• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Prêmio Expressão de Ecologia 17ª edição – 2009 – Entrega do troféu Onda Verde à RESA

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 30 de agosto de 2010
    Recebi do Instituto Ecosul e repasso.
    Mas antes, queria novamente agradecer a todos os que colaboraram com os animais fazendo doações/trabalhando através da RESA e prestar minha homenagem à figura do Halem Guerra, que mesmo em meio a um drama familiar que culminou no falecimento de sua mãe, enfrentando problemas de saúde e recebendo a notícia do falecimento inesperado de uma grande amiga e ativista da causa animal após descer do Morro do Baú na primeira visita, não deixou-se abater e trabalhou de maneira organizada e incansável para trazer auxílio ao maior número possível de animais durante as tragédias das enchentes e deslocamentos de terra que acometeram Santa Catarina entre 2008 e 2009. Para quem não lembra de tudo que foi realizado, basta digitar RESA na pesquisa do blog.

    Aproveito também a ocasião para mencionar pela primeira vez a criação da Rede Catarinense de Solidariedade Veterinária, sobre quem falarei novamente em breve, mas que já apresento a vocês. 

    Dia 27.8.2010, durante o Fórum de Gestão Sustentável realizado na FIESC-Federação das Indústrias do Estado de SC em Florianópolis, foi realizada a cerimônia de entrega do 17º Prêmio Expressão de Ecologia 2009.






    A RESA-Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais recebeu o troféu Onda Verde na categoria Bem-Estar Animal.

    Troféu Onda Verde
    O Prêmio Expressão de Ecologia foi idealizado pela Editora Expressão em 1993, é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente o mais importante reconhecimento a ações de preservação das espécies e dos recursos naturais no sul do Brasil e é concedido anualmente a entidades públicas, privadas e não governamentais que se dedicam à preservação ambiental nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Nestes 17 anos de existência o Prêmio Expressão recebeu 1.521 inscrições de programas ambientais relevantes, com prevalência para a categoria “Educação Ambiental”.
    Em seu discurso de abertura da solenidade de premiação, o idealizador do Prêmio Expressão de Ecologia e coordenador do júri, sociólogo e ambientalista, Antônio Odilon Macedo, destacou o crescimento das inscrições desde a criação da premiação, a ampliação das categorias acompanhando as variáveis sócio-ambientais e destacou a participação do presidente do Instituto Ambiental Ecosul, Halem Guerra, no processo e sua responsabilidade na introdução na premiação da categoria Bem-estar Animal a partir de 2005.
    O trabalho da RESA foi citado com destaque pelo mestre de cerimônias, teve imagens das ações durante a tragédia projetadas nos dois telões e foi o mais aplaudido pelos presentes durante o recebimento do troféu pelas três representantes das organizações que compuseram a Rede.
    Foram indicadas para receber o troféu Carmen dos Reis Nery, Elizabeth MacGregor e Ana Corina, representando respectivamente as três organizações que idealizaram e operacionalizaram a RESA, o Instituto Ambiental Ecosul, a WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal e o Blog Mãe de Cachorro. Por problemas de saúde na família, Elizabeth não pôde comparecer e foi representada por Silviane Arisi Mafalda, Coordenadora de Educação do Ecosul.
    A indicação pelo Ecosul destas heroínas voluntariosas para receberem o 17º Prêmio Expressão, é uma forma de homenagear a todas as mulheres do movimento de defesa dos direitos dos animais, que perfazem mais de 80% dos ativistas e vêm fazendo história, trazendo respeitabilidade, conceito e profissionalismo à causa.
    Airton, secretário do Ecosul que participou das incursões de ajuda aos animais durante as enchentes, eu, Carmen e Halem.
    Silviane, Mário Motta, mestre de cerimônias da premiação, Halem e Carmen.
    Porque estas mulheres
    Carmen Nery é uma das mais antigas ativistas pelos direitos dos animais em SC. Desde que se transferiu de Caxias do Sul/RS para Joinville/SC em 1973, se dedicava juntamente com seu esposo a amenizar o sofrimento dos animais nas ruas, combater a caça de animais silvestres e aprisionamento de pássaros em gaiolas muito comum naquela região e outros mau-tratos.
    Tratava e alimentava os animais errantes no bairro Glória em que residiam e orientava a vizinhança sobre formas de evitar a procriação e tratar sarna e outras doenças leves com fórmulas caseiras.  Em 1979, se transferiu para Florianópolis, onde deu continuidade à sua militância voluntária independente.
    Em 1982, participou juntamente com seu esposo da fundação da ACAPRA-Associação Catarinense de Proteção aos Animais, a 1ª ONG de defesa dos animais do estado, tendo ocupado por vários anos o cargo de Diretora de Operações. Carmen hoje é membro do Ecosul e se mantém como ativista atuante, dedicada e incansável, fazendo da sensibilidade, humildade, ética, amizade e solidariedade, as características mais marcantes e admiradas de sua personalidade.
    Elizabeth MacGregor é uma das mais atuantes, competentes, capacitadas e respeitadas lideranças do movimento nacional e internacional de bem-estar animal. Gerente de Desenvolvimento para o Brasil da WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal, foi a principal responsável pelo crescimento e organização das ações da organização no Brasil e pela ampliação de suas entidades filiadas que hoje somam mais de cem em todo o território nacional. Elizabeth dedica um carinho e atenção especial ao movimento de defesa dos animais catarinense, o qual considera entre os mais atuantes e produtivos do Brasil. E sempre faz questão de manifestar seu orgulho por todos os seis programas reconhecidos pelo Prêmio Expressão de Ecologia até hoje, terem sido de organizações filiadas às WSPA.
    Ana Corina é uma voluntária independente que teve a felicidade de criar um dos mais completos instrumentos de informação virtual de massa, o Blog Mãe de Cachorro Também é Mãe. Profissional, exigente, dedicada e admirada por seu conhecimento e competência, conquistou um espaço importante num dos maiores jornais de circulação estadual, onde divulga ações, informações e tudo o que se relacionar com guarda responsável e atividades em prol dos animais. Foi, juntamente com seu Blog, elemento de fundamental importância para o sucesso da RESA, mantendo informações atualizadas dia e noite e orientando doadores, voluntários e todos aqueles que de alguma forma se dispunham a trazer seu apoio naqueles momentos de crise e tragédia.
    Silviane Mafalda é ativista atuante na região de Florianópolis e foi uma das duas únicas mulheres civis a participar das ações de socorro aos animais na região do Alto Baú e Baú Central. De personalidade marcante por seu otimismo, companheirismo e alegria, Silviane foi incansável no atendimento, medicação e alimentação dos animais durante a tragédia, sem se deixar abalar pela dimensão da tragédia, perder o bom humor ou demonstrar desconforto ou cansaço.
    Professora de Ensino Fundamental e Bacharel em Direito, acredita que a mudança que buscamos com respeito ao reconhecimento da senciência e o respeito aos animais pela sociedade está na educação e por isto, se dedica  a coordenar programas educativos no Ecosul. 
    Categoria: Notícias, RESA
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    Nenhum Comentário:

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados