• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Dúvida do leitor: Como ensinar um cão a ficar no canil sem latir?

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 2 de fevereiro de 2011
    Recebi o e-mail abaixo e pedi ajuda ao Gustavo Campelo porque além de ser educador canino experiente, ele tem uma weimaraner de 17 anos. Enquanto aguardávamos a resposta, troquei e-mails com a Thaís, que seguiu mantendo as duas cadelas em separadas (a pit foi pra casa de outra pessoa até a obra ficar pronta).

    Eu já havia enviado o texto do Gustavo pra ela assim que o recebi, mas achei bom fazer um post também porque pode haver outras pessoas em situação parecida ou que precisem ensinar seus cães a ficar tranquilos no canil quando necessário que fiquem por lá.

    From: Thaís Poltronieri
    To: anacorina@maedecachorro.com.br
    Sent: Tuesday, January 18, 2011 9:03 AM
    Subject: Ajuda.
    Ana, resolvi lhe pedir ajuda, estou tendo um grave problema em casa, tenho duas cadelas, uma Weimaraner e uma Pit Bull, são extremamente dóceis com humanos, porém vivem brigando, tive que separa-lás, pois elas estavam se machucando muito, mas ontem quando eu não estava em casa, por descuido de minha mãe, elas se viram e brigaram tanto, que a Weimaraner teve que ir pra Clínica Veterinária para que fosse suturada. Não quero me desfazer de nenhuma, e pretendo aguentar a situação o máximo possível, então vim lhe pedir ajuda, estou construindo um muro no meu lote para que as duas fiquem separadas, no entanto quando a Weimaraner está presa ela não para de latir um minuto só, e tenho medo de que os vizinho joguem veneno para ela, mas a Pit Bull também não pode ficar presa o tempo todo. Obs: O espaço que estou construindo é grande, cerca de uns 7 metros quadrados. Queria que me ajudasse a encontrar uma forma de ensinar a Weimaraner a ficar presa sem latir, para que assim eu posso alternar a ”prisão” delas. Agradeço antecipadamente. Espero ansiosamente a resposta. 🙂

    Resposta do Gustavo:

    EXCLUSIVO: Oi,
    Realmente muito complicada sua situação! Não aconselho que você tente aproximá-las novamente. Seu caso é especialmente perigoso pela idade de uma das cadelas. Com 13 anos não devemos mais arriscar certas coisas.
    Enfim, a saída mais viável parece mesmo deixar sempre das duas trancada. Sugiro que por enquanto deixe a pit fechada.
    A weimaraner fica solta. Vamos começar acostumando ela com o canil aos poucos. Primeiro ponha ela lá somente na hora da alimentação. Vamos fazer com que ela associe o canil com algo bom.
    Depois vamos deixar ela por poucos minutos, mas com alguém junto com ela.
    Aos poucos comece a deixar ela trancada por 1 ou 2 minutos após a alimentação. Aumente esse tempo com o passar dos dias.
    Ponha ela após os passeios, quando ela estiver mais cansada, ficará mais fácil.
    Caso ela esteja latindo ou chorando, devemos esperar ela parar antes de soltar.
    Deve-se tomar coidado para não avançar rápido demais nos treinos. Isso pode por tudo a perder.
    Enquanto tudo isso acontece, você pode e deve exercitar muita a pit. Pelo menos 2 (duas) horas de atividade física diária. Se puder fazer mais, melhor.
    Até mais, Gustavo Campelo.
    logo-gustavocampelo[7]

    Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

    Categoria: Adestramento, Latidos
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    19 Comentários:

    1. mariana disse:

      12 de março de 2014 às 21:00

      Olá , tenho uma poodle de quase 2 messes que nescessita passar as manhãs na minha área pois trabalho . Ela gosta de ficar quando não está só mas ela chora mt quando fecho a porta as vezes tento fazer ela dormir lá mas ela faz mt barulho como faço para ela se acostumar ? Obg desde já.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de março de 2014 às 19:35

        Mariana, vá acostumando-a aos poucos. Quando ela reclamar, IGNORE totalmente. Você pode seguir as mesmas dicas usadas pelo adestrador neste texto, só muda que ela estará em uma área de serviço, não em um canil.

    2. juliana disse:

      4 de setembro de 2013 às 15:32

      oi tenho um pit de 1ano e 2 meses e um mini salsichinha estes dias o pit brigou com meu pretinho e quase o matou e agora queria uma opinial sua meu namorado montou um canil com duas casinhas separada pra leva meu pit embora pra ficar com uma pit femea que ele tem de 6 meses os dois se adoram bringam muito quando estão juntos e passeio e também juntos ….. so que estou com meto de ele não agustuma com o canil e nem com a casa nova pq meu pit dorme em casa comigo na cama e com o pretinho mais agora com a briga estou com meto ….. mais ele e um amor estava ate adestrando ele e tudo …. o que vc acha minha casa e muito pequena não tenho onde colocar os dois e o pretinho e muito velhinho e tenho meto de eu dar e niguem cuida e o pit estou todos os dias juntos ne ….. o que vc acha sobre isso … estou muito nervosa com minha situação ….. e o vederinario do meu pit falou que eu não tenho voz ativa com ele e ele pode se dorna um cão agressivo … não quero o mal dele mais também não sei se e melhor coisa pra mim fazer ne ….. se puder me ajudar …. muito obrigada

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        11 de setembro de 2013 às 11:52

        Juliana,

        esse tipo de situação requer um profissional MUITO bem treinado, que NUNCA use métodos punitivos/agressivos com o teu pit.
        Dá uma lida nos textos e nos comentários sobre Brigas: http://www.maedecachorro.com.br/category/brigas-2

        Mas o melhor, no momento, é realmente separar o pequeno do pit, pois uma próxima briga pode ser fatal.

        Não entendi: o pit briga com a filhote também? Eles passeiam juntos? Bastante? Ele é castrado?

    3. lala disse:

      4 de agosto de 2013 às 09:43

      Tenho um pitbull e moro no terraço de um prédio. O meu cachorro é dócil, mas não posso deixá-lo solto no terraço pois os outros moradores usam o espaço para estender roupa. Eu mudei faz pouco tempo, e embora seja bem grande, eu precisei comprar um cercado para ele ficar quando não estou em casa, pois da última vez que saí ele conseguiu se trancar no quarto e o destruiu todo. E se o deixo no terraço, ele vai sair puxando a roupa de todos e fazendo xixi em cima, da última vez, como foi a noite, lavei toda a roupa novamente e estendi, mas não dá para fazer isso sempre. O cercado foi a melhor opção no momento, mas estou tendo dificuldade para ele aceitar ficar lá sem muito estardalhaço.

    4. claudinéa Rodrigues disse:

      2 de maio de 2013 às 23:47

      Boa noite
      Meu problema é meu cão que não aceita humanos dentro da casa.Ele me mordeu quando tentei prende-lo,pois vinha chegando visita.Ele não vai pro canil quando eu mando e as vezes rosna,fica desconfiado e quando consigo prende-lo ele late demais.Amo demais esse animal,mas não sei o que fazer. Abraços.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        3 de maio de 2013 às 00:07

        Claudinéa, fica difícil opinar com tão poucas informações. O correto é vc procurar um adestrador que NÃO use métodos punitivos e que faça todas as aulas com você junto. Nada de trancos, choques, enforcadores…

    5. carla disse:

      18 de março de 2013 às 20:52

      ola tenho um pit bull docil , so que ele nao tem canil ele esta preso e o patio da minha casa e aberto tem alguma lei que impessa q ele fique preso sem um canil fechado?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        20 de março de 2013 às 23:59

        Oi, Carla. Manter preso em canil ou em corrente é considerado maus-tratos, o que é crime federal, previsto em lei. O ideal, pelo bem do cão e para não seres denunciada, é manter solto em quintal fechado.

    6. taise disse:

      12 de março de 2013 às 03:27

      oi eu tenho um shitisow e faz um 1 ano que ele mora dentro da minha casa, so q agora vo te q fazer um canil nos fundos da minha casa pra ele, so q to com muita pena dele ,porque agora vem o inverno. eu queria saber o que tu acha? e o que eu poderia fazer pra ele se acustumar e nao chorar e nem sofrer? me ajuda ele e meu primeiro bichinho de estimaçao! brigado

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        13 de março de 2013 às 23:53

        PELOAMORDEDEUS, TAÍSE, VAIS JOGAR TEU CACHORRO NUM CANIL????????????? Cachorro NENHUM deve viver preso em canil. Você tem um cão dentro de casa e agora ele vai preso?? Se não podes cuidar dele, arrume uma família legal que possa, POR FAVOR!

    7. HEITOR disse:

      4 de janeiro de 2013 às 09:39

      preciso manter 02 cachorros de tres meses no canil durante o dia e soltar a noite mais eles nao ficao de jeito nenhum so latem e chorao o que devo fazer

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        4 de janeiro de 2013 às 12:56

        Heitor, PELAMORDEDEUS, manter 2 FILHOTES PRESOS O DIA INTEIRO?
        1)A menos que você tenha MUITO tempo e condições (financeiras e de estrutura física), NUNCA deve-se ter dois filhotes ao mesmo tempo. Filhotes PRECISAM de cuidados específicos, de desenvolvimento intelectual e físico, de espaço, de adestramento!
        2)Ficar no canil o dia inteiro não é coisa pra cachorro NENHUM, pior ainda para filhotes, que precisam muito mais de distração.
        3)Soltos só de noite? Eles são “cães de guarda”? Se esta era a intenção, SÓ LAMENTO. Cães adultos (com mais de 2 ANOS) e psicologicamente EQUILIBRADOS fazem guarda. Por isso é tão importante um filhote ter uma infância/adolescência/amadurecimento com cuidados específicos, ainda mais se será esperado dele uma postura de guardião. NENHUM adestrador DECENTE treina cães pra guarda antes de 1 ano e meio e na verdade poucos adestradores bons treinam pra guarda, pois o cachorro já tem que ter o instinto. Não sei se é o teu caso, mas se for, já fica a dica…

    8. Ana Corina disse:

      19 de outubro de 2011 às 01:50

      Luciana,

      leia os textos indicados no post: http://www.maedecachorro.com.br/2011/10/seu-cachorro-late-demais.html

      =o)

    9. Anonymous disse:

      18 de outubro de 2011 às 23:41

      Luciana, que interessante, não é mesmo? Mas os vizinhos não devem gostar nada desses 12 cães latindo.
      Isso deve ser uma reação em cadeia. Um late/uiva, e todos começam a fazer o mesmo (logo a rua toda estará no mesmo "clima"), seria engraçado se não fosse um problema. Tente descobrir quem começa a "orquestra" e qual o motivo. Assim fica mais fácil de resolver! Caminhadas, florais, etc.

      Beijos, Estela.

    10. Anonymous disse:

      4 de fevereiro de 2011 às 15:38

      Nossa q passada!!! Eu sou a mãe da "banda dos 12 bigodudos"!!! Meu nome é Luciana, moro em Divinópolis, MG.
      Meu e-mail é lucianapedrega@hotmail.com
      Obrigada!

    11. Anonymous disse:

      2 de fevereiro de 2011 às 15:17

      Olá!!! O meu problema é: como ensinar meus 12 cachorros a não latirem quando eu saio de casa… Eu sei que quando estou fora de casa, mesmo que por pouco tempo, eles latem uivam, choram… É terrível, eu vivo preocupada quando saio, tenho muito medo de alguém fazer alguma maldade. Alguma dica? Obrigada.

    12. Anonymous disse:

      2 de fevereiro de 2011 às 14:21

      Eu também tenho cachorros que brigam, tive que fazer um muro em casa para separa-los, pois as brigas ficaram cada vez pior… Porém a área de cada em deles é beeem grande, uns mil metros quadrados. Mesmo a área sendo grande acho que o cachorro não pode viver preso, passeio com eles todos os dias por, no mínimo, duas horas. Acho que se sua cachorra está latindo é por que algo não está bom e aí a gente precisa ver a causa. Pelo a descrição do email fiquei com a impressão de que elas estão precisando fazer mais exercicio, pois ficar presa é bastante estressante. Estou enganada? Daise

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados