• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Ayurveda e os cães

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 15 de março de 2011
    O assunto é tão novidade para mim quanto para a maioria de vocês. Aliás, quem tiver experiência e quiser relatar nos comentários, já agradeço de antemão. Mais pra frente pretendo fazer uma entrevista com a Taís Pereira, autora do texto abaixo e do blog VeganBeauty: Dicas de moda, beleza e outras frescurinhas para quem respeita os animais, para entendermos mais sobre o trabalho dela enquanto terapeuta ayurvédica de pets.
    Conheci a Taís porque ela deixou um comentário no post Alimentação Natural: Dicas práticas para economizar!! que chamou minha atenção, então visitei o blog dela e começamos a manter contato.
    Ayurveda significa conhecimento da vida, é a ciência da saúde mais antiga da humanidade (que tem oridem na Índia) possuindo mais de 5000 anos de existência na forma escrita. Na tradição oral remonta há milhares de anos.
    A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica a fitoterapia (plantas medicinais), dieta natural, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e pedras), cromoterapia, reenergização dos chakras e utilização de mantras.
    O Ayurveda foi revelado para o alívio do sofrimento das entidades vivas. Ele distribui conhecimento sobre Ayus (vida) e promove longevidade protegendo a saúde.
    O ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos em qualquer organismo vivo, chamados de Doshas: Vata, Pitta e Kapha. É a partir destes 3 humores que se desenvolve um tipo de tratamento para cada indivíduo.
    Para se descobrir o tipo psico-biológico de cada indivíduo, é necessário responder um questionário com perguntas sobre comportamento, características físicas e orgânicas do animal.
    Somente a partir do resultado deste questionário é que vai se adequar o melhor tratamento para aquele indivíduo.
    Por exemplo: O tratamento de uma gripe para um yorkshire não será o mesmo tipo de tratamento de uma gripe para um bulldog. São animais de estrutura e comportamento distintos, necessitando de tratamentos distintos.
    No ayurveda também é possível se definir qual o melhor dono para cada tipo de animal.
    Por exemplo, donos gordinhos, sedentários, devem ter animais mais ativos, magros e ansiosos, pois com a convivência haveria uma troca de “energias” que agiria positivamente sobre o animal.
    A dieta natural é fator fundamental para a prevenção de doenças ou na recuperação de animais enfermos. Para cada Dosha existem dietas específicas, bem como para cada época da vida do animal ou tipo de enfermidade que possa surgir no decorrer de sua existência.” Texto: Taís Pereira
    Categoria: Alimentação Natural, Entrevistas, Medicina Ayurvédica, Saúde, Terapias Alternativas
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    4 Comentários:

    1. Deh disse:

      22 de março de 2011 às 18:19

      Adorei o post! Tenho 5 filhinhos, todos SDR. Um deles foi diagnosticado com problema renal e está fazendo tratamento com eritopoidina. Ele não está bem. Só consegue comer frango (peito), mas hoje li bastante sobre a alimentação natural e vou oferecer pescoço… Ele tem um histórico peculiar. Estou disposta a tudo para dar ao meu filhote uma vida boa, ele tem só 1 ano e 7 meses. Estamos todos muito tristes e sem saber como cuidar direito dele. se alguem puder me dar dicas, me mandem email, por favor? debydurga@gmail.com
      obrigada, e parabens a todos pelos corações lindos que possuem. Ass. Deborah, Campinas, SP

    2. Carla disse:

      16 de março de 2011 às 18:15

      AMEI!!
      Vou ficar no aguardo das novidades…
      😉
      bjs

    3. thalita Ribeiro disse:

      15 de março de 2011 às 14:23

      Que bom que alguém nos dá a oportunidade falar de um assunto tão simples e tão benéfico para todos.Sou terapeuta ayurveda, estudo essa ciência há 6 anos. Essa ciência, é de tamanha simplicidade, que muita gente não acredita em seus benefícios, principalmente para os animais.
      Os meus são tratados assim e o resultado é ótimo!!
      Segue um relato recente: 1)Tenho um golden retriver de quase 4 anos, ele é muito esperto, gracioso, mas é um “cara” tranqüilo e muitas vezes preguiçoso. Em nosso dia-a-dia, ele vive em um espaço que o comporta muito bem, mas em nossas férias esse espaço aumenta bastante, pois ficamos em uma chácara. Pois bem, seu biótipo pela ayurveda é Pitta e Pitta com seu bom porte físico, sua inteligência, não resiste a muito esforço físico…é isso que acontece com ele…ele corre, brinca, corre..e de repente, surge uma dor muscular ou como acontece com ele e muita gente, acontece uma inflação.Com ele, acontece uma irritação em seus olhos, que é um órgão pertencente de Pitta, então ficamos refrescando seus olhos, com algodão e água fria, depois disso, o colocamos no quarto e o deixamos descansando até o dia seguinte. É como mágica, no dia seguinte ele não tem nada.
      2) Coockerzinha, velhinha, que vivia conosco há 2 anos, que foi abandonada por sua dona, pois ela como já disse estava velhinha, com aproximadamente 15 anos, precisando de cuidados , pois andava com seu estômago e intestinos ruins. Bem, a recolhemos da rua, a tratamos com alimentos que fortaleciam seu sistema imunológico, estimulavam seu metabolismo,entre outros. Ela era vatta e a mantínhamos aquecida, principalmente em mudanças climáticas, pois o vento agravava o vento que havia em seu organismo. Bem, ela viveu mais 2 anos, rejuvenesceu tanto, que muitos não acreditavam em sua idade e recuperação. A veterinária falava que ela era uma superação, um exemplo,um caso realmente especial, pois com a idade, os tumores e muitas outras coisas que ela tinha, era incrível ela estar viva. Esta viveu e muito feliz e saudável!!
      3) Assim como um viralatinha, mestiço de pastor, que adotamos há 2 anos e tem cerca 2 anos e 7 meses, ele é vata, é magro, ágil, ansioso que só…hoje que está mais fresco, até um friozinho, ele fica ainda mais agitado..então é questão de prestarmos atenção em nós e em nossos “filhos” Animais, que fazem parte de nossa vida e muitas vezes sofrem por nós.
      Apesar de todo esse conhecimento, nada invasivo, muitas pessoas não fazem nada por elas mesmas , vivem em uma vida desregrada, onde mal se alimentam ou se alimentam de qualquer forma. .Muitas vezes acarretam danos aos seus “animaizinhos”, que além de não terem uma vida de acordo seu porte, sua raça, muitas vezes sofrem com a carga energética de seus donos, aí entramos na parte metafísica da coisa. A ayurveda, está ia há mais de 5.000 anos, provando o contrario, pois uma alimentação de acordo com biótipo, adequando sabores e horários, já trazem muitos benefícios a sua rotina e saúde, proporcionando qualidade de vida a todos.
      Amor e Paz
      Thalita Ribeiro

      • jeniffer.a.pescador disse:

        28 de agosto de 2013 às 16:53

        Boa tarde! Thalita gostei muito do assunto que escreveu, isso despertou a minha curiosidade. Tem como você me indicar alguma leitura para eu aprender mais sobre o assunto?
        obrigada! bjs

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados