• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Série Filhotes – 21º post: Os cinco principais comandos da Adolescência Canina (6 a 9 meses de vida)

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 21 de setembro de 2011

    Importante: estes textos são traduzidos do livro Puppies for Dummies, transformado aqui no blog na Série Filhotes, mas tanto eu quanto a Fúlvia recomendamos firmemente que qualquer pessoa desejando um melhor convívio com seu cão leia diversos materiais sobre técnicas de educação e psicologia canina, principalmente sobre métodos positivistas, que não utilizam castigos/punições.

    Texto: Sarah Hodgson – Puppies for Dummies – 2nd Edition
    Tradução e adaptação:
    Fúlvia AndradeTodos os direitos reservados. A reprodução é expressamente proibida.

    Quando treinamos nesta fase, melhoramos nosso controle em todos os comandos que já tenhamos ensinado ao filhote. Abaixo estão os cinco principais, que devem ser usados com muita frequência.

    Bons passeios com “Junto

    Continue usando o “Junto” para ter melhor controle nos passeios. Fora isso, use o comando para que o filhote vá para o seu lado. Para ensiná-lo a fazer isto:

    Coloque-o na guia e deixe-o andar ligeiramente à sua frente.

    De repente, chame-o pelo nome e dê o comando “Junto”. Ao mesmo tempo, dê tapinhas na sua coxa (não na coxa do filhote).

    Dê um passo bem grande para trás ao mesmo tempo em que o guia para o seu lado, enquanto segura a guia.

    Guie-o para seu lado esquerdo fazendo um movimento em forma de U. Quando ele ficar ao seu lado, ele precisará sentar antes de continuar o passeio.

    Depois que ele aprender o “Junto”, comece a encorajá-lo a ir para seu lado com distrações (com guia, no começo) e quando você estiver sentado. Sempre dê o comando com voz alegre, peça para ele sentar e elogie-o bastante antes de liberá-lo com o “OK”.

    Reforçando as boas maneiras com o “Senta

    Continue pedindo para o filhote sentar em todas as situações. Este comando é o equivalente humano a dizer “por favor”. Dê o comando só uma vez. Se ele não responder, pode ser que ele não tenha ouvido. Chame a atenção dele com um barulhinho e peça de novo.

    Usando o “Deita” em todas as situações

    Continue a trabalhar no comando “Deita” mesmo que o filhote não queira cooperar. Use um petisco para guiá-lo se for preciso, mas vá retirando-o até o filhote deitar sem precisar de ajuda. Libere-o quando ele ficar calmo nesta posição.

    Quando o filhote começa a cooperar, use o “Deita” para tudo: antes de dar um petisco, antes do jantar etc.

    Pratique o “Espera” com mais distrações

    Continue a usar o “Espera” com o filhote na porta de casa, do carro, nas escadas e antes de entrar em um lugar movimentando (como no veterinário, em uma sala cheia de crianças, na escolinha de adestramento, em um parque). Este comando faz com que o filhote fique parado, esperando por você. Se você obtiver sucesso com este comando nas situações descritas anteriormente neste capítulo, comece a praticá-lo quando estiver andando com o filhote. Siga os passos seguintes (quando estiver com ele na guia):

    Pare a caminhada enquanto diz “Espera”.

    Fique parado se o filhote não obedecer (uma hora ele vai afrouxar a guia e esperar).

    Libere-o com o “OK”.

    Usando o “Não

    Quando o filhote entende que quando você diz “Não” você não está brincando, comece a praticá-lo fora de casa com cães, bicicletas e outras tentações passando por ele.

    Dica da Fúlvia: “Não uso este comando nas situações acima porque quero criar associações positivas com cães, pessoas, bicicletas, lixeiros, carteiros etc. Se uso o “Não”, crio associações negativas, e não é isso que queremos. Devemos sim ensinar o filhote a ficar sentado quando passam outros cães, pessoas, bicicletas etc e dar-lhe petiscos por isso. Com o tempo, a recompensa será o carinho das outras pessoas, brincar com os outros cães e a interação dele com você.”

    Categoria: Adestramento, Fúlvia Andrade, Série Filhotes
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados