• Receba os posts por e-mail:

    Alergia à pulgas: será que seu peludo sofre com ela?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 8 de agosto de 2011
     
    algum tempo a amiga Mari Siebert pediu para eu postar aqui no Mãe de Cachorro sobre alergia de cães à pulgas, um problema que ela enfrenta com um dos seus filhos peludos, o Jorge. Acabei deixando o tema “na fila”, até que, ao adotar a Java e levá-la em seguida na dra. Ioná Araújo, lembrei dele. É que minha pequena tem aquela falha de pelo no bumbum e no rabo bem característica da alergia à pulgas (mas no caso dela é de desnutrição!). Pedi então à querida Ioná que fizesse um texto (abaixo, em itálico) sobre esta chatice e aí vai ele, bem como indicações de alguns posts e dicas para combatermos as bichinhas, porque para cães e gatos alérgicos a distância de pulgas é fundamental!Gostaria de chamar especial atenção ao combate de pulgas (e de outros parasitas externos) com o uso de alternativas naturais e mais saudáveis para os peludos. O Shoyo tem alergia à pulga e raramente sofre com ela, porque pratico várias das dicas que estão presentes neste post (alimentação natural, alho cru, Estibion Plus Neem na comida e óleo de citronela e de neem alternados para lavar as calçadas e paredes externas da casa).

    EXCLUSIVO: Dermatite Alérgica por picada de pulgas (DAPP)

    Uma das doenças cutâneas mais comuns em pequenos animais é a “alergia à pulga”. A verdadeira causa da doença não é a pulga em si, mas uma reação alérgica do corpo animal à saliva da pulga. Esta reação causa um edema local com coceira, pápulas, crostas e graus variáveis de alopecia (perda de pelo). As lesões podem ser generalizadas, estando localizadas na cabeça e pescoço, nas faces caudais das patas posteriores ou na região da base da cauda, esta última sendo a mais comum em cães.
    Como os animais sensíveis desenvolvem o hábito de lambedura, apresentam poucas pulgas, o que leva seus tutores a acreditar que a picada não é a verdadeira causa primária do quadro alérgico. Animais que têm exposição intermitente têm mais sensibilidade em relação aos que têm contato constante com a saliva dos parasitas. Animais expostos a pulgas somente na fase adulta têm mais chance de desenvolver o quadro alérgico em comparação aos que são expostos enquanto ainda filhotes.
    Normalmente, animais que apresentam esta patologia não apresentam alergia somente à saliva de pulgas, mas também a outros alérgenos e são mais predispostos a infecções secundárias cutâneas.

    Tratamento

    Começa com o controle absoluto da infestação de pulgas, tanto no ambiente quanto no próprio animal, o que pode ser alçancado tanto por medicamentos alopáticos quanto por opções fitoterápicas, a opção de tratamento variando de acordo com o médico veterinário. Em alguns animais é necessária medicação para controle das infecções secundárias, oque também será avaliado e prescrito pelo médico veterinário.
    Vale lembrar que além do quadro alérgico cutâneo as pulgas também transmitem tantas outras patologias (doenças). Sempre mantenha seu amigo livre de qualquer ectoparasita (parasitas externos, como pulgas e carrapatos) e foque no controle do ambiente, já que apenas 5% das pulgas encontram-se em cães e gatos, estando as outras no ambiente.

     

    Curiosidades(fonte: Dermatology Online Journal 3(2): 7)

    • Os principais sinais de prurido notados são a coçadura, a lambedura, a mordida e a mastigação, entre outros.
    • Sessenta e um por cento dos cães alérgicos à pulgas desenvolvem sinais clínicos entre 1 e 3 anos de idade.
    • À medida que o cão envelhece, com a exposição contínua às pulgas, o grau de hipersensibilidade pode diminuir.
    • A doença é incomum em cães menores de 6 meses de vida.

    Dicas

    • Prefira casinhas de plástico para cães que moram no quintal, pois não servem de “berçário” para as pulgas.
    • Atenção redobrada para pisos de madeira, carpetes e tapetes, todos ótimos condomínios das marditas!
    • Faça um controle rigoso do ambiente, sempre retirando cães e gatos do local para dedetizá-lo e aspirá-lo, mesmo que os produtos utilizados sejam naturais.
    • O Neem (uma árvore indiana) é excelente para deixar cães e gatos longe de toda essa turma sugadora de sangue e está presente em uma variedade de produtos (ver textos abaixo), de óleos que podem ser borrifados para proteger o ambiente, eliminando e repelindo, a suplementos alimentares. É o eleito aqui de casa! Gosto muito dos produtos Estibion com Neem (óleo e suplemento alimentar) e existe também uma marca que nunca testei, a Dog Neem.
    • Técnica caseira para matar as pulgas: colocar uma bacia com água misturada com detergente no local da infestação, agitar bem até que se forme espuma, em seguida coloque uma luz forte em cima da bacia. As pulgas são atraídas pela luz que se reflete na água com espuma e pulam dentro da bacia morrendo em seguida. (fonte da técnica: Como fazer)

    Leia também:

    Texto útil! Vinagre e alho cru no combate a pulgas e carrapatos!

    Direto do Cachorro Verde para vocês:

    Maneire nos anti-pulgas e carrapaticidas (trecho extraído do post O que mais você pode fazer pela saúde do seu pet)
    Como diz a veterinária norte-americana Dra. Karen Becker, “Só porque um composto é aplicado ou usado na pelagem do seu pet não significa que seja seguro. Lembre-se: o que é aplicado na pele do animal, também entra no organismo por absorção através da pele ou por ingestão quando o bicho se lambe”.
    Esses produtos são inseticidas e apenas nos Estados Unidos estão relacionados a mais de 40 mil casos de intoxicações nos pets anualmente. Mais uma vez, não é para abolir seu uso. No pico do verão, por exemplo, pode ser muito difícil controlar infestações de pulgas e carrapatos sem a ajuda de um produto mais forte. Aqui, conseguimos controlar com sucesso pulgas e carrapatos com no máximo duas doses anuais de pipetas anti-pulgas. E olha que temos cães e gatos e moramos em casa com jardim.
    Sabe-se que pulgas, carrapatos, mosquitos e outros parasitos se alimentam primeiro em animais menos saudáveis. Portanto, o objetivo do controle preventivo de pulgas e carrapatos é promover a saúde máxima de seu cão ou gato. Naturalmente isso tornará o pet mais resistente e menos atraente aos parasitos.
    Para aumentar a resistência natural do organismo, mantenha o pet no peso ideal (gordinhos são imunossuprimidos), ofereça dieta natural, vacine e medique com moderação e forneça diariamente suplementos com ação repelente, como pedacinhos de alho fresco (algo como 1/5 de um dente médio de alho para cada 10kg de peso) e uma colher de café ou de chá de levedura de cerveja em pó, dependendo do porte do animal. Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã na vasilha de água do pet também ajuda a espantar esses parasitos.
    E por fim, não descuide da limpeza do ambiente, onde ficam 95% das formas imaturas de pulgas e carrapatos. Passe o aspirador de pó frequentemente, tomando o cuidado de jogar o saco fora a cada aspiração. Parece exagero, mas o calor do aspirador faz as pulgas emergirem das pupas e com isso o saco não descartado se torna um criatório de pulgas adultas famintas que rapidamente infestam o animal e o ambiente. Mantenha a grama do jardim sempre aparada e livre de folhas mortas, para que o sol destrua as fases intermediárias das pulgas. Deixe limpas caminhas, casinhas, cobertores e outras superfícies onde o animal dorme, lavando-as com frequência e colocando-as no sol diariamente.
    Dê uma chance a produtos homeopáticos anti-pulgas e anti-carrapatos como esses da Arenales ou esses da HomeoPet. Muitas pessoas relatam bons resultados. Esses remédios não intoxicam, não viciam e não têm contra-indicações, podendo ser usados o ano todo.
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    72 Comentários:

    1. Jeruza disse:

      11 de fevereiro de 2014 às 20:11

      Adorei esse site, as dicas são maravilhosas. Eu tenho um Labrador com alergias, uso o Front Line que dá uma melhorada, mas não é suficiente. E não posso dar banho toda semana com produtos anti-pulgas porque ele é alérgico à umidade também, o veterinário pediu pra dar banho no máximo duas vezes ao mês. Adorei as dicas de alho e de vinagre. Obrigada!!

    2. cleonice disse:

      28 de janeiro de 2014 às 03:46

      Ola,Ana Carina pois bem,estive lendo alguns do seu blog para ver se havia algum caso parecido com minha york ,ela teve carrapato ,e se encheu de carocinhos pelo pescoco ,apliquei o fontilyne,desapareceram mas as coceiras ensiste o que fazer me ajude por favor.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        28 de janeiro de 2014 às 16:37

        Cleonice, ela deve estar com alergia ou alguma dermatite :( Passe vinagre de maçã filtrado nas feridinhas ou babosa (aloe vera).

    3. Andreza disse:

      29 de novembro de 2013 às 19:52

      Olá, boa noite.
      Estou desesperada, pois a minha dachshund está com alergia a picada das pulgas, ela já está com falhas de pelo enorme, dá muita dó, já apliquei frontline nela e limpei a casa com k-othrine,parece que nada dá jeito.
      Não entendi direito a dica do alho, ela tem 5 quilos, qual o tamanho do dente de alho que tenho que dar pra ela e por quantos dias?
      Muito obrigada mesmo, um abraço

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        30 de novembro de 2013 às 12:32

        Andreza,
        é uma lasca fina de alho cru e picadinho, dado todos os dias para o resto da vida (ótimo para imunidade e contra pulgas, vermes e carrapatos).
        O vinagre de maçã também pode ajudar bastante. Não gosto dessas pipetas tóxicas para uso contínuo. Há várias dicas de alternativas naturais, saudáveis e baratas no blog, leia textos e comentários do link http://www.maedecachorro.com.br/category/pulgas Abraço.

    4. Isabela disse:

      6 de outubro de 2013 às 13:33

      Oi Ana! A cadela da minha avó estava com pulgas e ela colocou veneno para retira-las mas a Megg começou a babar muito e isso realmente não é normal, ela deve enxaguar ou deixar assim mesmo?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        6 de outubro de 2013 às 15:36

        Isabela, ela sofreu intoxicação. Quando for assim o animal precisa tomar banho IMEDIATAMENTE.

    5. Roselaine Santos disse:

      24 de setembro de 2013 às 10:10

      Tenho uma cachorrinha de 1 ano a Petunia ela está com dermatite alergica se coça muito eu chego a ficar com pena, já levei na veternária mas não adiantou nada, Gostaria de saber se tem algum remedio para isso que, sei que não tem cura mas pelo menos para amenizar a coceira.

      ABRAÇOS ROSE

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de setembro de 2013 às 22:32

        Roselaine, alergia é algo bem complicado… É alergia à pulgas realmente? Não teria outra? Alimentação natural ajuda demais (ou até cura). Leia http://www.cachorroverde.com.br e http://www.tendenciasnaturebaspets.com.br/ A veterinária homeopata do Shoyo uma vez passou uma fórmula que mandei fazer e que o ajudou bastante (ele teve alergia a frango por um tempo), mas não acho mais a receita :( Um veterinário homeopata poderá ajudar vocês, viu? Bjo.

    6. Fabiane disse:

      11 de setembro de 2013 às 22:10

      Boa noite Ana, minha Australian tem 6 meses e está tendo uma reação alérgica a pulgas horrivelmente, me da muito dó de ver ela machucada, ai levei ela na veterinária e me receitou Decadron, por ser um anti alérgico para adulto fiquei meio preocupada, mas ela me informou que ela está perdendo muito pelo, e ficando cada vez pior. E este remédio agirá rapidamente.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de setembro de 2013 às 01:01

        Fabiane,
        Decadron é corticóide. Logo, o que não mata, ele cura, hehe. Eu não gosto de usar, mas às vezes é necessário. Ele não vai resolver em NADA a alergia, só irá amenizar a coceira e reação alérgica. Acha um veterinário homeopata e aumenta a imunidade dela, para que o próprio organismo consiga reagir melhor à alergia. Tem MIL dicas aqui no blog contra pulgas. http://www.maedecachorro.com.br/category/pulgas

    7. Rafaela disse:

      6 de setembro de 2013 às 12:00

      Oi Ana,adoro as dicas do seu blog. Já descobri várias dicas legais aqui, inclusive o Estibion Plus Neem.
      Eu tenho uma golden de 6 meses que está sofrendo com as picadas das pulgas e eu quero tratá-la com algo mais natural, então estou seguindo as suas dicas do neem, vinagre na água e comprei o Estibion Plus Neem também e, estou com algumas dúvidas:

      1)Qual a sua medida de 4g? Eu pesquisei e acho que 1 colher de chá equivale a isso, então pensei em colocar 2 colheres por 5 dias, o que vc acha?

      2)Eu tenho que dar essa dose por dia ou em cada refeição?

      3)Eu dou por cinco dias e depois repito em 30/45 dias, aí é dose normal ou ainda é dobrada?

      Desde já obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        6 de setembro de 2013 às 15:23

        Oi Rafaela,

        que bom que você gosta do blog, fico feliz!
        Então, eu nunca usei o Estibion Neem com filhotes, pois a própria bula diz que pode afetar o crescimento do filhote. Mas lembro que eles também informam que o produto pode ser usado por um período X de tempo neste caso. Eu tenho um medidor que veio em outro pó, acho que no Organew, se não me engano…

        Como te falei, dá uma lida no rótulo, pois eles falam se a dose é diária ou não.

    8. Andréia disse:

      28 de agosto de 2013 às 16:52

      Olá Ana, boa tarde, estou nesse site desde o começo da semana, estou ADORANDO!!! E indicando para todos q eu conheço….

      Eu tenho um cachorro que tem essa DAPP, a minha dúvida é: Posso aplicar o frontline todo mês? Diz que é tratamento para essa DAPP. Mas vi aqui q é toxico… Normalmente aplico a cada 2 meses e meio, e ele fica bem, da ultima vez apliquei de outra marca e ele tá lá, todo se coçando… Não funcionou.. Tbm aplico butox no quintal… O que eu faço…. Ele gosta de alho… Tomou uma vez para gripe, com mel e gotas de limão.. Melhor isso do que o frontline?? Minha cadela tbm tem uma alergia nas pernas, abaixo da barriga e genitália, mas nunca vi uma pulga nela… o q pode ser, ela é muito agitada o vet disse q câes assim tem problema de pele. e trata com antibiotico e fica bem… Mas não sabia o q exatamente causou aquilo tudo nela… Nenhum dos 2 q eu procurei… Help me please! E obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        30 de agosto de 2013 às 13:32

        Oie! Então… há várias alternativas que você pode tentar, mas basta uma picadinha de pulga pra alergia aparecer. Só que NENHUM produto pode garantir isso, né? Da pulga não chegar perto. O que acontece com esses venenos é que as pulgas são infectadas e não se reproduzem mais/morrem, mas nenhum impede que elas cheguem perto do peludo e o piquem. Então… EU, Ana, nos meus cães, prefiro as alternativas menos tóxicas. Mas se eles estiverem com alguma grande infestação, podes ter certeza de que vou apelar para os venenos, só não gosto do fipronil (da marca mencionada por vc). Mesmo nos venenos, há outras alternativas ;) Você já viu os textos só sobre pulgas? http://www.maedecachorro.com.br/category/pulgas
        Beijo!

    9. Jessica disse:

      4 de julho de 2013 às 11:55

      Ola tenho um cachorro vira lata de 6 anos e ele tem essa alergia eu já dei TODOS os possíveis e impossíveis anti pulgas e nada resolve, dou banho nele a cada 15 dias mas não esta adiantando a única coisa q resolveu foi o meticorten q é um comprimido mas foi por apenas alguns dias passei no ambiente um produto chamado Butox(algo assim) mas tbem n resolveu, tenho uma churrasqueira de tijolo no qual ele esta acostumado a ficar la, o que posso fazer pra tratar dele e do ambiente? tem alguma receita caseira pra passar no quintal? fico no aguardo.

    10. reginaldo peres ximenes disse:

      25 de junho de 2013 às 09:14

      Obrigado Ana Corina por ter retirado minha publicação,seria muito mais facil vc falar que não sabe a resposta a minha pergunta sobre DAPP do que simplesmente apagar minha pergunta e responder me mandando para outro link onde não tem a resposta que necessito.Obrigado.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        25 de junho de 2013 às 11:00

        Reginaldo, os comentários de vocês NÃO são publicados automaticamente. NÃO DELETEI NADA. Vou respondendo conforme tenho tempo. Respondi teu outro comentário falando justamente que NÃO sei e oferecendo para indicar um veterinário que possa ajudar. E OUTRA, releia sua frase “ME PASSEM ALGUMA COISA PARA DAPP QUE SEJA EFICIENTE.OBRIGADO” Por favor, ONDE está escrito nela “me indiquem um tratamento antialérgico”? Não tenho obrigação de saber as respostas e não tenho o MENOR problema com isso.

    11. reginaldo peres ximenes disse:

      23 de junho de 2013 às 09:35

      POR FAVOR…ME PASSEM ALGUMA COISA PARA DAPP QUE SEJA EFICIENTE.OBRIGADO

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de junho de 2013 às 16:42

        Reginaldo, leia o texto e os comentários. Nos textos e comentários do link http://www.maedecachorro.com.br/category/pulgas há várias alternativas para combater pulgas.

        • reginaldo peres ximenes disse:

          24 de junho de 2013 às 18:38

          Ana Corina,acho que vc não entendeu…eu não quero acabar com pulgas, mesmo pq ja acabou,quero é TRATAMENTO ANTIALÉRIGO EFICAZ para DAPP (creme,loção,pomada,spray ou comprimidos.

          • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

            25 de junho de 2013 às 10:46

            Reginaldo, acho que você não entendeu também: não sou veterinária. O máximo que posso fazer é te indicar uma veterinária em quem confie e que atenda por skype, se possível para o caso.

    12. Fernanda Vieira disse:

      1 de junho de 2013 às 19:34

      Adorei o post. Ha 2 anos adotei um cão srd que apareceu abandonado na minha rua. Faz uns 6 meses que ele se coça sem parar, ha falhas na lateral do corpo e agora bastante machucados no peito e em baixo das perninhas. Não sei o q fazer, já gastei muito tentando encontar a causa da alergia. Pelo que li nesse post e em outros é muito parecido com os sintomas de alergia a picada de pulga. Ja tirei ele de casa, não tem contato com tapetes, a casinha é de plastico, ja comeu raçao hipoalergenica (e nao adiantou) a proxima açao que vou tomar é cimentar parte do meu jardim, q ele usa de banheiro. Estou triste, decepcionada. Ele havia diminuido as coceiras, mas de uns dias pra ca aumentou denovo e apliquei o remedinho de pulga… :(

    13. Rochellle disse:

      10 de maio de 2013 às 20:42

      Ola ana…minha bealge de um ano e meio esta com alergia a pulgas…no comeco ela se lambia mto e agora ela se coça tamto q seus pelos na base no rabionho cairam todos…. Ela se coca demais ..levei recentemente a clinica gastei uma grana pq a medica mais tava interessada em vender uma racao carissima doq examinar ela…. Entao eu gostaria de saber oq eu poderia estar fazendo para ela parar de sofrer com essas coceiras…eu alikei anti pulgas n tem um mes mas n adiantou… Lavo com shampoo especial toda semana e nd..gostaria de saber quL remedio usar pra coitadinha para d sofrer e voltar crescer os pelinhos do rabo..obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        12 de maio de 2013 às 18:59

        Rochelle, você leu o texto e os outros comentários? Olha, pra picada de pulga, só não deixar picar mesmo. Mas será que ela não tem outras alergias? Isso pode ser até reação a excesso de vacinação. Eu a passaria para alimentação natural (leia http://www.cachorroverde.com.br) e faria uma consulta com a veterinária Sylvia, do Cachorro Verde. Tem contatos lá no site mesmo. Ela pode te ajudar e com certeza não te enrolará pra ficar comendo seu dinheiro.

    14. gisela mara disse:

      13 de abril de 2013 às 16:29

      minha cachorra usou um anti pulga..e ela teve reação a PERMITRINA. Ficou com as orelhas batendo, como se tivessem mosquito…muito estranho. Uma outra vez, apliquei e teve a mesma reação, com calor, orelhas espantando mosquito, nariz entupido. A vet não sabia de onde era. Fez exames das bulas timpânicas, exames de sangue e tudo normal. Demorou muito p sair os sintomas. Ontem apliquei novamente e apareceu os sintomas, aí vi q era da PERMITRINA então. Hj levei ao vet, conversei sobre o produto e é reação da PERMITRINA, e deu neurológica. Tomou injeção corticoide…mas ainda está com as orelhas batendo…Estou preocupada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        14 de abril de 2013 às 13:43

        Coitada… além do veneno (permetrina), ainda tomou corticóide, outra bomba… No blog há vários textos com alternativas naturais para o combate às pulgas> http://www.maedecachorro.com.br/category/pulgas
        Eu procuraria um bom veterinário homeopata, pois há homeopatias que ajudam a desintoxicar o organismo. Por favor, NADA DE VACINAS e outros remédios. Agora é esperar passar e ajudar o organismo dela a aumentar a imunidade.

    15. silvia tonin disse:

      26 de março de 2013 às 23:47

      olá! estou tentando fugir dessas pipetas que não resolvem e intoxicam os animais, li várias alternativas para eliminar as marditas pulgas, más onde posso encontrar o óleo de neem confiável?
      obrigada!
      Silvia

    16. raphael disse:

      1 de fevereiro de 2013 às 14:03

      Minha cachorra estava com bastante pulgas pelo corpo. Dei banho nela várias vezes (inclusive usei sal grosso em dois dos banhos), fiz uso do frontline, limpei o ambiente com aspirador de pó e um remédio que dissolve na água (mais de uma vez), comprei colera anti-pulga, usei dois tipos de talco anti-puga… Enfim, fiz tudo que me falaram! Só que minha cachorra não para de se coçar, ela se coça muito, e toda vez que ela se coça ela espirra. Só que ela não tem nenhum ferimento pelo corpo, a queda de pelo dela é normal, enfim, ela não tem nada de anormal pelo corpo. O veterinário falou uma vez pra eu pesquisar sobre o dapp, mas pelas fotos que eu vi as informações não batem.
      Eu gostaria de saber se o todos cachorros com alergia a pulgas ficam com essas marcas pelo corpo, ou se a coçeira a todo momento já é um sinal da doença?
      Desde já agradeço

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        1 de fevereiro de 2013 às 20:50

        Poxa, Raphael, quem tem que te dar um diagnóstico é o veterinário… Ele não tem que te mandar pesquisar, tem que ELE investigar e descobrir o q ela tem. Troca de veterinário, tente achar um homeopata. Tem tanta coisa que pode ser, inclusive alergias e EXCESSO de vacinação (vacinar todo santo ano). Leia sobre alimentação natural no http://www.cachorroverde.com.br Vai mudar a vida dela!

    17. sonia beatriz de sousa disse:

      2 de janeiro de 2013 às 23:18

      Moro em Curitiba e cuido há 3 anos de 2 cachorros que apareceram na frente da casa de uma senhora, já estão castrados, vacinados anualmente, desverminados periodicamente, comem ração de média qualidade, só que um deles tem alergia a pulga, passo mensalmente um anti pulga chamado PULGOFF, mas a ferida nas costas dele ás vezes está bem feia, posso passar pomada NEBACETIM ou CREMA 6A?

    18. Gabrielle Camargo disse:

      28 de dezembro de 2012 às 15:23

      Olá, ganhei um Shih-Tzu a 2 dias, ele já vai fazer 2 anos de idade e tem alergia a pulgas… no momento não tenho condições de leva-lo para fazer um tratamento e gostaria de saber os cuidados que devo ter e medicamentos naturais que posso estar usando. Existe outro detalhe: como ele já vai fazer 2 anos estou tendo dificuldades para educa-lo,ele faz xixi e coco dentro de casa, o que posso fazer para tirar essa “mania” dele? obrigada desde já.

    19. Silvana Pereira dos Santos Oliveira disse:

      18 de outubro de 2012 às 15:14

      Pelo que já li, alergia às pulgas dá no cachorro quando jovem, minha cachorra veio a ter depois dos 10 anos, quero saber como posso amenizar aquela pele grossa que fica, e que o animal enlouquece para coçar, já foi feito vários procedimentos pelos veterinários, sem sucesso, obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        18 de outubro de 2012 às 15:41

        Silvana, muito provavelmente não é alergia à pulga então. Será que ela não tem atopia ou sarna demodécica? Ela foi diagnosticada por um veterinário? Foi feito raspado na pele dela?

    20. karina disse:

      17 de outubro de 2012 às 23:24

      Olá Ana, gostaria de saber como acabar com as pulgas do meu cachorro pois fiquei sabendo que existe uma vacina para acabar com isso ,gostaria de saber o nome e como aplicar …
      Meu cachorro é um labrador preto de 2 anos e 15 kg. Qual seria a aplicação correta para trata-lô?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        18 de outubro de 2012 às 11:16

        Oi Karina,
        NÃO existe vacina contra pulgas!
        Aqui no rodapé do blog você encontra os posts divididos por assunto. Clique em “pulgas” para ler todos os textos sobre várias alternativas para combatê-las.

    21. Alessandra disse:

      1 de outubro de 2012 às 22:09

      Adorei este site. Já mandei via msn para meus amigos e parentes. Muito bom sem comparação !!!

    22. jorge tannuri disse:

      28 de setembro de 2012 às 18:30

      Meu cahorro sofre muito com coceira alergica,ele coca tanto que as vezes fica ate desnrteado sem saber para onde ir. Eu fico super stressado com isso pórque nao sei mas o que fazer.Ja andou tomando antibioticos junto com merticortem mas depois volta a maldita coceira.Diz a veterinaria que e alergia a picada de pulgas,apesar de nunca ter visto nenhuma pulga siquer,mas ela diz que e assim mesmo,elas se escondem,sera!Agora ela receitou REVOLUTIN e CAP STAR,e o pastor alemao, meu fiel amigo continua se cocando,alguns pontos,como atras sa orelha e no rabo ja esta ate falhado de tanto que ele arranca os pelos com a pata e a boca.Eu tenho pesquisado na internet constantemente para ver se aparece alguma boa orientacao,o remedio caseiro com alcool,canfora e cha de alecrim nao deu resultado! Este site e a primeira vez,parece ter muitas dicas boas como tambem varias opinioes.POR IMENSO OBRIGADO alguem me diga o que melhor fazer para livrar eu e meu amigo favorito desse sofrimento!

    23. Jessica dias disse:

      6 de setembro de 2012 às 01:52

      oi bom dia, eu tenho uma cachorra mestiça labradora, segundo uma veterinaria que chegou a analisa-lá disse que ela tem alergia a pulgas, além disso desde que a peguei ela tem ataques constantes, e fica com o corpo todo empolotado, vumita uma espuma branca, as vezes chega a fazer xixi, ou até coco, e logo em seguida fica com o corpo todo mole, fica sem noção durante a alguns segundos ou até minutos, enfim gostaria de saber se pelo diagnóstico seria algo grave ? obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        6 de setembro de 2012 às 10:06

        Oi Jéssica, não sou veterinária, mas alergia a pulga não provoca ataques. Isso está mais pra algo neurológico ou até mesmo para reação a remédios tóxicos contra pulgas. Tente alternativas mais naturais de controle de pulgas, ok? E procure outro veterinário sobre este problema em específico (os ataques). Leia: http://www.maedecachorro.com.br/category/pulgas

    24. Natalia disse:

      31 de agosto de 2012 às 09:03

      Olá, gostaria de dar estibion plus neem para prevenir pulgas e carrapatos. Neste caso como posso usá-lo? Todos os dias?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        31 de agosto de 2012 às 11:28

        Sim, mas siga as instruções. Ele não é indicado para filhotes e cadelas gestantes. Mas para prevenir não sei se funciona, não… Ele é ótimo pra imunidade e funciona bem quando o cão já está infestado. Quem sabe não dás um probiótico/prebiótico normal (pra elevar a imunidade, o que sempre espanta parasitas), uma lasca fina de alho cru picadinho e vinagre de maçã na água (uma colher de sopa por litro de água)? E manténs o ambiente limpo. Se os bichos ainda assim surgirem, daí vc ataca de volta. Acho mais saudável, viu?

    25. elizete disse:

      29 de agosto de 2012 às 10:21

      oi tenho bulldod que vive com elegia a pele fica toda vermelha e os olhos ja tentei de tudo trocar racao pode me ajudar

    26. Silvana Pereira dos Santos Oliveira disse:

      5 de julho de 2012 às 22:53

      Boa noite, gostaria de saber se há alguma dica natural para eliminar as berrugas, desde já agradeço, abraços.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        8 de julho de 2012 às 22:12

        Tintura de thuya. Você compra em farmácias homeopáticas, passa nas verrugas TODA hora e depois de um tempo elas simplesmente caem e somem pra sempre. Mas não podem estar perto de olho, boca etc.

    27. EMÍLIA disse:

      23 de maio de 2012 às 01:12

      Obrigada Ana!

    28. Emília disse:

      18 de maio de 2012 às 14:49

      Olá! Fiquei em dúvida quanto aos produtos ESTIBION, pois no site há 3 tipos ESTIBION Plus; ESTIBION Plus Neem e ESTIBION Pasta…qual desses você usa? Desde já grata!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        18 de maio de 2012 às 17:19

        Oi Emília, para pulgas e carrapatos só o que tem Neem funciona. Os outros são para outras coisas, como aumentar imunidade, combater coprofagia (hábito de comer as próprias fezes) etc. :)

    29. marilda disse:

      22 de abril de 2012 às 02:25

      ja fiz de tudo pra minha cachorrinha ela e alergica a pulga esta toda esfolada de tanto se coçar que devo fazer?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        22 de abril de 2012 às 12:27

        Leia o post e consulte um bom veterinário homeopata por que ela pode ter OUTRA alergia também. Pra alergia à pulgas a solução é simples: manter o cão LONGE das pulgas. Se mesmo sem nenhuma picada ela continua coçando, com certeza tem alguma outra atopia (alergia).

    30. beatriz disse:

      20 de abril de 2012 às 15:52

      pisaram na patinha da minha cadela,e ela ta morrendo de dor, Fui nao pet shop e eles querem dar uma injeção nela. e eu não quero dar a injeção…
      algem me ajuda com um tipo de pomada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de abril de 2012 às 18:10

        Beatriz você precisa levá-la no VETERINÁRIO e não na pet shop. Ela pode estar com a pata QUEBRADA, querida, e isso pomada nenhuma resolve!

    31. Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

      10 de agosto de 2011 às 04:37

      Oi Luciana,

      só tem um "detalhe", a Scalibor é veneno. É tóxica e inclusive dá reação por intoxicação bastante forte em vários cães, inclusive nos de pele fina como os galgos.

      Por isso todas as dicas que postei são naturais, para matarmos os parasitas, não os cães e gatos junto ;o]

      Abraço!

    32. Luciana disse:

      9 de agosto de 2011 às 23:09

      Olá!!! Meu cãozinho tem 5 anos e sofre com isso há muito tempo…. Já tentamos de tudo!! Dava dó do pobrezinho se coçando e se mordendo….ficava sem pelo algum debaixo da barriguinha!!!!

      Era horrível!!! tomava injeção todos os meses contra alergia, até que descobri a Coleira Scalibor. Foi um santo remédio!!! ela protege contra pulgas, carrapatos, moscas e mosquitos e ainda contra o mosquito que transmite a leishmaniose. É a base de Deltametrina e não libera odores e não precisa ser retirada durante o banho…. Dura até 6 meses…. Fica a dica para quem tiver interesse….Foi um santo remédio para nós dois!!! Nunca mais tivemos problemas…..e o engraçado eh que se demoro algum tempo há mais para trocá-la (qdo ela deixa de fazer efeito) a coceira volta imediatamente..

      Experimentem….vcs não irão se arrepender!!!! Ela eh um pouco cara, mas como dura ateh 6 meses compensa!!!!

      Abraço…..

    33. Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

      8 de agosto de 2011 às 17:20

      Renata,

      Por favor, estude mesmo, ou o veterinário vai matar as pulgas e a tua cadela junto!.

      Cada vez mais fica nítido o quanto precisamos nos informar para não cair nas mãos de veterinários desinformados ou inescrupulosos, que sabem que estes produtos anti-pulgas são tóxicos e ainda assim os prescrevem sem moderação! É, literalmente, de matar!

      Você não tem noção de quantos e-mails e contatos recebo de pessoas cujos cães e gatos morreram por barbeiragem de veterinários. Precisamos estar sempre atentas e estudando, para participarmos das decisões e para termos conhecimento para escolher melhor os profissionais que lidam com a VIDA e a SAÚDE dos nossos amores de patas!

      Beijo e boa sorte!

    34. Renata disse:

      8 de agosto de 2011 às 17:13

      Olá Ana!
      Estou "devorando" tudo sobre o assunto. Minha filhota tem alergia a picada de pulga e a proteína animal. Ela quase nunca "fica" com a pulga, provavelmente a pulga pica e morre,pois sempre passo anti pulgas, mas aí a reação se instala. Tenho dó pois ela faz tratamento com remédios e às vezes só melhora com injeção.Fico insegura de dar tanto remédio à ela, mas o veterinário manda, fazer o quê? As crises tem acontecido em espaços cada vez menores, antes eram de 6 em 6 meses, agora são de 3 em 3. Andei lendo aqui também sobre vacinas e que elas em excesso podem tornar o cão mais sensível.
      Vou ver se experimento o Estibion plus neem.
      Obrigado, Renata
      palpitandoemtudo

    35. Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

      8 de agosto de 2011 às 17:01

      Oi Isa!!

      É bem como está descrito lá mesmo, querida.
      Você pode usar por 5 dias para acabar com pulgas no animal e depois dar novamente 21 dias depois deste 5º dia, depois 7 dias depois deste 21º e, por fim, 15 dias depois deste 30º dia.

      Ou seja, 5 dias seguidos, espera 21 dias, dá novamente, espera 7 dias dá novamente, espera 15 dias, dá novamente.

      Mas eu nunca usei assim bonitinho porque como ele é bom para a saúde toda do animal, o que fiz foi usar por 10 dias seguidos.

      Só que na verdade o mais importante no caso da tua tia é manter o ambiente livre de pulgas e pra isso qualquer óleo de neem misturado em água (100ml de óleo para 5l de água) e borrifado por TUDO já serve!

      Vc viu as outras dicas? Do alho, do vinagre de maçã etc?

      Beijo!

    36. Isabella disse:

      8 de agosto de 2011 às 16:51

      Oi Ana… A cadela da minha tia, a Nina, foi diagnosticada com DAPP há alguns anos atrás. Ela já foi tratada com corticóides porque a alergia estava muito forte. Agora eu acho que a minha tia não dá mais nenhum medicamento, só banha a Nina com shampoos anti-pulgas naturais, que ela mesmo faz em casa com plantas. A alergia está controlada, a cadela não se coça mais, mas quando chegar o verão vai ser um problema… Eu me interessei nesse Estibion Plus Neem para dar para a Nina, já procurei aqui na minha cidade mas não encontrei. Cheguei a este site aqui (http://www.lamorim.com.br/estibionplusneem.php)e vi que é possível comprar na loja virtual. Mas estou em dúvida sobre como dar. Lá no site diz como, mas eu não entendi direito. É pra dar 5 dias consecutivos e repetir a cada 30 dias? Você pode me explicar? :)

    37. Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

      8 de agosto de 2011 às 15:56

      Gente,

      estes produtos todos são encontrados em agropecuárias e pet shops e na internet, mas o óleo de neem não deve ser passado em gato pq eles se lambem, mas pode e deve ser usado no ambiente para dedetizar tudo.

      Misturem na proporção de 100ml de óleo de neem em 5 litros de água. Depois é só borrifar tudo (tirando os animais de perto ao fazê-lo).

      Já o neem comestível (Estibion Plus Neem) é um pó e pode ser servido para gatos e cães sem problemas (em iogurte natural, por exemplo, ou em qualquer comida que eles amem. Leiam os textos que indiquei porque está tudo explicado neles!

      Elaine, dê uma olhada nas homeopatias da Arenales também (http://www.arenales.com.br)

      Renata, preste especial atenção às dicas para elevar a imunidade do Apollo. Para isto o alho cru e o Estibion Plus Neem ajudarão muito.

      Leiam os textos que indiquei, principalmente este: http://www.maedecachorro.com.br/2010/02/sai-de-mim-deixe-seu-pet-livre-das.html

      Boa sorte!

    38. Elaine Figueira disse:

      8 de agosto de 2011 às 14:31
    39. Elaine Figueira disse:

      8 de agosto de 2011 às 14:30

      Adoro e adorei esse post. Venho sempre ao seu blog e acho de uma utilidade pública….

      Adorei a dica do Neem. Tenho somente gatos e gostaria de tentar pois sou bastante naturebas. E tenho uma amiga muito idosa que precisava de uma solução assim. Vou procurar.
      gosto muito de animais, trabalho no centro de controle de zoonoses de São Paulo, onde moro.

      Abraços,

      Elaine

    40. Anonymous disse:

      8 de agosto de 2011 às 13:53

      Renata Priscila, de Praia Grande SP….Oi Ana, tudo bem? Eu tenho um rottweller se chama Apollo, ele tem 8 anos, e desenvolveu alergia a pulgas. Esta com uma coceira infernal, a pele ja ta machucada, eu usei o Frontline pra matar as pulgas, e estou usando pomada cicatrizante nos ferimentos. Gostaria de saber onde eu acho o óleo de Neem, ou o dog neem? [email protected] se me responder eu fico imensamente grata…muito obrigada…e lambeijos do Apollo pra vc..

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados