"Filho pra fazer sombra? Não, obrigada." ou "Eu odeio os 35"

45

Não sei quantos anos você tem. Não sei se você é homem ou mulher. Não sei se você tem filhos ou não. E tudo bem, porque este texto na verdade, é sobre mim. Só que aposto pra ganhar como na verdade ele será sobre muitas outras pessoas. Talvez até sobre você também, principalmente se for mulher…

É peculiar observar como as pessoas criam expectativas sobre o que devemos fazer ou não de nossas vidas. Um dia começamos a namorar alguém lá pela época da faculdade, dali a um tempo a família percebe que o namoro é mesmo sério e daí pra frente tudo se resume a cobranças e mais cobranças.

Estão namorando? Hum… Quando é que vão noivar?
Noivaram? Hum… Quando é que vão casar?
Casaram? Hum… Quando é que vão ter filhos?

Tiveram filhos? Hum… E o irmãozinho é pra quando?

Ai, coisa irritante! Acho que desde os meus (idos) vinte e cinco anos não passa batizado, nascimento ou festinha de aniversário de criança sem alguma pessoa chata perguntar “E o teu, quando é que vem?“. E quando a resposta obviamente não é a esperada, que no caso seria “Logo” ou “Já estamos tentando“, o encerramento da conversa é sempre o mesmo “Olha, cuidado, viu? Depois dos 35 anos é perigoso“. Então, com um sorriso nos lábios eu conto até 1.012 e respondo com a maior classe possível, “Não se preocupe, que se eu não puder engravidar e quiser mesmo ter filhos, adoto uma criança, afinal, há tantas nascidas, não é mesmo?“.

Não sei como é com você, mas faz um bom tempo que decidi que crianças na minha vida, sejam nascidas de mim ou adotadas, só no dia em que eu estiver disposta não só a ser mãe de gente(com tudo que isso implica), mas a formar um cidadão. Porque ter um filho só porque os 35 anos estão chegando, porque os pais estão ficando velhos e querem curtir netos, pra não morrer sozinha blábláblá, não, muito obrigada! Não quero ter filho pra depois ele ser ser mais um a fazer sombra neste mundo. Se for para ter um descendente, que seja para me empenhar na sua educação de tal maneira a ele um dia ser realmente uma pessoa do bem e de bem, alguém para fazer diferença e deixar este nosso mundo melhor do que estava quando nele chegou…

Aliás, argumento absurdo este de ter filhos para não ser um idoso solitário. Até porque prefiro ser uma velhinha no asilo sem visitas por falta de filhos, do que uma velhinha sem visitas mesmo tendo tido não sei quantos filhos, que é o que a gente mais vê acontecer…

Por hora, enquanto os 35 não chegam, enquanto na teoria meus ovários não ficam inutilizados, estou muito feliz e satisfeita sendo mãe da maneira que sou, afinal, mãe de cachorro também é mãe, não é mesmo?

;-)

Categorias: Mãe de Cachorro, Off topic
Atenção!
Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

Comentários

  • Angélica disse:
    30 de março de 2010 às 3:53 am

    Adorei o post! Imagina como é o meu caso… tenho trinta anos e sou casada há 10. Por um tempo a família desistiu do assunto… Mas, como agora cheguei aos trinta, a pressão voltou a todo vapor.
    Até agora, a única coisa que eu fiz foi adotar mais um cachorro (uma cadelinha para se mais exata).
    Vou deixar o filho para os meus 34… ou até lá, quem sabe mais um cachorro?! Hehehe!
    O importante é não colocar mais gente no mundo sem ter condições ou estrutura.
    Bjss!

  • comediasdavidacanina disse:
    30 de março de 2010 às 9:55 am

    Finalmente alguém que pensa como eu (e sei que terão muitas outras, ainda)! Eu ainda estou nos 29, mas já sou casada há 4 anos e nunca toquei no assunto. Imaginem a pressão. Quando perguntam, eu respondo: por enquanto, só os de 4 patas. E sinceramente, acho que nunca vou ter um filho de dentro de mim. A adoção está deixando de ser uma opção para virar um desejo. Tenho distimia, uma depressão crônica, e acho q meu marido e futuro filho não merecerão uma esposa/mãe louca só para satisfazer os desejos da sociedade, pq, na gravidez, terei que abandonar os remédios. Não casei de branco na igreja por opção, e já foi difícil convencer meus pais. Imagine isso! Fica só entre mim e meu marido. Na hora certa, tocamos no assunto.
    Quanto à idade? Tenho uma amiga de 38 anos casada com um amigo da minha idade. Nunca se pressionou. Acabou de ter uma menina linda, a Luiza, fruto de uma gravidez tranquilíssima, que não se complicou nem com a morte do pai de minha amiga. Tudo a seu tempo, que é bem melhor. Beijocas a todos.
    Carina. Campinas, SP

  • gilvas disse:
    30 de março de 2010 às 10:18 am

    às vezes me dá algo parecido com pena quando alguém me faz este tipo de comentário. não quando é aquela tia que está querendo ser simpática, mas quando são pessoas quase da mesma idade e que eu pensava estarem vivendo no mundo contemporâneo. dá pena porque é uma tamanha falta de imaginação, bem como a que descreves na seqüência "namora-noiva-casa-reproduz". cáspite, a vida pode ser diferente.

  • Felina disse:
    30 de março de 2010 às 11:42 am

    eu tenho 38, chegando aos 39 e ter filhos nunca foi uma opção em minha vida, não consigo nem me imaginar sendo mãe de gente, a grande maioria de meus amigos e família parecem terem entendido que desse mato não sai coelho, ainda que poucos larguem as piadinhas de sempre, se um dia mudar de ideia, pq ideia se tem pra mudar, eu adoto, um com mais de 2 anos.

  • Julis disse:
    30 de março de 2010 às 12:52 pm

    Ótimo ponto de vista. Muito bem defendido. Tem meu total apoio!
    =)

    E reforço, mãe de cachorro É MUITO MÃE TAMBÉM!

  • Ana Corina disse:
    30 de março de 2010 às 1:36 pm

    Oi meninas…

    É que pimenta no olho dos outros é colírio, né? Acho muito fácil as pessoas quererem que levemos nossas vidas desta ou daquela maneira, quando na verdade quem vai colher os frutos somos nós e não elas… Tô fora! Faz bastante tempo que aprendi a dizer NÃO e talvez seja o melhor que tenha feito por mim até hoje…

    Filhos são divinos, são bençãos, são ótimos, mas só pra fazer sombra não rola, né?

    Beijocas!

  • Anonymous disse:
    30 de março de 2010 às 1:36 pm

    disse tudo Ana!
    mal tirei o pé do "altar" e todo mundo ja tava me perguntando qdo vem o baby!! que saco isso!!! sabe que eu acho que é falta de assunto?! só pode!
    bjs
    Li

  • Kelen disse:
    30 de março de 2010 às 1:54 pm

    Ana,

    Vc decididamente me entende!!!
    Acabei de chegar aos 30 e já ouvia o papo de que meus óvulos estão "velhos" muito antes…
    Só pque namorava há 6 anos as pessoas não paravam: qdo vcs casam? vcs PRECISAM ter filhos logo!
    Será que é tão difícil as pessoas aceitarem as NOSSAS escolhas?
    Eu não quero me casar, não penso em ter filhos e qual é o problema?
    bjs

  • Ana Corina disse:
    30 de março de 2010 às 1:59 pm

    hehe
    Na boa? Tem muita gente que é infeliz e quer ver todo mundo na mesma situação, kkkk.
    Lógico que casamentos e filhos podem ser coisas maravilhosas em nossas vidas, mas podem ser um inferno também… Percebo que tem gente que é MTO feliz com seus filhos e que, por gostar de mim, queria que sentisse esta felicidade também. Em outras, a gente vê que é só o caso de ser miserável junto com elas mesmo, hahaha. Eu sempre digo que tem gente que não nasceu pra ser pai e mãe e sim pra ser filho, mas que mesmo assim vai lá, bota criança no mundo e depois ficam as pobres jogadas, sem apoio emocional nenhum, ainda que entupidas de brinquedos caros e babás…

    De uma coisa eu tenho certeza, se muita gente tivesse deixado de ter filhos pra agradar os outros, pra salvar casamento etc., o mundo seria um lugar muiiito melhor, com muito mais gente equilibrada emocionalmente.

    Beijoequeijo!

  • gilvas disse:
    30 de março de 2010 às 2:32 pm

    às vezes me dá algo parecido com pena quando alguém me faz este tipo de comentário. não quando é aquela tia que está querendo ser simpática, mas quando são pessoas quase da mesma idade e que eu pensava estarem vivendo no mundo contemporâneo. dá pena porque é uma tamanha falta de imaginação, bem como a que descreves na seqüência "namora-noiva-casa-reproduz". cáspite, a vida pode ser diferente.

  • Ana Corina disse:
    30 de março de 2010 às 2:34 pm

    hahaha Gilvas Man, imaginei que o pai de cachorro teria um pitaco ou dois pra dar. Bom é ser feliz e mais nada, né? hehe

  • JullieC* disse:
    30 de março de 2010 às 3:05 pm

    Nossa, assino embaixo e concordo 100% com tudo o q vc escreveu. No início minha mãe ficou chocada, mas agora se conformou com o fato de eu não querer ter filhos humanos.
    Não digo nunca, mas no momento não sonho com isso nem é prioridade na minha vida. Se eu mudar de idéia e o tempo tiver passado mto, adoto uma criança já crescida =)
    Bjos!

  • Arq Deise Soares disse:
    30 de março de 2010 às 4:21 pm

    Incrivel, pela 1° vez parecia ler meus pensamentos! Existe um pre conceito das proprias mulheres, vc nao é casada, nao tem filhos…nao é capas de mais nada…nao é competente em mais nada!!! tenho 30 anos e tb nao me preocupo em ter filhos, nao estou preparada!

  • Ana disse:
    30 de março de 2010 às 5:07 pm

    Adorei o post! Imagine no meu caso, que cheguei as 30 e nem casada to ainda! Acho que só não me cobram mais pq eu sou meio que viuva, então eles desistem de pegar pesado.. Mas sei que falam por tras, ah isso falam!

  • Ana Corina disse:
    30 de março de 2010 às 5:17 pm

    Pô, que legal ver que tanta gente também pensa em adotar uma criança maiorzinha. Sempre brinco que quero uma já falando e sem usar fraldas, hehe.

    Mas olha, people do bem, somos criticados por ajudar animais e tal, mas vocês já tentaram ajudar uma criança? Tudo é uma dificuldade, é difícil adotar, é difícil ajudar diretamente, tudo tem a mão do Estado no meio…

    Bj

  • Paula disse:
    31 de março de 2010 às 12:58 am

    Ana, tenho 37 anos, casada, sem filhos e assino embaixo de tudo que disse! E, se me permite, pego carona:
    - Ouvi outro dia de uma garota de 20 e poucos anos que eu era incompleta, pois não tinha filhos. E que nunca saberia o que é o amor de verdade se não os tivesse. Eu poderia ficar derrubando esses argumentos um a um, mas na verdade, eu acho que mulheres 'com filhos' vêem as 'sem filhos' como um time a ser derrotado: ou você passa para o nosso lado ou a trataremos como um ser menos importante.
    - Se quiser deixar a maternidade para mais tarde ou mudar de idéia lá na frente, adotar é até uma opção mais ecológica. Há milhões de crianças "já prontas" precisando de uma família. E a superpopulação é o motivo de muito estrago no planeta.
    - Em minha cidade, parece que da barriga da mãe já sai junto uma babá, quando nasce uma criança. E há uma geração inteira que está sendo criada por babás. Isso é ser mãe, realmente?
    - Muitas mulheres querem ser mãe só para sentirem-se amadas incondicionalmente. Elas só se esquecem de que essa incondicionalidade termina. E logo.
    Bjos a todos!

  • comediasdavidacanina disse:
    31 de março de 2010 às 4:53 am

    Nossa, esse foi um dos meus posts prediletos. Não só pelo post, em si, mas pelos comentários, também. Não há nada q eu discorde aqui! E vou complementar mais um pouquinho: tem muita gente que fala que defensores da animais ficam insensíveis com os humanos, etc. Mas foi a partir das adoções dos meu cães q comecei a enxergar mais as crianças carentes. E foi a partir disso q adoção deixou de ser uma opção para virar um desejo. Ainda não sei se quero filhos, mas, se quiser, certeza que será adotado!
    Bjs a todos!! Carina.

  • Ligia Fascioni disse:
    31 de março de 2010 às 7:36 pm

    Tirou as palavras do meu teclado (a modernidade…ehehehe) e olha que eu já tenho 43 e já estou casada (2o. casamento) há 10.

    Quem precisa de filhos quando se tem 4 gatos fofos?

    Sinceramente, não sinto nenhuma falta. O povo da minha família já desistiu e até algumas sobrinhas já disseram que querem ser "como a tia Lígia" quando crescerem…ehehehhe… as crianças de hoje são muito espertas.

  • Ana Corina disse:
    31 de março de 2010 às 8:05 pm

    Oi meninas,

    eu nem entro no mérito de que filho de pata é melhor que filho gente ou vice-versa até porque da maneira como vejo a vida, são duas situações completamente diferentes e não concorrentes.

    Filhos peludos nos amam incondicionalmente e são maravilhosos, mas filhos 'de verdade' com toda a certeza devem ser uma experiência absolutamente fantástica e inegualável, além do mais, acredito que o sentimento de gerar uma vida deva ser imensurável e único, cada um sente de uma maneira, tanto que tem até quem entre em depressão.

    O meu 'x' da questão é mais o direito de EU poder decidir se e quando EU mesma terei filhos, sejam quais forem, de patas, sem patas, adotados, gerados na minha barriga, o canárioaquatro! O que me irrita é esta pressão alheia de seguirmos um roteiro, um padrão pré-definido e convencionado e de sermos julgados quando dizemos, "Não quero ir por aí, agradeço se entender".

    Não tenho nada contra crianças , sou apaixonadíssima por algumas e acredito que existam pessoas que não se sintam 'completas' sem passar pela experiência de ser mãe ou pai, mas hoje, eu simplesmente não tenho esta vontade . Não é pq o corpo muda, pq não há dinheiro, pq o marido não quer, pq o mundo vai acabar em 2012, pq ele é perigoso, pq é difícil educar um cidadão, pq depois de ter filho a prioridade passa a ser ele etc. É simplesmente porque dentro do meu coração não tenho estava vontade. Pode ser 'não tenho ainda', pode ser 'não tive, não tenho, não terei'. Da mesma maneira que nunca sonhei em casar na igreja de véu e grinalda, nem senti o menor desejo de voar de asa delta ou de ir à Disney, nem cobicei algo dos outros e por aí a coisa segue…

    Beijoequeijo que estou LOTADA de e-mails para ler, responder e mais uma penca imensa de coisas pra fazer, entre elas a coluna de sexta-feira!

  • SANDRA disse:
    1 de abril de 2010 às 3:47 am

    Oi,Ana!
    Achei esses comentários ótimos!
    Agora,imagina a minha stuação,não
    sou casada(e nem sei se quero casar)e não penso em ser mãe.
    Confesso tenho 46 anos bem vividos!
    Acho que o mundo está legal de cri-
    anças,trabalho numa comunidade carente com muitas delas sofridas,
    mal amadas e etc.
    Sou feliz,sendo mãe das minhas meninas cariocas de quatro patas.
    Já estou acostumada de sofrer comen
    tários como"vc não é normal",
    "já procurou um médico?'"bicho é bicho,gente é gente'"mãe de cachorro?Como assim?Blá,blá blá blá
    blá…..
    Quer saber,cada um que realize os
    seus sonhos,que seja feliz,casado,
    solteiro,com filhos, sem filhos,
    cada um viva a sua vida da melhor
    maneira possível.
    Eu gerei as minhas filhas da melhor
    maneira,gerei no fundo do meu coração e tenho as mesmas preocupações que qualquer mãe tem.
    E no futuro tenho planos de adotar
    mais!
    AMEM OS SEUS FILHOS!(gente ou bichos)E SEJAM FELIZES!BJS e lambidas das meninas cariocas

  • Anonymous disse:
    22 de julho de 2010 às 8:41 pm

    Simplesmente adorei esse Blog! Desde criança sempre soube que nao queria ter filhos. Todos me desafiavam pois diziam que eu ia mudar de idéia um dia. Já tenho quase 30 anos e a idéia nao me anima. Meu marido sempre compartilhou a idéia, mas de uns tempos pra cá anda mais sensível e já chegou a comentar que ele levanta sozinho pra cuidar a noite, etc.. Constantemente penso no que fazer, pois nao sei se seria feliz com filho, nao é meu estilo. Fico feliz quando vejo alguém que quer muito realizar esse sonho. Mas a frase do "só ter para fazer sombra", é exatamente o que penso. E nao encontro outros motivos, já me sinto completa. Sei que uma hora a conversa aqui vai ser definitiva, por enquanto vai demorar um pouco. Também tenho amor incondicional aos animais, a quem me dedico de corpo e alma. Se deixar monto um zoológico. Minha questao é, como nao se arrepender de uma questao delicada assim? Obrigada, é bom ter pessoas parecidas para compartilhar.
    Marianap – SP

  • Ana Corina disse:
    23 de julho de 2010 às 5:02 am

    Oi Sandrinha!! Falou e disse, não tenho mais nada a acrescentar!

    Mariana (SP), menina… Estou na mesmíssima situação que você e tá feia a coisa… Não vou ter filho pra agradar marido e a vontade não chega, kkk… Sei lá no que vai dar… Beijo!

  • Anonymous disse:
    23 de julho de 2010 às 10:31 pm

    Ana,
    Tenho uma colega mais velha que nao queria, e o marido até cercava ela no período fértil. Daí ela resolveu tentar porque nao tinha escapatória, era isso ou talvez separaçao… Entao resolveu tentar, hoje diz que está muito feliz e nao se arrepende. Espero que todas consigam resolver da melhor forma e buscar a felicidade. Por enquanto, a gente vai sambando…
    Marianap

  • Ana Corina disse:
    23 de julho de 2010 às 10:43 pm

    Ai, guria… Filho é pra sempre… Marido nem sempre… kkkk Prefiro continuar no samba mesmo pq minha vontade não é nem zero, é MENOS DEZ! kkk Beijão.

  • Anonymous disse:
    11 de janeiro de 2011 às 2:13 pm

    Adorei o post. Tenho 29 anos e sou casada há seis. A minha família e a dele não fazem esse tipo de cobrança, porém são nossos amigos que nos cobram muito. Não sinto falta nenhuma de ter filhos (pelo menos não ainda). Temos um casamento estável onde nossa pequena Kiki nos completa e há quatro anos veio preencher exatamente o que faltava. Só quero filhos humanos quando me sentir preparada para criá-los e educá-los e não para deixá-los direto nas mãos de babá e só vê-los direito nos finais de semana enchendo de presentes para supostamente suprir a ausência dos pais no decorrer da semana. Sim porque é o que acontece hoje em nossa sociedade e o resultado disso são crianças e adolescentes sem limites. A minha intenção seria ter um filho gerado e um adotado, mas não me incomodaria de adotar os dois caso necessário e tbém poderia adotar mais uns 2 pequenos, já que eles são minha paixão.
    Por: Hellen Borges
    Brasília – DF
    hellenhta@gmail.com

  • Ana Corina disse:
    11 de janeiro de 2011 às 10:50 pm

    Oi Hellen, obrigada por comentar. Este ano faço 34 e já comecei a ouvir a chateação de que os 35 estão chegando, hehehe.
    Vontade de ter filhos humanos? Por enquanto é zero! Beijo.

  • Anonymous disse:
    29 de março de 2011 às 11:25 pm

    Parabens pelo post. Hoje em dia parece que as pessoas sao programadas para casar ate os 30, ter o filho ate os 35, comprar um carro de familia (como eu odeio esse termo), colocar o filho em mil aulas (terceirizar a criacao) e ser "feliz". Se voce nao encaixa nesse perfil eh um fracassado.
    Abracos,
    Rock

  • Mãe de Cachorro - Ana Corina disse:
    30 de março de 2011 às 2:25 am

    Valeu, Rock!
    Smacks pra você!
    :o ]

  • Suzan Afonso disse:
    10 de maio de 2011 às 1:24 pm

    Sabe Ana, Antes eu realmente ficava chateada quando alguém falava assim pra mim, especialmente parente próximos, Mãe, tia, avó.

    O Fato é que Ter criança em casa é delicioso, isso até você não pode negar, claro que você tem que estar disposta a querer ter um filho, mas uma coisa é certa. Você nunca estará preparada, até ter seu primeiro Filho. Isso quem me falou foi minha avó, numa das minhas tentativas frustadas de alegar q ainda não tive um filho por que não estou preparada. Ela teve 5 e até hoje ela fala que ainda não esta preparada. XD

    Eu ja estou beirando os 30, e agora eu quero muito ter filhos, ainda que não esteja preparada, quero saber como é ser mãe, se é tão bom quanto todas dizem, e quanto a Educação. Ora, eu sou uma mulher do bem, protetora de Animais, Tudo o que eu sei, vou passar ao meus filhos, tudo de bom que minha mãe me ensinou, passaram para eles… então eu acho que não serão apenas sombras…

    O que eu quero com esse comentário é simplesmente te pedir. Pergunte a Si mesma.

    Eu quero mesmo ter filhos? Se a resposta for Sim. ou Não a sua atitude será igual, você ja estará ciente do que você deseja, e as perguntas irritantes, já não serão tão irritantes assim.

    Beijos Linda!

    Afagos no Shoyo! (cachorro delícia da leitora =3)

    Suzan Afonso *Mãe de duas Gatas e de possíveis Trigêmeos *_* (que ainda estão no pensamento XD)

  • Mãe de Cachorro - Ana Corina disse:
    10 de maio de 2011 às 1:30 pm

    Oi Su!

    O problema não é ter filhos, é ter filhos só pra fazer sombra, ué! Vai educar? Vai cuidar? Vai amar? Vai contribuir para o exército dos bons? Então bora lá!

    Olha o fim do meu texto
    "A vocês todos, cães queridos e perfeitos em sua devoção e lealdade, meu eterno agradecimento, por ter o privilégio de haver escolhido a cena em que sigo com um marido numa mão e uma guia na outra, mas sabendo que sempre haverá uma maneira de incluir nesta história um carrinho de bebê sem excluir meus primeiros filhos, os caninos, porque afinal, mãe de cachorro também é mãe!"

    Beijocas mil e sucesso com os teus futuros babies!

  • Fernanda disse:
    10 de maio de 2011 às 1:34 pm

    Eu sempre leio o blog, mas nunca comento (falta de tempo mesmo), mas nesse não teve como! Eu #rialto quando li o post! hahaha
    Vc me descreveu aí!!! E olha que eu tenho 29, nem cheguei nos 30 ainda, mas o "povo" já me cobra um filho! A minha resposta: Ahh ainda não, só qdo a Jade já tiver com uns 5 anos!
    Detalhe, a Jade é a yorkshire mais amada desse mundo! E é minha filha!!!
    Legal né?!
    Na hora certa a gente decide o que fazer do futuro!
    Bjão e sucesso pra vc!

  • Prih Makeup [Priscila Castro] disse:
    10 de maio de 2011 às 1:59 pm

    rsrsrsrs vi que muita gente [assim como eu] se identificaram com o texto, pois é… eu me casei cedo, mas nem por isso quis ter filhos cedo e a pressão aumenta dia após dia… eu tenho vontade sim, mas acredito muito que há um tempo pras coisas acontecerem e não gosto de forçar a barra. Vc disse muito bem sobre a velhice solitária, muitos tem filhos mas ficam isolados em um asilo, é triste!

    bjooos

  • Gabi disse:
    10 de maio de 2011 às 2:17 pm

    Ana
    Veja essa matéria http://bit.ly/dM2L6Z
    Quanto ao argumento de ter companhia na velhice, existe motivo mais torpe e egoísta pra ter filhos? Coitadas das crianças que nascem já com esse fardo, não é?
    Beijos,
    Gabi

  • Kika Ribeiro disse:
    10 de maio de 2011 às 2:52 pm

    Oi, Ana!

    Começo dizendo: tenho 41, casada há 15 anos com um segundo marido.
    Podes imaginar que ouvi duas vezes a mesma ladainha de famílias diferentes.

    Acho que a tal cobrança, vem devido a dificuldade que as pessoas têm em não aceitar que as pessoas podem ser felizes de outra forma!

    Eu nunca "sonhei" em ser mãe.
    E se é pra polemizar, ainda acrescento que jamais faria como alguns casais que fazem de TUDO pra ter um filho biológico.
    Por enquanto, não quero saber de compromissos de "terceiros" (filhos)…

    E fico feliz que a essa altura de minha vida tenho ouvido cada vez menos cobranças e aulas de genética…hahahaha

    Se algum dia a idade realmente for fator incapacitante, que eu adote, essa é minha opção.

    Adorei seu texto e os comentários das outras mulheres.

    Beijos,

    Kika

    Acho que

  • Anonymous disse:
    10 de maio de 2011 às 2:52 pm

    Ai Ana, como sempre falando tudo o que a gente também está sentindo. Eu tenho 28 anos, ter filhos para mim é uma coisa tão distante……mas fica todo mundo cobrando. Eu já passei da fase de ser educada. Pergunto logo: "É tu que vai educar?".
    Bjos, Raquel Ribeiro

  • Kika Ribeiro disse:
    10 de maio de 2011 às 2:59 pm

    Desculpe, mas se for possível discordar pacificamente da leitora Suzan, gostaria de dizer sobre sua frase:
    "… O Fato é que Ter criança em casa é delicioso, isso até você não pode negar,…"

    Isso realmente varia de temperamento.
    "detesto" visitas com crianças em minha casa, principalmente aquelas que não sossegam e têm pais permissivos.

    Já deixei de fazer reuniões em minha casa por "ter" que convidar casais com filhos.
    Por educãção achei melhor desistir da festa, já que desistir do convite seria muita grosseria.

    Beijos

  • RetroMomentos disse:
    10 de maio de 2011 às 3:20 pm

    Sabe de uma coisa? A questão é o respeito, temos q saber respeitar a decisão do próximo, o tempo de cada um… E o que importa nessa vida é ser feliz!

    Até entendo a preocupação de nossos pais, mas… o futuro a Deus pertence.

    To no msm barco! Seguindo a linha, deixa como está pra ver como é q fica… rs bjs

  • Naty-É preciso saber viver... disse:
    10 de maio de 2011 às 11:06 pm

    Tenho 23 anos,sou casada há dois,e a preocupação alheia não termina sobre quando eu irei ter filhos,já cansei de ouvir:"Vai cuidar de uma criança que é melhor…". Odeio quando as pessoas não entendem que eu já tenho dois filhos(1 SRD e um Pittbull). Quero muito gerar um filho mas agora não é o momento,e quando o mesmo chegar vou criar todos juntos,como numa grande matilha!!!
    Bjos!!!

  • ivelise disse:
    11 de maio de 2011 às 2:04 pm

    Olá Ana…
    Mais uma vez o "assunto espinhoso"!(risos…)Adoro isso!!!!!
    É muito muito bom estar entre as pessoas que pensam como nós, (eu), e aqui sinto-me na sala de casa…
    Tudo já foi dito e foi falado, entretanto, penso que deva ser uma situação difícil quando o casal não concorda sobre o assunto!
    Eu terminei um relacionamento anterior pois o rapaz em questão não abria mão de ser pai, e eu não abria de não ser mãe!Obviamente não daria certo, seríamos 2 infelizes, seja qual fosse a escolha feita.
    Atualmente sou casada a 9 anos, e logo no 1º encontro já fui despejando:
    "Olha só vou levar isso adiante, caso vc pense como eu, e falei que não quero ter filhos NUNCA!"
    Ele não só aceitou como disse que desejava encontrar uma mulher assim!Então tá né?(rssss)
    Não me sentiria feliz fazendo a infelicidade do outro, esse é um assunto que o casal precisa estar de pleno acordo, pois não se pode ter "+ ou – " filhos, ou ser 50% mãe ou pai…
    Mas tenho certeza que vcs irão encontrar uma solução adequada no seu caso…Te desejo tudo bom…bjos…

  • Anonymous disse:
    11 de maio de 2011 às 9:50 pm

    Eu tenho 39 anos, vou fazer 40, não sou casada e filhos….a idéia nem se passa pela minha cabeça.Já ouvi muita coisa, acho que agora o povo já até desistiu. Sempre tive em mente a seguinte questão: Se eu tiver (ou tivesse) que ter filhos eu teria, se não tenho que ter, não vou ter. Ter filho somente para preencher um vasio, para dar satisfação a sociedade,é um grande egoísmo.Trabalho em escola e estou cansada de ver crianças, jovens com a vida destruída por causa de pais e mães que nunca deveríam ter tido filhos. Pelo menos desse pecado Deus não vai me cobrar.
    Ah, eu sou "mãe" de cachorro, gato, passarinho e tudo quanto é bicho que eu amo de paixão.
    Gostei do Post! Parabéns, Ivana
    Ivana, RJ, montanha.branca@yahoo.com.br

  • Anonymous disse:
    11 de maio de 2011 às 10:15 pm

    gerar filhos sem consciência é contribuir para a formação de uma sociedade doente.
    Ivana, RJ

  • Emanuela disse:
    13 de maio de 2011 às 5:52 pm

    Ana, concordo contigo. Tenho 2 anos de casada e desde então sou cobrada. Certa vez, depois de ouvir muitos absurdos calada, fui obrigada a responder para uma pessoa que eu havia namorado 5 anos e ninguém nunca me perguntou por filhos. Bastou casar e eu virei " maria parideira". Por enquanto, sou mãe de cachorros e gatos com muito orgulho. Quero filhos humanos, mas tudo no tempo determinado por Deus, para que não haja arrependimento. Beijos.

  • Anonymous disse:
    16 de maio de 2011 às 1:41 pm

    Concordo totalmente com o post.

    Tenho 28 anos e acabei de me casar, as cobranças das famílias já começaram. Eles querem que eu tenha um bebê bem rapidinho. Mas, como você,de alguma forma me sinto mãe, pois temho muita dedicação, carinho e cuidados com meu "bebê peludinho". E além disso ter um filhotinho pode ser visto como um "estágio" antes de ter um bebê biológico.

  • kaká disse:
    14 de dezembro de 2011 às 10:30 pm

    tenho 21 anos namoro faz um ano e as pessoas ja me perguntam em sobre casamento eu não quero ter filhos nem meu nammorado mais tenho medo dessa sociedade louca que vai me cobrar ainda mais que sou evangelica e eles acreditam que serei uma mae de 4 filhos tá doído parece ate pecado mais para ninguem me pertubar irei dizer que sou doente e não posso ter filhos só assim me deixaram em paz.

  • 15 de dezembro de 2011 às 4:19 pm

    Que mundo TRISTE em que uma mulher precisa inventar uma doença para poder ter PAZ em sua vida e viver feliz com suas escolhas. Sinto MUITO, principalmente por que sei BEM o que passas, cada vez mais, já que está todo mundo tendo filhos e mais filhos ao meu redor. Beijo.

Diz aí, espaço do leitor:


Obrigada por participar!
Para comentar NÃO é preciso ter conta no wordpress, basta deixar
comentário como "Anônimo", só não esqueça de:
* deixar seu nome
* dizer de que cidade/Estado você é
* deixar seu e-mail caso necessite de resposta

Não serão publicados comentários anônimos ou que contenham:
* ofensas/palavrões
* ataques a pessoas ou instituições
* propagandas

Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua publicação.

AUbraços, Ana Corina!
Leia também:
Sobre o blog
Licença de uso do Mãe de Cachorro





(*)campos obrigatórios.