes.. que horror… principalmente do banheiro. Socorro… Me ajuda.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        6 de fevereiro de 2013 às 01:18

        Mas vc botou caixa de areia dentro de casa? Se ela não usar a areia, pique jornal e tente também.

    5. Elaine disse:

      8 de janeiro de 2013 às 11:49

      Olá, adotei 2 gatinhos (macho e fêmea, são irmãos da mesma ninhada). Eles foram castrados neste final de semana e lá onde castrei me disseram que agora devo dar uma ração especial para gatos castrados. Andei pesquisando, mas só fiquei mais confusa. Vc poderia me ajudar? Li o artigo sobre alimentos úmidos, poderia misturar com a ração? Por favor me ajude. Obrigada.

    6. marcia sampaio disse:

      10 de dezembro de 2012 às 21:34

      Gostaria de saber se os cães podem comer frutas. Tenho no meu quintal laranja, jabuticaba, jambo e manga e eles adoram, eles mesmos pegam as frutas, gostam tb de banana e maça. Aguardo

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        10 de dezembro de 2012 às 22:52

        Podem sim, mas pouco, pois a frutose pode até levar o cão a desenvolver diabetes, ok?

    7. Katia Cappelli disse:

      3 de julho de 2012 às 14:44

      Boa tarde Ana, amei o texto e estou lendo na íntegra, mas antes quis mandá-lo p/ o face, como sempre faço. Espero que os pais e mães que andam por lá se interessem e leiam, eu recomendei p/ todos inclusive quem trabalha com animais, que pode reconhecer e recomnedar que se consulte um veterinário VERDE, rsrsrs, ou seja do tipo do Cachorro Verde, que sou fã deles. bjs e continue postando ótimas informações como essas, ajuda muito. bjs Katia Cappelli, mãe de cadela e tia de gatos, rsrsrs

    8. Vanessa disse:

      3 de julho de 2012 às 08:33

      Oi moro em Boston e tenho 3 caes, no qual 2 sao Brasileiros. Gostaria de lhe parabenizar por este trabalho tao lindo e eficiente. Leio tudo que vc escreve. Bjs Vanessa.
      Minha cadelinha Fresk de 15 anos…tem problema de alergia nas patas e nao controla muito a urina.Sabe de alguma dica?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        3 de julho de 2012 às 17:23

        Oi, querida!
        Então, você que mora nos EUA tem MUITAS opções de alimentação natural à venda.
        Alergias são causadas por inúmeros fatores, mas geralmente a alimentação está ligada à maioria. Dê uma lida: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/alergia/

        Com relação à urina, ela é castrada? A castração precoce pode ocasionar incontinência, mas se ela nunca teve nada, pode ser cistite ou algo decorrente da idade avançada. Só um veterinário pra fazer exames e ver isso. Beijo.

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados