• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Insônia em cães: como amenizar o problema?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 17 de abril de 2012
    Ontem eu estava conversando com a Mari sobre o Seu Jorge, o velhinho que ela retirou das ruas e que está a cada dia mais… velhinho. O texto abaixo foi postado inicialmente em 9 de janeiro de 2011, mas achei legal vocês lembrarem dele, ok? Boa leitura!
    A querida Elayne é leitora do blog e amiga “facebookiana” (foi a primeira compradora da Loja Virtual Mãe de Cachorro!!!) e mandou uma dúvida através do Facebook sobre um problema que com certeza é o de vários pais e mães de cachorro, então resolvi postar a resposta que o dr. Marcos Fernandes, super fera em homeopatia, gentilmente me concedeu para repassar a ela. Espero que ajude mais pessoas e peludos!
    Ela tem uma filha peluda que completa 20 anos agora em janeiro e que tem insônia crônica, simplesmente não dorme de madruga, o que tem feito a família inteira ficar acordada para evitar que ela se machuque. Nas palavras da Elayne: “Ela toma, com o acompanhamento da veterinária, o Midazolam. Não sei se vc conhece (é um pré-anestésico de pesssoas)…Isso pq já tomou outros grupos de ansiolíticos e pré-anestésicos.”
    Além de pedir orientação ao dr. Marcos Fernandes, achei um artigo no blog Ultra dog chamado “E quando falta o sono?”, leiam também!
    Vamos à resposta do médico veterinário? Segue abaixo!
    Olá Elayne, tudo bem?
    Os pacientes geriátricos apresentam com certa freqüência o quadro de insônia associado a crises de ansiedade e ainda muitas vezes vêm acompanhado de vocalizações (latidos) especialmente durante a noite quando os mesmos se sentem afastados de seus proprietários.
    Desta forma, dou sempre algumas dicas para o proprietário:
    1)- Deixe sempre junto ao animal, uma peça de roupa usada para que nestes momentos de “solidão” ele sinta pelo olfato a presença do dono.
    2)- Especialmente durante a noite, deixe um rádio ligado baixinho, próximo ao animal com uma música bem suave, de preferência clássica, pois a musicoterapia pode diminuir as crises de ansiedade, relaxar e não deixar o animal sentir-se só.
    3)- Os medicamentos alopáticos, especialmente os ansiolíticos (diminuem a ansiedade) e os que induzem ao sono, não têm bons resultados, muitas vezes deixando o animal mais agitado ainda (efeito rebote).
    4)- As terapêuticas que utilizo com os melhores resultados são a Homeopatia e a Terapia Floral, no entanto a sua prescrição dependerá dos sintomas que o animal está desenvolvendo associado aos sintomas de sua personalidade, sendo necessário a realização de consulta para a correta prescrição.
    Um grande abraço!!!
    Categoria: Florais, Homeopatia, Saúde, Terapias Alternativas
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    40 Comentários:

    1. Odilma disse:

      13 de fevereiro de 2014 às 01:04

      olá….lí todas as experiencias e duvidas aqui, mto legal , pois ninguem fala sobre o cão idoso e na verdade é uma nova adaptação pros nosssos bichinhos amados,tenho uma poodle de 18 anos, não ouve e perdeu bastante a visão, não brinca mais…ela sempre foi mto boazinha e tinha hábitos de aprendizado,de uns bons meses pra cá,de dia, ela fica lenta como uma senhorinha mesmo,ela anda lentamente,fica super de boa, mas vejo q ultimente das 22hs até as 2 da manhã, parece uma balada dentro de casa,ela não para de andar de um lado pro outro, parece q tem 5 anos de idade, rsss….e então ela dá muitas cabeçadas nas coisas, se enfia em buracos, choraminga,tb ja dei floral como vcs, cházinho, não adianta, fico até preocupada, pois parece q vai dar um pirepaqui nela….enfim, ela sempre dormiu comigo na minha cama, mas quem diz q ela fica nesse horario??? então eu deixo ela solta pela casa de fraldas,pois não sei o q fazer, eu apago a luz de todos os comodos e então a balada acaba as 2hs da manha, ela tá roncando, pego ela,toda molenga coloco na minha cama e ela acorda as 11 da manhã, direto!!!!! todo santo dia e noite é isso!!!! rsss…

    2. patricia dyst disse:

      11 de fevereiro de 2014 às 01:53

      Tenho uma miniatura de 6 anos que recentemente teve uma convulsão e entrou no gardenal. Desde lá ela não é a mesma. Ela mal dorme, principalmente de noite. Ela grita muito. Não sabemos o que fazer. Se alguém puder me ajudar. Dede já agradeço.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        11 de fevereiro de 2014 às 08:24

        Patrícia, miniatura do que? De qual raça? Pode ser muita coisa, inclusive efeitos dessa ‘minutiarização’ ridícula que fazem das raças! Procure um bom veterinário homeopata. Talvez vc precise de um veterinário neurologista também. Cães têm MUITA resistência à dor, pra ela estar gritando assim,, deve estar quase impossível de aguentar, pobrezinha.Por favor, corra!

        • patricia disse:

          12 de fevereiro de 2014 às 01:38

          Já levamos ao veterinário. Ela fez vários exames e não tem doença alguma. Então não seria um caso de dor, mas sim, neurológico. Amanhã tem nova consulta. Mesmo assim obrigada.

          • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

            12 de fevereiro de 2014 às 14:47

            Patrícia, minha amiga Emiliana passou por um grande problema com um dogo argentino adotado. Eles não descobriram o que ocasionava as convulsões e ataques dele, mas com dieta natural, homeopatia e sem revacinações excessivas, ele ficou praticamente bom e estava melhorando muito, pena que morreu em um acidente. Se quiseres, a veterinária que estava tratando do caso era a Carmen, homeopatas.vet@gmail.com Boa sorte pra vcs, fiquei bem preocupada com o caso.

        • patricia disse:

          12 de fevereiro de 2014 às 03:10

          Já levamos ao veterinário. Ela fez vários exames e não tem doença alguma. E tb não é o caso de ‘minutiarização’. Só queria alguma ajuda que a fizesse dormir. Mas obrigada!!!

    3. ELIANA PINCER disse:

      4 de janeiro de 2014 às 07:28

      MINHA BEAGLE TEM 1 MES E 7 DIAS,,INFELISMENTE ELA ME FOI DADA POR FALTA DE TEMPO DE SER CUIDADA,,,,SO QUE ELA ACORDA DE 2 EM 2 HS CHORA ALTO ,MORRO DE DO,E MORO EM APARTAMENTO ESTOU PREOCUPADA COM AS RECLAMAÇOES DOS VIZINHOS QUE INFELISMENTE PODE GERAR UMA MULTA….QUERO CUIDAR DELA ,,,JA A AMO MUITO,,,E NAO SEI O QUE FAZER QUE TIPO DE COMIDA DAR A ELA E COMO FAZE-LA PARAR COM O CHORO,,,POSSO DAR FLORAL PARA ELA DORMIR BEM A NOITE?????QUAL RAÇAO E COMO DAR???

    4. Priscila Monteiro Ventura disse:

      29 de setembro de 2013 às 18:10

      Oi, sou mãe da Mel Maria, uma lhasa de dez anos, e agora ela esta com medo de chuva, isso aconteceu de uma hora para outra.É só começar a ouvir o barulho da chuva que ela começa a ficar inquieta,repiração ofegante, taquicardica e a pedir colo.E o melhor de tudo, se for a noite ela não deixa ninguem dormir.Acho que ela esta com sindrome do panico…kkkkkk. Esta noite fomos dormir as 5 hrs da manhã….Alguem pode me ajudar

    5. elaine disse:

      13 de julho de 2013 às 16:13

      Meu cachorro, um cocker spaniel, hoje com treze anos
      ficou cego aos 9 e atualmente tem problemas cardíacos.De dois dias para cá,rodava a noite inteira,mas dormia à noite.Agora não dorme nem de dia nem de noite. A veterinária disse que não há o que fazer, pois se tomar mais medicamentos pode atrapalhar o tratamento cardíaco. Me ajudem estou muito triste e apavorada,adoro meu cachorro e não gosto de vê-lo sofrendo.

    6. Maria Cristina disse:

      12 de julho de 2013 às 22:53

      Tenho uma poodle de 19 anos, e achava que só meu bebê não dormia à noite. Há uns três meses ela acorda por volta das 2 horas da manhã e fica andando pela casa, aí cai ou se enfia em algum canto e começa a chorar e latir. Às vezes deita em sua caminha (que fica no meu quarto) e também chora e late até acordar a casa toda. A veterinária receitou um floral, que por enquanto não está adiantando muito, mas ela disse que realmente é demorado para fazer efeito. Adorei o site, pois vi que o que acontece com minha pequena é comum em cachorros idosos. Abraço a todas as mães de cachorro.

    7. Rosecler Daignese disse:

      9 de julho de 2013 às 10:18

      Tenho um pincher de 14 anos, ele está cego e ele dorme só até as 2 da manhã, depois acorda e tenho que colocá-lo no quintal para fazer coco e xixi, quando volta não quer mais saber de dormir. Depois de passar dias dormindo mal passei a colocá-lo para dormir comigo depois desta ida ao “banheiro” e funcionou, ele dorme comigo até o horário de eu levantar para trabalhar e depois coloco ele na cama de uma das minhas filha. Mas durante o dia ele late e chora muito, acho que sente minha falta. É triste vê-lo assim, mas o amo demais e vou cuidar dele até o fim. Cansa muito mas é compensador.

    8. Izabel Ap.B.Ostanelli disse:

      11 de junho de 2013 às 16:13

      Oi Ana, boa tarde!
      tudo bem?
      Sou da cidade de Valinhos interior de São Paulo,vi seu blog e achei fantástico.
      Como estou me mudando de casa para um apartamento gostaria de algumas orientações, temos uma yorkshire de dois anos e trabalho o dia todo como devo proceder com ela.
      Ela já está acostumada a ficar sozinha o dia todo,quando percebe que vamos sair ela vai para a sala e fica numa boa.Será que ela vai estranhar muito?Minha filha vai tirar férias uns 20 dias para poder adapta-la com o novo lar.Você recomenda algum dica ou floral?
      No aguardo

      abraços

      att

    9. Christiane disse:

      16 de abril de 2013 às 08:37

      O que faço para um filhote dormir a noite?? O veterinário falou que eu podia dar Dramim, mas não adianta!!! Preciso dormir!!!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        16 de abril de 2013 às 10:56

        PELOAMORDEDEUS, sedar um filhote? Esses veterinários estão com a cabeça ONDE? Canse o seu filhote, dê a ele atividade física e distração durante o dia e de noite ele estará cansado o suficiente para dormir. Você não fala a idade do filhote, não diz há quanto tempo ele está com você e o que ele faz, então não tenho muito como te ajudar.

    10. Flávia Queiroz Monteiro disse:

      10 de abril de 2013 às 14:40

      Olá, muito interessante esse post. Tô vivendo esse mesmo drama com meu York de 15 anos. Ele simplesmente não quer mais dormir de noite e fica não deixa mais ninguém em casa dormir. Já tentei de tudo, desde calmantes naturais e homeopáticos como Valeriane, Ritmoneuran, ANIZEN, Cofea Cruda, como remédios receitados pela Veterinária, e que quase mataram meu bichinho. Ela passou o Acepran pra ele e ele teve um piripaque… hoje tentei o Gadernal, mas ele também passou mal e tá até agora choramingando, pois fica angustiado com os efeitos colaterais do remédio. Já tentei dar melatonina e nada! É triste ver nossos filhos assim…

    11. Elenice Ap. mota disse:

      20 de março de 2013 às 18:30

      Tenho uma basse de 20 anos, nos ultimos 2 meses não consegue mais dormir. É totalmente dependente e se machuca com facilidade pois sempre cai e bate com a cabeça. ão sei mais o que fazer pois estou exausta, tendo que passar todas as noites acordada cuidando dela, pois chora muito. Só se alimenta comigo, mas segundo o veterinário ela está bem de saúde. O que posso fazer, preciso descansar um pouco?

    12. vanessa disse:

      30 de janeiro de 2013 às 09:33

      minha filha tem 9 anos, sempre foi agitada mas ficava no quintal, ai u mudei de casa e coloquei ela p dentro, comprei caminha, almofadas e tudo mais p ela ficar confortavel, mas ela não dorme a noite me acorda varias vezes p brincar, fazer xixi (pois faz no quintal)e eu trabalho todos os dias 12 horas preciso dormir bem… me ajudem, o que posso fazer p ela dormir pelo menos 6 horas direto…. obrigada

    13. viviane da camara disse:

      10 de janeiro de 2013 às 17:36

      Eu tenho uma cadelinha poodglo e ela tem 15 anos, usa fraudas pois nao consegui segurar a urina mais, e de uns tempos para ca, nao para de beber agua e nao para no lugar, fica chorando baixinho, nao dorme mais nem de dia e nem a noite, fica agitada como se estivesse com alguma dor e do nada ela as vezes treme a cabeca para tras como se fosse bater em algo, ela sempre foi boa para dormir, mas desde que eu comecei a dar racao, coisa que ela nunca comia, ela tb esta fazendo muito coco, varias vezes ao dia, sendo que ela fazia apenas duas vezes no maximo ao dia… gracas a deus ela nunca teve convulsao, espero que nao tenha nunca, dei cha de erva doce pra ela, pode ate ser imaginacao minha, mas ela comecou a nao dormir e a ficar agitada assim depois que comecou a tomar o cha….sera que posso dar cha de erva cidreira a ela, por favor me ajude, pois nao sei mais o que fazer a respeito, tenho pena dela pois nao sei se ela esta com dor….obrigada…por favor mande a resposta no meu email….

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        11 de janeiro de 2013 às 22:35

        Viviane, eu NÃO mando respostas no e-mail, desculpe. Acho que ela pode estar diabética, por favor CORRA para o veterinário.

    14. jessica disse:

      16 de dezembro de 2012 às 22:40

      olá! tem um cãozinho que está com 11 anos, ele paraou de andar e desde então ela ja nao dorme mais a noite, passa o dia inteiro dormindo e a noite fica acordado, ai fui a veterinaria e ela falou que isso é normal em cachorros idosos ai ela receitou um remédio chamado porex ela receitou 1/2 comprimido ao dia,ai nao fez efeito passei a dar 1 inteiro e nada,já dei cha de camomila com erva-doce,camomila com hortelã,cha demaracuja,cha da folha do alface e nada,eu sei que é erradao ai dei 1/4 de lexotan de 3m nao surtiu efeito ai de 1/2 e ele dormiu mt bem de dia e de noite nada, eu já nao sei mais o que faço vcs podem me ajudar por favor, desde já agradeço bjs

    15. Talita Murer disse:

      23 de agosto de 2012 às 10:45

      Bom dia,tenho duas cachorras vira-latas com a idade de 6 meses as duas,uma é pinter e viralata, a outra é dalmata com rotivaller ,mas estmaos com dificuldades com elas.chega a noite eslas raspam na minha porta da cozinha a noite inteira..meu marido antes levantava e dava um pouco de ração e elas paravam,agora não o que eu faço preciso dar uma solução, senão vou dar para doaçãoe tem dia que acabamos não dormindo.comprei floral para dar para elas mas nada adianta.então eu e meu marido estamos pensando na possibilidade de darmos para um lar melhor.
      fico no seu aguardo.,e se caso tiver uma dica de adestrar elas tb aguardo
      talita murer

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        23 de agosto de 2012 às 12:14

        Talita, elas arranharam a porta e ganharam COMIDA! É claro que continuarão pedindo. NÃO FAÇAM NADA, nem mesmo briguem, ignorem TOTALMENTE que isso logo passará. Se for pra fazer algo, batam na porta pelo lado de dentro, SEM FALAR NADA, sem fazer barulho, como se NÃO ESTIVESSEM LÁ, como se fosse a porta dando “bronca” nelas. AGORA, SE VOCÊS DESISTIREM DELAS, por favor nunca mais tenham cães na vida. É lógico que sempre haverá necessidade de educá-los, ainda mais com DUAS filhotes juntas.

    16. Marina disse:

      20 de abril de 2012 às 11:56

      E QUANDO A INSÔNIA SE DEVE À BAGUNÇA? DESDE QUE ADOTAMOS UMA FILHOTE, ELA E A NINA, MINHA CADELA DE 3 ANOS, ENLOUQUECEM A NOITE, NA MAIOR FARRA E NÃO DEIXAM NINGUÉM DORMIR RSRSRSRSRS

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de abril de 2012 às 18:10

        hahahaha Daí só cansando as duas durante o dia, na esperança de pararem de noite. Beijos!

    17. Sonia Grieco disse:

      18 de abril de 2012 às 21:38

      Olá, o melhor remédio para insônia dos cães é dormir com eles . Senão quiser colocar na cama , coloque a caminha dele ao seu lado! Eles velhinhos ficam muito ansiosos dormindo só . Eu sempre dormi com os meus até eles partirem ,e eles sobem na cama a hora que eles querem e descem na hora que desejam.Sem contar que eles podem ter qq problema de saúde a noite e a dona não vê.Não existe coisa mais gostoza que dormir com eles.Sonia Grieco.

    18. Katia Rossi disse:

      17 de abril de 2012 às 21:44

      Vish a minha vira-lata de 6 meses já não dorme agora imagina quando ficar velhinha!
      hehehehe

    19. Raquel de Olveira disse:

      17 de abril de 2012 às 11:29

      Uma das minhas cãofilhas não dorme bem, late, mas dorme no quarto comigo. Ela é muito apegada,até demais. Antes dormia na garagem chorava muito, ai resolvi que elas iam dormir dentro, mas é a mesma coisa. Tenho dado florais, mas ainda não estou vendo resultado. Ela tem 3 anos. Filhos são assim…kkkk.Um abraço!!

    20. Aline Viena disse:

      10 de janeiro de 2011 às 15:20

      gente, nunca tinha ouvido falar disso..
      que engraçado!
      eu sempre acredito que em casos como dessa cadelinha métodos "alternativos" (ou melhor, métodos naturais) são melhores que os próprios remédios que até pra gente n faz muito bem, né?

    21. marina disse:

      9 de janeiro de 2011 às 15:51

      a Pink também não dorme de noite, fica latindo feito louca! ela vai completar 16 anos dia 24 (no mesmo dia que o João completa 1), não tem remédio que adiante nessa fase, qualquer coisa é muito perigosa pra dar a ela, sem contar que desde o natal ela começou a usar fralda em período integral, ninguém mais aguentava pisar em xixi toda hora, ela até pede pra trocar a fralda quando faz coco, a danada se faz de loouca mas é muito esperta!
      bjocas e lambidas da bicharada aqui de casa

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados