• Receba os posts por e-mail:

    Como ensinar um cão adulto a fazer xixi e cocô dentro de casa se necessário?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 1 de abril de 2011
    Tive duas amigas nesta situação, então quando a leitora Fátima escreveu contando que havia adotado uma lhasa apso de 5 anos que não sabe “usar o banheiro” dentro de casa, primeiro pedi a uma das minhas amigas para escrever a ela, mas depois achei interessante pedir à Sara Favinha, da Tudo de Cão, para falar sobre o assunto.
    EXCLUSIVO: Olá Fátima,
    Esta situação ocorre com muitos donos, o cão que só faz as necessidades na rua.
    Primeiro, vamos entender porque isso acontece. Os cães costumam ser bastante limpos, e evitam fazer suas necessidades próximo de onde comem e dormem. Quanto mais longe, melhor!! Há excessões, mas nesses casos muitas vezes o cão está com algum desequilíbrio.
    Este comportamento de distanciar o máximo possível as necessidades da toca vem desde muito tempo, dos ancestrais do cão. Quando há cheiro de urina ou fezes em determinado local, é sinal de que pode haver filhotes. Por isso a cadela ingere as fezes e urina dos filhotinhos, para “esconder” os cheiros de possíveis predadores e manter o ninho limpo. É uma proteção, um instinto, e por isso, bastante natural que os cães adotem este comportamento.
    Sua cachorrinha tem 5 anos, e pelo que você relata houve um condicionamento com relação à hora e local para fazer as necessidades. Os cães são animais muito “condicionáveis”. É só você adquirir uma rotina com ele, e no dia que você se esquece ou se atrasa, seu cão lhe mostra o exato horário de sua atividade!
    Para evitar este problema, é importante manter a flexibilidade, evitar levar o cão somente na rua para fazer as necessidades, todos os dias. Mostre que existe a opção de fazer tudo no jornal ou tapete higiênico, se ele ficar apertado. E uma dica muito, muito importante: RECOMPENSE seu cão quando o fizer! Essa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso deste manejo.
    Para pessoas que, como você, já têm este problema instalado, existem poucas opções, infelizmente.
    Uma delas é não levar o cão para a rua, esperando que ele faça no jornal ou tapete higiênico. Este procedimento é frequentemente adotado, porém nós não recomendamos, principalmente com cães adultos. Com filhotes em processo de aprendizagem não há problemas, mas com cães que já possuem um condicionamento de fazer tudo na rua, é um sofrimento para eles. Já ouvi relatos de donos que me disseram que seus cães adquiriram cistite e problemas urinários graves por segurar muito tempo.
    É só lembrarmos de quando estamos muito apertados para fazer xixi e não podemos!
    A técnica que costumamos utilizar é levar o tapete higiênico ou jornal nos passeios. Geralmente cães que fazem suas necessidades somente na rua têm locais preferidos. Descubra quais são os locais preferidos da Julie e seja rápida, antes de ela fazer as necessidades, você coloca o tapetinho ou jornal. Mesmo que ela faça fora, recompense muito! Leve todos os dias e quando ela acertar, ao acaso, faça muita festa e dê o petisco preferido dela. Com algumas repetições, é muito provável que ela comece a relacionar toda a festa e petiscos com o tapetinho e entenda que é isso mesmo que você quer.
    O passo seguinte é aumentar o critério, ou seja, você só vai recompensar quando ela fizer em cima do tapetinho. É muito importante que ela tenha entendido o passo anterior, para depois aumentar o critério. Os cães adoram testar as possibilidades, e muitos deles começam a fazer as necessidades de própósito no tapetinho para ganhar o petisco. Bingo! Aí é só você recompensar repetidas vezes, por pelo menos uma semana.
    Depois, você coloca o tapetinho dentro do apartamento e espera. Se ela fizer, você faz a maior festa do mundo, com petiscos, carinho e brincadeiras. Se ela não fizer, você precisa repetir mais vezes o procedimento.
    Entenda que este é um processo, o cão leva um tempo para aprender e aceitar mudanças de hábitos muito enraizados. Sugiro que você, na impossibilidade de descer e levá-la para fazer xixi e cocô, peça a ajuda de algum familiar para realizar este processo.
    Não é tão complicado quanto parece, a maioria dos cães responde bastante rápido!
    Abraço,
    Sara.

    Categoria: Adestramento, Xixi e cocô no lugar certo
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    78 Comentários:

    1. Yamara Strait disse:

      2 de abril de 2014 às 02:24

      A minha Mathilda, é um labrador e também come as fezes, mas já percebi que é pra tentar esconder de mim, pois só comecei a levá-la na rua há 1 mês, ela já está com 1 ano. Eu errei, assumo! Mas eu tenho medo que ela fique doente, por isso evitei a socialização. Resultado, agora ela não consegue fazer as necessidades na rua, chamo a atenção dela por isso, aí ela come as fezes e faz xixi dentro da casinha. Vim procurar ajuda, choro de arrependimento, hoje mesmo eu briguei com ela, porque depois de 2 horas na rua, foi só chegar em casa e ela fez xixi. Meu coração está partido, minha filha está sofrendo e culpa é minha.

    2. Luciana Aparecida Pinheiro Rodrigues disse:

      19 de março de 2014 às 07:26

      Oi, por favor me ajudem, adotei um cão de rua, mais ou menos com dois anos, ele dorme na casinha dele, no quintal e faz suas necessidades na rua, mas minha filha ficou com peninha dele dormir sozinho e deixou ele dormir no quarto dela por duas noites, mas aí ele começou a fazer xixi e coco no quarto dela, e agora mesmo não dormindo lá e saindo três vezes por dia ele continua fazendo o quarto dela de banheiro, a qualquer hora do dia. Como devo agir? Obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de março de 2014 às 18:03

        Oi Luciana, PRIMEIRA coisa> NADA mais dele entrar em casa até mudar isso. Limpe o local com vinagre de álcool puro TODO santo dia por um bom tempo e depois teste se ele volta a fazer, ok? Se voltar, quintal pra ele, mais vinagre de álcool por mais tempo e paciência. Ele faz novamente pq o cheiro está lá, o vinagre vai tirar isso.

    3. Lizandra disse:

      27 de fevereiro de 2014 às 17:40

      Oi…boa tarde…tenho uma shi tzu a Nina ela tem 3 anos…nosso pátio é enorme,às vezes a Nina entra em casa e faz xixi no sofá, porque será? Daí brigo e fico um tempo sem ver ela fazer xixi…o que fazer, pois não confio mais nela…me ajudem …obrigada…Sou de Santa Catarina…

    4. Mãe de Lolita Bandeira – Shih Tzu disse:

      14 de janeiro de 2014 às 13:22

      Pessoal,
      Minha pequena Lolita tem 6 meses, ela já faz cocô e xixi no lugar certo. Porem tem um problema que esta acabando com a paz da minha casa, minha cachorra tem coprófagia(come fezes). Já usei o comprovet e nada resolveu, atualmente estou usando o remédio acoprofagia (é um pó que coloca em cima da comida) espero que agora dê certo. Preciso de dicas e outros tratamentos para evitar que meu cachorro tenha este comportamento horrível. Me ajude por favor!

    5. Rivaldo disse:

      6 de janeiro de 2014 às 11:53

      Estou com um filhote de poodle com 3 meses, mas nao sei qual melhor modo para ele aprender o local certo.
      Queria alguma dica sua, agradeço demais!

    6. Vanusa Carvalho Crespo disse:

      22 de dezembro de 2013 às 02:35

      Olá! Preciso muito de ajuda com minha cachorrinha Dorothy, ela não é raça pura, é a mistura de pinscher com fox paulistinha, tem 2 anos e é uma verdadeira monstrinha! Quando eu a ganhei não tinha tempo pra cuidar e esse foi meu maior erro. Ela ficava muito tempo dentro de casa sem ninguém e sempre quando eu chegava estava tudo mijado. Uma enorme bagunça! Até hoje ela é assim, só que isso tá se tornando um desgaste… Ela tem certas manias que são difíceis… Na verdade é bem porquinha e eu achei por algum tempo que era por vermes, mas mesmo depois de dar vermífugos ela continua fazendo as mesmas coisas, como fuçar as lixeiras e comer as próprias fezes. Isso me irrita e acabo gritando muito com ela e percebi que ela agora tem um pouco de medo de mim e fiquei bem triste. Ela é minha primeira canina, pois sempre tive afinidades com gatos, não estou sabendo lidar com essa situação e me sinto mal. Também não quero me desfazer dela, nem doar ou coisa do tipo. Quero aprender a lidar com ela. Me ajudeee por favooor!!!

    7. Cíntia disse:

      10 de setembro de 2013 às 18:17

      Olá! Tenho uma maltês de 10 meses castrada, ela acerta o lugar de fazer xixi (tapetinho higiênico) porém não faz cocô no mesmo lugar… ela só faz no piso e ainda pior perto da caminha… Tentei uns dias o confinamento novamente, mas ela afastava os tapetinhos e fazia no piso. Sugestões para resolver??

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        17 de setembro de 2013 às 00:48

        Hummmm… limpar o chão com vinagre de álcool todo santo dia e manter os tapetinhos sempre com uma sujeirinha de cocô, pra atrair a atenção dela. Recompensar MUITO se a pegar no flagra fazendo cocô no tapetinho. Bicha esperta, afastando o tapete, hein? hehehe Gostei dela. Ah, cocô é tão fácil de limpar… antes ele do que xixi no piso!

    8. danielle disse:

      6 de setembro de 2013 às 13:51

      Tenho uma shit-zu femea de 11 meses..ela nao é muito de sair na rua e quando sai nao faz nem xixi nem coco.quando comprei ela,ela rasgava o jornal q eu colocava pra ela fazer as necessidades,e as fazia por toda parte..meu namorado viu num site q tinha q deixar o cao preso 20 dias no local q agente queria q fosse o banheiro dele e assim eu fiz ..deixei ela presa encima do sanitario canino..so piorou as coisas ela passou a segurar por dias ate eu ficar com do e soltar ela.uma amiga me disse para encher a casa de jornal preso com fita no chao e ir diminuindo aos poucos,ate ta dando certo hoje em dia so tem 2 folhas de jornal.so q ela aprendeu a levar as folhas pra outro lugar da casa.e ja nao sobe mais no sanitario..quero fazer ela aprender a subir nele.pois fazendo xixi no jornal meu chao e as patas dela ambos de for branca ja estao amarelos.e m detalhe coco ela continua fazendo onde quer..por favor me ajude estou desesperada sem saber oq fazer..minha mae me deu treis meses pra resolver isso,senao a lady vai pra rua kkk.muito obrigada pela atençao

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        16 de setembro de 2013 às 23:36

        Danielle,

        A dica dos 20 dias é ABSURDA! Já a dica da tua amiga realmente é válida. Você tem que fazer o treino do banheiro com ela. Leia os outros comentários deste texto e também os posts de 16 a 19 da Série Filhotes e seus comentários: http://www.maedecachorro.com.br/2010/08/serie-filhotes-no-mae-de-cachorro-%E2%80%93-indice-dos-posts.html

        Com relação à grade, primeiro você precisa botar o jornal por cima dela mesmo, até ela acostumar. Deixe sempre uma folha suja dentro da grade, pro cheiro atraí-la. Só que o shih tzu é famoso por demorar a aprender o treino do banheiro. Peça paciência à sua mãe, por favor. Mas se o quintal for seguro e tiver estrutura pra ela ficar bem abrigada, não vejo grandes problemas em ela morar lá fora, não.

    9. Monica disse:

      19 de agosto de 2013 às 21:41

      Olá, tenho um maltes macho de 3 anos, ele sempre fez xixi e coco no tapete higienico que fica no banheiro da minha casa, acontece que há mais ou menos 1 ano ele passou a fazer xixi pelo banheiro todo e também em alguns objetos no chão, como mochilas, caixas de papelão e sacolas plasticas, etc… Moro no mesmo quintal que minha sogra e ela arrumou uma cachorra nesse 1 ano e as vezes quando vinha na minha casa deixava a cachorra entrar e meu cachorro não gosta dessa visita, será isso o problema ou ele faz de birra ou desaprendeu, pois ele só faz isso quando não estamos perto, pois se estou com ele só faz no tapete. Obs ele faz coco só no tapete e xixi no dois lugares. Me ajude por favor

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de agosto de 2013 às 13:45

        Mônica, não é birra, é demarcação de território. Ele é castrado? Se não for, mais chances de estar fazendo isso para dizer ‘aqui é tudo meu’. Se ela não for castrada também, quando ficar no cio será pior ainda. Castrem todo mundo ;)

    10. João Victor disse:

      24 de julho de 2013 às 23:05

      ola , meu nome é joão . Eu peguei uma poodle de aproximadamente 10 anos na rua e estou com problemas ela faz as necessidades no chao da sala e esta estragando o pisso de madeira , minha mae disse que se eu nao resolver isso ela vai entregar a Lilica ( cadelinha que peguei na rua )para adoção . Eu ja não sei mais oque fazer por favor me ajudem

    11. sinval santos nascimento disse:

      6 de julho de 2013 às 22:29

      tenho um cachorro macho chamado faisca de 4anos , meu quintal e meio apertado acustumei ele a fazer suas necissidades na rua mais to meio sem tempo para levar ele ,comprei um sanitaro canino gostaria de saber como faço para ele fazer no sanitario

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        9 de julho de 2013 às 14:21

        Oi Sinval, leia minhas respostas acima, por favor. Ele precisa ser ensinado a usar esta nova superfície. Ele não sabe o que é um sanitário, sabe apenas que lugar de fazer xixi/cocô é na rua!

    12. Mãe de Cachorro disse:

      10 de junho de 2013 às 13:13

      [...] Como ensinar um cão adulto a fazer xixi/cocô dentro de casa?  [...]

    13. mariana disse:

      5 de junho de 2013 às 20:12

      ola!!!
      tenho uma cachorrinha da raça lhasa apso,
      adotei ela quando ainda era uma filhote
      agora ela esta com 1aninho e gostaria de sabe
      como faço para que ela acostume a fazer suas
      necessidades no local certo mas não estou tendo muito
      susseso pois ela é muito arteira.
      se vcs poderem me ajudar agradeço

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        6 de junho de 2013 às 15:46

        Oi Mariana, leia os comentários anteriores, principalmente minha resposta do dia 7 de junho de 2012.

    14. helen disse:

      29 de maio de 2013 às 14:32

      Ola! Sou Helen Santana estou com uma dificuldade tremenda ‘
      Eu tenho uma Poodle de 1 aninho que se chama : Cristal desde ela pequena tento achar alguma forma para ela fazer suas necessidades no lugar serto’ já olhei em blogs, sites, videos.. e outros. mas não conseguir ensinala a fezer sua necessidades no lugar serto foi então que achei esse blog aqui mais não entendi muito os passos a passo , se poder me ajudar por favor !

      Mande os Passos a Passo novamente =)
      (SE PODER) Eu agradeço muito ”

      Meu email : [email protected]

      Obrigada =)

    15. Juliana Magalhães disse:

      5 de maio de 2013 às 21:25

      Olá, tenho um cão de 4 anos macho, que insiste em urinar nos móveis, mesmo sendo levado 3x ao dia na rua, mesmo reclamando e tentando ensinar, nao conseguimos melhora, ele vai a rua urina e ainda assim quando chega em casa urina no sofá. Não desejo mante-lo preso constantemente, o que posso fazer para tirar essa mania dele?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        5 de maio de 2013 às 22:41

        Juliana, não é mania, é INSTINTO. Cães não castrados marcam território, simples assim. Castre-o o quanto antes, pois o comportamento pode passar de instintivo para comportamento adquirido, o que geralmente acontece justamente depois dos 4 anos. Use vinagre de álcool para limpar TODO SANTO DIA as áreas onde ele faz xixi e não deveria (limpe sem ele ver e limpe todo os dias até passar um bom tempo desde que ele parou de urinar nelas).

    16. Cibelle disse:

      28 de abril de 2013 às 18:31

      Olá, minha prima tem um poddle e ele só faz xixi na rua, há anos e coincidentemente ele tem um problema crônico de coçar as patas e o corpo, não há mais pelos nas patas, depois que ela casou o cachorro ficou na casa da mãe dela, ficou agressivo e chega a ficar 24 horas sem fazer xixi. Ela é bastante resistente as orientações da família embora viva fazendo visitas constantes ao veterinário. Gostaria que você me indicasse artigos, estudos e orientações se há relação entre prender o xixi e os problemas na pele dele. Obrigada!

    17. Angelica Simionato disse:

      24 de abril de 2013 às 09:44

      Ana,não tem árvores nem grama,tem alguns vasos, mas ele não faz,por isso tentei com o jornal, mas naõ deu certo, entendeu agora ? obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de abril de 2013 às 16:31

        Angélica,
        ele acostumou a fazer em superfícies que você não tem em casa, até pq com certeza você limpa o tempo inteiro o piso, certo? Tens que plantar alguma coisa na tua casa, ou simular um jardim, nem que seja comprando grama em metro e botando um vaso no meio pra imitar uma árvore. Depois que ele aprender que pode fazer as necessidades dentro do quintal (ele está na verdade respeitando sua limpeza), será mais fácil ir tirando a grama etc. É preciso, literalmente, ter sujeira dele no quintal para que ele sabe que está OK usar ali como banheiro. Vc está deixando uma parte suja com urina e fezes? Não precisa deixar um monte, mas uma sujeirinha para ter o cheiro dele. Vc trazendo um cachorro estranho, com certeza rolará uma guerra de marcação de território, com o outro fazendo xixi e o teu fazendo por cima. Passe um tempo sem limpar isso na área em que vc efetivamente QUER que ele use como banheiro. Talvez no início fosse bom não limpar nada… Ele tem que ENTENDER QUE PODE fazer as necessidades aí.

    18. Esther disse:

      23 de abril de 2013 às 18:41

      Já lavei o carpete mais de uma vez, usei vinagre, Enzimac, aqueles repelentes, nada funciona.
      Os pipi dog da vida também não adianta em nada!
      Comprei tapete higiênico, já que é parecido com o carpete, mas também nada. Raramente ela faz em cima..

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de abril de 2013 às 16:38

        Esther,
        este é um treino chato de ser feito, realmente. Por favor leia o texto e os comentários e use o vinagre diariamente. Que tal um pedaço de carpete na sacada, já que ela está usando o carpete no meio da sala? No local onde ela está fazendo e não deve, além de vc limpar com vinagre diariamente, coloque algo que a impeça de fazer xixi lá, como um vaso, cadeira etc. (só até ela aprender bem).

    19. Esther disse:

      23 de abril de 2013 às 18:25

      Adotei uma SRD de porte pequeno há cerca de 2 meses, e ela já tem quase um ano. Moro em apartamento e ela não faz necessidades dentro de casa. Quer dizer… durante o dia! A noite, quando vamos dormir, ela faz.
      Como estou em casa o dia todo, ela deita na porta e me morde quando quer sair pra passear. Mas em dias de chuva, ou agora que está começando a ficar muito frio por aqui, é complicado. Ainda mais que vou logo voltar a trabalhar, e quando estou fora de casa, ela também não faz nada!
      Não sei o que fazer, pois como ela só faz dentro de casa quando vamos dormir, mesmo quando ela acerta, é difícil recompensar pois não vemos na hora.
      Restringi o espaço para ela circular a noite, e desde então ela tem segurado mais a noite também.
      Não sei o que fazer mais, pois meu apartamento é carpete, e as vezes que ela faz xixi em casa, só no meio da sala!

    20. Marina disse:

      15 de abril de 2013 às 19:17

      Olá! Tenho um cachorro vira lata há 1 ano. Ele deve ter uns 8 anos já e só faz xixi e coco na rua. Mudei de apto, e não posso mais descer com ele, preciso que ele faça na varanda. Mas ele segura as necessidades e não faz em nenhum lugar!! Como posso resolver isso? Como se monta esse suporte com grama? Obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        16 de abril de 2013 às 11:20

        Marina, tudo que sei está no texto. O suporte com grama varia da sua imaginação e dos materiais de que dispor. A ideia é tentar imitar um quintal na varanda, então vc pode fazer um quadrado ou retângulo de madeira e plantar grama dentro ou o que conseguir fazer.

    21. Angelica Simionato disse:

      15 de abril de 2013 às 15:52

      Olá Ana,acho que me expressei mal, quero que ele faça xixi no quintal, só que tentei fazer o que vc tem sugerido pra algumas pessoas e não deu certo, pois quando tento levar ele até o jornal ele rosna e se esconde debaixo de alguma coisa, tenho deixado de viajar por ele só fazer na rua, já tentei não leva-lo mas ele fica segurando e sei que pode dar algum problema, não sei como agir peço sua ajuda.. Muito obrigada.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        16 de abril de 2013 às 11:11

        Angélica, mas pra quê o jornal? Desculpa, não estou entendendo mesmo.
        Ele só faz xixi fora do teu quintal, na rua, é isso? No teu quintal não há árvores, grama, terra?

    22. Angelica Simionato disse:

      13 de abril de 2013 às 20:23

      Olá Ana!
      Tenho um cachorro de grande porte (sem raça definida) que tem 7 anos. O problema que estamos passando é parecido com o que escreveram em alguns post´s anteriores. Ele não faz nenhuma necessidade dentro de casa. Moro em uma casa com um grande quintal. Logo que chegou, fazia, mas logo iniciei as saídas e infelizmente o acostumei a fazer suas necessidades fora. A diferença dos outros comentários, é que ele é macho e eu teria certa dificuldade em colocar o jornal nas árvores em que ele urina (até porque, por ser macho, faz xixi em varias árvores durante o passeio). Neste caso, adoto o mesmo procedimento ou existe outra forma mais pratica?
      Muito Obrigada
      Angelica

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        14 de abril de 2013 às 13:34

        Angélica, mas não entendi, querida: por que você precisa que ele faça xixi dentro de casa? Ele sendo de porte grande e ainda por cima levantando a perna pra urinar, vai fazer xixi onde, dentro da sua casa? Você providenciou algo para imitar uma árvore dentro de casa? Pegar o xixi dele no jornal é fácil, basta molhá-lo na urina que escorrer da árvore ou de qq outro lugar onde ele fizer. O jornal ñ precisa ficar encharcado, só precisa ter o cheiro dele. Seria legal pegar jornal com xixi de outros cães também, se possível. Deixe sempre as folhas sujas de jornal logo abaixo das folhas limpas.

        Se vc fez um tipo de “poste/árvore” pra ele dentro de casa, tente levar outro cão pra fazer xixi nele.

    23. Mari disse:

      12 de abril de 2013 às 11:51

      Ola,minha cachorra criou fazem 2 dias..
      e ela simplismente larga os filhotes e pra ela voltar onde eles estao eu ou meu marido temos q leva-la…
      Aconteceu a mesma coisa na vez anterior em que ela criou e eu tive que alimentar os filhotes usando chuquinha! Minha cachorra nao suporta qualquer outro animal em nossa casa,ela simplismentente faz manha e nem chega perto,se chega outro animal em casa,pode ate ser um sapo e nos nao o tiramos ela nao para de latir e deixa ate de comer!
      Marquei pet shop pra ela na data em que os filhotes completarem uma semana,sera que eles vao morrer nesse tempo sem a mae? O que fazer pra ela aceitar os filhotes?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        12 de abril de 2013 às 12:53

        Mari, não sei, pois sou 100% a favor da CASTRAÇÃO. Procure o veterinário que está cuidando dela e dos filhotes. Só não entendi uma coisa: se ela já agiu assim, por que a deixaram ter nova cria?

    24. Karen disse:

      14 de março de 2013 às 14:57

      Ana, obrigada por não me deixar desistir, mas, durante este período de treinamento, quantas vezes você recomenda que devo sair com minha filhota ? Como não estou trabalhando, posso intensificá-lo, se for o caso. Outra: o procedimento também vale para o cocôzinho ?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        14 de março de 2013 às 15:17

        Oi Karen, vc está deixando sempre um pouco de xixi e cocô no banheiro dentro de casa para ela ter referência do cheiro? Acho que quanto mais você sair com ela, mais ela reforçará que a rua é o local certo pra fazer… Vale para os dois sim, xixi e cocô. Beijão.

    25. Karen disse:

      6 de março de 2013 às 14:36

      Boa tarde ! Venho tentando esta técnica, porém, a minha filhota (aproximadamente 1 ano, segundo o veterinário) é muito esperta e quando eu vou cobrir os lugares preferidos na rua com o tapetinho, ela desvia ou segura e quer andar, mas NÃO FAZ ! Já coloquei o tapetinho, simulei que íamos caminhar e quando ela se abaixava para urinar, eu a levava rapidamente para o tapetinho dizendo: ‘Xixi!’ Continuo insistindo na técnica deste blog, mas, é muito frustrante, pois já faz quase 1 mês que faço isto com ela.

    26. Larissa disse:

      1 de março de 2013 às 19:44

      No dia que sai ás 6 da manhã voltei as 23h. Ficou esse tempo todo sem sazer xixi.
      Já dei bronca qd faz dentro de casa, já usei pipi pode, xixi não pode.
      Até que a maioria das vezes, ela faz na área de serviço, qd não solto pelo condominio… Mas nessa chuva…

    27. Larissa disse:

      1 de março de 2013 às 19:39

      Olá. Tenho uma shih tzu com 6 meses. Ganhei ela em Dez, com 3 meses. Qd ela chegou aqui, foi aquela dificuldade, xixi e coco pela casa toda, já estava ficando irritada, mas tive mta paciencia. Ficou apenas 1 semana aqui, e saimos de férias para BH, lá ficava na minha sogra, e na casa da minha mãe, quando eu ficava na minha sogra, ela ficava no quarto fechada comigo (minha sogra detesta cachorro) ai eu soltava ela, e ela ia no terreiro da minha cunhada fazer xixi, de vez em quando dentro do quarto, na minha mãe ela tinha liberdade, tem outro cachorro então foi mais tranquilo. Então, passou um mês, voltei para casa. Já chegou fazendo xixi na sala, sai, e para minha surpresa, ela tinha feito xixi e coco na área de serviço. Fiquei contente. Moro tipo num “condominio”. Quartos em cima, sala, cozinha e por fim área de serviço em baixo. Só que a área de serviço não é coberta. As vezez, solto ela aqui dentro do condomio, Tem pequena graminha em frente a cada apartamento, são 6. De manhã ela me acorda, e solto ela e então ela faz. Só que, tem outra cachorra aqui, q faz coco na grama dos vizinhos, e a dona não limpa como eu faço, como solto a minha, fico meio assim de acharem q é a minha, e implicaram. Ela tanto usa a grama, como o chão, q não é piso como a área de serviço, e como absorve, acho q ela prefere. Um dia sai 6h da manhã, e voltei as 11h, e ela não tinha feito xixi, fico preocupada por ela segurar, soltei e ela fez aqui fora (no condominio). Qd viajamos, mesma coisa, ela segura, não adianta descer com ela, pois ela tem medo.
      O q´eu faço?
      Esses dias parece q ela desaprendeu, pq tá fazendo xixi no outro quarto (sem ser o meu q ela dorme) e na cozinha. Como tá chovendo, e a área de serviço não ser coberta, to com essa dificuldade. Jornal ela rasga. Quero ensina-la a ser Flex, se soltar, ela fazer xixi lá fora, ou dentro do condominio ou na rua, mas dentro de casa, não segurar, e ensinar no tapete higiênico, não pela casa. Como faço? E ensinar num tapete higiênico, não faz com q ela tbm ultilize os outros tapetes da casa? É esse o meu medo.
      Já peguei ela fazendo xixi na minha tartarugona de pelucia,tive q tirar, nunca fez no tapete da sala, mas não o uso por medo, dela associar a grama sei-la.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        4 de março de 2013 às 16:15

        Leia os outros comentários e o texto. Já está tudo respondido, ok? Leia os posts de 16 a 19 da Série Filhotes também. Vcs estão mudando DEMAIS a rotina dela, que ainda é MUITO filhote e já é de uma raça com dificuldade notória em aprender o treino do banheiro.

    28. Vâninha disse:

      22 de fevereiro de 2013 às 14:18

      Ola, tenho um cachorro de 6 anos, macho. Atualmente ele mora com meus pais, pois tive que viajar. Ele sempre fez xixi no tapete higienico e coco tambem. Mas depois que nos mudamos para a casa da minha mãe, ele começou a querer fazer xixi em TUDO, até no sofá, e coco ele tbm faz em qualquer lugar. Pior que, para não dar trabalho para meus pais, coloquei uma fraldinha no pipi dele, aí ele faz xixi na fralda.
      Existe como eu ensinar ele novamente. O fato dele não ser castrado influencia alguma coisa?? Já que ele vive dentro de casa, e fora existe outro cachorro tbm macho.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de fevereiro de 2013 às 12:57

        Vaninha, isso é muito normal, a mudança estressa mesmo. Ele logo deverá voltar a fazer direitinho. O treino é o mesmo que para filhotes. Castrar sempre ajuda na questão da marcação de território, mas como ele já tem 6 anos, pode não surtir tanto efeito. Cães não castrados marcam muito mais território e é isso que ele está fazendo agora, mostrando pra todo mundo que a casa nova é dele, ele precisa se ambientar. Diga para não ficarem lavando os panos e cama dele toda hora, para que ele volte a ter referências. Isso vai passar, é a mudança. Mas o outro macho não existia antes? Macho com macho, sem estarem castrados, minha amiga… é guerra eterna de xixi. Faca nos dois, hehe.

    29. Amanda disse:

      21 de fevereiro de 2013 às 10:56

      O meu problema é q tenho um Lhasa Apso de 7 meses e ele tinha aprendido a fz as necessidades no jornal corretamente, pois eu utilizei o método de confinamento perto do jornal. E depois q ele pode sair p/ fora (após todas as vacinas) ele faz coco e xixi só fora de casa… detalhe, quando não tem ninguém em cs ele fica apertado e faz, mas não é mais no jornal. Ele desaprendeu!!! Uso o método do confinamento de novo, pois em dia de chuva não saio c/ ele mesmo, mas qdo tem gente em cs ele segura até não conseguir mais. Moro em apartamento. O q faço?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        21 de fevereiro de 2013 às 23:23

        Leia o texto e siga as instruções. Terás que reeducá-lo até ele aprender a ser “flex” e fazer na rua e em casa. Ele ainda é filhote e será mais fácil.

    30. KARIN disse:

      18 de fevereiro de 2013 às 22:41

      tenho um cao que nao faz xixi no apartamento de jeito nenhum, já tentei o comando xixi e cocô, porém após um mês não obtive êxito, ele somente quer fazer xixi na rua depois de cheirar bastante, me parece que ele quer marcar territorio, então pergunto será que se eu castrar ele conseguirei melhor resultado com o treinamento? Se vcs puderem me ajudar com alguma outra solução também ficarei grata

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        19 de fevereiro de 2013 às 11:21

        Karin, sempre vou indicar a castração, pois ela significa mais saúde e qualidade de vida. Mas neste caso, você precisa ter mais paciência. Um mês não é nada. Leia os outros comentários, por favor, há várias dicas aqui.

    31. Fran disse:

      30 de janeiro de 2013 às 15:07

      Adotei um cachorro há cerca de 50 dias. Ele é de porte pequeno e segundo o veterinário tem cerca de 2 anos.
      Ele estava em um ONG, após ter sido retirado de um dono que o maltratava (batia, deixava sem comida…)
      Logo que chegou em nossa casa ele começou a fazer xixi no lugar certo (o cocô ele não acertou ainda). Compramos aquelas bandejinhas e ele foi sozinho até ela e começou a fazer xixi ali sempre! Era uma maravilha!
      Mas desde que viajamos no final do ano, e ele aprendeu a fazer xixi na grama, não quis mais de jeito nenhuma fazer xixi dentro de casa.
      Já tentei de todas as formas. Insisti, levo ele ao tapetinho, ao jornal, a bandejinha, mas ele fica muito nervoso cada vez que levo ele ao “banheiro” dele. Inclusive em mais de uma vez já tentou me morder por isso.
      Já troquei o banheiro de lugar, já comprei aqueles que tem o cheiro que atrai…
      Ele fica segurando, segurando e segurando e nao faz xixi de forma alguma.
      Esses dias ele estava muito apertado e eu simplesmente não podia levar ele para fora de casa porque estava uma chuva horrível, ele ficou de uma tarde até a outra sem fazer nenhum xixi!
      Além disso, nas vezes em que ele nao se aguenta mesmo, ele faz xixi meio escondido no canto da casa e chora! E aí se esconde, como se tivesse feito algo errado!
      Penso que talvez o antigo dono batia nele quando ele fazia algo desse tipo, e ele fique assustado.
      Tentarei seguir as dicas do texto, levando o tapetinho! Tomara que dê certo!
      Obrigada!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        30 de janeiro de 2013 às 15:34

        Tadinho, Fran… O louco é que ao chegar ele fazia certinho, né? Boa sorte pra vcs!

    32. juliana corsso disse:

      8 de janeiro de 2013 às 18:18

      ola gostaria..de ajuda tenho uma dalmata de 3 anos e que nao faz xixi nem coco dentro de casa moro em apartamento no terreo e tenho um quintal grande pra ela porem nao adiantou nada ela so faz quando levo passear de coleira comprei aqueles tapetes de grama artificial pra cachorro em cima dele coloquei aqueles produtos pro cachorro fazer xixi e tb coloquei a grama da rua que el faz xixi qdo sai peguei a terra tb que estava com xixi dela e jogueo no tapete de grama porem ate agora nao adiantou nada ela cheirou o tapete mas nao passou disso o que posso fazer agora??? agradeco quem puder me ajudar com alguma dica pois nao sei mais o que fazer

    33. Francielli disse:

      14 de dezembro de 2012 às 23:17

      Boa noite! Sou de Curitiba-PR. Tô precisando de uma ajuda… Eu tenho um cachorro que tem 6 anos, o Huai. Ele faz xixi e cocô no tapetinho higiênico desde sempre, mas faz uns 2 meses que ele não faz mais no centro do tapete. Ou seja, ele faz o xixi na beirada no tapete, ou do lado, faz uma bagunça sem tamanho e eu tô ficando desesperada, pois não sei mais o que fazer. Já inverti a posição do tapete, mudei de lugar, coloquei dois tapetes um ao lado do outro, mas não tem jeito, é xixi sempre na beirada ou fora do tapete. Você sabe me dizer se tem algo que eu possa fazer? Eu já perdi a paciência, por que ele não é um filhote, sempre fez xixi no lugar correto e agora, está bagunçando tudo, como se fosse um bebê. E nada mudou, ele passeia todos os dias, tem comida, água fresquinha e cama limpinha, o ambiente dele não mudou em nada, então não sei o que pode estar acontecendo… Se souber de alguma dica, agradeço!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        15 de dezembro de 2012 às 00:32

        Ai, guria… sei BEM como é isso, o Shoyo é assim, ama uma beirada… sinceramente, desisti. Limpo tudo com vinagre e paciência. AHHHH, MAS TEM UM TRUQUE SIM, é q agora na casa nova ele faz xixi na rua direto, raro fazer dentro de casa: bota uma garrafa com água pra ele achar que é “poste”. Se precisar, passa ela no xixi dele e no de outro cão que logo ele começa a usar. Vai por mim e conta depois!

    34. Gabryelli Salarini disse:

      11 de outubro de 2012 às 19:37

      Tenho uma cadelinha de 7 meses, todos os dias eu levava ela para fazer coco e xixi 3 vezes ao dia, ela fazia normalmente, mas agora ela está se recusando e ta fazendo na varanda da minha casa. A minha mãe fala que vai dar ela para os outros mas eu me recuso. Por favor me ajudem, me dê dicas para ensinar a minha cachorra a não fazer as suas necessidades dentro de casa.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        14 de outubro de 2012 às 20:48

        Hum… use vinagre de álcool para limpar os xixis, mas tente descer mais vezes por dia com ela então, pq ela deveria poder fazer xixi SEMPRE que estivesse com vontade e não apenas durante os passeios na rua. Prender o xixi faz mal à saúde…

    35. cassia disse:

      15 de agosto de 2012 às 22:49

      preciso de ajuda urgente,me mudei a um mes eminha cadelinha adulta se recusa a fazer sua necessidades em casa,prende por mais de 12 horas tenho medo q a prejudique,ja tentei o metodo da recompensa mas ela não faz em casa,separei o canto com jornal,mas ela segura e só faz qndo a levo na rua,o que fazer?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        19 de agosto de 2012 às 13:04

        Cassia, tudo que posso te dizer a respeito está no texto. Tens que ter paciência, intensificar o treino no fim de semana. Duas amigas minhas conseguiram, então sei que é possível, viu? Boa sorte.

    36. telma disse:

      4 de agosto de 2012 às 21:52

      ola!
      estou com uma grande dificuldade em conseguir ensinar minha cadelinha a fazer xixi no lugar certo pq ela simplesmente nao faz as necessidades quando estou em casa!! Ela esta comigo ha 30 dias e ate hj so consegui presenciar o fato 1 unica vez. Dei bastante carinho e recompensa mas mesmo assim foi so uma vez! como faço para que em primeiro lugar ela faça xixi na minha presença e tb no lugar certo? OBS. eu nunca bati maltratei ou briguei com ela por ter feito xixi. ela é adotada de uma entidade q cuida de animais abandonados e me disseram que ela havia sofrido bastante, sera que isso tem a ver?
      Obrigada
      Telma
      Caxias do Sul – RS

    37. ana disse:

      10 de junho de 2012 às 10:47

      Eu tenho uma cachorrinha de três anos e ela não faz Xixi ou coco no jornal ,uma vez eu coloquei o jornal pra ver se ela acostumava mas ela começou a morder e rasgar o jornal o que eu faço para que ela não rasgue o jornal e faça xixi e coco no jornal?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        12 de junho de 2012 às 22:03

        Ana, ela provavelmente quer BRINCAR… Passeie mais com ela e dê mais brinquedos, mas o bom agora seria trocar o jornal por aquelas fraldas para cães que botamos no chão ou então usar aqueles banheiros em que o jornal fica dentro de uma grade, assim ela não o alcança.

    38. Taku disse:

      6 de junho de 2012 às 15:05

      Eu tinha um pit bull, ne3o se3o como as pessoas falam. nunca pesenm igual todo mundo, eles se3o muitos carinhosos e carentes,e precisa de muito amor, O QUE FAZ O CACHORRO c8 A CRIAc7c2O E A DEDICAc7c2O QUE DAMOS A ELES. o meu pit bull (Bethoven) era a minha vida, infelizmente morreu de infece7e3o no intestino.

    39. Su disse:

      6 de junho de 2012 às 02:10

      Estou “desesperada” para conseguir fazer minha filhota de 3 anos eentender que ela pode fazer xixi e coco em casa.
      é bem difícil ter que leva-la todos os dias (3x)até a rua para ela poder fazer suas necessidades;dias de chuva e tal…
      Devo levar 2 tapetinho ou jornal para xixi e coco?!.Ela quase nunca faz um perto do outro,é super “fresquinha”,com nojo do seu xixi e coco.
      Obrigada

    40. Priscila disse:

      5 de junho de 2012 às 01:07

      Olá Pessoal,

      Gostaria de uma ajuda. Tenho um lhasa macho de 5 anos, tenho ele desde filhotinho, mudei de casa algumas vezes por conta do trabalho, mas ele nunca teve problemas com as mudanças. Ele não fica dentro de casa, meus filhos tem bronquite e não podem ficar junto dentro de casa, mas moro numa casa com quintal, ele tem casinha e tudo arrumadinho, ele se chama Tedd. Problema é que não podemos deixar as portas da casa aberta, ele entra e faz xixi na porta da geladeira, no pé do fogão, na porta da sala para cozinha, sobe para o quarto e faz xixi na poltrona, qualquer sacolinha que estiver no chão (de mercado), e depois de fazer o xixi ele se manda pra fora de novo as vezes faz cc tb mas é mais o xixi, ele faz as necessidades dele no quintal, mas se deixarmos a porta aberta ele entra mesmo, cheguei com compras do mercado, deixei uma caixa de leite no chão da cozinha, ele entrou e fez xixi na caixa de leite. Meu marido fica bravo comigo, pq acha que está errado seu comportamento, tb acho, eu falo com ele, mas não adianta, é só a porta ficar aberta q ele faz isso, o que eu posso fazer para isso parar???

      Obrigada

      Priscila

    41. Denise Pavani disse:

      3 de junho de 2012 às 19:12

      Adotei um cachorro de rua de idade aproximada 8 meses, que se recusa a fazer as necessidades no quintal de casa.Colhi seu xixi e coco e coloquei dentro de um suporte onde plantei grama (meu quintal não tem terra)mas nada resolveu. O que posso fazer para resolver esse problema? Obrigada Denise

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados