• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Eca! Bom mesmo é não ter nenhum dos dois!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 16 de novembro de 2009
    Clique na figura para ampliá-la – Revista Mundo Estranhoed. 78

    Achei o quadro acima bem interessante para nos lembrar do quanto devemos fazer o máximo possível para manter nossas vidas e saúde, e as dos nossos peludos amados, bemmm longe dos parasitas!
    Há um tempo castrei as três cadelas de um senhor que mora na minha rua. Passei na frente da casa dele e lá estavam a cadela mais velha e sua filha, cheia de filhotinhos. Não deu pra não me meter, principalmente porque eu já tinha ensinado pra ele, quando eram somente ‘mãe e filha’, sobre a castração gratuita em Floripa, onde ele conseguiria chegar a pé, já que moramos perto do CCZ. Adiantou? Não! Me obriguei a castrar as duas e doar e castrar os filhotes que consegui. A filhotinha que sobrou, ficou com ele e castrei também, assim que cresceu o suficiente. Mas fora essa reprodução desenfreada, os pobres animais estavam simplesmente COMIDOS de pulgas e carrapatos. Ao conversar com ele, ainda ouvi “Mas carrapato não dá só em vaca?”. Não, não dá só em vaca e ainda tinha carrapato subindo pelas paredes da casa dele, literalmente. Resultado: fiquei no pé, comprei os produtos para ele aplicar nas cadelas e no quintal (e fiz com que ele pagasse ao menos isso), fiz os pós-operatórios das cadelas, vacinei as três e até hoje fico em cima, parando lá para conversar e olhá-las vez ou outra.
    Ainda há pouco, apliquei anti-pulgas/carrapatos nas três de novo, mas a situação está simplesmente outra, o mato está sempre roçado e nunca mais as encontrei infestadas como da primeira vez.
    Ele me “obedeceu” porque é bonzinho ou estava preocupado com as cadelas? Claro que não! Falei dura e calmamente olhando nos olhos dele: “Se essas cadelas sumirem ou se não estiverem bem cuidadas, eu vou dar queixa do senhor na polícia porque maltratar e abandonar animais é crime! Ande na linha porque estou de olho todos os dias.(isso depois de ouvir, bem no começo das nossas “relações” que ele queria abandonar a última cadelinha e a sua mãe por aí, só ficando com a ‘velha’).Mas voltando ao que interessa realmente, que são os carrapatos: a cadela mais velha, e mais alta, fazia sabem o quê? Mordiscava as duas menores, arrancando delas os pequenos sugadores de sangue. Com isso, sem ter quem fizesse o mesmo por ela, a pobrezinha estava fina de tanto carrapato e pulga… Pois se até a própria cadela sabe dos malefícios e cuidava de suas descendentes com as armas de que dispunha, seus próprios dentes, não seremos nós a deixar de cuidar dos peludos sob nossa proteção, não é mesmo?E aqui vai uma dica que aprendi para uso humano: aplicar anil dissolvido em água faz com que os carrapatos caiam do corpo!
    Como cães e gatos são peludos, após o banho de anil o importante é sair tirando-os com cuidado. Espero que seja útil, principalmente a quem tem vários animais, porque não é barato mantê-los livres de parasitas com os produtos ‘tradicionais’.
    Categoria: Carrapatos, Pulgas, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    12 Comentários:

    1. Ana Corina disse:

      27 de outubro de 2010 às 23:11

      Oi Rose,

      Acredito que sim, mas se eu fosse você, passava um pouco só para ver como ela reage, até porque é uma cadelinha pequena e idosa.

      Dá uma lida nos trechos abaixo, que retirei lá do Cachorro Verde (http://cachorroverde.com.br/site2009/?p=1827)

      "Sabe-se que pulgas, carrapatos, mosquitos e outros parasitos se alimentam primeiro em animais menos saudáveis. Portanto, o objetivo do controle preventivo de pulgas e carrapatos é promover a saúde máxima de seu cão ou gato. Naturalmente isso tornará o pet mais resistente e menos atraente aos parasitos.
      Para aumentar a resistência natural do organismo, mantenha o pet no peso ideal (gordinhos são imunossuprimidos), ofereça dieta natural, vacine e medique com moderação e forneça diariamente suplementos com ação repelente, como pedacinhos de alho fresco (algo como 1/5 de um dente médio de alho para cada 10kg de peso) e uma colher de café ou de chá de levedura de cerveja em pó, dependendo do porte do animal. Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã na vasilha de água do pet também ajuda a espantar esses parasitos.
      E por fim, não descuide da limpeza do ambiente, onde ficam 95% das formas imaturas de pulgas e carrapatos. Passe o aspirador de pó frequentemente, tomando o cuidado de jogar o saco fora a cada aspiração. Parece exagero, mas o calor do aspirador faz as pulgas emergirem das pupas e com isso o saco não descartado se torna um criatório de pulgas adultas famintas que rapidamente infestam o animal e o ambiente. Mantenha a grama do jardim sempre aparada e livre de folhas mortas, para que o sol destrua as fases intermediárias das pulgas. Deixe limpas caminhas, casinhas, cobertores e outras superfícies onde o animal dorme, lavando-as com frequência e colocando-as no sol diariamente."

      Leia também os posts

      http://www.maedecachorro.com.br/2010/02/sai-de-mim-deixe-seu-pet-livre-das.html

      http://www.maedecachorro.com.br/2010/07/dicas-caseiras-para-tratar-seu-peludo.html

      http://www.maedecachorro.com.br/2009/02/diga-adeus-aos-carrapatos.html

      Boa sorte!

    2. Anonymous disse:

      27 de outubro de 2010 às 21:25

      será que posso usar esta receita na minha pincher de 14 anos? rose/manaus.

    3. Ana Corina disse:

      31 de agosto de 2010 às 11:15

      hehehe Mas é só clicar em cima que a figura abre em outra página bem grandona e dá pra ler tudo!

    4. Rigonati disse:

      31 de agosto de 2010 às 04:17

      Amiga…adoraria ler o cartaz tb ! Mas, nem com óculos…- eheheheheh !!!!

    5. Ana Corina disse:

      31 de agosto de 2010 às 03:08

      Oi Wan,

      uma amiga aqui de Floripa já está usando (pq passei pra ela faz tempo) e aprovou, viu? Aqui em casa não tenho infestação, mas talvez comece a usar como repelente.
      Beijo!

    6. Anonymous disse:

      31 de agosto de 2010 às 03:07

      Ana, excelente a dica!
      Tenho passado um produto que tem um cheiro super tóxico, vou fazer essa solução.
      Bjão
      Wanice (@mestrawan)

    7. Caroline disse:

      16 de novembro de 2009 às 17:19

      Obrigada Ana, é q eu vi agora a pouco e me apavorei, e o vet não atendia o tel.

      Beijo!

    8. Ana Corina disse:

      16 de novembro de 2009 às 17:16

      Oi mãe do pinscher! Olha, NÃO sou veterinária, não estou vendo o cão, então a recomendação é sempre: leve num vet. Mas que é normal dar uma sangradinha (até pq pode ser sangue 'velho' de dentro do saquinho), até é… Mas fale com o vet que os castrou. Beijo.

    9. Ana Corina disse:

      16 de novembro de 2009 às 17:13

      Pri, querida: como a receita é mega natureba e não tem nada potencialmente tóxico ou perigoso (minha sogra anda com uma trouxinha de cânfora pendurada no pescoço desde que começou essa palhaçada de gripe 'suína' e só faz bem), nem fui atrás pra conferir com um vet pq acho que vale tentar. E outra: vets trabalham em petshops q vendem os produtos 'oficiais' e tal, logo, talvez não tenham muito interesse em confirmar algo realmente eficiente… Beijo!

    10. Anonymous disse:

      16 de novembro de 2009 às 16:56

      Ana, eu castrei meu pincher e minha srd na 4° feira passada, eles ainda estão com o colar elisabetano, pq eles são MUITO eletricos, se deixar eles querem arrancar os pontos (os pobrezinhos não aguentam mais nao poder coçar a orelha…), enfim, hoje os pontos do saquinho do pincher começou a sangrar, tenho limpado com soro e passado pomada, mas ele sempre foi mto arisco e brabo, só de encostar o algodão ele quer morder.
      É normal sangrar um pouquinho? Vc tem alguma idéia do que eu posso fazer mais?

    11. Priscila Coelho Blauth disse:

      16 de novembro de 2009 às 14:06

      Também recebi o repasse-do-repasse e fiquei com a pulga atrás da orelha (ótimo trocadilho). Recebemos tanta bobagem por mail de gente que não tem o que fazer que dá um medinho…

      Será que tu não consegues consultar teus vets de plantão e confirmar essa receita aí?

      Beijo!
      Pri
      Não Compre, Adote!

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados