• Instagram do Mãe de Cachorro

    Instagram
  • Receba os posts por e-mail:

    Diga ADEUS aos carrapatos e pulgas (e melhore a saúde do seu cão)!

    Mãe de Cachorro - Ana Corina | 12 de fevereiro de 2009
    Sabe aquela sensação chata de passear com os filhos nas ruas e parques e depois revirá-los em busca de uma aquisição indesejada em forma de pulga ou carrapato?
    Seus problemas acabaram!!! Você conhece o Neem (ou Nim)??
    Resumindo, este é o nome de uma árvore que todos os que estão preocupados com a saúde de seus filhos peludos deveriam conhecer bem. Entre outras coisas, o neem é utilizado para combate de carrapatos e a ótima notícia é que é um produto 100% natural, portanto, mais saudável para ser usado pelos animais e também para ser manipulado por nós.Clique aqui para ler um artigo ÓTIMO sobre Neem da veterinária Carmen Cocca.

    Conheça também: armadilha caseira para pulgas

    Para convencer todo mundo a ler o post da Carmen inteirinho, aí vai um pedaço que diz muito da razão de ser super importante sabermos mais sobre o Neem:

    “Encontrei trabalhos científicos que relatam boa atuação do Neem como repelente e controle ambiental de moscas (Cochliomyia hominivorax, Lucilia cuprina, Chrysomya megacephala e Musca domestica), mosquitos (Aedes,Culex, Anopheles), carrapatos (Rhipicephalus sanguineus e Boophilus microphilus) , ácaros da sarna, pulgas e piolhos. OUTRAS POSSÍVEIS AÇÕES DO NEEM Também há relatos de sua utilização na assepsia de ferimentos e cicatrização. Sua ação como gel dental promove a redução de placas bacterianas (tártaro ), periodontites e gengivites (as folhas). Já existem trabalhos de sua ação sobre alguns tipos de câncer , com resultados animadores. Efeitos gastroprotetores (úlseras e hipersecreção) equivalentes aos medicamentos comerciais mais utilizados nesses casos (ranitidina e omeprazol), também já foram observados, assim como efeitos hepatoprotetores, hipolipêmicos e hipoglicêmicos. Sua ação espermicida e antimicrobiana contra doenças sexualmente transmissíveis também vem sendo pesquisada com resultados iniciais promissores. O efeito contraceptivo pós-coito, não hormonal, vem sendo explorado em estudos visando minimizar os efeitos colaterais dos contraceptivos esteróides. Efeitos imunomoduladores têm recebido grande atenção, em função de suas propriedades antimicrobianas, antinflamatórias, antipiréticas, diuréticas e indutoras da produção de interferon. Existem ainda alguns relatos quanto a sua eficácia no combate à algumas viroses. Em trabalho efetuado in vitro demonstrou ação sobre dermatófitos (fungos) Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes, Trichophyton violaceum, Microsporum nanum e Epidermophyton floccosum . Também encontram-se citações em alguns trabalhos onde vem sendo explorada sua ação como vermífugo natural.”

    Recebi por e-mail informações sobre um produto que também é natural e que comprovei a eficácia pessoalmente porque quando ganhei (e repassei) uma doação de suplementos ano passado um dos produtos era o Estibion Plus em pó e em bisnaga. Quando liguei para o pessoal da Polícia Ambiental para avisar que tinha doação Estibion para pássaros que queria repassar pra eles, ficaram super felizes porque conheciam o produto e já gostavam.

    Selecionei algumas partes do texto (enormeee), aí vão elas.

    (LEMBRANDO: sempre consultar um veterinário antes de medicar os filhos peludos)

    Apresentamos as principais “Indicações e Benefícios” dos produtos ESTIBION. Você irá descobrir que existem produtos com efeitos benéficos para cada necessidade, e que nunca foi tão fácil realçar e manter a saúde, o vigor e a beleza dos seus animais de estimação. Tudo isso respeitando o meio ambiente e contribuindo para redução da emissão de gases na atmosfera.

    DESCOBRINDO O ESTIBION
    Os Simbióticos e Nutracêuticos ESTIBION são Suplementos Alimentares Funcionais para animais, compostos por Prebiótico, Poliprobiótico, Polivitamínico e Extratos Vegetais (fitogênicos) obtidos de plantas medicinais reconhecidas mundialmente por seus efeitos benéficos para a saúde humana e animal, combinadas com oito dos principais probióticos pesquisados e utilizados na medicina milenar.
    Através de pesquisas e ensaios de laboratório e de campo realizadas por L. Amorim nos últimos 22 anos, foram elaboradas as formulações ESTIBION com múltiplos benefícios que atendem aos novos preceitos e exigências legais da segurança alimentar, tanto nacionais como internacionais. Tais conceitos se aplicam tanto à preservação da saúde como ao controle parasitário e tratamento das anomalias comuns aos animais de estimação, podendo ser denominada de NATUROTERAPIA preventiva e curativa.

    COMPOSIÇÃO BÁSICA
    Todas as formulações são compostas por Prebióticos, Probióticos, Aloe Vera e Confrei.

    O Plus Neem além dos componentes citados, apresenta na composição o extrato da planta Neem como antiparasitário natural.
    Plus – Prebiótico, Poliprobiótico, Vitaminas, Aloe Vera e Confrei para uso contínuo em animais de todas as idades. Apresentado em embalagens metalizadas com 300g e 2 kg Plus Neem – Prebiótico, Poliprobiótico, Vitaminas, Aloe Vera, Confrei e Neen para uso contínuo.
    Apresentado em embalagens metalizadas com 300g e 2kg ou cápsulas de 500mg em potes com 30/100/200 unidades, indicado para controle parasitário em animais de todas as idades.

    EXTRATOS VEGETAIS BIOATIVOS

    Neem (Extrato da Planta)
    : De origem asiática, a árvore de Neem (Azadiracta indica) é conhecida na Índia como a árvore da vida, sendo utilizada como planta medicinal há centenas de anos, mundialmente aprovada para uso na agricultura e pecuária orgânica. A azadiractina é o princípio ativo obtido do extrato da planta Neem, homogeneizado e estabilizado, com efeitos antiparasitários, coccidiostático, antimicrobiano e antifúngico natural, atuando sobre todas as formas de endo e ectoparasitos, com ação comprovada sobre moscas, mosquitos, pernilongos, carrapatos, miquins, bernes, vermes, eimérias ou protozoários, pulgas, piolhos, sarnas etc.

    Atenção: a utilização em doses acima das recomendadas pode ser abortiva e contraceptiva.

    INDICAÇÕES:

    • Reforço do sistema imunológico;
    • Situações de estresse (banho e tosa, doação, viagem, fogos de artifício, ou em qualquer provável situação de estresse;
    • Na vacinação;
    • No desmame;
    • Em trocas de ração;
    • Na desverminação;
    • Em casos de inapetência;
    • No combate à coprofagia (comer fezes);
    • No combate a dermatites, dermatoses, sarnas, fungos e micoses;
    • Parvovirose e gastrenterite bacteriana ou viral;
    • Síndrome da má absorção;
    • Controle parasitário natural;
    • Combate a fungos e protozoários.

    OBSERVAÇÕES:
    • Em situações de estresse ou em animais debilitados, dobrar a dosagem durante sete dias e/ou a critério do médico veterinário.

    • No caso de tratamento com ESTIBION Plus Neem para controle parasitário, em situações de altas infestações, dobrar a dosagem durante 5 a 7 dias ou até desaparecerem os sintomas.


    Aloe vera (Extrato da planta): (pra quem não conhece, é a famosa Babosa) Fonte natural de Aminoácidos, Enzimas, Hormônios, Complexos Antraquinônicos, Saponinas, Mono e Polissacarídeos, Acemanann (parte integrante das membranas celulares, que aumenta a resistência do organismo à presença e penetração de microorganismos nocivos), Esteróides, Vitaminas e Sais Minerais, sendo fatores com múltiplos efeitos benéficos para a saúde, resistência e bem estar, com importante ação preventiva e curativa na maioria das doenças comuns aos animais.
    A crescente importância das terapias “alternativas” ou naturais trouxe um interesse crescente no uso médico desta planta que possui as seguintes propriedades medicinais comprovadas: antiinflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, colagoga (
    aumenta a produção de bile no fígado), emoliente, estomáquica, regeneradora celular, tônica e vermífuga. Pode-se considerar que a Aloe Vera (babosa) tem três grandes áreas de atuação na medicina humana e veterinária: o tecido epitelial, os capilares e o sistema imunológico. 

    (Extrato da planta): Extrato vegetal protéico, importante fonte de aminoácidos essenciais, especialmente o triptofano, vitaminas e minerais orgânicos, utilizado na alimentação animal e na medicina popular devido às propriedades curativas e preventivas sobre inúmeras doenças. Devido ao grande conteúdo de minerais, vitaminas e alcalóides, o confrei é um maravilhoso revitalizador das células, permitindo o rápido aumento da hemoglobina, o rejuvenescimento interno e externo, e a rápida cicatrização. Também atua como fortificante da pele e da pelagem ou plumas. Possui as seguintes propriedades medicinais comprovadas: hemostático, cicatrizante, adstringente, antiinflamatório, calmante, emoliente, hidratante e regeneradora celular.

    Categoria: Carrapatos, Pulgas, Saúde
    Atenção!
    Plágio é crime federal previsto na Lei 9.610/98.
    Conheça a Licença de Uso do blog e saiba o que você pode fazer ou não com os posts do Mãe de Cachorro!

    39 Comentários:

    1. wania disse:

      22 de dezembro de 2013 às 13:35

      ola boa tarde, tenho um filhote de shitzu com apenas 45 dias, e ela chegou cheia de carrapato tipo uma bolinha preta. o que posso usar?

    2. Ana Clara disse:

      21 de novembro de 2013 às 20:02

      Ola, o Neem sai na agua? Eu boto depois do banho em locais que o cao nao consiga lamber, ou eu boto durante o banho e depois enxaguo? Quanto ml eu devo botar por litro de agua? E quanto ml diluido na agua eu devo usar em cada Pastor Alemao?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        24 de novembro de 2013 às 23:49

        Oi Ana,

        Tem a resposta em outro texto aqui do blog:

        “Óleo de Neem: barato, atóxico e pode ser usado no ambiente, nos cães e até em humanos como repelente do flebótomo, mosquitos, pulgas e carrapatos, diluído em água. De quebra você ainda livra os peludos de pulgas e carrapatos. A Vivi Vieri enviou um link com informações interessantes sobre o Neem, clique aqui para ler.
        O Óleo de Neem é reconhecidamente um inseticida natural, de uso seguro. É comercializado em formulação de 500 ml com pulverizador (pronto para uso) ao custo aproximado de 18 reais. Encontra-se, também, sob a forma concentrada, cuja recomendação de uso é de 10 a 20 ml por litro de água e custa cerca de R$ 48,00. Um litro do produto concentrado rende cerca de 50
        a 100 litros para pulverização. Aplica-se espalhando o volume sugerido na ponta das orelhas, cabeça e linha dorsal do animal. A aplicação deve ser
        repetida após o banho, com o animal seco, ou a cada 3 dias. O produto também deve ser aplicado nos canis (paredes e telas) e nos portais de janelas e portas das residências e apartamentos. MANTER FORA DO
        ALCANCE DE CRIANÇAS. Pode ser adquirido em casas agropecuárias. (fonte: http://fielamigo.com.br/trata/)”

        Leia o texto inteiro: http://www.maedecachorro.com.br/2013/07/leishmaniose-visceral-canina-dicas-naturebas-de-prevencao.html

    3. Iara Bulso disse:

      4 de setembro de 2013 às 13:39

      Sempre que possível trato meus imalaios com homeopátia mas,o Estibion Plus ainda não usei. Estou a procura já a algum tempo. Aqui em Porto Alegre as lojas não o conhecem. Se puder me informar onde comprar ficarei imensamente agracdecida…

      Parabéns pelo site que nos traz muito esclarecimentos!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        4 de setembro de 2013 às 15:17

        Oi, procure pra vender na internet… Não moro em PoA… Mas tens que ver se o produto pode ser administrado pra gatos, ok? Bjo.

    4. Tabatá disse:

      21 de julho de 2013 às 22:05

      Olá Ana tudo bem, minha poodle tem 13 anos, apresentou uma coceira anal, o vet., diagnosticou rabugem de cachorro, no procedimento ele, espreme sai um liquido fedido pelo ânus, isso já completou um mês. Gostaria que você me indicasse um medicamento natural; Estou preocupada pois persiste a coceira e a região esta bastante irritada, será que posso usar babosa.
      Amei seu trabalho Beijos,
      Denizete Sena

    5. maria ines disse:

      14 de julho de 2013 às 02:17

      tenho um shihtzu panda, vai fazer 2 anos,e ele está cheio de pulga, o eu faço.

    6. Isa disse:

      15 de maio de 2013 às 14:24

      Oi Ana.
      Lí seu artigo, me interessei e comprei o Estibion de Neem. Quando minha cachorrinha brinca no pátio do prédio onde moro, as vzs encontro uns carrapatinhos nela, é sempre cheio de pombos por perto. Aí perguntei pro meu vet qdo ela foi tomar a 2ª dose de vacina sobre o q fazer pra prevenir a contaminação de carrapatos e ele falou q como minha Duda ainda é novinha (uma shih tzu q irá fazer 3 meses semana q vem) não tinha nada q pudesse passar nela e pra eu ir encontrando e tirando.
      Comprei o Estibion, lí como usar e tudo, mas tenho uma dúvida, diz q é pra usar por 5 ou 7 dias mas não fala um intervalo mínimo de tempo para poder dar de novo!!tipo de 1 em 1 mês por exemplo. Qual o intervalo q vc dá no uso do Estibion para seus cachorros?
      bjos

    7. Ana Rosa disse:

      13 de fevereiro de 2013 às 19:05

      ONDE ACHAR ESTIBION NEEM, NÃO CONSDEGUI NEM PELA INTERNET

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        13 de fevereiro de 2013 às 23:16

        Ana Rosa, ué… Faz muito tempo que não compro, mas aqui em Floripa acho fácil na pet onde meus cães são tosados. Nem no site da Estibion? Faça contato com a marca.

    8. Daniella disse:

      19 de dezembro de 2012 às 16:41

      Olá Ana,
      O laboratório L.amorim também tem o óleo de neem que pode ser pulverizado no ambiente e no animal, também existem shampoos e condicionadores e até perfumes a base de neem você pode me dizer se tem conhecimento da eficacia e segurança desse produtos também. Obrigada!

    9. selma disse:

      7 de dezembro de 2012 às 15:38

      adorei nao tinha conhecimento do neem, vou usar abraços

    10. Marcos disse:

      3 de dezembro de 2012 às 11:39

      ola ana bom dia .estamos sofrendo com carrapatos tipo feijao nas cachorras e em minha casa .ja usei varios remedios e nada de acabar .ontem mesmo passamos veneno em tudo e demos banho nas duas .chego agora para almoçar e vejo alguns de novo .sao filhotes ,alguns adultos .gostaria de saber se este neem realmente vai resolver . obrigado e parabens pelo trabalho

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        3 de dezembro de 2012 às 12:07

        Marcos, não tenho como garantir nada, apenas repasso informações que podem ser úteis. Já recebi alguns comentários positivos sobre o uso do BioCão, homeopatia que podes comprar pela internet. Eu tentaria ele em conjunto com o Estibion Plus Neem polvilhado na comida e uma lasca fina diária de alho picadinho e cru. 🙂

    11. Dilma disse:

      29 de novembro de 2012 às 19:48

      Estou inconformada da minha cadelinha ter pego carrapato.Ela já tem 16 anos e nem levo ela na rua e derrepente pega essa praga.Fui enganada por um vendedor que o remédio ADVOCATE que era eficaz e completo, fui tudo mentira.Eu não conhecia um carrapato feito uma bolinha preta, após usar esse remédio apareceu o tal estreliha que todo mundo conhece. Fiquei irritada com essa mentira , já mandei dedetizar meu ap e coloquei nela o genérico do frontiline é o que está expulsando leles.Já não sei mais o que fazer pois tenho verdadeiro pavor de carrapato. Me ajuda por favor…

    12. Luciana disse:

      16 de novembro de 2012 às 14:11

      Oi gente!
      Sou tutora de um gato siamês que está sofrendo horrores com sarna felina. Não, eu não fiz o teste mas a análise da pele coincide com sarna felina.
      O fato é que já tentei de tudo: banho com shampoo peroxidex, 4 injeções de ivermectina, matacura, tiuran (líquido e sabonete). Faz uns 7 meses que estou nessa briga contra esse maldito parasita e não consigo resolver. A única coisa que começou a dar resultado foi a homeopatida da Arenales, mas é muito cara (eu não tenho como gastar 100 reais por mês com o Pró Imune Pet, é muito caro!). E a sarna está avançando, devagar, mas avança. Descobri semana passada o óleo de neem. Comprei um spray chamado Killer, com 0,15mg de neem. Na primeira passada no gato, tudo indicava que eu seria bem sucedida. A pele começou a apresentar aspecto bem melhor e as casquinhas começaram a ficar mais fininhas. Eu faço assim: dou banho nele diariamente pela manhã. quando o pelo seca, eu aplico o Killer, esfregando bem. Mas ainda há muitas casquinhas e o gato se coça.
      Eu não quero apelar para o Triatox, mas estou ficando sem esperanças. O que você diz disso?

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        16 de novembro de 2012 às 17:42

        1)Você levou o gato ao VETERINÁRIO e foi ele quem prescreveu isso tudo?
        2)IVERMECTINA É PROIBIDA PARA GATOS! ” a análise da pele coincide com sarna felina.” Análise feita por QUEM? Veterinário ou por você, com fotos de internet?
        3)Digo: procure um bom veterinário

        Gente, PELAMORDEDIOS, SÓ UM VETERINÁRIO PODE DAR DIAGNÓSTICOS. Depois, com CERTEZA do que estamos tratando, até podemos apelar pra internet em busca de tratamentos alternativos, melhores etc., mas é importante saber EXATAMENTE o que o animal tem e isso, só com consulta. Doenças de pele são chatíssimas pra diagnosticar.

        Sarna NÃO é parasita, é ácaro.

    13. Amanda disse:

      24 de setembro de 2012 às 20:40

      Pessoal,
      (Ana, não sei se é possível mandar email para a Dora informando)
      o Suplemento pode ser encontrado aqui: http://www.planetadospassaros.com.br/Default.asp?Menu=Produtos&Act=Busca&Fabricante=&Departamentos=&BTexto=neem&image.x=0&image.y=0. Fiz o pedido hoje, espero que chegue direitinho. O frete tem preço justo. Não consegui comprar no site oficial.

      Ana, posso usar o Estibion Plus Neem continuamente? Além de estarmos na época dos marvados carrapatos, meu baby teve dermodécica e malassezia, preciso ficar sempre de olho na imunidade. Será que teria problema??

      Eu amooooo esse site!

      • Mãe de Cachorro – Ana Corina disse:

        25 de setembro de 2012 às 21:10

        Olha, a vet homeopata dos meus filhos sempre diz que NADA e bom dado sempre, sabe? Dê um tempo, pare, volte… Acho melhor. Alterne com outros probióticos/prebióticos. Beijo.

    14. Dora disse:

      25 de julho de 2012 às 15:35

      Oi,Ana.Não estou encontrando o Estibion em lugar nenhum ,nem pela interne.O que faço?

    15. Denise de Carvalho disse:

      1 de março de 2012 às 16:45

      Olá pessoal.
      Estou com um grande problema e preciso da ajuda de voces .Seguinte: Moro em uma zona rural, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida para os meus pimpolhos(8 cachorrinhos)que são como se fossem filhos. Acontece que sofro há algum tempo com outro problema : a erliquiose.Visto que a criação de gado é comum aqui na cidade , muitas vezes , por mais cuidado que eu e minha familia tenha , vez por outra os carrapatos aparecem ,e os meus cachorrosja tiveram a erliquiose e o veterinario sempre recomenda o doxitec100.Agora, estou percebendo que alguns dos meus filhotes estão perdendo o petite. Chamei o veterinario para fazer os exames e confirmar.Mas, eu gostaria muito de saber se existe alguma cura natural para tratar e curar o cão dessa terrivel doença. Ouvi dizer que a propolis verde(18 gotas ) duas vezes ao dia cura a erliquiose. Voce pode me confirmar isso . Aguardo ajuda .

    16. Ana Corina disse:

      21 de agosto de 2010 às 03:13

      Oi Renata,

      as instruções vêm no produto que vc escolher. O pra controlar carrapatos é o NEEM.
      Dá uma olhada neste post onde indico outras maneiras naturais pra combater parasitas:
      http://www.maedecachorro.com.br/2010/02/sai-de-mim-deixe-seu-pet-livre-das.html

      Beijo!

    17. Renata disse:

      19 de agosto de 2010 às 13:09

      Ana,
      achei muito interessante. Quero usar como prevenção de carrapatos na Laizinha… nesse caso compro esse ai do laboratório? ela pesa 5kg, uso de que forma?

    18. Ana Corina disse:

      21 de maio de 2010 às 22:25

      Ahh, acha, sim. Se não achar, compra pela internet pq realmente vale as penas! Beijão!

    19. comediasdavidacanina disse:

      20 de maio de 2010 às 16:13

      Como eu sigo seu blog desde outubro de 2009, mais ou menos, vc ainda vai ver muitos comentários meus em posts antigos…

      É que aqui em Campinas, estamos com problemas de leishmaniose. Mudei o carrapaticida para um que previne o flebótomo, também. E não é que a Mel se intoxicou com o maldito?? Grrrr… Como vc é super conhecedora de coisas saudáveis para cães, vou continuar aqui pesquisando…

      Mas amei essa do Neem… Se eu achar o Estibion pra compra… =(

      Beijocas.
      Carina

    20. Felina disse:

      13 de fevereiro de 2009 às 03:43

      eu uso o neem em minhas plantas, contra o pulgão. que notícia interessante esse de uso em animais.

    21. Ana Corina disse:

      12 de fevereiro de 2009 às 18:02

      Oi Maria!
      Vc fala o Neem ou o Estibion? Pq o Estibion é de laboratório e achamos como qq outro suplemento. Já o Neem confesso que não sei, mas escreve pra dra. Carmen (entra lá no blog dela que tem os contatos) e pergunta.
      Depois aproveita e cola a resposta aqui pra gente!

      Bjo!

    22. Anonymous disse:

      12 de fevereiro de 2009 às 17:59

      Oi Ana! Gostei muito da matéria, tu sabe se já existe esse medicamento pronto ou tem que mandar manipular?
      Abraços
      Maria

    Os comentários estão fechados.

  • Arquivo por data

  • Páginas

  • counter for wordpress
  • Assuntos

    Mãe de cachorro também é mãe!

    Todos os direitos reservados