• Receba os posts por e-mail:

    EXCLUSIVO: Por que os cães uivam?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 26 de março de 2012

    Pedi pra amiga Cassia Santos, do blog Cão Amor, um texto sobre uivos de cães. Espero que gostem! Beijo e boa semana.

    Leia também: Ansiedade de separação em cães: Tudo que você precisa saber a respeito!

    Uivos caninos

    Pensar em uivos nos remete automaticamente a lobos em noite de lua cheia e nos traz à mente a imagem do canis lupus apontando o focinho para cima, fazendo sombra diante da lua totalmente cheia… Mas e quanto aos cães, o que dizer deste tipo de vocalização, que às vezes causa indagações nos seres humanos?

    Sim, cães também uivam, mas a incidência deste comportamento é bem menor do que ocorre entre os lobos. Mas, para entender o motivo de nossos amigos de quatro patas adotarem este som característico, é preciso entender um pouco dos motivos que levam lobos a uivar.

    Numa alcateia de lobos, os uivos servem para que consigam se comunicar à distância. O som de um uivo, por ser bastante prolongado, num timbre alto e agudo, permite que a “mensagem” seja levada por quilômetros de distância. Assim, lobos de um mesmo grupo conseguem se comunicar, mesmo que estejam distantes dos integrantes do grupo: um emite o som e o que está longe, responde. Na verdade, vários podem responder e forma-se uma enorme sinfonia de uivos. O uivo, nestas situações, serve também para chamar de volta um ou alguns indivíduos que estejam distantes, caçando, por exemplo. Assim, uivar consiste numa forma de comunicação em massa.

    Os lobos são capazes de reconhecer se os uivos em resposta pertencem a um indivíduo de outro grupo. Assim, podem saber se possíveis colegas não tão amistosos estão por perto e se preparar para eventuais ataques.

    Assim como acontece com os lobos, no caso dos cães, os uivos também fazem parte de seu repertório de linguagem. Algumas raças tendem a uivar mais, como Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alaska.

    Cães podem uivar ao perceber uma fêmea no cio na vizinhança e, assim, uivam numa tentativa de chamar para atender ao instinto de procriação.

    Como se trata de uma forma de chamar a atenção, cães podem uivar quando se veem sozinhos, numa tentativa de trazer seu grupo de volta. É interessante notar que, caso os uivos perdurem apenas por pouco tempo, trata-se de um comportamento normal. Mas, se os uivos perduram por longos períodos de tempo, podem consistir em um dos sintomas da síndrome da ansiedade de separação, que acomete cães que simplesmente não toleram ficar sozinhos.

    Assim, apesar de se tratar de um comportamento normal dos cães, é importante observar as situações, frequência e tempo que o peludo permanece uivando, pois esta forma de comunicação pode significar algum distúrbio comportamental que pode demandar cuidados.

    Cassia Santos – blog Cão Amor

    cao

    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    41 Comentários:

    1. Vivi disse:

      3 de fevereiro de 2014 às 17:12

      Minha cachorrinha cocker uivava sempre que alguém que ela gostava vinha nos visitar. As vezes uivava do nada no meio da noite (sonhos, talvez); eu quase morria do coração.

    2. nelson tanaka disse:

      31 de janeiro de 2014 às 14:13

      Nada como ler o original.
      Além da informação, a forma e o conteúdo desvendam o saber responsável da protagonista, Cassia Santos.
      Chega a ser poético.
      Comecei a ler, achando que era mais um texto “copiado e colado”, igual aos milhões que existem na Internet…
      Só parei no último ponto final.
      :o)

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        3 de fevereiro de 2014 às 23:39

        Que bom que leu, Nelson! Quase ninguém vai atrás dos links. Faço assim para que as pessoas conheçam o trabalho na íntegra, conheçam outros sites e blogs. Que bom que vc foi!

    3. Hugo Deleon disse:

      29 de janeiro de 2014 às 14:26

      os cães adotam este comportamento quando estão separados dos seus donos pois os consideram um membro da sua matilha e procuram desta forma estabelecer contato…

    4. Hugo Deleon disse:

      29 de janeiro de 2014 às 14:24

      Muito bom o conteúdo !!

    5. barbara disse:

      19 de dezembro de 2013 às 16:06

      oi a cachorra da minha vo ficou ruivando a manhã toda mais ela não faz isso é a primeira vez e o estranho é que minha vo sai sempre mais tou meia com medo porque dizem que quando o cachorro ruiva não é bom sinal nem pro dono e nem pros familiares em volta e eu moro no quintal isso é verdade?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de dezembro de 2013 às 10:48

        Bárbara, leia o texto. Não tem nada de “sinais”, é mais saudade, tédio etc.

    6. thalita disse:

      3 de dezembro de 2013 às 13:40

      Olá!

      Tem uma casa próxima a minha onde os cães uivam o dia toda a mais de 2 meses, não vejo muito movimento nesta casa tenho suspeita de abandono, uivar por tanto tempo assim é normal?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        4 de dezembro de 2013 às 15:30

        Não. Devem estar morrendo de fome e sede. Por favor, veja o que podes fazer na tua cidade para remediar esta situação!

    7. CAMILA disse:

      13 de setembro de 2013 às 13:24

      Sempre que passa um carro de som, o cão da minha irmã (que mora ao lado) uiva, e o meu uiva também. Mas se o da minha irmã não se manifestar, o meu fica quieto. Porque será?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de setembro de 2013 às 08:21

        Pq uivar é algo “social”. Como o dela começa, o teu termina, hehe. Mas sozinho, ele não dá bola. O Shoyo só uiva pra reclamar que está longe de mim, por ex., como ao ficar na pet pra tomar banho. Cada cabeça de cachorro, uma sentença. ;)

    8. maria disse:

      18 de agosto de 2013 às 12:32

      Concordo mas pela observação que tenho vindo a presenciar o uivar dos cães deve-se a motivos que vão para além da esfera das necessidades afetivas e fisiológicas e sociais da simples raça canina.
      Avisam com antecedência os seus amigos (pessoas, população próxima) de tragédias e acontecimentos desagradáveis. Usam sentidos e antecipam visões complexas de entender e descodificar aos olhos e sentidos de qualquer humano.
      Gostava mesmo de entrar no mundo das vidências deles, assim eu seria uma Vidente ou Médium.

    9. Apolonio disse:

      16 de agosto de 2013 às 15:29

      tenho duas cadelinhas daschund elas adoram uivar, começam latindo e vão afinando o latido até começar a uivar fazem isso sozinhas e acompanhadas por outros caes ou por mim e alguns parentes,é muito engraçado eu adoro…

    10. Plinio disse:

      13 de julho de 2013 às 00:56

      Queria que minha Doris uivasse… Existe um meio de ensina la?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        15 de julho de 2013 às 11:51

        hahahahaha nunca vi disso, Plínio! Todo mundo querendo que o cachorro pare de uivar e vc querendo que a sua uive? Desculpa, mas não sei como ensinar cachorro a uivar… ;)

    11. maria soares disse:

      11 de março de 2013 às 15:52

      tenho uma cachorrinha mestiça pitibu, quando meus vizinhos vão brincar com a deles ela rusna parecendo que quer pular o muro. Não entendo do por que desta atitude.Ela também não pode ouvi-los conversando ou abrindo a porta.O interessante que faz isto somente com estes vizinhos da direita, os da esquerda nao liga!Vá entender os cães!

    12. Patricia disse:

      8 de março de 2013 às 23:44

      Bem, há 4 anos (desde filhotinho) o meu Buddy uiva. Uiva de dia, uiva de noite, uiva sozinho, uiva acompanhado, uiva quando estamos fora de casa, uiva quando todos estão em casa, uiva pra subir na cama, uiva pra gente abrir a porta, uiva pra sair, uiva pra entrar e uiva… uiva.. uiva… Eu já desisti de tentar qualquer coisa. Até tratamento com florais já tentei! Enfim… era tanto vizinho reclamando que ele, louco de esperto, ensinou os cachorros desses vizinhos a uivar também… Ele já foi castrado e tem uma “cãopanheirinha”, mas a uivação continua. Claro que esse coral dele na madrugada é pra acabar com qualquer sono e se existisse um psicólogo canino eu o levaria a várias sessões de terapia, porém, enquanto isso não é possível, não tem jeito.

    13. Hellen disse:

      21 de fevereiro de 2013 às 17:21

      Eu tenho uma Border Collie e quando ela ta MUITO feliz (tipo, quando eu acordo de manhã e ela está louca de felicidade ecom muita vontade de brincar) ela uiva. Isso é normal, né?

    14. Tatiane disse:

      29 de janeiro de 2013 às 08:53

      Minha colega tinha 3 cachorros, ela deu o grande o “Lobo”, faz 3 semanas… E depois disso o cachorro menor não para de uivar, está deixando todo mundo enlouquecido, os vizinhos estão irritados. E quando gritamos LOBO..LOBO.. O cachorro menor pára! O que posso fazer e como posso ajudá-lo ??

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        30 de janeiro de 2013 às 15:38

        Ô pecado, Tatiane! Mas por que ela deu o Lobo? Sinceramente? Com o tempo até deve passar, mas é maldade separar os dois. Não tem como o Lobo voltar ou o pequeno ir morar com ele?

    15. Valentim disse:

      17 de janeiro de 2013 às 23:33

      Como será que ela chegou a essa conclusão?

    16. Rafaella Marques disse:

      9 de janeiro de 2013 às 13:32

      Meu cão uiva toda vez que ele ouve o som do carro de bombeiro. Por que isso acontece???

    17. Tata disse:

      5 de janeiro de 2013 às 16:37

      Excelente texto! O cão do vizinho começou a uivar uma noite e fiquei um pouco assutada, aki na minha cidade há uma crendice popular de que quando os cães uivam é porque os donos estão doentes ou irão morrer rsrsrrsrs.

    18. Leila Quintana disse:

      26 de dezembro de 2012 às 16:47

      Olá,tenho um pitt bul de 02 meses e todas as vezes quando se alimenta para um pouco e uiva e continua comendo achei mto estranho e fikei curiosa em sabe porque?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        28 de dezembro de 2012 às 09:20

        Fofo!!!!!!!! Não sei responder… Mas se te incomoda, IGNORE, saia de perto e ele logo deve parar.

    19. [...] por Paulinha Seu cão uiva? Saiba os motivos! A amiga Ana Corina me pediu para escrever sobre uivos caninos e o texto está publicado lá no Mãe de Cachorro. O assunto é interessante, mas poucos sabem os reais motivos que levam os cães a uivar. Confira a íntegra  do texto clicando aqui. [...]

    20. Claudio Paggi disse:

      25 de agosto de 2012 às 10:28

      Tenho um Yorkshire, e esta noite acordei com o uivo dele que me assustaram, mudava o tom e distancia deles, achei super estranho.

    21. Laís disse:

      28 de junho de 2012 às 19:38

      KKKKKKKKKKKKKKK Acontece a mesma coisa com a minha Rotweiller, Eduardo. A diferença é que o cara passa todos os dias, fim da tarde ou início da noite gritando “pamonha”. Não é pelo cheiro, é pela voz dele que ela uiva! Infelizmente ela perdeu o filho que tinha 5 anos, mas ele tbm participava desse “ritual”. Hj não me aguentei, vim procurar na internet e dei graças por saber que não é só aqui em casa. Tentei encaixar em todas as possíveis razões e bolei de rir!

    22. Eduardo disse:

      16 de abril de 2012 às 19:44

      Tenho uma Labradora e ela uiva toda vez que o carro de pamonha passa. Todo santo sábado que esse bendito carro de pamonha passa minha cachorra uiva.

      Esses dias eu gravei o áudio do carro de pamonha no meu celular e testei pra ver se ela uivava com o meu celular. Batata! Não posso colocar o áudio que ela sai lá pra frente/fundo para uivar.

      Passou o som ela pára. Parece cômico mas é real.

    23. Carolina disse:

      2 de abril de 2012 às 12:02

      Minha cachorrinha já uivou umas 3 vezes quando eu estava tomando banho. Veja bem, EU estava tomando banho, não ela. Mas ela ficou tão incomodada que ganiu e até uivou. Depois não mais. Ela acostumou com a idéia de que as pessoas tomam banho.

    24. Mercia disse:

      27 de março de 2012 às 13:53

      Olá!
      Tenho três vira-latas que amo de paixão, mas me deixam numa tremenda saia justa com os vizinhos cada vez que passa um caminhão de gás pela rua… Aquela musiquinha desperta os três para uma sessão de uivos que não consigo fazer parar, e que só termina quando o caminhão já vai longe. Desde que os adotei, ainda filhotes, eles se comportam assim. O que posso fazer para sossegá-los, já que broncas de nada adiantam?

    25. Cassia disse:

      27 de março de 2012 às 13:18

      Adriana, seria necessária, antes de mais nada, observar quais as situações que deflagram os uivos. Como eu disse no texto, trata-se de um comportamento normal, que faz parte do repertório comunicativo dos cães. Ou seja, não se trata de algo que podemos afirmar como “curável”, afinal, pelo seu relato, não me parece algo anormal, mas sim um comportamento aprendido pelos filhotes. Se o deflagrador é sua saída, sugiro que enriqueça bastante o ambiente, proporcione bastante atividade física e mental para os cães. Se a situação se tornar muito difícil, consulte um especialista em comportamento canino, que utilize técnica baseada em reforço positivo. Boa sorte!

    26. Roberta disse:

      27 de março de 2012 às 11:28

      Parabéns pelo texto, muito informativo e útil.
      Adoro esse blog!

    27. Alexander Santiago disse:

      27 de março de 2012 às 03:14

      VOlá,com licença!Se vc gostar,me ajude a divulgar essa canção!!!!!uma forma q achei para tentar conscientizar as pessoas…..Vamos alcançar mais pessoas!!Contamos com você!!!Obrigado!
      PS:poxa foi dificil encontrar seu perfil!!Que bom que achei!!!
      http://youtu.be/glaacvVm-Y4

      Olá,com licença!Se vc gostar,me ajude a divulgar essa canção!!!!!uma forma q achei para tentar conscientizar as pessoas…..Vamos alcançar mais pessoas!!Contamos com você!!!Obrigado!

      http://youtu.be/glaacvVm-Y4

    28. adriana ruscher disse:

      26 de março de 2012 às 22:07

      eu tenho um cão macho ORUS uiva sempre que saio arrumei uma femea pra ver de melhorava ,resultado deu tres filhotes femeas que também aprenderam com ele a uivar é uma sinfonia o pai não concegue dormir até eu voltar os visinhosficam fulos, pergunta TEM CURA?beijo ADRI

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        27 de março de 2012 às 13:54

        Oi Adriana,
        que tal CASTRAR URGENTEMENTE essa turma toda? Se para você ficar muito caro castrar os 5 de uma vez, comece com o pai, para daqui a pouco não teres 30 cachorros onde antes havia apenas um!
        Como a Cássia te respondeu, uivos não são “curáveis”, já que fazem parte da comunicação canina. Veja as dicas dela para amenizá-los. Beijo.

    29. Karoline disse:

      26 de março de 2012 às 10:42

      Humm..Interessante não sabia..Estou aprendendo bastantes com o site..Bjs Karol

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados