• Receba os posts por e-mail:

    Guia de Raças no Mãe de Cachorro: Shih Tzu

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 19 de julho de 2011
    –>Quer conhecer o verdadeiro temperamento de outras raças disponíveis para adoção? Confira o Guia de Raças Mãe de Cachorro clicando aqui.
    Raça de hoje: Shih Tzu, o cachorro “de apartamento”*

    Texto: Michele Welton- Tradução e adaptação: Ana Corina – Todos os direitos reservados. A reprodução é expressamente proibida.

    Com seu jeitinho elegante e comportado, embora ainda assim feliz e bem-humorado, o Shih Tzu é a menos demantande e menos “barulhenta” das raças de companhia (as chamadas de toy). Embora ele seja um cão com estrutura sólida (não é frágil) e adore brincar no quintal, ele não precisa de muito mais exercício além deste. Um amante do conforto e da atenção de humanos, o Shih Tzu adora ganhar colo ou dormir em almofadas fofas e travesseiros, sendo um excelente cão para pessoas idosas.
    A maioria dos Shih Tzus é amigável (ou pelo menos educada) com estranhos, embora a socialização seja necessária para desenvolver um temperamento confiante. Shih Tzus também são pacíficos com outros animais de estimação. Embora a raça tenha um comportamento “aristocrático” e alguns traços de teimosia que definem o que eles gostam ou não, o Shih Tzu não tem tendência a se meter em apuros, mesmo que não seja muito rápido para obedecer algo. Treinamentos serão eficientes se forem baseados em consistência (das aulas, dos comandos, da interação homem-cão), elogios e recompensas com petiscos. Geralmente, o mais difícil de se ensinar a um Shih Tzu é o treino do banheiro e muitos tendem à coprofagia (comem fezes).
    Se você quer um cão que…
    • Seja pequeno, ainda que robusto e forte
    • Não precise de muito exercício fora de casa
    • Seja mais silencioso (ou menos barulhento, você decide!) do que outros cães de companhia
    • Seja geralmente amigável (ou ao menos educado) com estranhos
    • Seja pacífico com outros pets
    • Solte pouco pelo (se comparado com outras raças), ainda que não seja “hipoalergênico”
    Um Shih Tzu pode ser bom para você.
    Se você NÃO quer um cão que…
    • Seja um pouco teimoso (do tipo “O que ganho se fizer o que você está pedindo?”)
    • Tenha uma famosa dificuldade para aprender a fazer xixi/cocô no lugar escolhido por você como “banheiro”
    • Precise de constantes escovações ou tosas para manter sua pelagem bonita
    • Sofra dos problemas de saúde naturais a cães com focinhos achatados (o que não é natural e muito menos saudável)
    Um Shih Tzu pode NÃO ser bom para você.
    Se você está pensando em adotar um Shih Tzu considere as questões abaixo seriamente:
    1- Cuidados com a pelagem. Sem escovações frequentes o pelo dos Shih Tzus vira um mar de nós. Se você não pode/não quer se comprometer com as escovações e com tosas apropriadas para a pelagem da raça ou que mantenham o pelo curto (a popular tosa filhote), não adote um Shih Tzu.
    2- Problemas de saúde decorrentes do focinho curto (cão braquicéfalo). Alguns cuidados são necessários com cães de focinhos curtos, preste atenção ou nem pense em ter um.
    • O sistema respiratório dos Shih Tzus é comprometido, portanto, nada de fumar perto deles!
    • Também não use produtos de limpeza que sejam muito químicos (prefira sabão de coco líquido para lavar calçadas e roupas, por exemplo) e os mantenha longe de pólens e gramas recém-cortadas (atenção especial na Primavera!).
    • Tenha certeza de que, caso necessário, o veterinário use os anestésicos mais modernos ou anestesia inalatória e insista em um monitor de pressão cardíaca e sanguínea presente na sala de operação. Muitos veterinários não são cuidados o suficiente ao anestesiar cães de focinho curto, o que pode ser fatal.
    • No calor ou quando estiver muito úmido, minimize as atividades fora de casa e mantenha o Shih Tzu em um ambiente com ar-condicionado ou bastante fresco. Cães de focinhos achatados têm um risco grande de sofrer um ataque cardíaco porque não conseguem ofegar o suficiente para diminuir sua temperatura corporal.
    • Nunca, jamais, embarque um Shih Tzu anestesiado em uma viagem de avião e converse com um veterinário especialista sobre cuidados de viagem para raças de focinho curto (braquicéfalas).
    • Use uma guia em forma de Y que abrace o peito do Shih Tzu, não sua garganta. Uma coleira de pescoço faz pressão na traqueia e dificulta ainda mais a respiração de cães braquicéfalos (de focinho curto).
    • Lave e seque o focinho após seu Shih Tzu comer.
    3- Treino do banheiro. Como outras raças de porte pequeno, Shih Tzus têm uma bexiga pequena que demora mais tempo para se desenvolver a ponto de ser possível eles “segurarem” o xixi por mais do que pequenos intervalos de tempo. Tenha paciência e seja consistente no treinos de banheiro.
    4- Teimosia. A maioria dos Shih Tzu é bem humorada, embora moderadamente teimosa e manipuladora. Você precisa mostrar a eles, através da mais absoluta consistência, que realmente quer que façam o que você está pedindo. Recompensas com comida são um grande motivador para a raça, mas se você der demais terminará com um Shih Tzu gordo que só obedece quando você tem um petisco nas mãos. Então… você precisa ensinar seu Shih Tzu a lhe respeitar. Um cão que te respeita fará o que você pedir e parará de fazer o que estiver fazendo quando você mandar. Estude sobre comportamento canino, há diversas fontes nas livrarias e na internet e aqui no blog a Série Filhotes pode ajudar bastante (mesmo se você tiver um cão adulto).
    5 – Perda de pelo. Shih Tzus têm uma pelagem dupla (uma externa e outra mais parecida com lã, por baixo) e os dois tipos de pelo caem porque todo tipo de pelo tem um ciclo de vida, onde ele nasce, cresce, morre e cai, para ser trocado por um pelo novinho em folha e mais apropriado à estação do ano em questão (Atenção: Não sei se aqui no Brasil, por conta das temperaturas bem mais quentes do que nos países do hemisfério norte, especialmente nos Estados Unidos, onde a autora dos textos mora, os Shih Tzus também apresentam duas pelagens). Quando a pelagem dos Shih Tzus é deixada longa, a maior parte dos pelos que cai fica presta nos próprios pelos longos, ao invés de cair pelo chão, e sai toda na escovação. Se você optar pela tosa curta, não haverá mais a pelagem longa para “aparar” os pelos que caem, e daí sim você poderá encontrar pelos pela casa, roupas etc. Ou seja, o pelo longo traz a vantagem de fazer parecer que o cão solta menos pelo, mas exige escovação constante, coisa que a tosa bebê dispensa. Você escolhe!
    6- Saúde. Alguns Shih Tzus passam m uma vida inteira saudáveis, mas infelizmente a raça é propensa a algumas doenças graves no fígado e nos rins, problemas de articulações e nos olhos, a alergias etc. Além dessas doenças características da raça, há todas as questões por conta de serem cães braquicéfalos (de focinho curto). Se você não é um guardião atento e com dinheiro para investir na prevenção e em cuidados de saúde, esqueça a raça!

    Posts que podem ser úteis para quem adotar um Shih Tzu:

    Adote um Shih Tzu adulto!

    Quando você adota um filhote, você está adquirindo potencial do que ele um dia pode se tornar.  Mas quando você adota um cão adulto, você está adquirindo o que ele já é e pode decidir se é o melhor cão para você baseado em sua rotina e realidade. Há vários Shih Tzus adultos que já provaram não ter as características negativas típicas da raça. Se você encontrar um cão assim, não deixe que elas preocupem você. Fique feliz que você encontrou um indivíduo atípico e aproveite!

    Salve uma vida. Adote um cão.

    *Lembrando: Estou traduzindo as descrições de temperamento das raças (que já vi disponíveis para adoção) apresentadas pela autora norte-americana Michele Welton, que obviamente leva em conta que a maior parte de seus leitores mora nos EUA e sempre tendo em mente cães dentro do padrão comportamental de cada raça. Não adianta um cão ter “cara” de uma raça, isso nem é tão difícil, um cão realmente “de raça definida” tem, mais do que qualquer outra coisa, a personalidade, o comportamento e os instintos da raça a que pertence.
    Sobre a autora: Michele Welton tem mais de 35 anos de experiência como educadora canina e tem mais de 17 livros publicados, sendo 15 deles sobre cães.
    Plágio é crime! É expressamente proibido reproduzir material deste blog sem citar a fonte e o link.
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
    Categoria: Guia de Raças
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    141 Comentários:

    1. laila disse:

      27 de março de 2014 às 14:05

      ola gostaria de saber se tem alguma raçao para raça boxer que ajuda a parar de cair pelos.
      nao entendo tenho um shitzu com mais de um ano e ele nao solta tanto pelo
      agora a minha boxer ta com 5 meses ja dei a mesma raçao qui dou pro meu shitzu mais nem assim resolveu.meus cachorro so come raçao primier,mais a minha boxer nao adianta solta muito pelo e faz cocó muito vedido.
      sera qui vc pode me ajudar?por favor!

    2. Marilia Fernanda disse:

      21 de março de 2014 às 09:23

      Olá Ana Corina (:
      Descobri sua página agora e estou adorando.
      Pois bem, tenho uma Shitzu que é um tesouro na minha vida, comprei ela no ano passado, tem 4 meses agora e tanto eu como minha família (minha mãe principalmente que não era muito chegada em cachorros) nos apaixonamos perdidamente por ela, é uma graça, companheira, preguiçosa e tudo mais.. Super fofinha!
      Mas tem dois fatos me preocupando um pouco. Primeiro, ela não late, não é “silenciosa”, ela simplesmente nunca deu um latido sequer. Ela convive com uma pinscher, que é muito barulhenta e penso que ela deveria ter pelo menos uma pequena influência.. Mas não, ela dá umas rosnadas de vez em quando, aqueles grunidinhos, gemidos e tal, mas nem um latido ou nada parecido. Isso é normal?
      Segundo, ela sempre foi louca pela ração dela (nunca demos nossa comida, sempre ração ou petisquinhos de dogs) e se deixasse ração no pote ela comia sem parar. Mas desde ontem, quando colocamos a comida ela nem chega perto.. não dá a mínima. Depois de um tempo vai lá e come com muita calma, mas parece totalmente desmotivada ou como se algo tivesse machucando. Será que há algum problema?
      Obrigada pela sua ajuda! Beijos ;*

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de março de 2014 às 18:30

        Oi Marilia,

        quando for preciso ela latirá. Deixa assim, já tens a outra barulhenta, hehe. É normal, sim.

        Hummmm, está muito quente na cidade de vcs? Que tal tentar alimentação natural pras duas? http://www.cachorroverde.com.br http://www.tendenciasnaturebaspets.com.br
        Alguns cães simplesmente deixam de comer ração e ponto. Ela é muito nova pra ser algum problema nos rins ou algo assim… Beijo.

        • Marilia Fernanda disse:

          24 de março de 2014 às 09:50

          Oi Ana Corina,

          Obrigada pela sua resposta!!!

          Esse fim de semana brinquei muito com ela e fiz alguns ruídos incentivando-a. Descobri que o “latido” pra ela é como uma tossezinha ou um espirro, bem engraçado, mas que ela realmente não faz questão de ser barulhenta e fica olhando abismada pra pinscher que fica enlouquecida com qualquer coisa. Hehe. Mas já fico mais tranquila que isso não seja nenhum problema.

          O clima aqui esta ficando fresco agora. No sábado fiz um teste, misturei a ração dela (de filhote) com a da outra cachorra que já é mais velha, e ela comeu tudo na mesma hora. Penso que ela deve ter enjoado daquela ração. Dei uma olhada na sua dica de alimentação natural e te pergunto.. é mais interessante que manter a ração (se ela se adequar a outro tipo?)?

          Beijos!!!

    3. Ellen disse:

      28 de fevereiro de 2014 às 14:41

      OLÁ SOU A DONA DE UM YORKSHIRE DE 13 ANOS, ELE NUNCA TINHA CRUZADO ANTES, EM JANEIRO ELE CRUZOU COM A SHI-TZU DO MEU IRMÃO, ELA TA REDONDINHA VAI SER A PRIMEIRA CRIA DELA TAMBÉM, É PERIGOSA A CRIA PRA ELÀ,OS DOIS TEM QUASE O MESMO TAMANHO. ESSA MISTURA PODE CAUSAR ALGUM DANO PARA ELA? GERALMENTE QUANTOS FILHOTES SÃO?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        28 de fevereiro de 2014 às 14:49

        Ellen, por favor, procurem um veterinário para acompanhar a prenhez e o parto. Não há como saber quantos filhotes nascerão. A mistura não interfere na mãe, só nos filhos, que serão fruto dela. Recomendo apenas a castração, sempre.

    4. Ivana disse:

      11 de fevereiro de 2014 às 09:19

      Bom dia! Estamos prestes a adotar uma shih tzu de 2 anos para nossa filha, pois é o sonho dela ter esse cãozinho! Acontece que temos um cão de 9 anos que fica no quintal e anda solto e dentro de casa temos uma gata de 8 anos. A Shih Tzu ficará dentro de casa também, onde a gata domina o território (rsrs). Alguma dica importante para que possamos fazer os três conviverem em perfeita harmonia? Amamos muito nossos animais e os queremos felizes com a chegada da nova moradora! Grata pela resposta!

    5. Camila disse:

      23 de janeiro de 2014 às 17:29

      Olá, vou comprar um filhote de shih tzu, mas estou em duvida entre macho ou fémea, fiquei sabendo que os machos ficam mais bonitos que as fémeas, isso é verdade?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de janeiro de 2014 às 10:32

        Camila,
        desculpa, mas perdi até o rebolado agora, poxa. ISSO IMPORTA? O QUE É MAIS BONITO OU MAIS FEIO? Cachorro é cachorro e é sempre maravilhoso, sempre lindo, sempre merecedor de amor, cuidados e atenção. Pra quem realmente os AMA, todo cachorro é bonito. Você quer um cão PRA QUÊ? Por favor, faça essa reflexão, pois se for pela “beleza”, melhor não teres nenhum. NÃO TEM NEM COMO uma m. dessas ser verdade, pois simplesmente como é possível QUANTIFICAR isso? Pelamor, pensa comigo! A única coisa que posso te dizer é que em muitas espécies de animais os machos são mais vistosos (vide o pavão).

    6. janny disse:

      15 de janeiro de 2014 às 12:03

      Olá …
      Tenho um shih tzu de 3 meses ele é a alegria da casa.. brinca.. pula.. morde… é uma sapeca que vive no meu pé!!!! Lindooo amo ele de mais… O único problema é que ele gosta de morde os pés de todos a toda hora e isso é chato porque quando estamos no sofá temos que ficar comos pés pra cima kkk meu marido reclama, e as visitas estão proibidas kkkk.. Me ajude não sei mais o que fazer pra tirar essa mania do meu filhote!!!

      bjos aguardo resposta..

    7. ari souza disse:

      7 de janeiro de 2014 às 21:36

      meu cachorrinho lagrimeja muito os olhos ok devo faser

    8. Lilian disse:

      31 de dezembro de 2013 às 10:37

      Feliz 2014! Dentre tantos sites sobre e para cachorros, foi uma alegria achar o seu! Estava pesquisando sobre as vacinas, e foi aqui que aprendi tudo sobre elas. ;)
      Sou mamãe de primeira viagem, estou com uma Shih tzu desde o último dia 21. Hoje ela está com 58 dias, foi vacina na ultima sexta-feira (sim, tirada muito cedo da mamãe, com 48 dias).
      Como ainda não li sobre tudo, e li algumas coisas divergentes, gostaria da tua opinião sobre:
      1) Quando ela veio, não chorava mt a noite. Apenas quando fazia xixi e coco. Quando recolhíamos, ela dormia. Porém, nas ultimas 3 noites ela chora muito. Ela tem ficado na cozinha desde o início. Quando deixamos a porta aberta, ela chora na nossa frente e faz xixi se não acordamos. Como ela eh pequenininha, devo atender? Sempre deixamos uma peça de roupa nossa, e um relógio enrolado numa meia, que veralmente acalma ela. Se não atendermos, ela pode ter algum problema psicológico/comportamental?
      2) Ela faz xixi no jornal (teve alguns pouquíssimos escapes), e coco a maioria das vezes (já li para colocar jornal em cima quando ela errar). Ela gosta de deitar no jornal quando recolhemos. Já podemos testar o “banheiro pra cachorro” com ela? Pergunto, porque quando ela faz xixi molha muito as patinhas, e sai caminhando por tudo…
      3) trabalhamos o dia todo. Trabalhamos 26, 27 e 30 (dias em que não ficou ninguém com ela). Saímos as 8h, voltei para brincar com ela das 12 as 13, e retornei as 17. Talvez por esse motivo ela tenha dormido muito durante o dia e querendo brincar muito na madrugada (embora brinquemos muito com ela de manhã, meio dia e noite). Algumas sugestão para ela não ter hábitos noturnos?
      De resto, por enquanto, ela vai bem. Se alimenta bem, toma muita água… E estou lendo sobre as mordidinhas dela. Hehehe
      Muito obrigada! ;)

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        3 de janeiro de 2014 às 18:11

        Oi Lilian, seja bem-vinda.

        Vamos lá:

        1) Quando ela veio, não chorava mt a noite. Apenas quando fazia xixi e coco. Quando recolhíamos, ela dormia. Porém, nas ultimas 3 noites ela chora muito. Ela tem ficado na cozinha desde o início. Quando deixamos a porta aberta, ela chora na nossa frente e faz xixi se não acordamos. Como ela eh pequenininha, devo atender? Sempre deixamos uma peça de roupa nossa, e um relógio enrolado numa meia, que veralmente acalma ela. Se não atendermos, ela pode ter algum problema psicológico/comportamental?
        –> Olha… talvez ela não chorasse antes porque era tãoooo bebê que mais dormia do que percebia o mundo. Essa chorada no começo é normal. Se vocês querem que ela durma sempre na cozinha, então persistam e não apareçam quando ela chorar. EU não acho problema em dar mais carinho nessa fase em que eles são tão novinhos e, depois, ir ensinando que o lugar dela é dormindo na cozinha. Mas ela só fica na cozinha pra dormir, certo? Durante o dia circula pela casa inteira?

        2) Ela faz xixi no jornal (teve alguns pouquíssimos escapes), e coco a maioria das vezes (já li para colocar jornal em cima quando ela errar). Ela gosta de deitar no jornal quando recolhemos. Já podemos testar o “banheiro pra cachorro” com ela? Pergunto, porque quando ela faz xixi molha muito as patinhas, e sai caminhando por tudo…
        –> Geralmente, para um cão fazer bem nas grades chamadas de ‘banheiro’, ele já deve estar bem acostumado com o jornal, tanto que procura a grade justamente pq sente o cheiro do jornal lá dentro… Eu teria paciência neste começo e simplesmente limparia as sujeiras das patinhas com vinagre de álcool. Shih tzus não são famosos por aprenderem o treino do banheiro rápido, então se ela já acerta tão bem o jornal, melhor não mudar nada agora… Essa coisa de deitar no jornal é que vcs não devem permitir. Tirem-na de perto para limpar tudo, ok?

        3) trabalhamos o dia todo. Trabalhamos 26, 27 e 30 (dias em que não ficou ninguém com ela). Saímos as 8h, voltei para brincar com ela das 12 as 13, e retornei as 17. Talvez por esse motivo ela tenha dormido muito durante o dia e querendo brincar muito na madrugada (embora brinquemos muito com ela de manhã, meio dia e noite). Algumas sugestão para ela não ter hábitos noturnos?
        –> Hum… cansá-la durante o dia… Imagine o tédio que é ficar o dian inteiro sozinha em casa, ainda mais sendo tão bebê… Ela precisa de companhia. Não tem essa de shih tzu ser cão de apartamento blábláblá. Se não for possível mudar a rotina, vejam como ela pode ficar durante o dia na casa de alguém onde tenha companhia, comprem brinquedos inteligentes e que dispensam alimento (tipo o Kong, quebra-cabeças etc.), mas daí reduzam a porção de comida diária, pois ela já comerá um tanto ao brincar. Ou cogitem dar um amigo a ela, que não deve ser filhote também…

        Bj

    9. thais leticia disse:

      26 de dezembro de 2013 às 19:28

      Oi adotei uma shih tzu bem judiada, passei ela no vet, e a dr, me informoubq ela esta com a doença do carrapato, que esta com alguns orgaos comprometidos, estou dando antiboiticod qbme passou, estou desanimando estou fazendo tdo q posso pra erguer ela e nao consigo,ela esta prrdendo todos os pelos, esta magra, e pra se alimenta agnte trm q insistir muito,me ajudaaaaaaa

    10. Cintia disse:

      25 de dezembro de 2013 às 19:14

      Boa tarde, adorei o blog e gostaria d uma orientacao quanto a socializacao das minhas duas cachorras, uma poodle e uma shits zu. Ambas foram abandonadas e eu adotei. A minha poodle esta comigo ha 4 anos e tem em torno de 13 anos. Nesta ultima semana encontrei um shits zu que deve ter uns 5 anos. Deixei as duas separadas por uma semana ate que a shits zue stivesse melhor pois veio bem doentinha. Hj coloquei as duas juntas e a shits zu fica sempre correndo atras da poodle e cutucando, cheirando, latindo e nao deixando ela em paz. A poodle ignora a shits zu, mas tenho receio dela ficar irritada e brigarem ou nao terem uma convivencia tranquila. O q vcs poderiam me orientar? Obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        26 de dezembro de 2013 às 13:54

        Oi Cintia,
        parabéns pelas adoções. No link http://www.maedecachorro.com.br/category/socializacao-2 há textos que podem te ajudar. Leia também os comentários.
        Deixe que as duas se entendam, não estimule ‘ciúme’ entre elas e tudo ficará bem. A poodle já é idosa e pode ter tido uma vida sem socialização com outros cães, pode realmente nunca brincar com a shih tzu, mas não há porque não conviverem sem brigas. Quando adotei minha SRD, a Java, o Shoyo, um yorkie, ficou PUTO, não a olhava na cara, fugia, não brincava, era um NOJO com ela. Ignorei a situação, brincava com eles só se estivessem juntos e em paz, não brigava com o Shoyo com a Java por perto (até pq ele é PERFEITO, hehehe) e hoje convivem bem e até se dão beijinhos e deitam juntos. Mas foi uma relação construída, não um amor à primeira vista. Boa sorte!

    11. Maicon disse:

      14 de dezembro de 2013 às 07:22

      Bom dia!
      Tenho um bebe shih tzu de 2 meses e uns dias ele é super tranquilo, nao encomoda faz as necessidades no jornal certinho e sabe pedir carinho quando quer.
      Só que de ontem para hoje nas ultimas 2 refeiçoes ele vem tendo uns ataques estranhos, fica com o corpinho todo duro, cambaleando e com a cabeça erquida, e nao abre a boca tbm.
      Mas apos uns 5min ele volta ao normal.
      Hoje o levarei no vet. Para garantir que ficara tudo bem

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de dezembro de 2013 às 10:33

        Oi Maicon, isso mesmo, procure um veterinário. Internet nessas horas não serve! Conta como ele ficou!

      • Franciele disse:

        21 de dezembro de 2013 às 17:53

        Oi Maicon,
        Leia sobre “espirro reverso” e converse com veterinário do seu bebê para ver o que ele acha.
        Abraços.

    12. Priscilla Modesto disse:

      14 de dezembro de 2013 às 02:32

      Ola, primeiro quero dizer que adorei o site. Minha filha Shitzu, ta com 10 meses e ela tem umas crises como se tivesse engasgada, faz um barulho estranho na garganta porem passa rápido oq posso fazer pra ajuda-la nessa situação??? Vou viajar com ela, tenho medo dela ter a crise no voo e eu não vou poder ajudar pq um trecho ela não vai poder ir comigo na cabine. minha princesa se chama Dorinha Modesto(amor da mamãe) :)

    13. Regiane castro disse:

      13 de dezembro de 2013 às 09:20

      Bom dia!
      estou comprando um cachorro da raça chih tzu,ele é recém nascido é todo preto e tem uma manchinha branca em cima próximo ao pescoço.A dona disse que eles nascem assim e depois a mancha vai espalhando até ele ficar colorido.Achei estranho.preciso saber se isso que ela me informou é verídico,me responda antes que eu compre gato por lebre.É um cachorro caro,não quero me decepcionar .

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        13 de dezembro de 2013 às 09:41

        Regiane, bom dia!
        Então, querida, acho que tens outras questões para te preocupar muito mais do que a coloração correta.
        Um criador decente tem várias características e ser um criador de verdade passa justamente por isso: te vender um filhote de shih tzu.
        A primeira coisa que eu olharia: essa pessoa cria outras raças? Alguma do mesmo porte e que pode gerar cruzamentos sem planejamento (tipo lhasa apso)?
        Dá uma lida neste texto: http://www.maedecachorro.com.br/2009/02/criador-ou-comerciante.html

    14. Maria Cecília de Sousa Ferreira disse:

      30 de novembro de 2013 às 23:12

      Muito obrigada pelas dicas, eu peguei ela novinha pq a dona da mãe dela pediu. Minha intenção era pegar com 2 meses. Não sei muita coisa sobre cachorro, pois nunca tive um.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        2 de dezembro de 2013 às 18:14

        Querida Maria, sei como é… as pessoas botam os bichinhos no mundo e querem se livrar logo deles, lamentável! Pode viver lendo o blog que ele vai te ajudar bastante. Beijo.

    15. Maria Cecília de Sousa Ferreira disse:

      27 de novembro de 2013 às 19:46

      Então,comprei uma Shih Tzu. Ela tem 35 dias e não para um minuto se quer. Não quer ficar na caminha dela, ama morder tudo. Pretendo que ela seja uma cachorrinha educada,mas pelo jeito não vai ser. Tem algumas dicas? O nome dela é Tulipa e é marron com os olhos azuis. É linda. Desde já agradeço.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        27 de novembro de 2013 às 23:53

        Maria,
        Mas ser EDUCADA não é o mesmo que ser ESTÁTUA, né? Qual o problema da bichinha brincar sem parar? Ela é MUITO filhote. Lógico que quer morder tudo, a relação dos cães com o mundo passa pela boca. Depois ainda terá a troca de dentes e vai rolar MUITA “roeção” ainda. Ser educada é NÃO ficar pedindo comida quando tem alguém comendo, é não latir excessivamente, é não avançar nas pessoas e em outros animais. 35 dias é MUITO cedo para ela estar longe da mãe e dos irmãos, onde ela estaria aprendendo a ser REALMENTE educada, a controlar a mordida etc. Como sempre, os humanos erram e os bichos levam a má fama.
        Tem texto só sobre excesso de mordidas> http://www.maedecachorro.com.br/2012/08/dvida-do-leitor-meu-filhote-s-quer-saber-de-morder-e-agora.html
        E mais outros textos sobre o tema> http://www.maedecachorro.com.br/category/mordidas

        Leia todos e os comentários. O Guia de Filhotes também vai te ajudar a fazer dela uma cadelinha realmente educada, mas não apática, né? ;)

      • Franciele disse:

        28 de novembro de 2013 às 11:20

        Maria,
        Oi, sua cachorrinna é muito novinha, o meu por exemplo adotei com quase 4 meses, ele já tinha aprendido muita coisa com os pais. Sobre morder e não parar quieta, é normal com a idade. Estimule ela para fazer bastante exercício dentro do limite do shih tzu (informe-se sobre cães braquicefálicos), dê brinquedos para cães, chame-a para brincar, já comece a ensinar o que não pode morder, a ensine principalmente o significado da palavra NÃO.
        Shih tzu é cãozinho sapeca e teimoso, adora fazer baguncinna pra chamar atenção, mesmo depois de adulto, mas nenhuma super destruição.
        Com paciência, amor e dedicação, logo, logo sua cachorrinha irá amadurecer aos poucos e aprender a entender o que pode e não pode, e claro, prepare-se para ter por anos um companheiro com muita fofura e ternura ao seu lado. Se apaixonar por um cão é um caminho sem volta. ;)

    16. helena magalhaes disse:

      27 de novembro de 2013 às 09:50

      Ola bom dia! Comprei uma shih tzu com dois meses.Notei que de ums dias para cá ela tem fungando muito…. parecendo gripe humana ela da umas engasgada do tipo ter algo na garganta, como pelos.Penso que é porque ela respira pela boca e reseca a garganta.E quando dorme ela muda varias vezes de posição.Parece que quer encontrar um geito de respirar melhor.Oque fazer? Beijos de uma mãe cheio de duvidas…… Helena Sou de Poços de Caldas MG

    17. sabrina disse:

      23 de novembro de 2013 às 10:45

      olaa preciso muito de ajuda, comprei uma shihtzu branca e preta estava lindaa
      mais depois de uns 3 meses comecei a perceber q uma pata dela estava ficando vermelha
      com um monte de bolinhas, levei ela ate uma agro a veterinaria de la ´passou uma pomada chama (RICINUS ASSEPT) DA VANSIL, e como estava com muito pelo tive q mandar tosar para poder passar a pomada,
      so q comecei a repara q o começo a piorar pois o corpinho dela ja estava cheio fora o cheiro forte q ficava mesmo com o banho, começei a me preocupar levei ate um verinario ele falou q ela estava com febre e apricou um remedio nela e fez um exami de sangue mais ele diz q nao deu nada no exame nao tenho nem certeza disso pois ele nem me mostrou o exame emfim gastei 250,00 reais com o veterianario e nem adiatou nada so piorou cada dia mais levei em outro a veterinaria me falou q eu foi burra pois o outro so me tomou o dinheiro pois fez tudo erredo,dai ela mesmo olhou a layka e me falo q é uma doença de pela q provalvelmente pegou dos proprios pais e q com um shampoo especial chamado (CLOREXIMICOL)ela ja ia melhorar, passou tambem remedios como (itracomazol) uma capizula por dia por 20 dias e o (DERMACORTEM SUG)
      um a 12.12 por 10 dias e depois um a 24.24 por 5 dias,
      e me falou q tinha q castrar ela pois iria passar para os filhotes dela pois é uma doença q nao vai ter cura poia ela vai sumier e logo vai voltar,
      só q ja fiz tudo oq me pediu mais nao aguento mais ver a layka sofrer dorme ate de barriga para cima chora a noite toda de dor e ja acabou tosdos os remedios e o banho com o shampoo nao esta resouvendo mais me ajuadaa por favor estou sofrendo com com ela obrigada.

    18. Ana Buhler disse:

      5 de outubro de 2013 às 17:45

      OI,
      Preciso de ajuda. Tenho um shih tzu de 9 meses e ele esta infestado de pulgas. Já fiz de tudo, já coloquei ampolas, já dei comprimido. Já passei vinagre com água e sal, fiz tratamento na minha casa com Barrage, diluindo em agua uma vez por semana durante 5 semanas… Simplesmente não consigo eliminar e não sei mais o que fazer. Existe algum veneno que realmente funcione?
      obrigada
      Ana

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        6 de outubro de 2013 às 15:46

        Ana, eu tentaria os produtos naturais, já que os tóxicos não estão fazendo efeito. Mas acho que você deve atacar mais o ambiente, também. Leia os textos e os comentários deste link: http://www.maedecachorro.com.br/category/pulgas Vc encontrará dicas pra ele e para o ambiente. Eu o tiraria de casa, daria um Capstar pra matar as pulgas e o levaria para um lugar sem pulgas DE CERTEZA. Trataria a casa por uma semana e depois o traria de volta. Boa sorte, xará!

    19. Alice disse:

      1 de outubro de 2013 às 16:33

      minha shit zhu,(Crystal ) nasceu 12/06/13, qdo comprei tinha 2 meses, ja esta vacinada, Vermefugada tbm, fz tdo no Pipi o problema e que ela e mto Gulosa come mto rapido nao mastiga, mas e um doce. Tbm tenho uma Poodle a mel, ja etao brincando e dormindo juntas.

    20. Laura Castro da Silva disse:

      26 de setembro de 2013 às 10:16

      Como fazer para o meu Shih Tzu mixar e cagar no jornal do banheiro e começar a levantar a perninhas que já passou do tempo de ele levantar?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        28 de setembro de 2013 às 15:07

        Laura, sua dúvida já foi respondida nos comentários anteriores.

        • Juliana disse:

          1 de abril de 2014 às 11:27

          Olá,
          Tenho um shit zu de 1 ano e esses dias foi preciso fazer a primeira tosa geral dele pois seus pêlos estavam com muitos nós, ele já havia feito as tosas bebês antes mas essa tosa geral foi a primeira, eu sempre levo ele no mesmo pet . Só que ele voltou do pet com um comportamento muito estranho, parece que tem medo de tudo, não para de lamber as patinhas e o saquinho, chora a noite, está com uma carinha tristinha, fica toda hora atrás do rabinho, já peguei ele dormindo sentado pq não quer deitar. Li em alguns artigos que esse comportamento é normal. Mas eu queria saber se isso é mesmo normal após uma mudança radical?

          • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

            1 de abril de 2014 às 11:42

            Juliana, pode ser alergia à lâmina. Tens CERTEZA de que não foram violentos com ele?

            • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

              1 de abril de 2014 às 14:57

              Oi Juliana, não dá pra afirmar. Como te falei na resposta anterior, pode ser alergia à lâmina, mas também pode ser estresse/trauma pela tosa completa, que pode não ter sido feita de maneira a facilitar a adaptação dele à novidade. Passe óleo de coco extravirgem nos locais onde ele está lambendo bastante, para aliviar a coceira. Ou então babosa. Se as fezes dele derem uma soltada, pode ser por causa do óleo ou da babosa, mas não há problema, ok? As duas opções são ótimas pra saúde e podem ser ingeridas. Se achares que o comportamento dele está estranho demais, procure um veterinário para um exame físico mais completo e converse com um adestrador de confiança. A http://www.educadoracanina.com.br oferece consultoria via Skype se o caso permitir, fale com ela!

              • Juliana disse:

                3 de abril de 2014 às 10:29

                Obrigada Ana ,

                Levei ele no veterinário pq desconfiei que ele estava sentindo dor pois não parava de chorar e descobri que ele está com a coluna lesionada causada provavelmente por uma queda , ato brutal ou stress .. Não sei o que aconteceu na hora da tosa pois não estava presente mas imagino que tenham descuidado dele, agora estou tratando com remédios, espero que ele melhore logo, essa tosa me deu prejuizo de 500,00 com veterinário e remédios !

                • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

                  3 de abril de 2014 às 17:32

                  Oi Juliana, procure um advogado e vá atrás de processar o estabelecimento! Absurdo, pobrezinho!

    21. Cassia Cornelio disse:

      16 de setembro de 2013 às 14:02

      Eu comprei um filhotinho com 2meses,no pet swop e me disseram que a raça e um cruzamento entre um Poodle Toy e Shih Tzu ele e preto com pés e peito branco e um pouquinho no focinho,o pelo não e muito liso mais não é tão crespo como Poodle.nas pesquizas que fiz não ví nem um Shih Tzu preto será que e peloa mistura do Poodle.
      Pode acontecer de ser assim tão pretinho??
      Gostária de mandar uma foto tem como??

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de setembro de 2013 às 08:39

        Cassia, você comprou um mestiço! É MUITA CARA DE PAU desse povo, pelamor! E daí que o filhote é preto? Querida, você comprou um vira-latas, oi! Ele pode ser preto, claro. Existem poodle preto, shih tzu preto e você não tem a MENOR condição de saber que ele é cruza de poodle e shih tzu, já que se esse povo fosse honesto, nem vendia, doava esses filhotes, né? Fala sério… Tipo, um cachorro de focinho achatado, cruzado com um cachorro de focinho normal, dois cães de temperamento TOTALMENTE distintos. Nem dá pra saber o que sai da mistura, só posso garantir uma coisa: É CACHORRO E, PORTANTO, MARAVILHOSO. Não importa a cor que tenha, né? ;) Ame-o, cuide dele, sejam felizes e aprenda: adotar é tudo de bom!

    22. Daniela disse:

      6 de setembro de 2013 às 14:41

      tenho uma shit tzu chamada Amora, castrada aos 6 meses, que vai completar 2 anos, ela veio com 3 meses completos, comprada em pet shop mas vivia num canil renomado, moro numa rua movimentada e ela não passeia ( se joga no chão e recusa a caminhar, se insisto ( tentei por 1 ano para ela se acostumar com sons, não adiantou) fica na hora com diarréia e coração acelerado, e não vê petiscos)devido aos barulhos dos carros, onibus e motos( moto até parada) e também tem muito medo de pessoas estranhas( elegeu as pessoas que frequentam muito a casa), o resto ela late insistentemente. No parque ela nega a existência de outros cães, não cumprimenta e quase levou uma surra da matilha( todos vieram contra ela),mas em casa ela aceita a visita de outros cães , brincando, correndo e dividindo os brinquedos. ela pega sol na sacada e quando levo para um jardim de uma casa. Ela late muuuuito nas portas,para qualquer som diferente no edifício.Eu preciso que ela não lata pois meus vizinhos odeiam cachorros. Já tentei de tudo , vivo batendo palmas para ela não latir e dizendo não… ironicamente ela até sorri e quando me distraio ~´a vai ela para porta… preciso de um adestrador?

    23. laila santos disse:

      16 de agosto de 2013 às 20:42

      tenho um shih tzu de nove meses ele tbm nao faz xixi e coco dentro de casa moro em um apartamento pequeno levo ele duas vezez ao dia no banheiro ou seja na grama do carteiro central da avenida onde moro,mais acho qi ele faz isso so pra poder ir passear duas vezez ao dia.so qui quando ta chovendo é um problema ele segura o dia todo e quando é a noite quando estamos dormindo ele sobe no sofa e faz nao sei o qui fazer !

    24. Larissa disse:

      8 de julho de 2013 às 08:33

      Oi oi, preciso de uma grande ajuda… Sabado adotei uma shih tzu de uma ex criadora… Ela disse ter 5 anos, veio suja, empelotada, com alguns dentes faltantes e pelo que parece meio cega pela cor do olho, mas nao totalmente pq ela acompanha os gestos sem barulho… Enfim, ela veio quietinha, olhar triste.. Dei um banho e a escovei, ela continua só deitada. Anda muito pouco talvez para ir fazer as necessidades, e para comer e só.. Sempre deitada principalmente qnd estamos por perto… Quando a soltei no jardim gostou e andou um pouco mais, mas logo achou um cantinho perto da porta e deitou… Hoje vai no pet pra tosar e tirar aquelas bolotas e sujeiras que nao consegui tirar em casa… Nao sei o que faço para ela se animar!!por favor ajudem a minha Donatela!!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        9 de julho de 2013 às 14:18

        Larissa, QUE NOJO DESSA GENTE QUE VIVE DE EXPLORAR ANIMAIS, affffffffffffff. Sua cadela provavelmente vivia CONFINADA, deve estar toda atrofiada. Dê amor, cuidados e boa alimentação (não a entupa de vacinas, por favor! agora ela precisa se recuperar) e ela logo ficará bem. Quando adotei minha Java ela era assim, hoje é a bicha mais feliz e sem vergonha do universo canino! :D

    25. Ana Buhler disse:

      22 de junho de 2013 às 16:57

      Oi,
      Preciso de um help…
      Tinha desistido do jornal, uma vez que o Ziggy usava como cama, estraçalhava todo e nunca usou para fazer as necessidades. Já tentei de tudo: pipi dog, gotas e etc… depois que entrei no blog e li alguns textos resolvi voltar com o jornal , leva-lo até o local e ficar lá esperando. Nada aconteceu.
      Ele ficou o dia todinho sem fazer nada (choveu muito aqui ontem e não tinha como leva-lo pra rua). Ele só fez as 20h da noite, na rua. Hoje novamente, jornal no lugar e ele nem chega perto…
      Será que tem solução? Devo continuar insistindo no jornal? To bem confusa, hehehe

      Conto com a ajuda de vocês
      abraço

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        25 de junho de 2013 às 11:55

        Oi Ana,
        ele precisa aprender a usar o jornal. Um criador decente bota jornal em toda a superfície onde os filhotes nascem e vivem até irem embora, justamente para que já comecem a aprender a usá-lo. Onde seu Ziggy tem feito as necessidades? Em qual superfície? O melhor ‘pipi dog’ é o cheiro do próprio xixi dele. Comece a botar E DEIXAR jornal nos xixis feitos no lugar errado. Assim ele vai aprender que cheiro de xixi = cheiro de jornal. Depois de um tempo, vá movendo estes jornais sujos para o lugar onde vc quer q ele use como banheiro e limpe os locais que não devem ser usados com vinagre de álcool, SEM ELE ASSISTIR a limpeza. Faça o treino do banheiro com ele, que não fará xixi simplesmente por estar em cima de um jornal.

        Sobre treino de banheiro, leia os textos de 16 a 19 da Série Filhotes http://www.maedecachorro.com.br/2010/08/serie-filhotes-no-mae-de-cachorro-%E2%80%93-indice-dos-posts.html

    26. Ana Buhler disse:

      20 de junho de 2013 às 20:41

      Oi,
      Adorei o blog. Pesquiso muito sobre educação para filhotes e hoje encontrei esse blog que me deixou bem mais tranquila. Achava que o nosso Ziggy fazia xixi exageradamente. O Ziggy é um Shih tzu lindo de seis meses, ele é a alegria da casa, carinhoso, mimado, quase nao late. Adora a companhia de outros cachorros e crianças.
      Os únicos defeitos dele são a teimosia e o xixi que não faz de jeito nenhum no jornal. Lendo as dicas vi que estava fazendo algumas coisas erradas, vou aprimorar com as dicas e depois volto pra contar se deu certo.
      bj

    27. elisaberh disse:

      17 de junho de 2013 às 13:52

      qual a temperatura corporal ideal para o cão da raça shi-thzu? Tenho um fofinho desses em casa de 4 meses e sempre acho que ele está com febre porque tem as patinhas e a língua quente. Ontem tive coragem de medir a temperatura dele e deu 37.7…é febre? o que posso dar como medicação para ele? obrigada. Aguardo resposta no e-mal.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de junho de 2013 às 14:19

        Cachorro é cachorro, querida. Seja shih tzu, dálmata ou vira-latas. A temperatura normal de um cão adulto é de 36,5° a 39,3° C, relaxa. Pior seria se ele estivesse gelado! NÃO medique seu cão sem consultar um veterinário. NÃO respondo por e-mail, apenas nos comentários.

    28. mara goularte disse:

      4 de junho de 2013 às 16:37

      A minha shihtzu Aya nao quer comer a comidinha dela que dou Pedigree Junior, mas fica pedindo o que estamos comendo…e ai o que posso fazer/.//Ha Parabens pelo blog ameiiii

    29. Adilso F FERREIRA & TED disse:

      19 de maio de 2013 às 17:42

      boa tarde adorei o blog as informações as historias enfim tudo, adotei um shin que encontrei na rua ha cerca de 10 meses ele e alegria da casa, as vezes espera que eu saia da cama para ocupar o meu lugar,qdo estamos a mesa sempre pedia algo, consegui diminuir esse mau habito, o meu adora cenoura,laranja lima,tomate,vagem cozida,banana (preferencia maçã),caqui (chocolate)e nãaao come biscoito de cães pode !! neste exato momento esta no sofa com as quatro patas para cima , mas ao ouvir um skate ou bike sai correndo para a garagem para latir (se tivesse tamanho seria um otimo cão de guarda)tentarei acompanhar o blog. beijo abraços e latido

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados