• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Dia Nacional do Vira-Latas nos Estados Unidos: é hoje, 2 de dezembro!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 2 de dezembro de 2011

    Não adianta, por mais que saibamos que ser “vira-latas” é uma condição do animal que está nas ruas abandonado e não uma definição deste ou daquele tipo de cão, o termo é sinônimo de cães e gatos mestiços ou sem raça definida. Um animal de raça definida pode estar “vira-latas”, vagando nas ruas abandonado, mas basta ele ganhar um lar que será o “chow-chow”, o “poodle”, o “pastor alemão”. Já nossos amados SRDs (cães e gatos sem raça definida) serão sempre, por mais adotados que sejam, os eternos “vira-latas”. E não há absolutamente NADA de pejorativo no termo. Principalmente em um país como o Brasil, onde somos mestiços de várias etnias que formaram o caldo que dá o tempero especial do povo brasileiro, reconhecido no mundo inteiro como especial, alegre, divertido, sensual e bonito! Justamente como os cães e gatos… vira-latas!

    Foi com imenso prazer que descobri que hoje é Dia Nacional do Vira-Latas nos Estados Unidos! A realidade de lá é um pouco diferente da nossa. Não há, como no Brasil e em outros países, tantos “vira-latas puros”, aquele cão que não se consegue mais definir bem a ascendência, o sem raça definida purinho da silva! Só que sobram por todos os lados os mutts, cães mestiços produzidos pela negligência de pessoas que não castraram seus cães ou por criadores, já que agora a “moda” no Estados Unidos é FABRICAR MESTIÇOS! Sim, de propósito! E já contei pra vocês sobre isso antes aqui no blog, cliquem aqui para ler. Não lembro se falei também que na minha viagem aos EUA em abril último conversei com várias pessoas que tinham estes mestiços “de raça”. A mistura que mais vi? Labrador com poodle, o labradoodle, mas conversei com uma mãe de yorkshire misturado com shih tzu que me deu tantos nomes de novas misturas que fiquei confusa e não decorei sequer a do cãozinho dela. Seria um shitzushire? Ou um yorkieshih? Tenham esta informação em mente ao ler o texto abaixo, ok?

    Nas palvras do site http://www.nationalmuttday.com, que tem como meta promover a adoção de dez mil vira-latas no Dia Nacional do Vira-Latas deste ano:

    A data foi criada em 2005 pelas entidades Celebrity Pet Expert e Animal Welfare Advocate Colleen Paige para aceitar, salvar e celebrar cães mestiços (gatos ficaram de fora do site, mas lembramos deles aqui no Mãe de Cachorro!). O maior percentual de cães eutanasiados (mortos!) nos abrigos dos Estados Unidos todos os anos é de cães de porte médio a grande, mestiços de raças definidas. São resultado de constantes crias inconsequentes, do desejo da população de criar misturas de raças e de filhotes de raça definida vendidos em pet shops, provenientes de fazendas de filhotes que frequentemente produzem animais doentes e terrivelmente negligenciados (que terminam não sendo o perfil do animal prometido e vão parar nos abrigos, é só lembrar dos poodles micro que são constantemente abandonados por que cresceram demais).

    O Dia Nacional do Vira-Latas foi criado para trazer consciência à condição dos cães mestiços em abrigos em todo o país e para educar a população sobre o mar de cães mestiços que esperam desesperadamente por um lar. Cães mestiços tendem a ser mais saudáveis, melhor comportados e a viver mais e são tão capazes de realizar trabalhos quanto cães de raça definida – como localizar bombas e drogas, procurar e resgatar vítimas de desastres e guiar cegos.

    Há milhares de cães mestiços, amorosos e saudáveis, em abrigos, esperando desesperadamente por um novo lar. Então, por favor, visite abrigos em sua cidade e adote um amigo hoje!”

    Categoria: Animais de rua, Animais e nós, Textos favoritos
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    2 Comentários:

    1. clarice pinto disse:

      3 de dezembro de 2011 às 00:18

      ola
      maravilhoso este site emocionei
      parabens pelo trabalho
      clarice

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados