Cachorrês x Humanês

11

Quem começa a se interessar por psicologia canina, o que fatalmente resulta em melhor convívio com os cães, aprende que é muitosuperhipermega importante que os cães sejam tratados como cães, não como bibelôs, crianças ou humanos em geral.
Dia desses indiquei algumas notícias fresquinhas sobre cães e gatos e felizmente a Sandrinha, do Lord Cão, o leu e acabou postando sobre um dos assuntos: as diferenças da linguagem canina e humana.Deixo com vocês então o post dela, que comentou a notícia [em vermelho] que eu tinha passado e fala com propriedade já que é adestradora. Vale ler este outro post também, onde a Sandra fala sobre os cães sentirem sentimentos humanos, como inveja, por exemplo.

Ótimo domingo a todos!


Cachorrês x Português

Acho que dá para ter uma idéia de como a minha vida anda corrida por causa da viagem, não é? Por isso o blog está tão parado! Mas sempre que eu acho um texto interessante na internet, eu salvo o link para postar para vocês assim que possível. Eu vi a indicação do site da matéria abaixo no Mãe de Cachorro e achei muito legal! O texto está um pouco confuso de ler, mas dá para captar a idéia. Taí uma coisa que eu vivo repetindo para todo mundo: humanizar os sentimentos dos cachorros é um erro muito grande e infelizmente bastante comum. Fonte: www.itu.com.brNão é incomum se ouvir palavras do dicionário humano sendo aplicadas erroneamente para descrever comportamentos caninos, pois na verdade os cães têm seu próprio dicionário e geralmente os proprietários desconhecem os sinônimos das palavras humanas para estes comportamentos.

Esta situação geralmente surge quando está ocorrendo um processo de humanização do cão. A humanização ocorre de diversas formas, a mais comum delas é a (por vezes involuntária) transferência de valores humanos à existência do cão.

Vamos olhar alguns exemplos para demonstrar estas diferenças.

Compaixão

Dicionário Humano – Compaixão (do latim compassione) pode ser descrita como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem.

Dicionário (sinônimo) Canino: Fraqueza – Sentimentos que demonstram demasiada caridade são projeções de fraqueza, pois no mundo canino prevalece a imagem e o papel do líder. Se aquele que se “projeta” como líder demonstra medo através de vocalizações que inferem a conivência com o medo do subordinado, este está agravando o estado inseguro do seguidor.

Enquanto escrevo isto por acaso estou de “babá” para o Shar Pei do filho da minha mulher. Ele está comigo aqui no escritório de casa sentindo a falta do Filipe e da sua noiva Bruna, pois eles saíram. Se neste momento, enquanto ele chora de fronte à porta lamentando a ausência dos seus donos, eu tentar consolá-lo com explicações de que não há necessidade de se preocupar, que seus donos logo voltarão, que o mundo não acabou, etc. estarei reforçando seu sentimento de tristeza. Daí que faço o contrário, falo com ele de forma natural distraindo ele de tempos em tempos sem tristeza, mas convidando ele a interagir comigo.

Esta posição não deve ser confundida com o ato de compaixão exercido, por exemplo, por pessoas que, vendo um cão sofrendo, buscam maneiras de ajudá-lo. Nesta situação o cão não interpreta a compaixão, pois ele não vê ele apenas recebe o auxilio. Foi com certeza assim que o Charles Darwin interpretou o comportamento humano quando disse “Compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana”. E concordo com ele quando se trata de atitudes e não demonstrações de afeto verbais que marcam o medo o animal.

O cão não sente pena. Quantas vezes presenciei situações na casa onde tivesse 2 cães e saía-se só para passear com um, em que aquele que fica se lamenta muito mas aquele que vai nem olha para trás. É um mundo onde no final das contas é cada um por si. Um cão recolhido de um abrigo não pensa nos ex-companheiros de “cela” nem lamenta o fato dos companheiros que ficaram para trás.

Ciúme

Dicionário Humano – Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos:
- Emoções – dor, raiva, inveja, medo, depressão e humilhação;
- Pensamentos – ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração;
- Reações físicas – taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
- Comportamentos – questionamento constante, busca frenética de confirmações de ações agressivas, mesmo violentas.

Dicionário (sinônimo) Canino: Controle (eu prefifo traduzir ciúme como posse) – O comportamento que se apresenta para o dono como sendo uma atitude de defesa ou proteção, é na realidade um ato de controle do animal do próprio dono. Pois ao evitar de alguma maneira, seja pacificamente seja agressivamente, o contato do seu dono com outra pessoa, objeto ou animal, está evitando que a interação ocorra. (Eu costumo dizer que o cachorro com esse comportamento se considera o legítimo proprietário de determinada pessoa, objeto ou animal, ou seja, ele acredita que detém a posse dessa pessoa, objeto ou animal)

O humano (adulto - por que só adulto? Criança também sente ciúme) em algum momento da sua vida teve a experiência de sentir ciúme, e lembrando como se sentiu, acha que reconhece perfeitamente esta emoção forte no comportamento do cão, pois sabe que seu cão o ama muito. Infelizmente o que o dono não percebe é que o papel que ele representa no “ato ciumento” do seu cão é de dominado e não líder amado.

O animal está se comportando como um animal que controla seus súditos e não está agindo por amor. Aliás eu diria que amor está longe das intenções dele no momento que age desta forma.

O dono é visto por ele nesta hora como um recurso, um recurso que precisa ser preservado não pelo bem do dono, mas pelo bem do próprio cão!

Em suma precisamos entender que os cães vivem o momento e a não ser que “lembrados por eventos gravados por circunstâncias anteriores” não ficam remoendo o passado. Mais sobre isto em saudade!

Saudade

Dicionário Humano – Saudade – memória ou recordação de pessoas, familiares ou objetos; sentimento experimentado entre duas pessoas que estão distantes, ou que ficam muito tempo sem se ver; lembrança; lembrança de pessoas ou coisas distantes ou não mais existentes, acompanhada da vontade de tornar a vê-las ou possuí-las.

Dicionário (sinônimo) Canino: Incerteza – Quando uma pessoa ou mesmo outro animal deixa de estar presente, não é incomum se ver que o cão da casa demonstra sinais de depressão, deixando de comer ou de demonstrar uma costumeira disposição para a vida. Os cães sabem, porque assim vêem o seu mundo, que numa matilha há segurança em números. Se uma determinada “matilha” sobreviveu com 4 integrantes, quando um destes integrantes se ausenta a preocupação é com o bem da matilha, ou seja como sobreviver agora com a ausência daquele elemento. Isto dito o estado de preocupação do cão pode ficar agravado se o ser que se ausentou é justamente aquele que se apresentava para o cão como o líder, ou mais próximo ao cão. Não porque sinta saudade propriamente dita da relação que mantinha com o ausentado, mas pelo papel que o ausentado tinha na matilha como um todo. Será muito normal, depois de verificar que a vida continua, e nada falta, que o animal volta a se comportar normalmente, como se nada houvesse acontecido. Aliais, nestas circunstancias a presença de compaixão seria prejudicial a uma pronta recuperação do cão.

Dennis Martin MBIPDT
Analista Comportamental de Cães
Membro do British Institute of Professional Dog Trainers – Inglaterra – www.dennismartin.com.br

Categorias: Adestramento, Animais e nós
Atenção!
Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

Comentários

  • Guiga disse:
    3 de maio de 2009 às 21:35

    Muito muito muito bom! Eu sempre tive o hábito de tratar meus cães como bebês…e agora, com meus dois filhotes, estou tendo a experiência de tratá-los como cães (venho lendo vários livros de comportamento animal). Claaaaro que volta e meia encho eles de beijos e afagos (não resistooooo) mas procuro entender suas atitudes sob um ponto de vista canino. Espero que isso faça eles mais felizes!

  • Ana Corina disse:
    3 de maio de 2009 às 21:56

    COM certeza serão mais felizes assim! Parabéns & beijim.

  • Sandra disse:
    4 de maio de 2009 às 01:11

    =) Amei! =)

    Beijos!

  • Joneisa disse:
    5 de maio de 2009 às 01:58

    Concordo em grande parte, até pq leio bastante e assisto programas sobre comportamento canino, e meu guru é o César Milan, o Encantador de Cães. Concordo que os cães devem ser tratados como cães. Porém o que não concordo é com relação à saudade: Como se explica que, depois de algum tempo em que vc fica longe de seu cão, quando vc volta ele fica esnobando vc, como que fazendo birra pq vc esteve ausente? Ele age exatamente de forma a demosntrar que sentiu falta, mas que agora não quer que vc saiba, e fica fingindo que não quer ter contato com vc, mas fica te cuidando com o cantinho do olho? Gente, isso nunca aconteceu com vcs? Alguém então me explique isso de forma bem racional, por favor…

  • debora disse:
    7 de junho de 2012 às 14:22

    Saudade canina.Amo o blog, mas, tenho que discordar. Entre minhas crianças já notei que se uma se afasta ao meu lado, se desesperam chegam a uivar, mas não porquê “o líder” da matilha escolheu apenas um para o passeio.
    Elas olham para criatura ao meu lado como se esta fosse partir pra não voltar.
    Mel e Sofia, já tiveram Pingo ( o reizinho mandão, que não se entendia com as irmãs), por perto mas, não se descabelaram quando ele foi embora, nem notaram, nada aconteceu quando fechei o portão (aliás, eu é que fiquei meio receosa por entregá-lo, mas fiz a coisa certa, é muito amado no novo lar).
    Com Lili, a coisa é diferente, elas brigam o tempo todo, mas, se as outras a veem longe, choram enlouquecidas, criaram vínculo, são irmãs, família.
    Se ela for embora, não sentirão a falta de um membro da matilha, mas, da companheira de traquinagem.
    Os cães tem sentimentos sim, sofrem sim. A saudade deles pode ser menos palpável, visível, posto que, no caso dos que ficam com seus donos, lhes resta o consolo de não nos perder, mas daí a dizer, que levantam a poeira e dão a volta por cima, como se não tivessem sentimentos, aí vai uma grande distância. Sou mãe de Mel(poodle 1 ano),sofia(mestiça cofap 7 meses) e Lili, vira-lata bebê,que achei na rua.

  • 7 de junho de 2012 às 18:02

    Querida, claro que eles têm sentimentos, só não exatamente como os nossos =D Beijo!

  • Mariana disse:
    9 de junho de 2012 às 03:17

    Oi Ana!
    Desculpe mas tambem tenho que descordar do texto. Acredito sim que eles sentem saudade e amor!
    Como explicar o quanto a Kimi sofre ao ficar na casa da minha mãe? Ela creceu lá, com meus pais, e ainda assim sofre muito!
    A Yumi não foi criada lá, e conviveu mto menos com meus pais e fica na boa, como se realmente estivesse na casa dos “avós”.
    Quando eu digo: “eu ja volto”, ela se acalma, mas continua triste. Ela sabe que eu vou voltar e busca-la, mas continua chorando. Isso pra mim é saudade!

    E essa coisa de matilha me incomoda um pouco. As interpretações são como se os nossos bichos ainda não fossem domesticados. Acho que já evoluiram um bocado não?

    Aqui em casa não humanizar significa não levar no pet toda semana, não passar perfume, não colocar lacinho, não fazer hidratação, não colocar roupinha fashion (e sim uma que proteja do frio).

    Todos os especialistas em comportamento canino generalizam demais os “cães”. Pra mim é como generalizar os humanos!!! Basta olhar dentro da nossa casa, e quem tem mais de um cão vai notar que tem personalidades diferentes.

    Amo minhas filhas e acredito que elas me amem, e que sentem minha falta!! :D

    Beijos Ana!
    Curta suas viagens, nós ficamos aqui torcendo e esperando sua volta! ;)

  • 9 de junho de 2012 às 11:26

    AMORES, VOCÊS NÃO SÓ PODEM COMO DEVEM DISCORDAR, imagina! NINGUÉM é dono da razão =D Beijo

  • isabel disse:
    9 de junho de 2012 às 21:03

    Descordo dacoluna. ONDE ESTÃO os sentimentos humanos e os dos animais?SUMIRAM?Eu c/as bençãos d DEUS convivi c/animais que dão de 10 a zero no ¨humano¨e notei q pessoas q tratam bem e com respeito os animais, melhores pessoas são.Talvez p/teus animais uva faça mal; os que conheço nunca mal fez(eles tem instinto de preservação)OK?

  • isabel disse:
    9 de junho de 2012 às 21:17

    O dia que homem souber o valor e o que significa o INSTINTO ANIMAL¨tera respeito por si, pelo semelhante e pelo meio ambiente.NUNCA o homem será maior que a NATUREZA, pois de berço lhe falta o respeito, a sabedoria do que é; e q é uma parte neste todo que minuto a minuto DESTROI.

  • isabel disse:
    9 de junho de 2012 às 21:20

    Não tem nada haver com ser dono da razão, mas sim de algo simples e lógico: ¨Leis da VIDA¨

Diz aí, espaço do leitor:


Obrigada por participar!
Para comentar NÃO é preciso ter conta no wordpress, basta deixar
comentário como "Anônimo", só não esqueça de:
* deixar seu nome
* dizer de que cidade/Estado você é
* deixar seu e-mail caso necessite de resposta

Não serão publicados comentários anônimos ou que contenham:
* ofensas/palavrões
* ataques a pessoas ou instituições
* propagandas

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua publicação.

AUbraços, Ana Corina!
Leia também:
Sobre o blog
Licença de uso do Mãe de Cachorro





(*)campos obrigatórios.