• Receba os posts por e-mail:

    Saúde: Babosa (aloe vera): use e abuse para promover mais saúde aos peludos e você!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 21 de dezembro de 2011

    Dia desses a veterinária Carmen Cocca me falou “Ana, deveríamos fazer uma campanha ‘Tenha babosa plantada em casa’, de tão útil ela é para os peludos e nós”. O bom é que dá para ter a bendita planta salvadora em vasinhos mesmo que você more em um micro apartamento!

    Caímos no assunto da babosa por que a dra. Carmen me contou que passar babosa misturada à própolis verde é excelente para cicatrizar lesões de sarna demodécica e quaisquer outras feridas que precisem de cicatrização nos peludos. Eles podem comer/lamber sem problemas e o máximo que pode acontecer é soltar um pouco o intestino.

    No super completo post A babosa e suas mil e uma utilidades, lá do blog Homeopatas, você aprende a aproveitar melhor este presente da natureza! Boa leitura e corra a ter babosa em casa Smile

    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    54 Comentários:

    1. Ana Paula disse:

      21 de dezembro de 2011 às 08:48

      muito bom, aníssima. e para quem não tem quintal em casa (ou não tem a manha para cuidar de plantinhas, como eu), sempre há a alternativa da pomadinha pronta. quando o fidel foi castrado, o dr. david recomendou passar babosa no cortinho. como eu não tinha/não tenho a planta em casa, descobri uma pomada pronta na farmácia joão di bernardi, ali no centro. imagino que qualquer boa farmácia desse tipo também tenha. e a cicatrização do rapazinho foi super boa. beijo!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de dezembro de 2011 às 17:48

        SUPER bem lembrado! Há algumas marcas de produtos com babosa, né? Tem aquela Forever que é bem legal. Beijo!

    2. tania disse:

      21 de dezembro de 2011 às 11:03

      Oi Ana!!!
      Foi bem oportuno esta matéria pra mim
      A poucos dias peguei uma cachorra na rua, aliás todos os meus foram de rua.Bem, só que ja tinha uma pequena e esta última é grande(uma patora)e muito ciumenta, não deu outra, num descuido ela atacou minha a mais pequena resultando num corte em cima do lombo dela….Tenho bastante babosa aqui em casa.Será que seria bom utilizá-la??? Muito Obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de dezembro de 2011 às 17:47

        Sim, seria ótimo! Use a babosa misturada com a própolis verde, como sugeriu a veterinária Carmen :)

    3. Diego – DoggyStore disse:

      22 de dezembro de 2011 às 10:42

      Deixa o pelo que é uma belez, tem efeito cicatrizante e o própolis usado junto tem efeito antibiótico além de cicatrizante.

      Ótimo Post.

    4. Renata disse:

      5 de janeiro de 2012 às 13:21

      Amigos, a babosa, pelo que sei é tóxica para gatos. Isso deveria ficar claro na matéria…
      Abraços!

    5. Carmen Cocca disse:

      5 de janeiro de 2012 às 23:31

      Renata,costumo recomendar babosa há muito tempo, tanto para cães quanto para gatos e nunca tive problemas. Não encontrei nenhum material científico que desabonasse o uso da babosa em gatos. Se você tem esse material poderia fornecê-lo para que pudéssemos estudá-lo e disponibilizá-lo no http://www.bichointegral.vet.br?

    6. carlos souza disse:

      3 de fevereiro de 2012 às 22:46

      comecei hoje o tratamento no meu amigo guzinho a base de babosa espero em deus que ajude, pois ja tentei de tudo e não sara

    7. Fabiano disse:

      13 de março de 2012 às 15:37

      Oi, tudo bem? eu estou totalmente perdido! Nunca tivemos cães em casa, mas meu filho pediu um então compramos um labrador (filhote) agora está quase com 3 meses. Percebi que começaram umas feridinhas, caindo muito pêlo e um odor forte. Então o veterinário disse que era sarda demodécia. Receitou 2 remédios, ok! as feridas secaram e sicatrizaram. Porém, está com uma falha enorme de pêlo e nos dá muita dó dele. Uma amiga diz para passara babosa pura nele. O que tu me diz? Outra coisa: me dala mais sobre AN (alimentação natural? é isso?). Preciso de mais informações. Obrigado! Por favor nos ajude!

    8. sabrina disse:

      24 de maio de 2012 às 12:53

      olá meu nome é sabrina tenho um pit bull que tem sarna negra posso fazer o mesmo tratamento com ele?
      por quento tempo dou o prebiotico e o probiotico?
      com que produto posso dar banho nela?
      me ajudem faz cinco anos que ela tem este problema e nenhum veterinario que eu levo acerta na melhora da minha cachorra!

    9. Robson Assis disse:

      8 de agosto de 2012 às 11:31

      Minhas 2 gatas tem sarna. Levei a vários vets e nada!! Usei spray, ectomosol, shampoo, ivermectina, benzoato de benzila… a mais nova “melhorou” e a mais velha começou faz uns 3 dias e pra acabar de piorar ela está prenha.
      O que posso usar de eficaz para sarna em gata prenha??
      Socorro!!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        9 de agosto de 2012 às 13:58

        Robson, mas por que você não castrou sua gata? :(
        Sarna de pele cura muito fácil, não faz sentido você ter ido a vários veterinários e elas ainda não estarem curadas, tem algo errado! E até onde sei, ivermectina para gatos só oral (Mectimax)! Aliás, para cães também!
        Não sou veterinária e não entendo de gatos como entendo de cães, então liguei para a Ioná Araújo, veterinária especialista em gatos aqui de Floripa e li teu texto pra ela, que falou que é complicado opinar sem saber exatamente o tipo de sarna, sem saber qual tratamento exato e por quanto tempo você usou os medicamentos, se foi usado no dosagem correta para o peso dos animais etc. Sobre a questão da gata prenhe, realmente complica. O que ela disse que NÃO podes é dar a ivermectina pra gata esperando filhotes. O uso da ivermectina deveria ser MUITO regrado, pois ela acaba com o fígado e esse efeito colateral as pessoas só vão ver depois, com o bicho já quase morrendo ou morto mesmo…
        Não tem jeito, precisas procurar em vet especialista em gato e levar as duas, não dá pra fazer consulta online.

    10. regina disse:

      4 de setembro de 2012 às 14:37

      acabei de resgatar uma cooker da minha vizinha a coitadinha está pele e osso segundo ela a cachorra tem 11 anos e tem essa sarna como devo proceder oque faço primeiro ela está com 5 kilos dá pena de ver me ajudem me orientem por favor…no momento não tenho como leva-lá no vet pois meu marido es´ta desempregado mas oque eu puder fazer em casa por ela farei.

    11. Bruna disse:

      2 de outubro de 2012 às 15:51

      Boa tarde.
      Bom, minha cadela esta com cirrose hepática, a barriga dela está bem inchada e também esta com otite crônica. Será que se eu picar alguns pedaços da babosa em cima da ração dela, pra ela comer, fará mal?
      Conheço a babosa como a Planta que Cura! Espero realmente que seja assim, pois nós nunca estamos preparados para perder algo que amamos, e acho que nunca estaremos. Me dois em pensar perder ela, pois ela é minha filha e melhor amiga :((

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        8 de outubro de 2012 às 12:59

        Bruna, mas ela está sendo devidamente medicada para a cirrose e a otite?? Olha, teria que ver com um veterinário pq mesmo sendo excelente e natural, não sei responder se a babosa interfere no tratamento da cirrose. Para a otite só ajudaria…

    12. Emilia disse:

      3 de outubro de 2012 às 11:34

      Tenho um beagle com 5 meses e ele tem uma coceira eterna, não é sarna, ele ja fez axame de sangue. Existe algum produto naturar para essa coceira?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        8 de outubro de 2012 às 13:00

        Emilia, ele provavelmente tem ALERGIA. Tanta coceira pode ser reação à vacinação (ele tomou polivalente e antirrábica juntas? mais alguma no mesmo dia?), pode ser alergia à pulgas, à produtos, à ração… Não é só sarna que coça.

    13. sonia maria parreira disse:

      26 de outubro de 2012 às 12:27

      Usei e aprovo minha cachorinha melhorou 90% continuo tratando… omega 3 e babosa com Própolis.

    14. Hannaly disse:

      22 de novembro de 2012 às 20:02

      Boa Noite!
      Eu tenho uma base hound e ela teve uma alergia que provocou a queda dos pelos e com isso uma coseira sem fim… ela ja fez exame de sangue e raspagem não foram acusado nem sarna e nem fungos. mas a coseira ainda continua assim como a queda dos pelos eu gostaria de saber se tem algum remedio natural que eu possa usar?! ah, a babosa atua como vermifuga? como posso usa-la?
      Obrigada pela atenção! =*

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        26 de novembro de 2012 às 11:12

        Hannaly,
        só sei do uso diário de alho cru picadinho (uma lâmina por dia) para ajudar a combater vermes… O uso da babosa é mais externo, até pq pode dar diarreia…

        Seria interessante você consultar um veterinário homeopata pra ver essa questão da coceira, não tenho nada natural pra recomendar, até pq alergia é bem chato de combater :( Experimente sair da ração e passar pra alimentação natural (www.cachorroverde.com.br) e leia sobre os malefícios do excesso de vacinação (http://www.maedecachorro.com.br/category/vacinacao).

    15. rita de cassia disse:

      11 de dezembro de 2012 às 21:16

      adorei a materia da babosa para passar nos caes ,minha filhotinha tina esta com sarna comecei hoje a passar propolis com babosa ,agora sei que ela vai melhorar,pois tentei de tudo e sempre voltou ,agradeço a dica abraços ,rita

    16. Eli Santos disse:

      2 de janeiro de 2013 às 12:33

      Olá! tenho um gato adotado, que está com suspeita de neoplasia intestinal, estou procurando de todas as formas encontrar alguma coisa que melhore as condiçõea de saude dele. Esta abatido e triste, Já fizemos uma cirurgia no dia 24/12,mas segundo um novo exame, algo ainda está errado. Pensei em dar suco de babosa a ele, mas gostaria de ter certeza de que não causaria mais um problema ao meu bichinho.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        3 de janeiro de 2013 às 11:58

        Eli, não sei te responder… Não tem como você fazer consulta com um veterinário homeopata? A vet dos meus atende por skype. Claro que é uma consulta limitada, que não dá pra fazer exame físico, mas dependendo da doença é tranquilo e dá pra ser assim. O mail dela é: “Carmen Cocca” [email protected]>

    17. iza disse:

      20 de fevereiro de 2013 às 07:50

      para o cachorro pug com sarna demodecica, tambem posso usar a babosa? e pde ser a babosa em liquido que tomo? meu pug tem serios problemas com essa doença e ja nao guento mais gsta tanto
      aguardo

    18. Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

      20 de fevereiro de 2013 às 22:11
    19. Ádila Maria da Silva carvalho disse:

      10 de março de 2013 às 21:16

      Já estava sem esperanças quando encontrei seu blog. Meu cachorrinho está com sarna demodecica e vou fazer tudo que aprendi através de seu blog. Depois escrevo falando do resultado.

    20. maria disse:

      25 de março de 2013 às 14:17

      minha cachorrinha poodle tem umas feridinhas e escama,ñ sei se é alergia de alguma coisa.

    21. ARIANA disse:

      10 de abril de 2013 às 14:33

      MEU GATO TEVE UMA COÇEIRA NA CABEÇA PERTO DA ORELHA NO MES DE DEZEMBRO AI EU USEI O SABONETE SARNATIL MAS EU PASSAVA E NAO enxaguava EU DEIXAVA NA PELE E PASSAVA 3 VEZES AI ELE COÇAVA MUITO POIS O SABONETE QUEMAVA A FERIDA CRESCEU POIS O MODO DE USAR ESTAVA ERRADO AI PASSANDO UNS DIAS COLOQUE O COLAR E PASSEI CREME PARA MICOSE AI FICOU BOM,QUANDO EU TIREI O COLAR ELE VOLTOU A SE COÇAR E FERIU DE NOVO AI EU LEVEI AO VET E LE PASSOU CETOCONAZOL POMADA E PARA EU DA 4 GTS FICOU SÃ AI TIREI O COLAR DE NOVO,PASSADO 8 DIAS VOLTOU TD DE NOVO AI EU PASSEI BABOSA NO FERIMENTO E ESTOU DANDO PARA BEBE A BABOSA AI O FERIMENTO CICATRIZOU JA TEM 20 DIAS E N SEI O QUE FAZER ESTOU COM MEDO DE TIRAR O COLAR E VOLATAR TD DE NOVO.ENTAO ISTO JA VEM ACONTECENDO DESDE DO MES DE DEZEMBRO ATÉ HOJE EM ABRIL TENHO UM FILHO DE 2 ANOS E TENHO MEDO DE SER ALGUMA COISA CONTAGIOSA QUE POSSA PASSAR P MEU FILHO E AGORA ALGUEM PODE ME AJUDAR POR FAVOR ESTOU SEM CONDIÇOES P PAGAR UM VET O QUE EU FAÇO?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        14 de abril de 2013 às 15:16

        Ariana, mas você tem um veterinário supervisionando isso tdo? Tente tirar o colar por um dia, dois dias e veja como as coisas progridem. Não tenho como opinar se é algo contagioso ou não, pois você não passou um diagnóstico.

    22. Manu disse:

      15 de abril de 2013 às 15:10

      Olá, vi a matéria sobre a babosa e achei muito boa. Tenho uma cachorra de raça labrador ainda filhote, 07 meses e ela apresentou a poucos dias, sarna demodécica. Estou com dúvidas, se uso apenas o que tem dentro da babosa. A casca não serve? Obrigada pela ajuda.

    23. ORLEIDE GOMES disse:

      25 de abril de 2013 às 18:53

      Ola maravilhosa sua pagina,tenho uma poodle de 16 anos a alguns meses descobrimos que ela esta com tumor na bexiga e tambem tem insuficiencia renal cronica apesar desses problemas ela esta bem sei que o Aloe vera e muito bom paa cancer,gostaria de saber se eu poderia ministrar para ela e se nao haveria nenhum problema por conta da insuficiencia renal,ela pesa 4 kg qual seria a dosagem eu poderia pegar o gel direto da planta e dar paraela ou teria que misturar em alguma coisa para ela nao sentir o amargo da planta sem mais aguardo sua resposta obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        26 de abril de 2013 às 11:46

        Olá, não posso responder isso. O ideal é você conversar com o veterinário que está cuidando dela. Se você quiser, há duas veterinárias excelentes que atendem por Skype que posso te recomendar, ok?

    24. Celina disse:

      8 de maio de 2013 às 22:42

      Boa noite, Ana Corina
      Parabéns por este site que alivia tanta gente ! Minha vizinha tem um dalmata de 13 anos e apareceu 1 cisto (1/2centim.diametro) próx ao ânus. depois 2 e + 4 …fez biópsia, operou, cicatrizou…e agora apareceu cistos no rabo, atrás orelha, na pata…fez cirurgi

    25. Celina disse:

      8 de maio de 2013 às 22:50

      CONTINUANDO…agora no ânus…está tamnho tomate, mas não incomoda…só está estufado e tem + como uma couve-flor…veterinário passou Alantol e antihemorragico…domingo parou e hj voltou a sangrar…o q fazer?…Indiquei limpar c/ sbonete enxofre e falei da babosa…ela falou q está uma pele fininha…familia quer sacrificar…obrigada..espero resposta…

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        12 de maio de 2013 às 19:01

        Querida Celina, o correto seria eles continuarem tentando procurar um tratamento, né? Mas não tenho como ajudar muito, pois além de não ser veterinária, é o tipo de coisa que precisa de consulta, o veterinário precisa ver o animal. Se eles querem matá-la é uma pena, mas é uma decisão deles. O máximo q vc pode fazer é tentar ajudar, mas neste caso, ela precisa de cuidados específicos. Tente que eles sigam tuas dicas. Própolis verde também ajuda bastante.

    26. Celina disse:

      8 de maio de 2013 às 22:53

      Feliz Dias das Mães para vc e todos que acompanham seu site e iluminam a vidinha desses anjinhos peludos !

    27. Eliane disse:

      30 de maio de 2013 às 10:15

      Ana,

      Bom dia.
      Como se faz a mistura de babosa com própolis verde ? Qual a proporção de cada um ? tenho um maltês de 4 meses que está se coçando e a veterinária diagnosticou a sarna demodécica (é assim que se escreve), mas os remédios são tão violentos, tão cheio de efeitos colaterais, que fiquei com peninha de dar e resolvi fazer algo mais natural. Dá para vc me ajudar ? Obrigada !

    28. Henrique disse:

      20 de junho de 2013 às 08:17

      oi ana, bom dia.
      meu nome é Henrique e moro em ribeirão das neves/MG, tenho um filhote de labrador(04 meses) e ele deu diarreia devido ter ingerido muita babosa. o que fazer neste caso??? há alguma medicação??? obrigado!!!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de junho de 2013 às 16:20

        Oi Henrique, hummm, acho que não é necessário fazer nada, pois o efeito é esse mesmo… diarreia.

    29. Renata Benetti Cunha disse:

      26 de agosto de 2013 às 16:00

      Olá Ana!
      Tenho um Weymaraner de 5 anos que foi diagnosticado com um tipo de câncer muito agressivo na região do focinho. Ele foi submetido a cirurgia pra remoção do tumor, está fazendo quimioterapia, mas os sintomas dessa doença horrorosa estão voltando! Estou desesperada pois estou vendo que brevemente me despedirei do meu filhão. Conversando com um senhor ele me falou do livro “O câncer tem cura” do frei Zago. Você já ouviu falar sobre isso? Como vc recomenda o uso da babosa no caso de câncer. Faz cerca de 6 meses que os sintomas começaram, desde então já foi feita a remoção do tumor pelo céu da boca e ainda estamos fazendo a quimio, mas já vemos o tumor crescendo. Tô muito triste e desesperada, tentando de todas as maneiras salvar meu filhinho Zandor que amo tanto!
      Grata pela atenção e fique com Deus.
      Renata

    30. Scarlat disse:

      6 de fevereiro de 2014 às 23:23

      Olá.. Gostei muito do Assunto e pretendo ler os outros ate mesmo pra saber um pouquinho mais sobre o que pode acontecer com os nossos Pet’s!
      Eu tenho um Basset (eu ganhei ele a um pouco mais de um ano e ele tinha 40 dias)desde quando que peguei ele se cossa muito(quado eu peguei ele achei uma pulguinha e alguns carrapatos levei no veterinário fizemos um checape e ele ficou bem) porem a cosseira sempre continuou por isso deduzi que ele tenha dermatite, mas em fim, ele ja teve algumas lezões causadas por fungo que tratei com pomada e foi mto bom, porem agora ele vem apresentando algumas queda de pelo devido ele se coçar muito (uns dois dedos a cima do rabo) levei ele no veterinário e ele deu um anti alérgico porem continua da mesma maneira, será que pode ser de novo fungos, ou será sarna? Não sei como agir… (pois quando levei ele no veterinário ele me disse que se não melhorasse iria entrar com remédios pra sarna…mas será que é mesmo ou o coitado do cachorro vai ficar tomando remédios ate descobrir… Obs: o veterinário é de confiança da família)

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        12 de fevereiro de 2014 às 15:12

        Oi Scarlat,

        Não é pq o veterinário é ‘de confiança da família’ há anos que necessariamente tem o conhecimento necessário para tratar teu cão.
        Vja bem, ele deu provavelmente corticóide, tratou a coceira, mas não a causa. Fungo, sarna etc. precisam de exames para serem corretamente diagnosticados, não é confiável avaliar ‘no olho’…

        Pelo local da coceira, pode ser alergia à picada de pulgas. Pode ser atopia canina, leia http://bichointegral.com.br/wp/artigos/atopia-canina/
        Enfim, ele precisa de um diagnóstico correto. Sarna demodécica precisa de raspado para ser confirmada e ainda assim o veterinário pode errar na raspagem e dizer que o cachorro não tem. Fungos precisam de tratamento diferente e por aí vai. Eu procuraria um vet dermatologista.

    31. Lumi Ikuta disse:

      23 de fevereiro de 2014 às 11:29

      Minha cadelinha está com tumoração benigna q tem prejudicado a respiração dela , pois acabou afetando as glandulas lacrimais e assim emtupindo o fucinho , ela tem dificuldade p/ respirar . Foi colocado um dreno p/ o liquido da glandula lacrimal sair , mas mesmo assim sempre enche mto e ela tem dificuldade p/ dormir . Ela está fazendo quimio ,mas a tumoração começou a aumentar denovo.
      Por favor me ensine algo natural contra essa tumoração
      Não temos médicos holisticos na minha cidade

    32. Marlene Campana disse:

      17 de março de 2014 às 14:29

      Olá, estou passando um momento muito dificil com minha cachorra, uma vira-lata, ela na realidade é uma mistura de Rotwailler com vira-lata, a mae dela é de raça, mas o pai foi um viralatas que pulou meu muro, enfim….ela tem 8 anos, e a 2 semanas atras levei ela ao veterinário devido a uma ferida que surgiu bem abaixo do seu anus, quando a ferida surgiu, estava passando um spray com antibiótico, mas não resolver, a ferida começou a aumentar e sangrar, ai então a levei ao veterinário e ele disse que era um tumor, aliás, ele disse que ela esta com muitos focos do tumos por todo o corpo. Ele avaliou o caso e disse que não teria como opera-la pq o tumor esta muito grande, e ele teria que reconstituir seu anus novamente e tb sua vagina,foi passado antibiótico e remédio para dor, alem de ter que fazer curativos 3 vezes ao dia com uma pomadinha anticéptica. Ela esta tomando cefalexina de 500mg, duas vezes ao dia, cloridrato de tramol de 50mg 1 vez ao dia, e prednisona 20mg 1 vez ao dia, mas a ferida não sara, as vezes ela consegue alcançar a ferida e acaba machucando ai fica sangrando, alem de que o lugar é muito complicado, para fazer o curativo ficar. Estou lavando com sorinho antes de colocar a pomada e fechar o curativo. Ai eu me lembrei da babosa, dizem que é um cicratizante natural e eu gostaria de saber se eu posso colocar a babosa direto na ferida ao invés da pomada.
      Aguardo anciosa pois ela esta sofrendo e eu também, não queria ter que sacrificar ela, pois o veterinário disse que não há o que fazer, apenas medicá-la e cuidar para que ela tenha uma qualidade de vida melhor.

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados