• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Série Filhotes – 17º post: Ensinando seu filhote a usar o banheiro – parte 2

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 3 de agosto de 2011

    Importante: estes textos são traduzidos do livro Puppies for Dummies, transformado aqui no blog na Série Filhotes, mas tanto eu quanto a Fúlvia recomendamos firmemente que qualquer pessoa desejando um melhor convívio com seu cão leia diversos materiais sobre técnicas de educação e psicologia canina, principalmente sobre métodos positivistas, que não utilizam castigos/punições.

    Texto: Sarah Hodgson – Puppies for Dummies – 2nd Edition
    Tradução e adaptação: Fúlvia AndradeTodos os direitos reservados. A reprodução é expressamente proibida.
    Leia também: Série Filhotes: Ensinando seu filhote a usar o banheiro – parte 1
    Estrutura e Rotina

    É possível educar alguns filhotes em dias. Mas, para outros, pode levar meses. O melhor jeito de treinar o filhote para usar o banheiro é bolar uma estratégia e estabelecer uma rotina. Para criar uma consistente, use o guia abaixo:
    Cuidado com atenção em excesso. A primeira coisa que devemos aprender é fazer conexões entre fato e ação. Por exemplo, você sabe que o filhote te ama (e vice-versa). Mas, quando ele acorda, ou você o tira do crate (caixa de transporte), não fique fazendo festinha, não converse, não pegue no colo. Simplesmente leve-o ao banheiro (com ele andando, não no colo) usando o comando “Banheiro” ou “Faz xixi”, o que você preferir. Depois de ele ter feito o “serviço”, pode abraçá-lo, beijá-lo e brincar com ele à vontade. Enquanto ele não estiver bem educado neste treino, mantenha este ritual.
    Crie uma rota. Sempre vá pelo mesmo caminho até o banheiro. Encoraje todos da casa a fazer o mesmo. Saia pela mesma porta, vá pelo mesmo caminho até que ele esteja bem educado. Veja a figura abaixo como exemplo. Mesmo se você tiver um cão pequeno ou um filhote novinho, não carregue-o até o banheiro. Deixe-o ir andando, para aprender o caminho.
    Sem andanças. Quando vocês chegarem ao banheiro, ignore o filhote até que ele faça xixi/cocô. Não dê meia volta e deixe-o cheirar e fazer as necessidades onde não deve. Quando você educa seu filho para usar o banheiro, não o larga sozinho por lá e vai ler o jornal. Então, fique com o filhote!
    Crie uma memória comportamental. Enquanto o filhote faz xixi/cocô use um comando como “Xixi” ou “Cocô”. Depois de um mês dizendo isso, ele o fará sob comando.
    Quando elogiar, não seja uma mão-de-vaca. Quando o filhote fizer no banheiro, elogie muito, faça carinho, dê petiscos e leve-o para dar uma volta (se ele já tiver tomado as vacinas contra cinomose e parvovirose).

    Figura 1: Siga o mesmo caminho até o banheiro do filhote, pois a consistência cria entendimento.

    A Agenda do Banheiro

    Quantas vezes por dia o filhote precisa ir ao banheiro? Depende. Filhotes bem novinhos – menos de 12 semanas – podem precisar ir mais vezes, a cada uma ou duas horas. Filhotes mais velhos conseguem segurar por um pouco mais de tempo. Use o seguinte guia para o seu filhote:

    Idade do Filhote                       Número de Vezes para ir ao Banheiro
    6 a 14 semanas                           de 8 a 10
    14 a 20 semanas                         de 6 a 8
    20 a 30 semanas                         de 4 a 6
    30 semanas até idade adulta       de 3 a 4

    Baseado neste guia, você pode criar uma “agenda de banheiro”. Se você conseguir ficar em casa durante o dia, siga a agenda da Tabela 1. Se você trabalha fora durante o dia, siga a agenda da Tabela 2. Lembre-se:em ambas as tabelas, os itens em itálico podem não ser mais necessários conforme seu filhote cresce (observando seus hábitos você é que saberá dizer se ainda são necessários ou não, ok?).
    Cães de todas as idades precisam de interação entre os horários das agendas, então nunca se esqueça de que as brincadeiras são extremamente importantes durante o dia. Se você trabalha fora, tente voltar na hora do almoço ou contrate alguém para sair e brincar com ele, para que não fique tanto tempo sozinho. Ao dar uma (boa) volta de manhã e/ou à tardinha (não é sair, ver a cara da rua e voltar pra casa!), ele tolerará melhor ficar sozinho.

    Tabela 1 – Tabela para Pessoas que Trabalham/Ficam em Casa

    Hora do dia
    Hora do banheiro do Filhote
    Acordar de manhã cedo
    Ir ao banheiro
    Café da manhã
    Ir ao banheiro depois do café da manhã*
    Meio da manhã
    Ir ao banheiro
    Depois do almoço
    Ir ao banheiro depois de almoçar*
    Meio da tarde
    Ir ao banheiro
    Hora da janta (entre 16 e 18h)
    Ir ao banheiro depois de jantar*
    19:30
    Retirar a água
    Meio da noite
    Ir ao banheiro
    Antes de dormir
    Ir ao banheiro
    No meio da noite
    Ir ao banheiro, se necessário

    * Um filhote novinho pode precisar ir ao banheiro depois de ficar sozinho; se o filhote não tiver interesse nas refeições, leve-o para fora para uma ida rápida ao banheiro antes de cada refeição.

    Tabela 2 – Tabela para Pessoas que Trabalham Fora de Casa

    Hora do Dia Hora do Banheiro
    Acordar de manhã cedo Ir ao banheiro
    Café da manhã Ir ao banheiro depois do café da manhã
    Hora do almoço e caminhada Ir ao banheiro
    Meio da tarde Filhotes novinhos precisam ir
    Ao chegar em casa Ir ao banheiro
    Hora da janta (entre 16 e 18h) Ir ao banheiro depois de jantar
    19:30 Remover a água
    Antes de dormir Ir ao banheiro
    Meio da noite Ir ao banheiro, se necessário

    Observação da Fúlvia: remover a água depende de cada caso. Imagine que você mora onde faz um calor de 40ºC. É crueldade retirar a água do filhote ou mesmo de um cão adulto. Use o bom senso!

    Se você trabalha fora de casa, preste atenção: se espera que o filhote segure a bexiga enquanto você está fora, ficará desapontado. Filhotes não têm controle da bexiga para este feito. Se você precisa deixar o filhote sozinho durante todo o dia, crie um espaço que permita que ele brinque, durma e onde tenha um banheiro. Mas lembre que seu filhote ficará confuso se você esperar que ele vá para o quintal quando você estiver em casa (já que quando você não está ele usa esta área para se aliviar).
    Se você trabalha em casa, aqui vai uma dica para evitar acidentes. Selecione um espaço isolado – um pequeno cômodo, por exemplo – ou compre um x-pen (um cercado grande, onde o filhote pode brincar e onde dá para colocar a caminha dele e o banheiro – longe da cama, brinquedos e água). Então, você coloca a caminha dele, o pote de água e os brinquedos de um lado da x-pen. Do outro lado, coloque jornal ou aquelas fraldas caninas. No começo, cubra uma área grande com o jornal/fralda. Na maioria das vezes, é neste local que o filhote irá fazer xixi/cocô. Quando você estiver em casa, leve-o para o quintal e siga a rotina da Tabela 2. Para desencorajar acidentes dentro de casa, não permita que o filhote tenha acesso ao local isolado quando você estiver em casa (Observação da Fúlvia: mas é uma vantagem ele saber fazer xixi/cocô tanto dentro como fora de casa para dias de chuva, por ex., portanto, se for o caso, mantenha as duas opções – ele podendo ir à rua ou usar o banheiro interno). Se possível, planeje a chegada do filhote para as suas férias. Este período inicial de formação de laços e de educação é ideal para começar uma vida (linda) juntos!

    Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

    Categoria: Adestramento, Caixa de Transporte, Crate, Fúlvia Andrade, Série Filhotes, Xixi e cocô no lugar certo
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    22 Comentários:

    1. Ana Ferreira disse:

      1 de Fevereiro de 2014 às 15:42

      Oi,tenho uma filhote de Bulldog Frânces,,gostaria muito q ela aprendesse fazer xixi no lugar certo..mais não tenho coragem de deixa-la presa…ela vai fazer 3 meses dia 16…por favor me ajudem.

    2. Shirley disse:

      12 de Janeiro de 2014 às 21:10

      Olá, tem uma lhasa com 2 meses, pegueei ela com 50 dias e sempre faz xixi e coco fora do tapetinho, percebo q xixi as vezes ela faz no tapete higienico, mais o coco ela nunca faz, faz sempre fora, e toda vez que ela fazia fora, eu ia limpar na mesma hora, e notei que nos comentarios NUNCA poderia limpar na frente dela, por que? Ela morde muito também, e os dentes dela esta muito afiado e acaba machucando, como devo fazer para ela parar de querer brincar mordendo?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        15 de Janeiro de 2014 às 17:51

        Oi Shirley,
        não é que NUNCA possamos, é que é melhor não limparmos na frente deles quando fazem no lugar errado. Li isso em mais de uma fonte sobre comportamento canino, na verdade. O raciocínio é o seguinte: quando bem filhotes, a mãe os lambe e limpa xixi e cocô. Conforme vão crescendo, eles devem aprender conosco onde fazer as necessidades e pra isso você lê as dicas nos textos e nos outros comentários. Uma delas é essa, de só limpar na frente, aprovando o comportamento pra eles, como a mãe fazia lambendo, em lugares onde queremos que eles fazem as necessidades.

        Sobre as mordidas, há vários textos no blog, inclusive um específico sobre mordidas de filhotes, outro sobre como ensiná-los a controlar a força e por aí vai. Estão todos no link http://www.maedecachorro.com.br/category/mordidas Leia comentários SEMPRE, há muita coisa neles.

    3. Marina Silva disse:

      18 de dezembro de 2013 às 19:45

      Boas,

      Eu tenho uma cadela de 5 anos e um de 2 meses. A luta pela banheiro ainda continua mas como vcs dizem as vezes acerta outras erra, o meu problema é que a minha cadela tb resolveu marcar território, sendo que ela fazia tudo na rua.

      A minha questão é mais preocupante com ela que ela desaprendeu tudo.

      Outra questão é, eu moro em Portugal e aqui não existe vinagre de álcool, há algum produto que possa substituir? Eu passei vinagre puro e depois álcool , vamos ver o resultado.

      Parabéns pelo site, esclarecedor e viciante..

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        25 de dezembro de 2013 às 18:13

        Oi Marina querida,

        Vinagre puro é vinagre de álcool, hahahahahhaha. Pode deixar o vidro só de álcool em paz, querida.
        Olha, esse é um caso de ‘ciuminho canino’… A mudança na rotina com a chegada do bebê está fazendo com que sua cadela (dominante) demarque território.

        Seja persistente adestrando as duas e vai passar!

        Beijo e obrigada pelo “site viciante”, ADOREI, hahaha.

    4. Mauro disse:

      14 de dezembro de 2013 às 21:19

      Mãe Boa Noite!
      Tenho uma Bull Terrier o nome dela é Bahbull ela tem 60 dias, tenho um banheiro com box, posso deixa-la no banheiro e forrar só o box para que ela passe a noite, e deixa-la solta na casa durante o dia.

      Grato

    5. Adriele disse:

      23 de julho de 2013 às 00:13

      Meu poodle tem 2 meses , já posso começar a ensinar ?
      percebi que ele faz cocô no mesmo lugar sempre (mais infelizmente é no meio da sala ), já xixi fax em qualquer lugar .

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        23 de julho de 2013 às 10:44

        Sim, não há limite de idade para aprender, nem inicial, nem final. Leia os posts de 16 a 19 aqui da Série Filhotes, ok?

    6. Solange Tavares disse:

      15 de Abril de 2013 às 23:20

      Olá boa noite!
      Tenho á uma semana um filhote macho buldog francês de 50 dias apenas.Em minha casa reservei um espaço nos fundos onde é minha lavanderia fechada e que não é pequena , para ele porém,já tentei de tudo para que ele faça suas necessidades perto de um ralo mais não consigo , trabalho o dia todo e quando chego está um caus ! Ele tem tudo certo casa e seus potes de comida e água perto ,seus brinquedos e o local do ralo com uma certa distância . Já tentei jornal, pipi dog e ele come o jornal estou desesperada precisando de ajuda eu o amo mais já não sei o que fazer!! Obg Sol.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de Abril de 2013 às 10:48

        Querida Solange,
        você mesma falou um filhote de “50 dias apenas”!!!!!!!
        É muiiito bebê. E fica sozinho o dia inteiro. É lógico que brincará com tudo em redor e mais um pouco. Não estranhe se ele brincar com as próprias fezes… Leia os posts de 16 a 19 da Série Filhotes e os comentários.

    7. antonio disse:

      24 de outubro de 2012 às 08:43

      Tenho um shitzu ganhei ele com 1 ano de idade ainda dá pra educálo?!?!??? Obrigada. Amei esta coluna pois nos ajudará muito. Conheci vcs pelo Face….grata bj

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de outubro de 2012 às 13:22

        Oi, SEMPRE é possível (re)educar cães. Você pode usar as mesmas técnicas dos filhotes e a boa notícia é que cães adultos aprenderão mais rápidos! Lembre apenas que o shihtzu é famoso por não saber usar o banheiro muito bem. Persistêhttp://www.maedecachorro.com.br/wp-admin/edit-comments.php?comment_status=moderated&paged=1&approved=3#comments-formncia e paciência, ok? Beijo.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de outubro de 2012 às 13:22

        Oi, SEMPRE é possível (re)educar cães. Você pode usar as mesmas técnicas dos filhotes e a boa notícia é que cães adultos aprenderão mais rápido! Lembre apenas que o shihtzu é famoso por não saber usar o banheiro muito bem. Persistêhttp://www.maedecachorro.com.br/wp-admin/edit-comments.php?comment_status=moderated&paged=1&approved=3#comments-formncia e paciência, ok? Beijo.

    8. Grazielle disse:

      9 de agosto de 2012 às 10:22

      Ola estou a procura de tudo relacionado a banheiros por isso estou aqui. Meu filhote ao chegar perto do seu jornal em casa ou ate mesmo fora (é um orgulho) dizer xixi ele cheira o jornal levanta a patinha e faz o xixi. Porem na minha casa o banheiro é na área de serviço na varanda dos fundos, fiz um portãozinho la para q ele durma la perto pois de madrugada errava tudo fazia no corredor, eu não sabia q poderia tirar a água, fiz essa noite deu certo não errou. Acordei de manha não brinquei cfe vc ensinou. Falei xixi fez e saiu todo feliz eu tb fiquei super feliz. Só que quando estava com ele na cozinha dentro de casa ele saiu na porta da cozinha e fez de novo !!! Porque ele não vai la sozinho faz e volta ? sera q é pelo q vc postou: Mas lembre que seu filhote ficará confuso se você esperar que ele vá para o quintal quando você estiver em casa. O local é 1 só, la fora, mesmo quando estou em casa saio dou a volta na casa toda cfe seu desenho da figura 1 falo xixi ele faz, e voltamos pra dentro, quando não ta com vontade deita no jornal. Ai quando ele quer fazer mas eu não percebi, não levei, ele não vai sozinho. Quando esta sem supervisão ele sai de dentro da casa mas faz no corredor q vai pra essa varanda, porem local onde todo mundo passa. Obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        9 de agosto de 2012 às 14:17

        Grazi, qual a idade dele? Pq filhotes até 5 meses não conseguem controlar a bexiga. Já que ele está acertando tanto, sugiro que você fique MUITO em cima do treino do banheiro, principalmente nos finais de semana, até ele fixar bem. Ele está aprendendo, calma 🙂 Enquanto isso, vá limpando os xixis fora do lugar com vinagre de álcool e NUNCA com ele assistindo a limpeza, ok?

    9. Fúlvia e Suzie disse:

      8 de agosto de 2011 às 16:39

      Oi Telma!

      Como a Ana disse, cães machos não castrados tendem a marcar território mesmo. Deve-se limpar o lugar onde ele faz xixi com um produto que elimina odores enzimático. Aliado a isso, leve-o para o quintal e espere que ele faça xixi. Isso a cada 3h, mais ou menos.

      Pode ser que ele realmente não saiba o lugar certo de fazer xixi e, nesses casos, a bronca atrapalha, pq ele vai começar a fazer escondido de você, ou seja, se vc o levar ao quintal, ele não vai fazer mas, quando entrar em casa e vc não estiver perto, vai se aliviar (ele associa o fato de fazer xixi na sua presença com a bronca, e não o fato de fazer xixi no lugar errado).

      O melhor é limpar tudo, sem que ele veja e sem dar bronca, e reeducá-lo a fazer no lugar certo.

      Beijos!

    10. Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

      5 de agosto de 2011 às 19:19

      Telma,
      teus cães são castrados? O macho deve estar marcando território.
      Limpe os locais onde ele faz errado usando VINAGRE DE ÁLCOOL puro e sem que ele te veja limpar.

      Mary,
      se vais ter um Frenchie, leia sobre eles no Guia de Raças!

      Beijo

    11. Mayri Lopes disse:

      4 de agosto de 2011 às 19:15

      Estou adorando o blog. Daqui uma semana provavelmente estarei com meu filhotinho de Bulldog Francês e pretendo botar em prática todas as dicas. Obrigada mesmo! AUbraço grande!

    12. Telma disse:

      4 de agosto de 2011 às 14:24

      Tenho um casal de Dogues Alemães; a mais velha está com 1 ano e meses e, é ótima com esta questão de banheiro; se eu sair o dia inteiro e ela ficar dentro de casa, não suja nada. Mas o macho, mesmo com a porta do quintal aberta o dia inteiro, e minha insistencia em levá-lo muitas vezes ao banheiro, pelo menos a cada 2 dias ele vai fazer um estrago em algum lugar proibido. Já agradei quando fez certo, já o prendi no lugar de fazer xixi/coco; mas ele é fogo na roupa, ás vezes acaba de sair do banheiro e faz outra vez no lugar errado. O que funciona as vezes é ficar muito brava com ele e brigar muito, mas o efeito da brona dura no máximo 5 dias. Estou cansada de brigar com ele, tem alguma sugestão?

    13. Meu Whippet disse:

      3 de agosto de 2011 às 17:47

      Muuuuito bom!
      aaai como teria me ajudado a uns 5 meses atrás que foi quando a Claire veio aqui pra casa heheh
      confesso que descobrir os tais tapetinhos caninos foi minha salvação heheh
      beeeijos

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados