• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Maioria dos casos de cálculo renal é causada por RAÇÕES! Fiquem ligados!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 14 de julho de 2010
    Achei importantíssimo vocês saberem disso já que desta vez não sou eu e nem qualquer outro praticante de alimentação natural para cães e gatos alertando o que quem caiu fora da ração já está cansado de saber:
    Maioria dos casos de cálculo renal em cães é causada por ração
    Se seu cachorro parece ter dor, tome cuidado: ele poderá estar com pedras nos rins. Portanto, quando notar esse sintoma no animal, procure um veterinário o quanto antes.
    O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é uma massa dura desenvolvida a partir de cristais que se separaram da urina dentro do trato urinário dos cães. Normalmente, a urina contém substâncias químicas que inibem a formação destes cristais.
    Estudos comprovaram que atualmente a grande maioria dos casos de cálculo renal em cães é causada pela ração industrializada hipercalórica. Há trinta anos atrás era raríssimo ver um cachorro com este tipo de patologia, mas hoje é cada vez mais comum esse diagnóstico.
    A química presente na ração industrializada (flavorizantes, aromatizantes, estabilizantes e outros conservantes), a longo prazo, deteriora a saúde dos caninos. Cachorros que ingerem alimentos sem conservantes apresentam mais saúde e vivem 1/3 a mais do que os alimentados exclusivamente com rações industrializadas.
    A dieta com variação do cardápio possibilita ao organismo desintoxicar-se da química existente no alimento industrializado. Por isso, quem utiliza ração para alimentar seus cães deve administrar, a cada quatro dias de ração, um a dois dias de alimentos frescos sem conservantes, ou seja, carnes (branca e vermelha), peixes, vísceras bovinas, legumes, arroz, queijo branco (e/ou iogurte), gemas de ovos e frutas. A levedura de cerveja, em doses diárias, também é altamente recomendável como complemento alimentar.
    Atualização: acabei de ver que o Cachorro Verde tratou do mesmo assunto, mas como sempre, com informações pertinentes e úteis. Clique aqui para conferir um pouco mais sobre o tema!
    Categoria: Alimentação Natural, Rins / Doença renal, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    19 Comentários:

    1. MARCO AURÉLIO SENFF disse:

      11 de janeiro de 2014 às 23:46

      Boa Noite

      Meu pequeno realizou cirurgia para retirada de cálculos a dois meses e agora parece que trancou tudo novamente. Pergunto se isso é possível em pouco tempo como está acontecendo agora.
      Meu pequeno é um pinscher de 12 anos e mudamos a alimentação por conselho médico e voltou tanto que tivemos que levá-lo a clínica e colocar uma sonda para limpeza e não adiantou sendo que agora não para de sair sangue. O que eu faço?

      Marco

    2. Marcelo Rocha TONANTINS/AM disse:

      8 de outubro de 2013 às 00:08

      Por favor, me ajudem! Moro em uma localidade aonde não tem nenhum médico veterinário, e o meu cachorro é um pinscher de quase 10 anos. Ele esta tendo dificuldades para urinar e as vezes urina sem querer, pelo que já andei pesquisando parece que esta com início de calculo renal! Me indique algum medicamento ou chá caseiro que seja, para eu poder dar pra ele, pois como disse no inicio,aqui não tem veterinário e nem algum pet shop na cidade onde estou e agora? Desde já agradeço se puderem me ajudar.

    3. Luiz disse:

      7 de outubro de 2013 às 22:31

      Gostei muito deste esclarecimento sobre a química das rações.
      Tenho um cachorro boxer de 1a e 10m e levei ao veterinário para fazer exames, e ele concluil que o meu cão esta quase ficando com problemas de rins pediu para parar ração Golden, disse que teria que migrar para outra ração e receitou Science Diet manutenção saudável.

      Poderia me informar um tipo de alimento natural para dar pro meu cachorro que possa substituir a ração com vantagens?
      Tenho medo do meu cachorro ficar dependente com o tempo de outras rações e remédios e piorar cada vez mais o seu estado de saúde.
      Abaixo Resultado do Exame de Urina do Boxer.

      Coletado: 05/08/2013 Realizado: 05/08/2013 Raça: Boxer Sexo: Macho Idade 1a e 10m
      Bioquímica Resultados Referências Métodos
      ALT/TGP U/L 443,0+ (21,0 – 102,0) Cinético UV – IFCC
      Fosfatase Alcalina U/L 108,9 (20,0 – 156,0) Bowers e Mc Comb modificado
      Uréia mg/dL 43,8 (21,0 – 60,0) Enzimático Colorimétrico
      Creatina Sérica mg/dL 1,4 (0,5 – 1,5) Colorimétrico-Autoanalisador

      Agradeço desde já.

    4. Carmen Lúcia Gomes disse:

      8 de agosto de 2013 às 22:16

      Tenho uma cachorra Basset haund que está com 12 anos e com problemas renal cronico. Bem a creatinina es´ta alta, mas a ureía abaixou com remédio e dieta, arroaz cenoura e frango…Mas queria ajuda pra formular uma dieta mais especifica, o que posso dar tem caminhado e melhorou com comida, pois estava com muito vomito. Obrigada estou aguardando resposta

    5. cida disse:

      30 de junho de 2013 às 19:10

      meu amigo floco tem 4 anos e sempre dei ração da royal canin, embora eu tenha que colocar uma tirinha de frango junto na ração eu preparo sempre o peito de frango com apenas agua e um pouco de alho, e sempre observei que ele tem muitos gases e cólicas, a quinze dias passei um susto grande e no ultrason apareceu cálculos na bexiga, se eu fosse trocar a ração qual ração seria a mais recomendada, pois estou fazendo de tudo para que ele não precise ser operado.

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        2 de julho de 2013 às 10:59

        Cida, de 2003 a 2009 meus dois yorkies comeram royal canin específica para a raça dele e VIVIAM com problemas de cálculo. Depois que mudei para alimentação natural fiquei livre deste e de outros malefícios causados pela alimentação artificial. No site http://www.cachorroverde.com.br tem tudo que você precisa e podes fazer consulta com a veterinária dona do site, que poderá formular uma dieta específica para o seu Floco.

    6. KENIA LOPES disse:

      29 de abril de 2013 às 23:00

      OI MEU GATO A UNS DIA ATRAS NAO CONSEGUIA FAZER XIXI AI LEVEI ELE NA VETERINARIA AQUI PERTO ELA FALOU QUE ELE ESTA COM CALCULO RENAL..
      PASSOU AMOXILINA E PREDINIZONA …
      MAIS ASSIM QUE PAREI DE DAR O REMEDIO PRA ELE ELE PIOROU..
      HOJE CHEGUEI EM CASA E VI QUE ELE FEZ XIXI ,,MAIS AGORA O PIPIU DELE TA SANGRANDO E ELE NEM CONSEGUI ANDAR DIREITO AMANHA VOU COMPRAR A RAÇAO QUE ELA PEDIU MAIS TO MORRENDO DE MEDO DELE MORRER ME AJUDEM POR FAVOR O QUE DEVO FAZER PRA AJUDA-LO…

    7. Solange Alves disse:

      19 de setembro de 2012 às 14:24

      Meu cachorro tem 12 anos e está com pedras nos rins, o méd. deu 2 dias para ele tomar buscopan de 12 em 12 horas, 15 gotas. pois ele não deixou
      coletar o sangue. E agora? ele está com o nariz quente. O que faço.?

    8. Mariana Lima disse:

      18 de agosto de 2012 às 12:32

      Querida, gostei muito da matéria porque ela é um alerta difícil de encontrar neste mundo regido pelas grandes empresas internacionais. Sim, é fato que as rações que contém maior quantidade de proteína animal tendem a intoxicá-los. Ainda que as mais baratas causem gases, elas contém menos purina e intoxicam menos os rins de nossos animais.
      É lógico que um cardápio balanceado é o ideal, cozinhar com pouco ou nenhum sal, arroz, uma carninha, dar umas cenouras cruas, iogurte natural, são todos excelentes alimentos para nós onívoros (caninos e humanos). Sem grandes dramas, não há a menor dúvida de que alimentos mais nobres preparados em casa são melhores do que essas rações processadas de um modo geral.
      Por fim, mais uma vez, parabéns pela postagem e espero que muitos leiam. Vivemos sob a regência de falsas verdades de royal canin, proplan, etc.
      Minha cadela de 12 anos nunca esteve doente. Comeu por dois meses e meio a ração senior da royal canin (caríssima, diga-se de passagem) e agravou o problema renal, agora, ela terá de passar por cirurgia para remover os cálculos…

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        19 de agosto de 2012 às 12:43

        Querida, faça uma consulta com a Sylvia do http://www.cachorroverde.com.br antes de operá-la. De repente uma dieta específica (que VOCÊ fará, com ingredientes frescos e selecionados por VOCÊ) poderá dissolver os cálculos. E com certeza mesmo q ela precise operar, se mudar de dieta depois não terá mais nnada. Beijo.

    9. Ana Corina disse:

      14 de julho de 2010 às 23:50

      Amada, mas dar alimentação natural não é só dar alimentos crus e iogurte, principalmente no caso de animais doentes. Ele precisaria de um cardápio específico para o problema dele. Fiquei pensando depois em duas coisas:
      1) na sorte dele ter uma mãezinha observadora e preocupada com o bem-estar dele
      2) no quanto de ração ruim ele comeu na vida prévia…

      Sugiro que você escreva para a Sylvia do Cachorro Verde (contato@cachorroverde.com.br) falando do problema até porque não é legal misturar ração e alimentação natural.

      Beijo!

    10. Ligia Fascioni disse:

      14 de julho de 2010 às 23:46

      Oi, lindona!
      Concordo que essas rações não devem ser a coisa mais saudável do mundo, aliás, como tudo o que é industrializado. Mas de todos os gatos, o Otávio é o que mais come iogurte e o único que tem problemas renais. O Haroldo tem 10 anos, o Heitor tem 9 e o Horácio tem 6 e eles nunca tiveram absolutamente nada… talvez seja uma predisposição genética que piora com a ração (ele está comendo uma ração específica – Urinay).
      Mas vamos ver se conseguimos incrementar a alimentação dos moços com alguma coisa crua, acho boa ideia.
      Beijocas e obrigadão!

    11. Miguel Eibel disse:

      14 de julho de 2010 às 15:40

      Boa tarde!
      Ótima matéria !
      Pois o Théo já teve infecção urinária e o veterinario falou que as rações mais caras são cheias de proteinas e minerais que agrava mais o caso!
      Tudo de bom e uma bela quarta!

      http://migueleibel.blogspot.com

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados