• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Dúvida do leitor: Meu filhote come desesperadamente!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 18 de julho de 2012

    EXCLUSIVO – Recebo umas dúvidas de leitores às vezes que botam um sorriso no meu rosto na hora, não só por demonstrarem um imenso carinho e preocupação da pessoas para com seus cães e gatos, mas também por serem super interessantes.

    A leitora Franciele deixou a dúvida abaixo no post  Guia de raças no Mãe de Cachorro: Dachshund, Teckel ou simplesmente Salsicha! e corri a pedir pra Cassia Santos, do blog Cão Amor, responder. Se você tem a mesma dúvida, fique de olho!

    Já tive um teckel macho, que morreu com 14 anos. Para meu filho, acabei comprando outro, mas ele come DESESPERADAMENTE!!! Eles está com 5 meses, e já tentei mudar a ração para um tamanho maior,dar mais vezes por dia, mas ele sequer mastiga a comida. Se eu despejar 1 kg de ração no pote, ele come em pouco tempo… Se alguém souber a razão ou o que devo fazer, me ajudem!!!
    Abraços!!!

    Resposta da Cassia:

    O filhote saudável tem bastante apetite (um comportamento normal), que pode ser controlado fracionando-se a quantidade diária de ração em, no mínimo, três porções, que devem ser oferecidas de forma a fazer com que o pequeno não coma tudo de uma vez. Isto pode ser feito escondendo um pouco em locais onde ele deverá procurar através do faro, utilizando brinquedos que liberam comida ou utilizando a própria ração como recompensa durante treinos de comandos básicos, por exemplo! Bjs

    Categoria: Adestramento
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    28 Comentários:

    1. Fernanda disse:

      4 de Janeiro de 2014 às 01:23

      Olá!

      Agora que vi dicas de como ajudar o meu cãozinho a comer mais devagar eu vou começar a aplicar… Mas estou com mais um problema, o meu Bolt come ração da Premier para filhotes (ele não tem nem 2 meses ainda), e eu li que quanto melhor é a digestibilidade da ração, menos cocô eles fazem pois o corpo absorve melhor os nutrientes, mas acontece que dou ração 3x ao dia e ele também faz cocô 3x ao dia… Será que é porque ele ta comendo rápido ou devo mudar de ração?

      Obrigada e abraços!!
      Fernanda

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        4 de Janeiro de 2014 às 13:30

        Oi Fernanda,
        eles comem e defecam, é normal! O que vai mudar com a qualidade da alimentação é o volume, consistência e odor das fezes, entendeu? Cães com dieta crua rica em proteína, por ex., fazem cocô minúsculos, praticamente sem cheiro e que logo esfarela e vira tipo um giz, nem se pisarmos a gente suja o pé. Basta começar a adicionar carboidratos (principalmente grãos, na verdade), para o cocô feder, ficar maior e mais pastoso, desses que a gente pisa e espalham por todos os lados…Bj

    2. Diego disse:

      1 de outubro de 2013 às 16:48

      Oi,o Duque é igualzinho,parece um aspirador,ele voa em cima do pratinho,tanto que tenho que deixar a comida do outro separada fora do alcance dele,senão ele vai lá também!!

    3. Eliana Maria dos Santos Ferreira disse:

      22 de junho de 2013 às 21:34

      Olá sou dona de uma cachorrinha de raça misturada,de porte pequeno,ela come que nem um aspirador,muito rápido,solta pus fedorentos e esta ficando com mal hálito,e so tem 5 mêses,gostaria de saber se esses sintomas são normais por comer rápido demais.
      Ela come tres vezes por dia na quantidade certa.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de junho de 2013 às 16:50

        Comer rápido propicia que ar seja engolido junto, o que aumenta os gases… Mau hálito e puns fedorentos são culpa da alimentação, que deve estar com muito carboidrato. Pra combater as 3 coisas efetivamente, vou de alimentação natural: http://www.cachorroverde.com.br
        Probiótico/prebiótico adicionado à ração também ajuda. Que ração ela come?

    4. Yasmine disse:

      8 de junho de 2013 às 20:08

      Ola, tudo bom?
      tenho uma york de 6 meses e estou com dois probleminhas com ela, espero que vc possa me ajudar:
      Se eu deixar ela come o tempo todo, todo mesmo, coloco a ração na vasilha e ela come tudo em segundos. Sempre li que os yorks comem pouco, mas ela é um desespero por comida. E além disso, a barriguinha dela está muito dura, como ela tem 6 meses dei um vermifugo para ela hoje. É normal ela querer comer tanto assim?
      Outra coisa, ela não brinca, só dorme e pede comida, quando ela chegou em casa corria de um lado para outro, mas de uns tempos para cá não quer saber de mais nada. Estou um pouco preocupada com ela, gostaria de sua opinião.
      Agradeço muitooo se vc puder me ajudar.
      Abraços…

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de junho de 2013 às 11:41

        Oi Yasmine,

        mas o meu Shoyo é yorkie, tem 10 anos e, se deixo, come tudo e mais um pouco. Yorkie comendo POUCO? Nunca vi, hehe.
        Ela tem feito cocô todos os dias?

        Você já ouviu falar em alimentação natural? É uma saída para ela ficar melhor nutrida e para comer mais devagar (já que há ossos e outras peças grandes que o animal precisa de tempo para comer, não dá pra sair engolindo): http://www.cachorroverde.com.br

        Eu não daria vermífugo à toa, ok?

        Beijo.

    5. bianca disse:

      5 de junho de 2013 às 15:01

      Olá,

      tenho um coker caramelho (de nome Kyara)que completa no dia 18 os seus 8 meses, é uma criança de 4 patas, agitada, não para 1 segundo, come e destrói tudo… Enfim, minha dúvida é a seguinte:

      desde quando veio para minha casa ela sempre comeu muito, eu coloco ração de manhã e anoite quando chego do trabalho, ela sempre comeu toda a ração que eu coloco, quando eu chego do trabalho não tem a ração que coloquei de manhã e quando acordo não tem a ração que eu coloquei anoite. Só que de duas semanas pra cá ela vem sempre deixando ração, as vezes deixa bastante rãção, quase tudo que coloquei.
      Queria saber se isso é normal, por ela estar crescendo começar a comer menos ou é porque ela esta no cio, que por acaso é o seu primeiro cio, eu também dei rémédio de verme pra ela no sábado, pode ter alguma relação ?

      Grata,

      Bianca Cogino

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        5 de junho de 2013 às 15:48

        Bianca, pode ser muita coisa, inclusive o cio, sim. Espero que a castres logo. Pode ser até rejeição à ração. Melhor consultar um veterinário pra ver se ela está bem.

    6. Allyne disse:

      27 de Maio de 2013 às 09:05

      O meu filhotinho de yorkshire tem 2 meses e só comia patê. Como ele é desesperado por comida, sempre se engasgava… o patê grudava na garganta dele. Comecei a misturar ração seca. O problema é que ele não tem a dentição completa e acaba engolindo sem mastigar. O vet mandou triturar só a seca no liquidificador e dar. Ele passou a comer maais devagar, por conta da textura da comida, mas mesmo assim come tão rápido que fica arrotando. Já dividi as refeições em 4x e nada… Fico com medo dele ter problemas de saúde. 🙁

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        27 de Maio de 2013 às 12:35

        COMO ASSIM não tem dentição completa, Allyne? Se não tem dentição completa, não tem 2 meses NEM A PAU! Isso é muito mais preocupante do que ele comer correndo!

    7. Thalita disse:

      15 de Janeiro de 2013 às 16:32

      minha cadela é da raça boxer e tem 3 anos , ela também come desesperadamente e eu gostaria de saber se isso pode trazer algum problema de saúde.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de Janeiro de 2013 às 01:32

        Pode sim, ela pode ter torção gástrica e morrer em poucas horas. Fora que engole ar e fica soltando um monte de pum, né? Use as dicas do texto e opte em dar comidas que a obriguem a mastigar, como ossos grandões e crus, como osso do quadril e do peito do boi.

    8. Nessa disse:

      13 de novembro de 2012 às 23:00

      Karine, a exemplo do seu, o meu também arrota (e da pum)! Hehehe….

    9. Alessandra disse:

      9 de novembro de 2012 às 14:43

      Boa tarde. Onde posso encontrar essas vasilhas para cães que comem muito rápido? Obrigada.

    10. Pathy disse:

      13 de setembro de 2012 às 17:10

      Tenho um filhote de bulldog inglês. Ela come tão, mas tão rápido, que não dá tempo nem de respirar direito. Eu tento fazê-la comer mais devagar, pegando um pouco de ração na mão e controlando, pois ela mal mastiga. Nao sei se isso pode fazer algum mal para ela, mas a impressão que eu tenho é de que ela come rápido e não se dá conta de que comeu. Mas eu sempre dou a quantidade necessária, nem mais nem menos.

    11. Nessa disse:

      23 de julho de 2012 às 11:00

      gente, meu amadinho tem pouco mais de um ano e seis meses, é virinha. e sempre teve esse comportamento! ele não mastiga, põe tudo na boca e vai empurrando…

    12. Dora Dias disse:

      22 de julho de 2012 às 11:16

      Muito obrigada pelas dicas. Vou colocar a mi nha filha a par de tudo, já que ela é a “mamãe” de Beethoven. V
      Valeu!

    13. Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

      21 de julho de 2012 às 15:06

      turma, a Rosana Sttippe mandou o seguinte comentário pra mim por e-mail, SUPER ÚTIL:

      Ana, sobre esse assunto tive muita experiência com a Cyndi, aquela que a minha filha pegou filhotinho…. ela sempre teve uma voracidade para comer que me preocupava…. em pesquisas de sites americanos de adestramento e comportamento apliquei as dicas abaixo, que passo para sua avaliação:

      1. Eles instruem para espalhar a ração no chão ( limpo ) para que o cachorro procure a alimentação, é como se fosse um exercício e ele é obrigado a comer mais devagar,
      2. Misturar pedras grandes à alimentação, comprei aquelas de jardinagem meio arredondadas, e sempre lavadas eu as misturava, da mesma forma eles tem de procurar a alimentação entre as pedras e comem mais lentamente,
      3. Administrar a alimentação aos poucos, ficando ao lado do animal e interagindo momentos de descontração com a alimentação…. este demanda mais tempo e presença … mas tudo depende de atitude né ????

      Admito que usei os três métodos Ana, hoje ela come mais devagar… saboreando a comida, dá resultado com certeza, ela NUNCA engoliu pedra nenhuma, mesmo porque são grandes e levei todas ao veterinário antes de qualquer procedimento, passo para ti para avaliar e de repente estar ajudando algumas mães de patudos com este problemas, que preocupa tanto…

      Bjs

    14. Dora Dias disse:

      19 de julho de 2012 às 10:50

      O nosso cachorro é comilão de carteirinha, tanto qu na última vez que ficou num hotelzinho, recebemos “queixa” de que ele acabava de comer e ia direto ao potinho dos outros cachorrinhos para comer mais. O problema é que ele tem um problema crônico de ansiedade e fica se lambendo, se coçando ou se mordendo. O que podemos fazer para combater isso?

    15. Karine disse:

      19 de julho de 2012 às 08:45

      Meninas, o meu cãozinho tem o mesmo problema, mas ele já é adulto. Além de já ser adulto, acredito que de onde ele veio não lhe davam alimentos direito (ele foi adotado), e logo depois dividiu a casa com dois cachorros maiores que ele e acredito que isso influencie muito.
      Além de ele não mastigar, ele come tão rápido que chega a arrotar depois. Sério!! Ele arrota!
      Eu fico muito preocupada por que já tentei de tudo pra ele comer mais devagar, inclusive o que vocês sugeriram, mas ele não aprende. É colocar a ração no pratinho e ele engole literalmente.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de julho de 2012 às 14:48

        Karine, mas você já tentou tudo, até mesmo os brinquedos que vão soltando alimento aos poucos? Ele está vermifugado? E ossos recreacionais, você dá a ele? Dá uma lida neste texto (mais lá para o fim fala em ossos recreacionais): http://www.cachorroverde.com.br/index.php/tudo-sobre-meaty-bones/ Dar ossos carnudos e crus acalma MUITO o animal. Outra coisa que você pode tentar é passear com ele antes das refeições…

    16. Mariana Oda disse:

      19 de julho de 2012 às 02:40

      Oi Ana, tudo bem?
      Franciele, eu sinto informar, mas eu acho que seu filhote será assim pra sempre! rsrsrsrs
      Sou mãe de salsicha, e ela é muito glutona! Eu já enchi o saco da Sylvia (veterinária que acompanha a alimentação dela) porque sempre acho que ela esta com fome!

      Minha prova de que é só gula foi num final de semana na chacara. Elas comem alimentação natural, e lá achou um pote de ração de um dos cachorros. Como estavamos “de férias” eu deixei ela comer sem me preocupar.

      A noite, dei janta, e mais tarde dei um lanchinho de frutas. Ela comeu tudo e não reclamou. Quando eu vi a barriga dela, estava imensa! Eu tinha esquecido da ração e fiquei preocupada. Depois acabei me lembrando e quem passou uma noite de cão fui eu e meu marido!

      Ela levantou para ir ao banheiro umas 4 ou 5 vezes… comeu mais o que deveria. Ou seja, não é fome!

      Não tenho uma dica para ele comer mais devagar, mas não dê mais comida do que o necessário! Seu filhote vai engordar e não vai resolver o problema. Esses salsichas são muito espertos… cuidado com ele! rsrsrsrs

      Boa sorte!!! 😉

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados